Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Inovações na edição de livros ou a metáfora revolucionária

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste capítulo, sistematiza-se um conjunto de notas em torno do tema da inovação na edição de livros e um dos seus efeitos narrativos, a revolução como consequência transfiguradora de algumas inovações. A partir de dois exemplos, o livro de bolso e o clube do livro, procura-se um enquadramento crítico que ajude a desconstruir algumas perspectivas lineares e automáticas acerca das consequências na cultura impressa da descoberta e da invenção de determinadas fórmulas de produção e circulação do livro.
This chapter systematizes a set of notes on the theme of innovation in book publishing and one of its narrative effects, the revolution as a transfiguring consequence of certain innovations. Based on two examples, the paperback book and the book club, this chapter seeks to provide a critical framework to help deconstruct certain linear and automatic perspectives about the consequences on print culture of the discovery and invention of certain formulas for the production and circulation of books.

Description

Keywords

Inovação e edição Revolução como metáfora Livro de bolso Clube do livro Innovation and publishing Revolution as metaphor Paperback Book club

Pedagogical Context

Citation

Medeiros, Nuno. “Inovações na Edição de Livros ou a Metáfora Revolucionária”. In Cristina Carrington, António Andrade e Emília Rocha de Oliveira (coords.). Do Manuscrito ao Livro Impresso e Eletrónico III. Aveiro e Coimbra: UA Editora – Universidade de Aveiro e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023, pp. 351-371.

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

UA Editora – Universidade de Aveiro; Imprensa da Universidade de Coimbra

Altmetrics