Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Books, periodicals, and ephemera papers in the Ibero-Atlantic spacePublication . Venancio, Giselle Martins; Medeiros, NunoDistante de se estabelecer de modo natural, ou atemporal, a história atlântica pressupõe circunscrições precisas, social e politicamente configuradas. Nesse sentido, este dossiê temático busca contribuir para a percepção do que se define como espaço iberoatlântico, focando em um aspecto específico: a circulação da cultura escrita, declinada dos movimentos realizados por livros, periódicos, panfletos e papéis vários. O objetivo é compreender os múltiplos processos de circulação letrada no decorrer dos tempos. Buscou-se pensar os processos em longa duração, para vislumbrar as mudanças nas configurações do mundo iberoatlântico e suas persistências. Evidencia-se, assim, no dossiê, como cada espaço de criação e apropriação de textos postos em circulação é um produto concreto de inserção contingente em redes de diversa compleição e densidade, por meio das quais se materializa um fluxo de objetos manuscritos, impressos e de ideias, movimento no qual se estabelecem sistemas de ligações entre várias regiões do mundo iberoatlântico.
- Editar “o ideal da beleza e do carácter” em Portugal: a Colecção Azul da Romano TorresPublication . Medeiros, NunoNos anos 1930, a editora portuguesa Romano Torres, pela mão do seu editor mais relevante, Carlos Bregante Torres, iniciou a publicação da Colecção Azul, de literatura categorizada como sentimental, destinada sobretudo a um público feminino. Os livros eram na sua larga maioria de origem francesa, com duas autoras como figuras principais: Max du Veuzit e Magali. Tendo sido a série de livros que maior sucesso conheceu na história da Romano Torres, a Colecção Azul foi das que mais importância teve no catálogo da editora e foi seguramente a que mais influenciou a sua saúde financeira.
- Determinants influencing distance learning at health technology higher education institutions in PortugalPublication . Teresa Ribeiro, Ricardo; Cunha, Gilda; Silva, Carina; Medeiros, Nuno; Viegas, Claúdia; Ferro, Amadeu; Poças, Ilda; Raposo, Hélder; Eiras, MargaridaIntroducing distance learning within higher education institutions (HEIs) is a key societal issue, especially in the health sector, due to its in vivo learning nature. Public policies play an important role in these digital environments. This study aims to identify the determinants influencing national public policies that foster digital learning transformation in Health HEIs in Portugal. A prospective survey, using the structural analysis of Godet’s method, is conducted, and data are gathered from different health sector stakeholders. Despite the efforts to increase digital literacy and funding toward digital learning in HEIs, a weak strategy and implementation of a national plan for distance learning in Health HEIs are still prevalent. The driver to success is grounded on national and international cooperation between health professionals, hospitals, and HEIs through transferability processes of innovative practices.
- Inovações na edição de livros ou a metáfora revolucionáriaPublication . Medeiros, NunoNeste capítulo, sistematiza-se um conjunto de notas em torno do tema da inovação na edição de livros e um dos seus efeitos narrativos, a revolução como consequência transfiguradora de algumas inovações. A partir de dois exemplos, o livro de bolso e o clube do livro, procura-se um enquadramento crítico que ajude a desconstruir algumas perspectivas lineares e automáticas acerca das consequências na cultura impressa da descoberta e da invenção de determinadas fórmulas de produção e circulação do livro.
- Cultura e comunicação impressas como trânsito e formulação do mundo: mediação, prescrição, apropriaçãoPublication . Medeiros, NunoEste capítulo incide sobre o editor de livros e o papel de mediação cultural e social que este exerce na sua actividade prescritiva e sobre a edição enquanto processo de produção e circulação de ideias ordenadoras da realidade. Procura-se analisar o editor enquanto personagem social nas suas práticas e a actividade editorial enquanto quadro de constituição de públicos, mercados, hierarquias e modos de ler e extrair sentido.
- Edição para o grande consumo em Portugal: cem anos de Romano Torres (1885/86-1990)Publication . Medeiros, NunoEste texto procura entender os modos como o mundo social da produção editorial da cultura impressa e publicada se estrutura historicamente na criação do livro e na sua circulação. O livro destinado ao grande consumo e à venda alargada surge como um laboratório interessante para o entendimento desse mundo social, cultural e económico, o da edição, porquanto constitua um ecossistema privilegiado de inauguração ou de teste de formatos, de processos narrativos e de formas de circulação e disseminação, e de modalidades de relacionamento com a criação e o recorte das obras editadas. O objecto que corporiza aqui esse estudo é o da Romano Torres, uma editora lisboeta centenária com actividade no espaço da língua portuguesa entre 1885-1886 e 1990. A fonte principal da pesquisa foi o acervo documental do Arquivo Histórico Romano Torres. A investigação empreendida sobre esta editora corresponde a uma exploração de caso a partir da qual se produz um conhecimento mais profundo e circunstanciado de um conjunto de mecanismos e processos sociais de construção editorial do mundo do livro com efeitos no contexto mais geral da edição para o grande consumo em Portugal entre o final do século XIX e o final do século XX.