FP - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FP - Dissertações de Mestrado by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 1897
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do afecto e da criatividade no reconhecimento de oportunidades de negócio em potenciais empreendedoresPublication . Rosa, Andreia Alexandra Salgueiro de Oliveira; Curral, Luís, 1963-O reconhecimento de oportunidades de negócio constitui uma fase importante do processo empreendedor. Contudo, pouco se sabe acerca da influência que variáveis de natureza afectiva e cognitiva exercem durante esta fase. O presente estudo pretende explorar o efeito do afecto e da criatividade no reconhecimento de oportunidades de negócio. Mais especificamente, pretende-se analisar o papel do afecto nos atributos/factores do reconhecimento de oportunidades e o papel da criatividade como moderadora desta relação. Esta análise é baseada no modelo do reconhecimento de oportunidades de negócio como detecção de padrões (Baron & Ensely, 2006) e do afecto como fonte de informação (Schwarz & Clore, 1988). Enquadrada na perspectiva tradicional, que considera que o afecto positivo promove o processamento de informação heurístico enquanto que o afecto negativo, pelo contrário, favorece um processamento de informação mais detalhado, previa-se que o afecto negativo influenciasse positivamente o reconhecimento de oportunidades. Para além disto, sendo a criatividade uma variável importante para o processo empreendedor, estimulando a criação de ideias de negócio novas e úteis, previase que esta intensificasse ou atenuasse o efeito do afecto no reconhecimento de oportunidades de negócio. Recorrendo a amostra de 120 estudantes universitários mediu-se a criatividade (Kirton, 1976), manipulou-se o afecto positivo e negativo através da histórias tristes vs. alegres (Kuvaas & Kaufmann, 2004) e verificou-se o seu efeito na importância atribuída aos factores/atributos de oportunidades de negócio mediante uma escala criada para o efeito. Finalmente, testou-se a significância das hipóteses propostas através do método de regressão linear. Os resultados não confirmam as hipóteses previstas. Contudo, verifica-se que o afecto positivo influencia positivamente o reconhecimento de oportunidades baseado na singularidade/novidade do produto, enquanto que a criatividade influencia o reconhecimento de oportunidades baseado quer na singularidade/novidade do produto quer na sua utilidade.
- Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolarPublication . Lopes, Ana Rita; Teixeira, Maria Odília, 1957-Enquadrada na teoria sócio-cognitiva, a investigação tem natureza exploratória e analisa os projectos vocacionais, as crenças de auto-eficácia académica e de desenvolvimento da carreira, em alunos do 7º ano de escolaridade (N=141). Os participantes são estudantes de uma escola da Damaia, inserida num bairro com características sociais e culturais desfavorecidas, e alguns dos alunos encontram-se em situação de insucesso escolar e risco de abandono escolar. Foram ainda recolhidas informações num grupo de pais/encarregados de educação (n = 18), com o objectivo de examinar as expectativas parentais face à escola e ao projecto vocacional dos seus educandos. Nesta amostra, no conjunto dos resultados destaca-se a tendência dos alunos com insucesso escolar indicarem projectos de natureza qualificante, expressarem avaliações mais negativas relativamente ao seu desempenho escolar a par de manifestarem menos confiança em lidarem com as tarefas académicas e de carreira; na sua maioria estes estudantes são de nacionalidade não portuguesa. Neste contexto, e em complementaridade, os dados dos pais revelam que a família destes jovens tende a possuir expectativas profissionais de natureza fantasista para os seus educandos. Numa perspectiva de Educação da Carreira e face às actuais preocupações de combate ao insucesso e ao abandono escolar, os dados salientam o imperativo das intervenções se realizarem no início do 3º ciclo, quando muitos dos estudantes, em risco de abandono, podem fazer escolhas de natureza profissionalizante. Nesta óptica, sublinha-se ainda a importância de envolver a família nos programas de intervenção vocacional.
- Adolescentes de famílias de coabitação monoparental e de famílias nucleares intactas : valores e processo de transmissão intergeracionalPublication . Baptista, Andreia Mayo Camacho Levita; Narciso, Isabel, 1962-Temos como objectivo, no presente estudo exploratório, compreender a relação entre o tipo de família (nuclear intacta e monoparental) em que o adolescente coabita, a importância que atribui a um conjunto de valores, enquanto princípios orientadores da sua vida e os processos familiares de transmissão de valores. A investigação é, assim, constituída por dois estudos: a) um estudo quantitativo exploratório, que pretende compreender, em famílias nucleares intactas e de coabitação monoparental com filhos adolescentes entre os 15 e os 19 anos, a transmissão intergeracional de valores e padrões relacionais, bem como o seu contributo para o bem-estar dos pais e filhos e b) um estudo com base numa análise qualitativa de quatro focus group realizados com adolescentes do tipo de famílias referidos. A análise quantitativa de resultados foi realizada com recurso ao software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 15.0 for Windows, tendo-se concluído que: 1) os adolescentes, no geral, atribuem maior importância às dimensões Relacional e Equilíbrio Pessoal 2) os adolescentes pertencentes a famílias de coabitação monoparental apresentaram valores médios mais elevados em relação à valorização da dimensão Aventura, Equilíbrio Pessoal e Realização 3) as diferenças significativas observadas entre sexos surgem nas dimensões Equilíbrio Pessoal e Espiritualidade 4) os adolescentes que coabitam em famílias de coabitação monoparental valorizam significativamente mais os valores Harmonia Interior, Espiritualidade, Sentido de Vida, Auto-disciplina, Independência pessoal, Educação, Escolha de Objectivos de Vida, Responsabilidade, Vida Excitante, Criatividade, Curiosidade, Reciprocidade de Favores, Moderação e Disponibilidade para os Outros. O estudo qualitativo, realizado através da utilização do programa Nvivo7, permite-nos concluir que os adolescentes caracterizaram os processos de transmissão familiar em termos das a) Formas de Transmissão, nas quais os adolescentes que coabitam em famílias monoparentais enfatizam a estratégia de Compensação e os adolescentes que coabitam em famílias intactas colocam mais relevo na Modelagem; b) das Fontes de Transmissão de Valores, nas quais as Fontes Familiares são as mais destacadas; e c) dos Factores Influentes (Adaptabilidade e Fronteiras Intersistémicas e Coesão).
- O bem-estar psicológico e as competências pessoais e sociais na adolescênciaPublication . Remédios, Carolina Isabel Fonseca Ramos Nunes; Bizarro, Luísa Maria Gomes, 1959-A importância do estudo da adolescência prende-se com o facto de cada vez mais se estar a adoptar a perspectiva, de que para além de um período de grandes mudanças e factores de risco, este também é um período de grandes oportunidades de desenvolvimento. Será importante, então, estudar os factores que mais se podem correlacionar com o desenvolvimento saudável dos adolescentes e com um maior nível de bem-estar nos mesmos. Dotar os jovens de ferramentas e competências que lhes permitam ultrapassar as dificuldades e prosseguirem um percurso pessoal e social eficaz, deverá ser uma preocupação de todos os que trabalham com esta faixa etária. O presente estudo procura então avaliar a relação entre a promoção de competências pessoais e sociais de forma prolongada no tempo e o nível de bem-estar psicológico em jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. Este estudo foi dirigido a jovens de risco, provenientes de um meio em risco de exclusão social, onde são muitos os factores de risco a que estão sujeitos. Comparou-se jovens que usufruíram de promoção de competências pessoais e sociais através de actividades semi-estruturadas, adaptadas aos jovens e às suas necessidades, decorridas num Espaço Jovem de uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) e jovens da mesma comunidade que não usufruíram desta intervenção. Utilizando a Escala de Avaliação do Bem-Estar Psicológico na Adolescência (EBEPA), verificou-se que os jovens que usufruíram destas actividades apresentaram níveis de bem-estar psicológico global mais elevados do que jovens que não usufruem do mesmo tipo de intervenção promocional. Jovens com mais competências pessoais e sociais parecem registar então maiores níveis de bem-estar psicológico.
- Co-construção intergeracional de valores : à procura de um modelo sistémicoPublication . Jacinto, Ana Sofia Bilreiro; Narciso, Isabel, 1962-A adolescência é uma fase da vida do indivíduo caracterizada pelo desenvolvimento da identidade, em que a definição e construção dos valores dos adolescentes assume um papel relevante na coerência e consistência do self. Neste sentido, o presente estudo parte de uma abordagem sistémica e ecológica com o propósito de compreensão do processo de co-construção de valores, enfatizando a complexidade de relações entre as diversas variáveis envolvidas no mesmo. Com base no paradigma construcionista, esta investigação recorre a uma metodologia qualitativa de recolha de dados e análise dos dados. A amostra consiste em 21 indivíduos pertencentes a famílias nucleares intactas, incluindo 11 adolescentes e 10 pais de adolescentes. A partir da comparação da perspectiva dos filhos e dos pais foram identificadas semelhanças ao nível dos circuitos de transmissão intergeracional familiar, da relação pai-filho e dos principais valores emergentes. Relativamente às diferenças entre pais e filhos, os últimos evidenciam mais movimentos centrífugos em relação à família, atribuindo maior relevância à descontinuidade intergeracional e salientando as suas aprendizagens individuais. Considerando o carácter exploratório do estudo, as principais relações emergentes contribuem para a identificação e definição das principais variáveis a estudar em trabalhos futuros, por um lado, centrados especificamente na relação pais-filho e nas variáveis da parentalidade, e por outro lado, analisando o processo de co-construção de valores numa perspectiva mais global e abrangente.
- Influência do processo de realojamento na percepção de sentido de comunidade e apoio social percebidoPublication . Carapinha, Ana Margarida Lopo; Lind, Wolfgang Rüdiger, 1952-A presente investigação teve como objectivo analisar o impacto do processo de realojamento na Percepção de Sentido de Comunidade e Apoio Social Percebido. A amostra utilizada foi constituída por 104 participantes adultos residentes na Alta de Lisboa e anteriormente residentes nos bairros abrangidos pelo Plano Especial de Realojamento. A percepção de sentido de comunidade foi medida através da Escala Breve de Sentido de Comunidade (EBCS; Brief Sense of Community Scale de Peterson, Speer & McMillan, 2008; versão adaptada por Marante, no prelo) e o apoio social percebido foi avaliado pela Escala de Provisões Sociais (SSP; Scale of Social Provisions de Cutrona & Russel, 1987; versão adaptada por Moreira & Canaipa, 2007). Avaliaram-se as variáveis antes do realojamento, retrospectivamente, através de uma adaptação das escalas, bem como posterior ao realojamento, relativamente à actualidade. Os resultados indicam que a Percepção de Sentido de Comunidade e Apoio Social Percebido diferem significativamente antes e depois do realojamento, sendo mais elevados na primeira situação. A análise dos resultados permitiu, também, verificar que existe uma relação positiva e significativa entre as duas variáveis em estudo, bem como correlações entre o Apoio Social Percebido e as variáveis Idade, Escolaridade, Número de Filhos e Participação em Actividades do Bairro. The aim of the present investigation is to analyze the impact of the process of relocation in the Perception of Sense of Community and Perceived Social Support. The chosen sample was constituted by 104 adults that live in Alta de Lisboa, and that were former residents of the neighbourhoods covered by the Special Plan of Relocation. The perception of sense of community was measured through the Brief Sense of Community Scale (EBSC; Peterson, Speer & McMillan, 2008; adapted by Marante, in press) and perceived social support was assessed through the Scale of Social Provisions (SSP; Cutrona & Russel, 1987; adapted by Moreira & Canaipa, 2007). The variables were assessed before the relocation process, retrospectively, by adapting the scales, and also after it, regarding the present time. The results indicated that the Perception of Sense of Community and Perceived Social Support differ significantly before and after the relocation, being higher in the former. The analysis also allowed observing a positive correlation between the two variables, as well as correlations between Perceived Social Support and the variables Age, Schooling, Number of Children and Participation in Neighbourhood Activities.
- Sobrecarga, depressão e generatividade em mulheres cuidadoras informaisPublication . Fonseca, Tânia Sofia Borges; Gonçalves, Bruno, 1950-A presente investigação tem como objectivos verificar se o cuidar de idosos dependentes conduz à sobrecarga das mulheres cuidadoras e se a generatividade e a conformidade com o papel feminino diminuem a sobrecarga, funcionando, assim, como factores protectores contra a sobrecarga. Participaram nesta investigação 45 mulheres cuidadoras informais, com idades entre os 45 e os 86 anos, provenientes, maioritariamente, de uma zona rural de Viseu. Utilizou-se o Índice de Barthel (avalia o nível de dependência do receptor de cuidados), o Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal, a CES-D, a Loyola Generativity Scale e o Conformity to Feminine Norms Inventory. Esperávamos que algumas características do receptor de cuidados (duração da prestação de cuidados e o nível de dependência do receptor de cuidados) e algumas características sócio-demográficas das cuidadoras (idade e situação profissional) aumentassem a sobrecarga e que algumas características psicológicas das cuidadoras (generatividade e conformidade com o papel feminino) diminuíssem a sobrecarga e aumentassem a satisfação com o papel de cuidadores. Supusemos, ainda, que a sobrecarga conduziria a maiores níveis de sintomatologia depressiva. Os resultados mostram que somente as características das cuidadoras se relacionam com a sobrecarga. A idade aumenta a sobrecarga e o facto de estar a trabalhar aumenta a sobrecarga emocional, uma das dimensões da sobrecarga. A generatividade e a conformidade com o papel feminino diminuem a sobrecarga, mas somente a generatividade conduz a maior satisfação com o papel de cuidador. Verificámos ainda que o aumento da sobrecarga conduz a maiores níveis de sintomatologia depressiva.
- Diário Zorbuddha : a avaliação do impacto de uma conjugação de exercícios da psicologia positivaPublication . Sousa, Inês Andrade; Marujo, Helena Águeda, 1958-A psicologia tem-se focado mais nos problemas e perturbações dos indivíduos do que na experiência óptima e bem-estar. As abordagens da psicologia positiva, desenvolvimento positivo e prevenção podem ser integradas, dirigindo-se à necessidades da população, através da construção de forças, competências e da resiliência nos jovens. Este estudo avaliou o impacto do preenchimento de um diário chamado Zorbuddha, ao longo de aproximadamente cinco dias. Cada estudante completou dois auto-relatos – um anterior ao preenchimento do diário, e outro após esta tarefa. Os auto-relatos foram analisados através da Análise de Conteúdo, e os resultados mostram que o completamente do instrumento tem vários impactos nos sujeitos, nas suas experiências, e nas suas actividades, sugerindo uma influência no Bem-estar Subjectivo (BES) e no Bem-estar Psicológico (BEP). Este instrumento afecta uma larga variedade de áreas na vida dos sujeitos, sugerindo que é uma ferramenta eficaz, e que pode afectar positivamente as pessoas.
- Satisfação conjugal e relação coparental ao longo do ciclo vital da famíliaPublication . Saraiva, Francisca Rodrigues Silva; Ribeiro, Maria Teresa, 1962-Este trabalho pretende estudar a relação entre satisfação conjugal e coparentalidade, em diferentes etapas do ciclo de vida familiar, nomeadamente: famílias com filhos na pré-primária, famílias com filhos no primeiro ciclo, famílias com filhos no segundo ciclo e famílias com filhos no terceiro ciclo. Procura-se ainda perceber como estas variáveis, isoladamente e em conjunto, variam tendo em conta as diferenças de género no casal. Para tal, foram aplicados o Questionário de Coparentalidade (Margolin, Gordis & John, 2001) e a Escala de Satisfação em Áreas da Vida Conjugal (Narciso & Costa, 1996) a 261 casais, pais de alunos de um colégio católico e privado, em Lisboa. Os resultados apontam para uma relação positiva, forte e altamente significativa entre as variáveis, que permanece ao longo das quatro etapas do ciclo vital familiar consideradas. Apesar de não se verificarem diferenças significativas dos níveis das variáveis ao longo do tempo, os resultados espelham diferenças de género significativas para ambas, em que os pais se revelam mais satisfeitos. No final do trabalho são discutidas limitações, possíveis implicações para intervenção e pistas de investigação.
- Relação entre o apoio dos amigos e as atitudes de exploração e planeamento de carreiraPublication . Costa, Mariana d’Assis Brito Mendes da; Janeiro, Isabel Nunes, 1960-A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano marcada pelo crescimento a diversos níveis, nomeadamente ao nível da construção da identidade dos indivíduos, sendo o desenvolvimento vocacional um importante contributo para esta construção. As atitudes de exploração e de planeamento de carreira são consideradas componentes essenciais para o desenvolvimento vocacional na adolescência. Outro componente central na vida dos adolescentes são os amigos, que nesta fase ganham importância na vida dos indivíduos, face à família. O presente estudo teve como objectivo compreender a relação entre o apoio do grupo de amigos e as atitudes de exploração e de planeamento de carreira dos adolescentes. Em termos metodológicos, o trabalho subdividiu-se em duas etapas: um estudo piloto e o estudo principal. O estudo piloto visou a organização de um instrumento sobre o apoio dos amigos No estudo principal, o Questionário sobre Projectos Vocacionais e o CDI foram aplicados a 63 adolescentes, do 9º ano. Os resultados obtidos mostraram uma tendência para uma associação positiva entre o apoio dos pares e as atitudes de exploração e planeamento de carreira, havendo contudo, contributos de outras fontes. A análise dos grupos de amigos não revelou tanta homogeneidade entre os membros quanto às atitudes de carreira como se esperava.
