FP - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FP - Dissertações de Mestrado by advisor "Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes Horta"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Uma análise do potencial das mulheres portuguesas para contribuir para o sucesso das organizaçõesPublication . Freitas, Tânia Sofia Meneses; Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes HortaO mercado de trabalho encontra-se em constante mudança, sendo uma das principais alterações nas últimas décadas o progressivo aumento da participação das mulheres nas organizações. Contudo, a integração das mulheres no mercado de trabalho tem estado acompanhada de limitações que derivam de uma desigual disponibilidade de oportunidades, salários mais baixos, uma menor probabilidade de serem promovidas e uma menor representação ao nível da gestão de topo das empresas (Turban, Freeman & Waber, 2017). Através da análise dos resultados obtidos a partir das respostas dadas por participantes dos géneros feminino e masculino ao questionário de personalidade OPQ32r (Occupational Personality Questionnaire), a presente dissertação de mestrado tem como objetivo identificar as diferenças entre géneros numa amostra da população portuguesa relativamente às características da personalidade que se consideram estar associadas ao sucesso organizacional quando manifestadas pelos líderes. Procura-se, assim, analisar dados sobre as tendências comportamentais das mulheres no contexto laboral e compreender de que forma podem ambos os géneros favorecer a evolução e o sucesso das organizações. Pretende-se, assim, contribuir para a implementação de políticas e práticas fundamentadas e benéficas, tanto para as empresas como para os seus colaboradores. Os resultados desta dissertação demonstram que, na amostra da população portuguesa analisada, as participantes do género feminino se descrevem, em média, como mais preocupadas, metódicas, enérgicas, humanas, conscienciosas, extrovertidas, democráticas, observadoras, afiliativas, cumpridoras, otimistas, adaptáveis e agradáveis do que os participantes do género masculino. Por outro lado, os participantes do género masculino descrevem-se, em média, como mais calculadores, tranquilos, imperturbáveis, emocionalmente controlados, competitivos, convencionais, independentes, persuasivos, conceptuais e emocionalmente estáveis do que as participantes do género feminino. As diferenças entre as médias dos resultados nas dimensões de personalidade referidas são estatisticamente significativas.
- Diferenças e complementaridade entre os estilos de liderança de homens e de mulheresPublication . Sequeira, Joana Eloy Prazeres; Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes HortaA liderança tem um papel fundamental no crescimento e no sucesso das organizações, pelo que o estudo sobre líderes, os seus comportamentos e estilos de liderança, tem um papel central na literatura sobre as organizações (Do & Minbashian, 2014). A questão relativa às semelhanças e diferenças nos estilos de liderança adotados por homens e por mulheres, e as suas consequências, tem sido altamente debatida e estudada. Apesar da posição que afirma que os homens e as mulheres diferem na maneira como lideram ser a mais predominante na literatura (Eagly & Johnson, 1990; Sobral & Ribeiro, 2018), muitos cientistas sociais têm defendido que homens e mulheres não diferem no seu estilo de liderança, ou minimizado a importância das diferenças observadas (Andersen & Hansson, 2011). Neste sentido, não havendo um consenso na literatura, o presente estudo tem como objetivo analisar se há diferenças (e quais são) nos estilos de liderança tendencialmente adotados por homens e por mulheres. Através da análise dos resultados obtidos na resposta a um questionário de personalidade desenvolvido para descrever as preferências e tendências comportamentais no local de trabalho - o Occupational Personality Questionnaire (OPQ32r) - são inferidos os estilos de liderança com maior probabilidade de serem adotados por cada indivíduo, permitindo tirar conclusões relativamente às diferenças e semelhanças entre homens e mulheres na adoção dos cinco estilos de liderança propostos por Bass (1981, cit. por SHL, 1999), sendo eles: Líder Diretivo, Líder Participativo, Líder Consultivo, Líder Delegador e Líder Negociador. Os resultados revelaram diferenças significativas entre os sexos para os cinco estilos de liderança. Os resultados dos participantes do sexo masculino revelaram uma tendência significativamente mais elevada para a adoção dos estilos de liderança Diretivo e Delegador, enquanto que os resultados das participantes do sexo feminino revelaram uma tendência significativamente mais elevada para adotar os estilos de liderança Participativo, Consultivo e Negociador.
- Estudo correlacional entre o compromisso e o desempenhoPublication . Calado, Sara Trevidic; Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes HortaAtualmente as organizações procuram, cada vez mais, formas de aumentar o desempenho dos seus colaboradores. Progressivamente, o compromisso tem encontrado destaque como impulsionador do desempenho. Desta forma, neste estudo, pretende-se examinar a relação entre o compromisso e desempenho. Para analisar esta relação foi recolhida a avaliação do desempenho e as respostas a um Questionário de Compromisso de uma amostra de 150 colaboradores de uma firma de serviços profissionais. Ao contrário do que era esperado, a relação entre o compromisso e a avaliação do desempenho, neste estudo, não foi encontrada. Na discussão apresentam-se algumas explicações.
- Estudo sobre a relação entre área de formação e atributos disposicionaisPublication . Gião, Beatriz Soares de Sequeira; Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes HortaA importância do estudo da escolha vocacional está relacionada com a importância de o indivíduo escolher a área de formação com que mais se identifica, começando a traçar um caminho para uma vida de sucesso, felicidade e autorrealização (Gaspar, 2018). O aconselhamento de carreira, permite ajudar os indivíduos a fazerem escolhas vocacionais mais ponderadas, tendo em consideração os seus atributos disposicionais, o seu desenvolvimento e as influências contextuais a que estão sujeitos. Através da análise dos resultados obtidos na resposta a um questionário de personalidade desenvolvido para descrever as preferências comportamentais no trabalho, o Occupational Personality Questionnaire (OPQ32r) e através de testes de raciocínio verbal, numérico e indutivo, o presente trabalho tem como objetivo estudar a interação da personalidade e das aptidões com a área de formação de indivíduos pertencentes a três áreas de formação distintas: Direito, Economia e Engenharia. Para além disso, procura-se compreender se existem diferenças ao nível dos traços de personalidade e das aptidões em diferentes níveis de educação, nomeadamente diferenças entre a licenciatura e o mestrado. Os resultados deste estudo mostram diferenças significativas entre as médias das respostas dadas pelos participantes, das três áreas de formação em estudo, no questionário de personalidade, em várias dimensões. Adicionalmente, também foi possível perceber que as médias dos resultados em algumas dimensões de personalidade apresentam diferenças significativas entre os participantes com licenciatura e com mestrado. Relativamente às aptidões, também se verificam diferenças significativas, sendo que os participantes com formação nas áreas de Economia e de Engenharia apresentam resultados médios significativamente mais altos nos testes de raciocínio indutivo e numérico do que os da área de Direito. No entanto, não foram encontradas diferenças significativas entre os participantes das três áreas de formação nos resultados no teste de raciocínio verbal. De acordo com os resultados deste estudo, os resultados nos testes de raciocínios indutivo e verbal são mais altos nos participantes com mestrado em relação aos com licenciatura.
- Género e papéis no trabalho em equipaPublication . Miranda, Patrícia Luege Neves e Sousa; Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes HortaA realidade das organizações da atualidade assenta em modelos organizacionais que primam pela construção, formação e desenvolvimento de equipas de trabalho, uma vez que as organizações que se destacam e sobrevivem num mercado altamente competitivo e mutável são aquelas que apostam nas pessoas e no desenvolvimento e retenção dos seus talentos. O trabalho em equipa permite a troca dinâmica de conhecimentos e de sinergias que contribuem para o sucesso organizacional Camara, Guerra & Rodrigues, 2016 & Ferreira, Neves, & Caetano, 2011;). O objetivo deste estudo é contribuir para um melhor conhecimento dos papéis que cada um dos géneros tem tendência para adotar nas equipas de trabalho e analisar se há diferenças significativas nos oito tipos de papéis em equipa propostos por Belbin (1983), nomeadamente, os papéis de Dinamizador(a), Implementador(a), Finalizador(a), Coordenador(a), Harmonizador(a), Coletor(a) de Recursos; Gerador(a) de Ideias e Avaliador(a) Analítico(a), e quais são estas diferenças entre os géneros na adoção de determinado papel em equipa. Os resultados foram obtidos a partir da resposta dada pelos participantes ao questionário de personalidade profissional OPQ32r, desenvolvido no sentido de descrever um conjunto de preferências e tendências comportamentais em contexto de trabalho. Os resultados apresentam diferenças significativas em cinco dos oito papéis do trabalho em equipa. Os resultados médios dos participantes do género masculino revelam uma tendência estatisticamente significativa para a adoção do papel em equipa de Avaliador(a) Analítico(a), enquanto que os resultados médios das participantes do género feminino revelam uma tendência estatisticamente significativa para a adoção dos papéis em equipa de Coletor(a) de Recursos, Harmonizador(a), Finalizador(a) e Implementador(a).
- Relação entre avaliação de desempenho 360º e características da personalidadePublication . Rodrigues, Ana Catarina Alenquer; Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes HortaO desempenho dos colaboradores é um fator relevante para qualquer organização que pretenda atingir os seus objetivos, prosperar e permanecer competitiva no mercado (Sonnentag & Frese, 2002). Assim, torna-se relevante que, quando recrutam novos colaboradores, as organizações consigam, à partida, predizer se esse colaborador conseguirá atingir o desempenho esperado. Para tal, um dos instrumentos mais utilizados em contexto de seleção são os questionários de personalidade. No entanto, a literatura divide-se entre investigadores que apoiam o papel da personalidade na predição do desempenho e investigadores que questionam a validade destes instrumentos (Tett et al., 1991). Assim, o presente estudo tem como objetivo averiguar se a personalidade (avaliada através do questionário de personalidade OPQ32r) é preditora do desempenho (avaliado através do Sistema de Feedback 360º online desenvolvido pela SHL). Para avaliar esta relação, foi utilizada uma amostra de 56 participantes, com cargos de chefia intermédia e de topo, aos quais foram aplicados ambos os instrumentos. Os resultados obtidos revelam correlações significativas entre as classificações atribuídas no questionário de personalidade OPQ32r e as classificações atribuídas pelo próprio e pelos heteroavaliadores (chefias, subordinados e colegas) no sistema de feedback 360º, indicando que, de facto, a personalidade pode ser preditora do desempenho. Adicionalmente, os resultados refletem uma tendência para os participantes manifestarem comportamentos mais orientados para a tarefa e menos orientados para as pessoas, o que poderá dever-se ao contexto organizacional onde estes participantes se inserem e/ou ao tipo de função que desempenham.
- Relações entre personalidade e aptidão cognitivaPublication . Cerqueira, Bruno Manuel Barão; Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes HortaA presente Dissertação de Mestrado tem como objetivo investigar exploratoriamente as relações existentes entre a personalidade e a inteligência ou aptidão cognitiva. O constructo de personalidade é operacionalizado e medido pelo Inventário de Comportamentos Profissionais OPQ32r. As dimensões de personalidade operacionalizadas são relativas, especificamente, a comportamentos típicos no contexto do trabalho. A aptidão cognitiva é operacionalizada numa perspetiva de aptidões cognitivas diferenciais, de acordo com a teoria de Cattell-Horn-Carroll, e medida pelos Testes Verify de Aptidão Verbal, Aptidão Numérica e Raciocínio Indutivo. A investigação conta com 780 participantes, portugueses, com diploma universitário e com idades inferiores a 30 anos. São investigadas relações entre os níveis gerais das aptidões cognitivas e os resultados nas dimensões de personalidade operacionalizadas pelo OPQ32r, assim como relações entre os níveis superiores destas aptidões e os resultados nas dimensões de personalidade, bem como relações entre perfis de aptidões por aptidão dominante e os resultados nas dimensões de personalidade. Os resultados vão ao encontro das relações entre personalidade e inteligência mais encontradas na literatura, verificando-se relações entre o nível de aptidão cognitiva e os resultados em dimensões de personalidade relacionadas com os traços Abertura à Experiência e Neuroticismo. Adicionalmente, verificam-se relações entre o nível de aptidão cognitiva e os resultados em dimensões de personalidade relacionadas com o traço Amabilidade, o que constitui uma raridade na literatura. Verificam-se, ainda, relações entre o nível de aptidão cognitiva e os resultados em dimensões de personalidade operacionalizadas pelo OPQ32r não relacionadas com qualquer dos Cinco Grandes Fatores, o que constitui um aspeto original deste estudo. O perfil de aptidão cognitiva verifica-se, também, relacionado com a personalidade. Apesar das muitas correlações significativas verificadas, a grande maioria apresenta uma força da relação fraca, pelo que se sugere uma linha de investigação futura para replicar, aprofundar e maximizar a utilidade das evidências encontradas.
- The relationships of dispositional atributes with safety performance and counterproductive work behaviorsPublication . Bastos, Duarte Belchior Burnay; Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes HortaAlthough research has often shown relationships between counterproductive and safety-related behavior at the workplace and personality traits of the Big Five, organizations use instruments based on different models of personality. In this study the Work Styles Questionnaire (version n) was used to assess possible relationships with dependability and safety-related behavior. The results showed a significant and positive relationship for the Dependable and Socially Confident scales, and a significant and negative relationship for the Innovative and Achieving scales.