FP - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FP - Dissertações de Mestrado by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 1897
Results Per Page
Sort Options
- Influência do processo de realojamento na percepção de sentido de comunidade e apoio social percebidoPublication . Carapinha, Ana Margarida Lopo; Lind, Wolfgang Rüdiger, 1952-A presente investigação teve como objectivo analisar o impacto do processo de realojamento na Percepção de Sentido de Comunidade e Apoio Social Percebido. A amostra utilizada foi constituída por 104 participantes adultos residentes na Alta de Lisboa e anteriormente residentes nos bairros abrangidos pelo Plano Especial de Realojamento. A percepção de sentido de comunidade foi medida através da Escala Breve de Sentido de Comunidade (EBCS; Brief Sense of Community Scale de Peterson, Speer & McMillan, 2008; versão adaptada por Marante, no prelo) e o apoio social percebido foi avaliado pela Escala de Provisões Sociais (SSP; Scale of Social Provisions de Cutrona & Russel, 1987; versão adaptada por Moreira & Canaipa, 2007). Avaliaram-se as variáveis antes do realojamento, retrospectivamente, através de uma adaptação das escalas, bem como posterior ao realojamento, relativamente à actualidade. Os resultados indicam que a Percepção de Sentido de Comunidade e Apoio Social Percebido diferem significativamente antes e depois do realojamento, sendo mais elevados na primeira situação. A análise dos resultados permitiu, também, verificar que existe uma relação positiva e significativa entre as duas variáveis em estudo, bem como correlações entre o Apoio Social Percebido e as variáveis Idade, Escolaridade, Número de Filhos e Participação em Actividades do Bairro. The aim of the present investigation is to analyze the impact of the process of relocation in the Perception of Sense of Community and Perceived Social Support. The chosen sample was constituted by 104 adults that live in Alta de Lisboa, and that were former residents of the neighbourhoods covered by the Special Plan of Relocation. The perception of sense of community was measured through the Brief Sense of Community Scale (EBSC; Peterson, Speer & McMillan, 2008; adapted by Marante, in press) and perceived social support was assessed through the Scale of Social Provisions (SSP; Cutrona & Russel, 1987; adapted by Moreira & Canaipa, 2007). The variables were assessed before the relocation process, retrospectively, by adapting the scales, and also after it, regarding the present time. The results indicated that the Perception of Sense of Community and Perceived Social Support differ significantly before and after the relocation, being higher in the former. The analysis also allowed observing a positive correlation between the two variables, as well as correlations between Perceived Social Support and the variables Age, Schooling, Number of Children and Participation in Neighbourhood Activities.
- A controlabilidade da extracção do gist : explicando um processo difusoPublication . Marques, Pedro André Ribeiro; Marques, Leonel Garcia, 1958-As duas principais teorias explicativas das falsas memórias obtidas através do paradigma DRM (Deese, 1959; Roediger & McDermott, 1995) são a abordagem da activação-monitorização (e.g. Roediger, Watson, McDermott & Gallo, 2001) e a teoria fuzzy-trace (e.g. Brainerd & Reyna, 2002). Enquanto que a activaçãomonitorização baseia a explicação do efeito num processo automático de dispersão de activação, a fuzzy-trace pressupõe a extracção de um traço temático gist como principal processo responsável pelo efeito. Contudo, ao contrário da abordagem da activação-monitorização, a teoria fuzzy-trace não explica objectivamente este processo nem é clara quanto à natureza automática ou controlada do mesmo. Serão propostas duas experiências que permitem averiguar esta questão. Na Experiência 1 será aplicado o paradigma DRM com listas categoriais, manipulando-se o study-rate e a apresentação do tema da lista ou de um tema de uma categoria ad hoc (Barsalou, 1983) como pista antes do estudo de cada lista, e adicionando-se no teste de reconhecimento exemplares frequentemente instanciados das categorias ad hoc como distractores não relacionados. Na Experiência 2, a esta manipulação será adicionada a manipulação da apresentação do tema (da lista vs. ad hoc) já na fase de teste. Se a extracção do gist for um processo controlado e estratégico serão de esperar falsos reconhecimentos dos distractores relacionados com o tema ad hoc na condição de study-rate lento (sendo a necessidade de tempo para actuar uma característica dos processos controlados) (Exp. 1) e não será de esperar que os sujeitos recodifiquem o gist extraído com um study rate lento a partir do tema dado no teste (Exp. 2), uma vez que um gist robusto terá já sido extraído. Serão brevemente discutidas as implicações destes resultados para a definição do conceito de gist e do seu processo de extracção no âmbito das falsas memórias.
- Adaptação à maternidade precoce e qualidade de vinculação : estudo de casoPublication . Silva, Andreia Alexandra Aranha da; Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Surpreender-se com o facto de ser mãe precocemente constitui a realidade de muitas jovens que se vêm em confronto com um desafio acrescido para além das tarefas normativas da própria adolescência. A maternidade precoce por acarretar à jovem uma dupla transição desenvolvimental e a sua reorganização pessoal e relacional, surge como um possível factor de risco ao ajustamento psicossocial da díade mãe-filho. A teoria da vinculação mostra como a qualidade de vinculação condiciona a forma como os indivíduos lidam com acontecimentos de vida desafiantes, nomeadamente como a jovem se ajusta ao exercício da maternidade. O estudo empírico realizado foca-se no caso de uma díade mãe-filho, com as suas particularidades desenvolvimentais e história relacional, em situação de maternidade precoce e respectiva integração numa instituição de acolhimento a jovens e seus filhos, em risco. Avaliou-se a forma como a jovem se adaptou à maternidade, assim como, o modo como articulou o facto de ser mãe, com os papéis de mulher e de pessoa em desenvolvimento na sociedade, através da Entrevista de Adaptação à Maternidade (EAM). Também se verificou o seu impacto na organização de vinculação do bebé, medida com base no procedimento da Situação Estranha, ambos aplicados ao 14º mês de pós-parto. Os resultados do presente estudo evidenciaram que a mãe adolescente exibe um perfil que se integra no agrupamento Pior Adaptada à Maternidade. Auto-avaliou-se com pontuação máxima no papel de mulher e de pessoa adulta em desenvolvimento e em seguida, também com uma pontuação elevada, no papel de mãe. O bebé apresentou um padrão de vinculação inseguro-ambivalente/resistente (C). Os resultados reflectem que, embora haja probabilidade de a mãe adolescente ter presenciado uma sobrecarga de riscos relativamente aos seus recursos, o percurso desenvolvimental que tem efectuado no confronto com a experiência é idiossincrático, podendo esta ter funcionado também como uma oportunidade de desenvolvimento e não apenas como uma desvantagem. A forma como a jovem se tem ajustado à maternidade, traduz-se no modo como presta cuidados ao seu filho e se relaciona com ele, tendo-se revelado numa organização de vinculação insegura do bebé, associada a possíveis consequências posteriores de inadaptação, embora os resultados desenvolvimentais mostrem-se multi-determinados. Por se conceber a possibilidade de mudança, fez Adaptação à Maternidade Precoce e Qualidade de Vinculação iii sentido a sugestão de programas de intervenção benéficos de implementar com o objectivo de ser alcançada uma relação segura, cuidador – criança.
- Necessidade psicológica de coerência-incoerência : relação com bem-estar e distress psicológicoPublication . Rodrigues, Catarina Monteiro de Oliveira; Vasco, António Branco, 1955-Seguindo uma tradição integrativa, o Modelo da Complementaridade Paradigmática conceptualiza sete pares de necessidades psicológicas dialécticas (Vasco, 2009a, 2009b), concebendo o bem-estar como resultante da regulação de satisfação das necessidades, através de um processo contínuo de negociação e balanceamento dos pares dialécticos. Com base na literatura na área da coerência entre pensamento, emoção e acção e entre Self real e Self ideal, construiu-se uma escala de avaliação do grau de regulação do par de necessidades Coerência/Incoerência, que se aplicou a 237 participantes através de uma plataforma Web e relacionou com escalas de Bem-Estar Psicológico e Distress Psicológico, pertencentes ao Inventário de Saúde Mental (ISM). Os resultados apoiam a consistência interna do instrumento e mostram o contributo das variáveis na variância dos resultados, revelando a relação positiva da Coerência com o Bem-Estar Psicológico e negativa com o Distress Psicológico, e a relação negativa da Incoerência com o Distress Psicológico. Dividindo os sujeitos por 4 grupos relativos aos pares de resultados de Coerência e Incoerência (com base nas medianas), o grupo de resultados mais elevados nos dois pólos revela resultados mais elevados de Bem-Estar Psicológico e mais baixos de Distress Psicológico. Apresentam-se as limitações do estudo, as implicações dos resultados para futuras teorizações na área e para a prática psicoterapêutica e sugerem-se linhas de investigação futuras.
- Dimensão depressiva da personalidade e auto-percepção do envelhecimento em idososPublication . Junqueira, Diana Sofia Pereira; Silva, Maria Eugénia Duarte, 1951-O presente estudo visa analisar, num grupo de idosos pertencentes à população normal: (1) a dimensão depressiva da personalidade (estilos de personalidade mais dependente ou mais auto-crítico); (2) as auto-percepções de envelhecimento e (3) a relação entre a dimensão depressiva da personalidade (estilo de personalidade mais dependente ou mais auto-crítico) e a percepção que o idoso tem acerca do seu processo de envelhecimento. Para avaliar a dimensão depressiva da personalidade recorreu-se à versão portuguesa do Questionário de Experiências Depressivas – QED (Blatt, D’Afflitti, & Quinlan, 1976; Campos, 2000). A auto-percepção do envelhecimento foi avaliada através da versão portuguesa do Questionário de Percepções de Envelhecimento – QPE (Barker, O’Hanlon, McGee, Hickey, & Conroy, 2007; Claudino, s.d.). Participaram no estudo 100 idosos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 65 e os 89 anos. Os resultados mostram que não existem diferenças significativas entre os resultados obtidos pelos idosos nas três escalas do QED. O sexo feminino apresenta resultados superiores na escala de Dependência enquanto que, o sexo masculino apresenta resultados superiores na escala de Auto-criticismo, apesar das diferenças não serem significativas. Não existem variações entre os níveis de Dependência e de Auto-criticismo em função da idade. Relativamente à auto-percepção do envelhecimento, resultados elevados em dimensões responsáveis por auto-percepções adaptativas apontam para a predominância de auto-percepções de envelhecimento positivas. Os sexos masculino e feminino não se distinguem, significativamente, relativamente à auto-percepção do envelhecimento. Os resultados apontam para que a auto-percepção do envelhecimento tenda a tornar-se menos adaptativa e mais negativa, em função da idade. Relativamente à relação entre os dois estilos de personalidade e a auto-percepção do envelhecimento, salienta-se que idosos com um estilo de personalidade mais dependente apresentam um maior sentimento de controlo sobre as experiências negativas relacionadas ao envelhecimento.
- A auto-percepção do envelhecimento em idosas viúvasPublication . Keong, Ana Marta Pequito Antunes; Silva, Maria Eugénia Duarte, 1951-O presente estudo tem por principal objectivo explorar a auto-percepção do envelhecimento em mulheres idosas, casadas e viúvas, averiguando se existem diferenças entre os dois grupos. Pretende-se também analisar a relação da auto-percepção do envelhecimento com variáveis sócio-demográficas, nomeadamente quando esta se relaciona com o factor idade. Participaram no estudo 46 mulheres casadas e 32 mulheres viúvas, com idades compreendidas entre os 60 e os 89 anos. Para a avaliação da percepção do envelhecimento utilizou-se a adaptação portuguesa do Aging Perceptions Questionnaire (Barker, O’Hanlon, McGee, Hickey, & Conroy, 2007; Claudino, s.d.) e foram obtidos alguns dados através de uma Ficha de Recolha de Informação Sócio-Demográfica. Os resultados demonstram que as idosas viúvas apresentam uma consciência mais crónica do processo de envelhecimento, enquanto as idosas casadas parecem possuir uma consciência mais cíclica. Em relação às consequências derivadas do envelhecimento, as mulheres casadas tendem a ter maiores crenças nas consequências, tanto negativas como positivas, do mesmo. No que diz respeito aos sentimentos de controlo do processo, são as mulheres viúvas que apresentam valores mais elevados, tanto no controlo sobre as experiências positivas como no controlo sobre as experiências negativas. As idosas casadas demonstram ser as que mais tendência têm para sentir emoções negativas perante o envelhecimento. Relativamente à evolução da percepção do envelhecimento em função da idade, os resultados demonstram que, à medida que a idade avança, os idosos vão adquirindo uma consiência cada vez mais crónica do seu envelhecimento. Tendencialmente, a faixa etária dos 70-79 anos é a que mais crenças tem nas consequências negativas do processo de envelhecimento, assim como nas emoções negativas que este desperta.
- A influência da religião-espiritualidade na saúde : apoio social e estratégias de coping como variáveis mediadorasPublication . Garrett, Andreia Filipa Alves; Marujo, Helena Águeda, 1958-Este trabalho tem como principal objectivo apurar a influência da religião/espiritualidade na saúde das pessoas que têm um maior envolvimento religioso, bem como perceber qual o papel das variáveis "apoio social" e "estratégias de coping" perante as experiências de doença física ou mental. Adicionalmente, pretende-se verificar a importância dada às crenças religiosas, num contexto clínico, do ponto de vista dos entrevistados que, sendo crentes e praticantes de uma religião, passaram ou estão a passar por uma doença com cronicidade ou gravidade. Com este propósito foi utilizada uma metodologia qualitativa, dada a subjectividade do tema, e realizadas entrevistas semi-estruturadas a indivíduos de diferentes religiões, designadamente 2 Católicos, 2 Evangélicos, 2 Testemunhas de Jeová e 2 Muçulmanos, perfazendo um total de 8 entrevistas. Os resultados obtidos evidenciaram uma influência positiva directa da Religião/Espiritualidade na saúde, dado que as crenças religiosas podem evocar emoções positivas e promovem uma visão do mundo que fornece sentido positivo e significado às experiências de doença. Verificou-se igualmente uma influência mediada através das variáveis" apoio social" e "estratégias de coping". Também foi possível concluir sobre a necessidade que os inquiridos demonstraram relativamente ao facto das suas crenças religiosas serem integradas no processo clínico tendo em conta o todo que os constitui, não só por serem uma importante força de actuação e potencial eficácia no processo terapêutico, mas também porque essa integração traduz num dever ético dos profissionais de saúde.
- O impacto do afecto e da criatividade no reconhecimento de oportunidades de negócio em potenciais empreendedoresPublication . Rosa, Andreia Alexandra Salgueiro de Oliveira; Curral, Luís, 1963-O reconhecimento de oportunidades de negócio constitui uma fase importante do processo empreendedor. Contudo, pouco se sabe acerca da influência que variáveis de natureza afectiva e cognitiva exercem durante esta fase. O presente estudo pretende explorar o efeito do afecto e da criatividade no reconhecimento de oportunidades de negócio. Mais especificamente, pretende-se analisar o papel do afecto nos atributos/factores do reconhecimento de oportunidades e o papel da criatividade como moderadora desta relação. Esta análise é baseada no modelo do reconhecimento de oportunidades de negócio como detecção de padrões (Baron & Ensely, 2006) e do afecto como fonte de informação (Schwarz & Clore, 1988). Enquadrada na perspectiva tradicional, que considera que o afecto positivo promove o processamento de informação heurístico enquanto que o afecto negativo, pelo contrário, favorece um processamento de informação mais detalhado, previa-se que o afecto negativo influenciasse positivamente o reconhecimento de oportunidades. Para além disto, sendo a criatividade uma variável importante para o processo empreendedor, estimulando a criação de ideias de negócio novas e úteis, previase que esta intensificasse ou atenuasse o efeito do afecto no reconhecimento de oportunidades de negócio. Recorrendo a amostra de 120 estudantes universitários mediu-se a criatividade (Kirton, 1976), manipulou-se o afecto positivo e negativo através da histórias tristes vs. alegres (Kuvaas & Kaufmann, 2004) e verificou-se o seu efeito na importância atribuída aos factores/atributos de oportunidades de negócio mediante uma escala criada para o efeito. Finalmente, testou-se a significância das hipóteses propostas através do método de regressão linear. Os resultados não confirmam as hipóteses previstas. Contudo, verifica-se que o afecto positivo influencia positivamente o reconhecimento de oportunidades baseado na singularidade/novidade do produto, enquanto que a criatividade influencia o reconhecimento de oportunidades baseado quer na singularidade/novidade do produto quer na sua utilidade.
- Relação entre percepção de apoio organizacional e empenhamento organizacional : estudo exploratório com uma amostra de candidatos ao curso de formação de oficiais e ao curso de formação de sargentosPublication . Afonso, Humberto José Pires; Lima, Maria do Rosário M., 1959-
- Empenhamento organizacional e percepção de apoio organizacional : estudo exploratório com uma amostra de trabalhadores do sector dos dispositivos médicosPublication . Marques, Ricardo Jorge Rosado Anica; Lima, Maria do Rosário M., 1959-No mundo actual, em que a mudança e necessidade de produtividade se destacam, a relação organização-trabalhador deve ser cada vez mais tida em conta no desenvolvimento dos recursos humanos. A presente investigação tem como objectivo contribuir, precisamente, para o estudo desta relação, baseada na norma da reciprocidade. É feita a análise da relação entre Empenhamento Organizacional e Percepção de Apoio Organizacional, prevendo as hipóteses formuladas a existência de uma relação entre estas duas variáveis psicológicas. Colocam-se, ainda, como hipóteses que a Percepção de Apoio Organizacional leva ao Empenhamento Afectivo, de Continuidade e Normativo. Para avaliar estes dois constructos, foram aplicados a uma amostra de 38 trabalhadores de uma empresa de Dispositivos Médicos, o Questionário sobre o Empenhamento Organizacional e o Questionário sobre Percepção do Apoio Organizacional. Os resultados obtidos parecem corroborar as hipóteses formuladas, sendo no final discutidos os contributos do presente estudo para as práticas de gestão de recursos humanos nas Organizações.