FP - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FP - Dissertações de Mestrado by Title
Now showing 1 - 10 of 1897
Results Per Page
Sort Options
- 2+1=2 : um estudo exploratório sobre relações continuadas após infidelidadePublication . Bastos, Andreia Valente; Moreira, João Manuel, 1964-; Ferreira, Luana Cunha, 1981-A descoberta de uma situação de infidelidade representa quase sempre um momento-chave na relação primária, com fortes consequências para o casal. Apesar da ampla literatura sobre o assunto, escasseiam investigações que explorem os mecanismos envolvidos nas relações em que o casal se mantém unido após essa descoberta. Investigações focadas na gestão de crise e na tomada de decisão em permanecer na relação, por parte do indivíduo cujo parceiro teve um envolvimento extra-relacional, são especialmente raras. Esse é precisamente o foco desta investigação: explorar o momento da descoberta, os significados atribuídos, os fatores protetores e os obstáculos no pós-descoberta, o processo de tomada de decisão em permanecer na relação e o papel da rede social nos vários momentos. Para isso, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, com 14 pessoas de nacionalidade portuguesa, maiores de 18 anos, envolvidas numa relação de casal há mais de 18 meses e que vivenciaram uma situação de infidelidade, praticada pelo parceiro atual. Os dados foram analisados com recurso ao software QSR Nvivo for Mac 11.4.3, através de análise temática. Os resultados mostram que foram utilizados maioritariamente fatores relacionais para explicar a ocorrência da infidelidade, o que poderá ter facilitado que durante a gestão de crise cada membro do casal permanecesse mais responsivo às necessidades do outro, especialmente do parceiro traído. A evolução da satisfação relacional parece estar relacionada com a capacidade ou incapacidade do casal em trabalhar dificuldades da relação prévias à infidelidade. A maioria da rede social forneceu suporte social e/ou promoveu a manutenção da relação, embora a sua influência durante o processo deva ser objeto de estudos mais focados. Estes resultados poderão fornecer importantes indicações para a prática clínica com casais nesta situação, nomeadamente quanto ao papel do apoio social e dos diferentes fatores na tomada de decisão.
- À conversa no olho do furacão : estudo compreensivo dos processos subjacentes aos programas de preparação para o casamentoPublication . Matta, Matilde Maria Jonet; Ribeiro, Maria Teresa, 1962-Os programas de educação pré-conjugal estão associados a ganhos nas competências de comunicação, a aumentos na satisfação relacional e a reduções nas taxas de divórcio (e.g. Carroll & Doherty, 2003; Stanley, Amato, Johnson, & Markman, 2006). Apesar de, em Portugal, a totalidade da educação pré-conjugal ser realizada em contexto religioso, não há registo de nenhum estudo científico de avaliação destes programas. No presente estudo, pretendemos compreender e comparar a perspetiva de noivos e Padres acerca de quatro Programas de Preparação para o Casamento (PPC) implementados em contexto religioso. Neste sentido, através de um estudo de natureza exploratória que recorreu a uma metodologia mista, foram realizadas 15 entrevistas a casais que, nos últimos seis meses, tinham participado num dos quatro programas de preparação para o casamento selecionados. Simultaneamente, foi aplicada a 31 Padres uma tradução do questionário “Oklahoma Clergy Involvement in Marriage Preparation” (Wilmoth, 2005). Da análise temática das entrevistas emergiram nove categorias, a partir das quais foi desenvolvida uma grounded theory com poder explicativo sobre os processos relacionais subjacentes à participação num PPC. Os resultados indicam que estes programas constituem um tempo de paragem a dois no qual as conversas em casal são o catalisador de todos os outros processos. O impacto que têm no casal é mediado pela aquisição de ferramentas e aumento da união. No que concerne ao estudo quantitativo, a partir da análise estatística dos questionários, conclui-se que os Padres se encontram satisfeitos com os programas fornecidos, não tendo sido encontradas diferenças significativas entre contextos a nível de constrangimentos identificados, conteúdos abordados, perceção de fatores de risco e eficácia percebida. Por outro lado, as correlações encontradas permitem colocar a hipótese de que, quanto mais relevantes são considerados os fatores de risco, maior o envolvimento dos Padres nos PPC e, consequentemente, maior a eficácia percebida. Por fim, foi feita uma caracterização detalhada dos conteúdos abordados e do formato utilizado nos PPC estudados. Foram identificadas e discutidas futuras direções de investigação e implicações práticas do presente estudo.
- À descoberta da identidade conjugal : estudo exploratório qualitativoPublication . Pires, Catarina Paulino Pereira de Moura; Narciso, Isabel, 1962-A presente investigação pretende explorar o constructo de identidade conjugal, perceber as suas propriedades, explorar a sua natureza substancial e identificar os seus sinais de solidez, tendo em consideração diferenças de sexo, diferentes situações relacionais (casamento vs. coabitação conjugal) e tempo de relação. O estudo exploratório foi realizado com uma amostra de conveniência constituída por 21 participantes (13 do sexo feminino e 8 do sexo masculino). Partindo de um paradigma construcionista, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, aplicando-se uma entrevista semi-estruturada, com posterior análise de dados através do software QSR Nvivo. A análise dos dados permitiu reflectir sobre uma conceptualização sistémica de identidade conjugal, tomando-a como uma terceira entidade que emerge da interacção, ao longo do tempo e num contexto, entre múltiplos elementos: um “eu”; um “tu”; a unidade diádica (“relação” cujo contorno será o vínculo afectivo) nascida da co-existência interactiva entre o “eu” e o “tu”; e o sentido de nós que emerge da relação. As “vozes” dos participantes parecem revelar uma natureza substancial da identidade conjugal composta por duas grandes dimensões – a afectiva e a organizacional -, cada uma das quais incluindo múltiplos componentes, quatro dos quais emergiram como principais marcadores da solidez da identidade: sentido de nós, qualidade da comunicação, vínculo afectivo e diferenciação conjugal. Ao nível das diferenças de sexo, situação relacional e tempo de relação, os resultados sugerem que a auto-revelação é mais relevante para as mulheres, e que a eficácia relacional é mais relevante para os homens. A auto-revelação, compreensão e união é mais relevante para casais em coabitação conjugal. Relativamente ao tempo de relação, a compreensão é mais importante para os casais com relações de curta duração, enquanto a cumplicidade e o sentido de nos-“us” é mais importante para casais com relações de longa duração.
- À descoberta da motivação parental para a mudança em contextos de desvantagem económica e social : um olhar sobre estilos parentais e atribuições disfuncionaisPublication . Pereira, Maria Inês Ferro Marques; Narciso, Isabel, 1962-As famílias em desvantagem económica e social são uma realidade em Portugal, onde ocupam um lugar de destaque na atualidade, sendo crucial o estudo das peculiaridades e processos destas famílias. No presente estudo, sobre a parentalidade em risco, procurou-se compreender a relação entre estilos parentais, atribuições parentais disfuncionais e motivação parental para a mudança numa população portuguesa de pais em contexto de desvantagem económica e social. A amostra compreendeu 65 participantes, 55 mães e 10 pais, com filhos até aos 18 anos de idade. O protocolo de avaliação incluiu um questionário sociodemográfico, Questionário dos Estilos e Dimensões Parentais – QDEP, Parent Cognition Scale – PCS, Parent Motivation Inventory – PMI e Parent Readiness for Change Scale – PRFCS. Os resultados indicam a existência de um efeito mediador das atribuições parentais disfuncionais de causalidade com foco nos pais na associação entre a parentalidade negativa, que inclui os estilos parentais autoritário e permissivo, e a contemplação e ação; verificou-se também o efeito de mediação das atribuições parentais disfuncionais com foco na responsabilidade dos filhos, na relação entre a parentalidade negativa e a motivação parental para a mudança de comportamento dos filhos. Os resultados sugerem que as atribuições parentais disfuncionais se encontram relacionadas com a motivação parental para a mudança.
- À procura de pistas para uma conjugalidade satisfeita : entre indicadores de risco estático e formas conjugaisPublication . Gomes, Marta Sofia Alves dos Santos de Cunha; Lind, Wolfgang Rüdiger, 1952-; Pacheco, Ana Vedes
- Abandono, permanência e aprendizagem no processo de RVCC : estudo de casoPublication . Carvalho, Ana Catarina Pires de; Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-A importância da aprendizagem ao longo da vida ganhou a sua notoriedade no século XX, através de várias publicações da Comissão das Comunidades Europeias, tais como o Livro Branco (1995) e o Memorando sobre a Aprendizagem ao longo da vida (2000). O livro Educação - um Tesouro a Descobrir (1996) da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI, coordenado por Jacques Delors, é também um contributo importante para este tema. O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (2001) surge no nosso país, assente numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, que integra educação e formação, preconizando a importância das aprendizagens formais, não-formais e informais (Portaria n.º1082-A/2001 de 5 de Setembro). A presente investigação teve como objetivo estudar um grupo de adultos do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Propusemo-nos, então, compreender qual a importância da obtenção do 12.º ano de escolaridade, quais os fatores que influenciam a permanência ou o retorno ao Processo de RVCC, como estes adultos identificam e encaram a aprendizagem, e qual o grau de elaboração das suas crenças epistemológicas. Foram feitas entrevistas semi-diretivas e aplicada a Escala de Autoaprendizagem (EAA, Lima Santos & Faria, 1998) e o Questionário Epistemológico de Schommer (QEES, adaptação de Gonçalves, 2002). A análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo aos protocolos das entrevistas, conjuntamente com os dados dos questionários e com os artefactos recolhidos. Os resultados obtidos evidenciam a importância da conclusão do Processo de RVCC na valorização pessoal e no reconhecimento das competências dos participantes, daí serem mencionados fatores de permanência como a persistência, o apoio da equipa técnico-pedagógica e a conclusão do 12.º ano de escolaridade. Considerando quatro dos participantes entrevistados, a aprendizagem é encarada como uma oportunidade para a obtenção de novos conhecimentos, e o Processo RVCC visto como fundamental para a aquisição desses novos conhecimentos, por três participantes.
- Abordagens à aprendizagem e auto-regulação da aprendizagem na "história" de alunos de 9º ano de escolaridadePublication . Pereira, Honorina Maria Pedro; Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Face à perene preocupação com o desempenho escolar, este estudo tem por objetivo compreender os processos de aprendizagem de alunos do ensino básico, subjacentes ao seu rendimento académico. Nesse sentido, e utilizando o Inventário de Processos de Estudo (IPE) e o Inventário de Processos de Auto-regulação da Aprendizagem (IPAA), pretendemos verificar as abordagens à aprendizagem e os processos auto-regulatórios utilizados pelos alunos, com base no quadro teórico das perspectivas SAL (Student Approaches to Learning) e SRL (Self-Regulated Learning). O estudo incide numa amostra de 137 alunos de 9º ano, de um Agrupamento de Escolas específico, visando observar a relação entre abordagens e auto-regulação da aprendizagem e a sua associação com rendimento escolar dos alunos na disciplina de História, o género, o número de retenções e as habilitações académicas dos progenitores. Os resultados encontrados revelam existência de uma relação estatisticamente significativa entre os dois constructos, associada ao desempenho escolar dos alunos. Visando percursos escolares de sucesso em torno da aprendizagem académica, considera-se a pertinência da apropriação de competências, por parte dos estudantes, que promovam a abordagem profunda ao estudo e a auto-regulação deste, com a recorrente adopção de estratégias promotoras de sólidas e efetivas aprendizagens.
- As abordagens colaborativas centradas nas forças aplicadas à intervenção social e no âmbito do acolhimento de crianças e jovens : relatório crítico de atividade profissional e projeto de investigaçãoPublication . Santos, Rita Isabel Figueiredo Mesquita dos; Francisco, Rita Mafalda Costa, 1981-O presente trabalho pretende descrever e refletir acerca do percurso profissional de quase 12 anos da autora como psicóloga, com formação inicial em Psicologia Clínica Dinâmica, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, mas que, tendo em conta as oportunidades profissionais entretanto surgidas, rapidamente sentiu a necessidade de explorar outras vertentes do conhecimento, acabando por procurar uma maior especialização na área da Psicologia Clínica Sistémica. Assim, e de uma forma lógica em termos de evolução pessoal e escolhas profissionais, começou por integrar projetos de intervenção comunitária, direcionados para populações em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, desenvolvidos numa perspetiva preventiva da exclusão social, trabalhando com crianças, jovens e respetivas famílias, tendo a abordagem sistémica como orientadora. Primeiro como técnica, depois como coordenadora de projetos. Ao fim de 7 anos, surge a oportunidade de integrar diretamente a intervenção no âmbito do Sistema de Proteção de Crianças e Jovens, mais precisamente ao nível do Acolhimento Institucional. Também primeiro como técnica e atualmente como Diretora de uma instituição. Neste trabalho será centrada a atenção particularmente na operacionalização dos modelos colaborativos e centrados nas forças, perspetiva aprofundada através da apresentação de um caso de acompanhamento familiar no âmbito do Acolhimento Institucional de crianças e jovens. Tendo em conta esta experiência profissional, é apresentada no final uma proposta de investigação futura, que a autora gostaria de levar a cabo no âmbito do doutoramento, relacionada com a definição do projeto de vida de adoção e a vida das famílias após lhes terem sido retirados filhos, encaminhados para adoção.
- "O abrigo que lhes falta" : análise de quatro projetos de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo em Lisboa e as suas respostas às necessidades e aspiraçõesPublication . Araújo, Francisca de Oliveira Pestana; Minas, MariaNa Área Metropolitana de Lisboa, à data de dezembro de 2021, existiam 4498 pessoas em situação de sem-abrigo (ENIPSSA, 2022). A relação da pessoa em situação de sem-abrigo com os projetos de apoio e o estudo das necessidades e aspirações desta população têm sido pouco explorados, tratando-se de temas com relevância (Fleury et al., 2021; Milburn et al., 2005; Van der Laan et al., 2017). O presente estudo de carácter qualitativo pretende caracterizar e enquadrar quatro projetos de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo em Lisboa com base no modelo proposto por Minas e colaboradores (2018) assente na psicologia comunitária, e compreender de que modo respondem às necessidades e aspirações experimentadas pelos utentes. A recolha de dados procedeu-se através de entrevistas semiestruturadas a dois colaboradores e dois utentes de cada projeto, de um focus group com colaboradores em cada projeto, de observação participante e análise de documentos. Para a análise dos dados recolhidos recorreu-se a uma análise temática com recurso ao software nVIVO. Foram obtidos resultados relativos à experiência subjetiva e relacional dos participantes nos projetos, às perceções relativamente às dinâmicas de reciprocidade e experiências de participação, e à resposta dos projetos às necessidades e aspirações identificadas. O presente estudo poderá ter um impacto ao nível das ações dos projetos, mas também de políticas públicas e sociais relacionadas com a população em situação de sem-abrigo.
- Abuso sexual em homens e as relações interpessoais : estudos de casosPublication . Sentieiro, Maria Leonor de Oliveira Martins Mendes; Ferreira, Luana Cunha, 1981-O abuso sexual na infância representa uma experiência traumática que detém múltiplos e diversos efeitos a nível individual e consequentemente nas relações interpessoais na vida adulta. Apesar do aumento da consciência sobre o abuso sexual, os estudos nesta área em concreto especificamente em homens são menores do que em mulheres. As investigações em homens têm se focado nas consequências que advêm dos abusos sexuais, principalmente a nível clínico, alguns na conjugalidade e poucos na parentalidade. Por isso, o presente estudo procura compreender a vivência das relações interpessoais na vida adulta, ou seja, como se relacionam com o sistema familiar, social, conjugal e na parentalidade. Igualmente, pretendese compreender a perceção do impacto de homens sobreviventes de abuso sexual nos relacionamentos interpessoais. Para alcançar os objetivos previamente mencionados, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, com três pessoas, maiores de 18 anos, um sobrevivente de abuso sexual e dois psicoterapeutas. Os dados foram analisados através do software Nvivo 12 e procedeu-se à análise temática. Os resultados do presente estudo qualitativo mostram que existem vários efeitos a nível individual como o desenvolvimento de crenças sobre o abuso sexual (p.e., culpa, abandono e defeito), desenvolvimento do self (p.e., insegurança, autoestima), esteriótipos de género masculinos (p.e., estigma da homossexualidade), trauma (p.e., perturbação do stress pós-traumático) e na sexualidade (p.e., insegurança sexual e disfunção erétil). Adicionalmente, identificaram-se padrões relacionais (p.e., distante, passivo, destrutivo, proximidade e redentor) em diversos contextos. Alguns dos resultados confirmam descobertas de outros autores sobre a perceção do impacto dos abusos sexuais e sublinham áreas para investigação futura e prática clínica. Foram identificadas algumas limitações como a pouca quantidade e heterogeneidade da amostra. Adicionalmente, identificou-se a necessidade de desenvolver estudos sobre a prevalência do abuso sexual em homens na população portuguesa, compreender as experiências na divulgação dos abusos sexuais e continuar a investigação na área da parentalidade.
