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Abstract(s)
Este texto procura entender os modos como o mundo social da produção editorial da cultura impressa e publicada se estrutura historicamente na criação do livro e na sua circulação. O livro destinado ao grande consumo e à venda alargada surge como um laboratório interessante para o entendimento desse mundo social, cultural e económico, o da edição, porquanto constitua um ecossistema privilegiado de inauguração ou de teste de formatos, de processos narrativos e de formas de circulação e disseminação, e de modalidades de relacionamento com a criação e o recorte das obras editadas. O objecto que corporiza aqui esse estudo é o da Romano Torres, uma editora lisboeta centenária com actividade no espaço da língua portuguesa entre 1885-1886 e 1990. A fonte principal da pesquisa foi o acervo documental do Arquivo Histórico Romano Torres. A investigação empreendida sobre esta editora corresponde a uma exploração de caso a partir da qual se produz um conhecimento mais profundo e circunstanciado de um conjunto de mecanismos e processos sociais de construção editorial do mundo do livro com efeitos no contexto mais geral da edição para o grande consumo em Portugal entre o final do século XIX e o final do século XX.
Description
Keywords
Editora Romano Torres Edição de grande consumo Livro e cultura impressa Séculos XIX e XX
Pedagogical Context
Citation
Medeiros, Nuno. “Edição para o Grande Consumo em Portugal: cem anos de Romano Torres (1885/86-1990)”. Revista de Guimarães, vol. 132, 2022, pp. 99-246.