Departamento de Gestão / Department of Management
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Gestão / Department of Management by Title
Now showing 1 - 10 of 5813
Results Per Page
Sort Options
- 0 relato financeiro do desempenho ambiental : estudo das empresas cotadas na Bolsa de Valores de Lisboa e PortoPublication . Rodrigues, Lúcia Maria Portela de Lima; Oliveira, Lídia Morais de; Menezes, Carlos Alberto da SilvaActualmente as empresas não podem ignorar as suas relações com o meio ambiente, pelo que muitas estão já a incorporar procedimentos por forma a atender a este desafio. Sabendo que o relato financeiro permite responsabilizar a empresa perante os utilizadores externos da informação contabilística, coloca-se a questão de sabermos até que ponto as empresas portuguesas relatam o seu desempenho ambiental. Esta questão torna-se pertinente quando sabemos que o Plano Oficial de Contabilidade português não faz referência de uma forma explícita às questões ambientais, e só recentemente a Comissão de Normalização Contabilística emitiu uma Directriz nesta matéria, em consequência da Recomendação da Comissão das Comunidades Europeias C(2001) 1495. Neste trabalho, depois de efectuarmos uma revisão da literatura, procedemos a uma análise dos "Relatórios e Contas" de todas as empresas cotadas na Bolsa de Valores de Lisboa e Porto em 2000.
- 10 Anos (2002-2012) de produção científica em coaching e coaching executivo : meta-análisePublication . Torres, Catarina Manuela Rodrigues Calado; Henriques, Paulo LopesO coaching e o coaching executivo têm tido um papel cada vez mais importante nas organizações. O coaching permite que os colaboradores se desenvolvam a nível profissional e de desempenho e o coaching executivo ajuda a promover a gestão das suas carreiras, contribuindo assim para uma vantagem competitiva. A principal contribuição deste trabalho consiste na análise de uma síntese da produção científica sobre a temática do coaching e do coaching executivo e sua evolução na última década (2002-2012), através do agrupamento de conclusões de vários autores numa matriz de análise, tendo em conta as componentes da temática: a definição do conceito, os objectivos, a relação entre o coach e o coachee, os papéis do coach e suas características, características do coachee, o coaching interno/externo e a sua eficácia.
- Os 3PLs a operar em Portugal e a sustentabilidade ambientalPublication . Sousa, Dalila Raquel Neves de; Póvoa, Ana BarbosaSujeitas a uma pressão pela sociedade para estabelecer uma imagem de respeito pelo ambiente, as empresas têm realizado esforços no sentido de tornar as suas operações mais ambientalmente sustentáveis. Muitos desses esforços têm sido desenvolvidos nas cadeias de abastecimento, dando origem às denominadas Cadeias de Abastecimento Verdes. Neste contexto, e apesar da grande importância do outsoucing logístico, são poucos os estudos que estudam a forma como as empresas prestadoras de serviços logísticos, os chamados 3PLs, procuram contribuir para Cadeias de Abastecimento Verdes. Assim, a presente dissertação tem como intuito identificar que práticas de Cadeia de Abastecimento Verde os 3PLs estão a adotar ou planeiam adotar e que fatores motivam essa adoção. A recolha de dados foi efetuada em duas etapas. Primeiramente, recorreu-se ao envio de um questionário a 3PLs a operar em Portugal, através do qual se obteve 21 respostas válidas. De seguida, foi realizada uma entrevista presencial a 4 destas empresas. Os resultados obtidos mostram que, enquanto práticas como a consolidação efetiva de remessas e carregamento completo de veículos e a reciclagem dos materiais sempre que possível têm sido adotadas pela larga maioria das empresas, práticas como o uso de fontes de energia alternativas e a cooperação com clientes para um mais empacotamento ecológico são ainda muito pouco comuns. Ao passo que o questionário aponta a conformidade regulatória e legislativa como a grande motivação para a adoção de práticas de Cadeias de Abastecimento Verde, as entrevistas realizadas revelam que os principais impulsionadores de tal adoção são fatores internos.
- O abandono do ensino superior em Portugal : uma abordagem empíricaPublication . Amaral, Ricardo Teixeira; Matos, Pedro Verga; Geraldes, CarlosO fenómeno do abandono escolar no ensino superior, causa desigualdades e traduz um certo nível de pobreza social e económica. A reflexão por parte de todos os intervenientes no ensino superior em Portugal, deve ser estimulada no sentido de serem descobertos os fatores explicativos do abandono escolar. Neste estudo, apresentam-se os principais resultados sobre o trajeto no ensino superior dos alunos que ingressaram em cursos de licenciatura em 2013-2014, com a duração teórica de três anos. O percurso académico destes alunos, foi acompanhado durante os cincos anos (até 2017-2018) subsequentes ao ingresso, no decorrer dos quais muitos destes alunos, conseguiram concluir com sucesso as licenciaturas onde inicialmente se inscreveram, enquanto outros não. O objetivo, foi determinar os fatores que se encontrem associados ao abandono de cursos de licenciatura em estabelecimentos de ensino superior público e universitário, na zona de Lisboa e Vale do Tejo. Para determinar quais seriam esses fatores, foram utilizados dados reportados pelas instituições de ensino superior à Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), obtidos através do inquérito ao Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior (RAIDES), após um filtro e tratamento à base de dados, foi determinado o perfil do aluno que se pretendia estudar. Realizado o passo anterior, foi possível construir um modelo estatístico, utilizando os modelos lineares generalizados para definir quais as variáveis que poderão ter um maior impacto para que um aluno abandone o curso do ensino superior em que estava matriculado.
- Abordagem à motivação na visão de trabalhadores temporários : relatório de estágioPublication . Oom, Ana Rita Calaveiras Félix; Santos, Maria ClaraEste documento apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da obtenção do grau de mestre em Gestão de Recursos Humanos no Instituto Superior de Economia e Gestão. Com o objectivo de consolidar e de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado, optei pela realização de um relatório de estágio para Trabalho Final. Elegi esta vertente por se tratar de um trabalho mais prático e pela curiosidade que tinha em perceber como funciona o mundo do trabalho temporário. Já conhecia a empresa e já tinha tido oportunidade de observar o grau de compromisso dos trabalhadores com a mesma, tendo a razão desse desprendimento suscitado o meu interesse. Surgiu, assim, a oportunidade de estagiar na Empresa de Organização de Eventos, Guinoulhiac e Pinto Leite, Lda. Este estágio possibilitou-me a aquisição e o desenvolvimento de competências alocadas a diversas vertentes da GRH, nomeadamente nas áreas da formação, recrutamento e selecção, integração de promotores e análise de comportamentos. Este trabalho pretende ser uma reflexão sobre diferentes aspectos do recrutamento e seleção em eventos e empresas de trabalho temporário particular.
- Abordagem ao estudo das competências de professor no ensino superior em AngolaPublication . Bunga, Lurdes Isabel Afonso; Lopes, José DiasAs atividades docentes do Ensino Superior exigem dos professores um "portefólio competências" adequado à prestação de ensino com qualidade e ao cumprimento da missão e dos objetivos da instituição. Nesse sentido justifica-se a interrogação: quais são as competências necessárias para um professor do Ensino Superior? Procurar-se-á neste trabalho responder a esta questão relativamente a um contexto específico: Angola. O estudo, identificou sete dimensões de competências de professor do Ensino Superior que correspondem ao quadro de referência testado. Para a concretização da pesquisa, estabeleceu-se dentro de uma população uma amostra recolhendo informações primeiramente junto de professores e seguidamente junto de órgãos de escola «decanos e coordenadores de cursos» das Instituições de Ensino Superior das províncias de Angola. A presente investigação utiliza dois questionários - Questionário 1 (168 participantes) - e Questionário 2 (15 participantes). A metodologia do estudo centrou-se no método quantitativo, utilizando uma amostragem por conveniência e, através da utilização destes instrumentos, estudaram-se as competências necessárias para um professor do Ensino Superior em Angola, concluindo-se que as sete dimensões de competências identificadas na revisão de literatura foram valoradas. Porém, a mais valorada foi a dimensão da competência didático-pedagógica e a menos valorada a dimensão da competência tecnológica, e, no entanto, os decanos e coordenadores de cursos avaliam de forma igual as caraterísticas dos aspetos relacionados à Gestão de Competências, às teorias e aos Modelos da Gestão de Competências.
- Abordagem de opções reais : a opção de diferimento e o valor do terrenoPublication . Mondril, Frederico Luís Ferreira Lopes Camacho; Pinto, Inês FonsecaA comummente aceite abordagem do valor atualizado líquido para a avaliação de ativos imobiliários e investimentos imobiliários pode não ser a mais adequada por não captar as incertezas dos investimentos. Por outro lado, a abordagem do valor atualizado líquido ignora a flexibilidade de gestão. Em propriedades para a promoção imobiliária esta flexibilidade materializa-se na decisão de início da promoção, no faseamento da promoção, no abandono da promoção, entre outros graus de liberdade. Uma abordagem alternativa, que permita incorporar no valor da propriedade esta flexibilidade e a incerteza quanto ao preço de venda e o custo de desenvolvimento, usa as opções reais para a avaliação destes ativos. Esta tese utiliza a estrutura teórica de option-pricing para avaliar a opção real de desenvolvimento e a opção de diferimento da promoção em terrenos do mercado imobiliário de Lisboa. Neste estudo, identifica-se um prémio da opção de desenvolvimento, que valorize a opção de diferimento, com valor médio de 27,38%.
- A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turísticoPublication . Gonçalves, Vítor da Conceição; Águas, PauloO ciclo de vida é, actualmente, um conceito bastante difundido, tanto ao nível do marketing como do posicionamento estratégico, embora com aplicação relativamente reduzida devido a dificuldades de operacionalização. Com este trabalho pretende-se contribuir para um melhor esclarecimento do conceito e para a sua efectiva aplicação, em particular ao produto turístico. O trabalho encontra-se estruturado em dois grandes blocos. No primeiro bloco desenvolve-se o quadro conceptual de referência para aplicação prática no segundo bloco. Assim, começa-se por definir o objecto (produto turístico) para depois se apresentar e discutir o conceito do ciclo de vida com a explicação das diferentes fases e respectivas implicações estratégicas. A anteceder o estudo do caso Algarve faz-se referência a propostas de métodos para identificação da fase.
- Absentismo, comunicação do líder e motivação dos colaboradores : estudo numa empresa metalúrgicaPublication . Santiago, Maria Beatriz Pereira; Jerónimo, HelenaO absentismo é um tema há muito estudado dado a sua associação a baixos níveis de desempenho e produtividade. Uma vez que as ausências são, muitas vezes, inesperadas, o absentismo envolve muitos custos, diretos ou indiretos, o que prejudica a organização, na sua eficiência e volume de negócio. Acresce que as ausências também se traduzem na perda de relação com os restantes membros da equipa e no distanciamento face à empresa. A desmotivação no trabalho é uma das principais causas que levam os colaboradores a ausentarem-se. Esta ausência pode estar associada ao próprio trabalhador ou ao facto do mesmo não se identificar com a função que desempenha, pelo que o papel do líder e a forma como comunica são fatores importantes na motivação dos trabalhadores. O principal objetivo desta investigação é averiguar em que medida a comunicação do líder e a motivação influenciam o absentismo por parte dos trabalhadores de uma empresa metalúrgica dedicada à produção de bicicletas. Com base numa metodologia quantitativa, mediante aplicação de questionário, e numa amostra de 180 respostas, os resultados obtidos mostram que a comunicação do líder e a motivação dos trabalhadores influenciam a atitude perante o absentismo e, ainda, a motivação é mediadora entre a comunicação do líder e a atitude perante o absentismo. Estes resultados indicam que, em termos de implicações práticas, fornecer mecanismos de melhoria da comunicação dos líderes e de desenvolvimento motivacional dos trabalhadores devem ser uma aposta de intervenção, com o objetivo de reduzir as ausências ao trabalho.
- Academic staff quality in higher education : an empirical analysis of Portuguese public administration educationPublication . Sarrico, Cláudia S.; Alves, André A.Higher education accreditation frameworks typically consider academic staff quality a key element. This article embarks on an empirical study of what academic staff quality means, how it is measured, and how different aspects of staff quality relate to each other. It draws on the relatively nascent Portuguese experience with study programme accreditation. The study provides an analysis of staff quality in public administration education, an area of massive expansion in recent years. Several dimensions of quality are assessed (staff qualifications, research intensity, disciplinary orientation, diversity, international orientation, professional orientation, and inbreeding) along with the interactions that occur between them. A statistical analysis is made of the indicators for all 21 study programmes in the area of public administration, involving 236 academics in 6 public universities. We find that, in general, the quality of academic staff complies with standards, but there are issues regarding qualifications and research intensity that need to be addressed. The findings emphasize the need to uphold academic staff quality standards but calls for policies to curtail possible gaming resulting from it. The article illustrates the relevance of analysing staff quality from an empirical point of view and its contribution to our understanding of how different quality accreditation processes function and their implications for how quality is achieved in higher education.