FL - CEComp - Artigos em Revistas Nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FL - CEComp - Artigos em Revistas Nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 67
Results Per Page
Sort Options
- O actor real: perigos da representação em A Double Life, de George CukorPublication . Bértolo, JoséEste artigo propõe uma leitura de A Double Life (1947), de George Cukor, que consiste na análise detalhada dos seus primeiros nove minutos. Inspirada na tradição de explication de texte representada por, entre outros, Marie-Claire Ropars-Wuilleumier, a hipótese crítica subjacente a este estudo é a de que é possível conhecer os motivos narrativos, figurais e teóricos essenciais do filme em apreço a partir de um olhar atento sobre as suas sequências iniciais, que desvele múltiplos sentidos a partir da identificação e da caracterização de aspectos primordiais relacionados com a figuração, a montagem e a mise en scène.
- O alienista, o Horla e o asno de BuridanPublication . Reis, Amândio
- A Aprendizagem dos Substitutos II. “Um mundo fora do mundo”: Sobre Ana Teresa Pereira e O LagoPublication . Reis, AmândioPartindo da sugestão de que O Lago (2011) pode ser lido como um marco no conjunto das ficções de Ana Teresa Pereira, por nele se dar lugar à reunião e à consolidação de temas e problemas que se vinham a desenvolver e intensificar em diferentes linhas ficcionais e motivos literários nas novelas anteriores, usamos o romance como guia e paradigma de leitura numa visão por vezes transversal e outras vezes contingente da obra da autora. Entre as questões abordadas, sublinhamos a complexificação de uma forma de literatura que parte e depende de uma relação íntima com dispositivos de visualidade e de teatralidade; uma concepção eminentemente dramática do texto narrativo, e, por extensão, a compreensão de toda a experiência e praxis artística através desse escopo; a performance em palco e a representação de actores e de criadores (acting) enquanto figurações alegóricas de uma certa noção de agência e de “acção real” em arte e na literatura, não dependente de uma relação imitativa, limitada, com um real pressuposto, inquestionável e histórico, mas assentes numa ideia do enunciado e do gesto artístico enquanto acções em retransmissão para o “mundo”, que, visto como um todo ficcionalizável, se auto-corrobora e auto-anula, reproduzindo reais e/ou ficções, termos sinónimos e inter-substituíveis.
- “A arte do evento”: acidente, narrativa e forma em La Glace à trois faces, entre Jean Epstein e Paul MorandPublication . Bértolo, JoséNeste ensaio, atenta-se no modo como, em La Glace à trois faces (1927), Jean Epstein se apropria da complexa estrutura do conto homónimo de Paul Morand para desenvolver uma investigação sobre algumas questões relacionadas com o cinema, em particular com a narrativa cinematográfica. Convocando dois ensaios da autoria do cineasta, cuja publicação acompanhou a estreia do filme, e analisando algumas das sequências cruciais deste, argumenta-se que Epstein trabalha o motivo do acidente (no caso, um acidente de automóvel) de forma a propor uma ideia de cinema enquanto “arte do evento”.
- Belatedness as cold memory: The case of Fernando Pessoa. Pessoa's Unmodernity: Ricardo ReisPublication . Buescu, Helena Carvalhão
- Beyond the Metaphor: The Importance of Chess in the Work of Samuel BeckettPublication . Querido, PedroMuch has been written on chess as a theme or motif in some of Samuel Beckett’s works, namely in Murphy (1938) and Endgame (1957), and most readings of these works seem to focus solely on the indubitable metaphorical force of chess, or rather of the popular conception of chess. Yet to fail to think of chess as chess, i.e. as a complex system in its own right, one which boasts a long history, millions of current professional and casual players, a vibrant community and even competing schools of thought which fundamentally differ in the way they perceive and theorise the same game, is to fail to engage with the text in a way that does justice to Beckett. This article advocates a more balanced approach for the critical analysis of Endgame in general and the game of chess in Murphy in particular. Such an approach, it is argued, should include a more solid knowledge of chess theory and practice, and some examples of the kind of interpretations and insights that it could yield are discussed.
- Bibliografia crítica seleccionada: literatura angolanaPublication . Reis, Margarida Gil dos; Pinto, Marta Pacheco
- Bibliografia seleccionada [sobre Hélia Correia]Publication . Reis, Margarida Gil dos; Pinto, Marta Pacheco
- Cancioneiro Chinez (1890): tradução e exotismoPublication . Pinto, Marta PachecoEsta breve reflexão pretende dar conta da atividade de tradução de António Feijó, focando em concreto Cancioneiro Chinez, a sua única obra de poesia com duas edições em vida do autor, em 1890 e 1903. Pretende-se argumentar que não foi um trabalho incidental no contexto da produção poética do autor nem no do orientalismo literário em Portugal. Para isso, dar-se-á a conhecer, muito sucintamente, o contexto de produção, circulação e receção de Cancioneiro Chinez, a partir das relações do poeta com o tema orientalista versado (a China), da génese da obra, da sua composição macrotextual e do seu impacto literário.
