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  • Cassandra revisitada: a voz de uma ideologia
    Publication . Vinagre, Sandra Pereira
    Não sendo o mito uma realidade petrificada no tempo, a plasticidade que o caracteriza permite que ele seja reaproveitado para se defenderem ou criticarem novos valores característicos de um tempo moderno. Com o presente artigo pretendemos mostrar, nomeadamente a partir da peça Kassandra de Hans Schwarz (um dramaturgo de referência no Reich), uma reconfiguração do mito de Cassandra que se torna um importante veículo de uma ideologia, o nacional-socialismo. Através de uma equivalência do tempo mítico com o tempo actual, encontramos uma Cassandra que defende e reproduz valores absolutamente essenciais para o regime do III Reich e para a sua fundamentação ideológica, entre os quais a exaltação do nacionalismo exacerbado, a justificação da guerra contra os inimigos da Pátria e a proclamação da necessária sujeição e sacrifício do indivíduo às exigências da Nação. No fundo, numa procura de se encontrarem diferentes meios de divulgar e propagandear um ideário que se pretende expressar e principalmente legitimar, vemos como a utilização dos mitos clássicos, e designadamente o de Cassandra, se revela um reflexo da relação que os Homens e as sociedades têm com eles desde sempre estabelecido.
  • The Syria Trojan Women: from therapeutic theatre to a cry for action
    Publication . Vinagre, Sandra Pereira
    In a context of diaspora of the Syrian people, we find a set of innovative scenic proposals as a result of therapeutic theatre workshops in which refugees, the most visible face of the Syrian tragedy, are the protagonists. It is our goal to show how the inter-actions between the ancient and the modern, in addition to ensure the timelessness and universality of the Greek ancient drama, contribute not only to give these women a voice but also contribute to create a new revolutionary public sphere. We would like to show how these projects of adaptations of Greek tragedies went from promoting personal healing to a new revolutionary public sphere based on new models to improve civic commitment.
  • Casandra entre dos mundos: de personaje secundario a protagonista en la Alemania Nazi
    Publication . Vinagre, Sandra Pereira
    En uno de sus primeros discursos, Joseph Goebbels, Ministro de la Propaganda Nazi, refería que uno de sus objetivos era crear una Gleichschaltung, es decir, una coordinación ideológica entre el Gobierno y el Pueblo Alemán. Para el nacional-socialismo la cultura se restringía así a ser solamente una herramienta del Estado y el teatro uno de los medios para alcanzar esa coordinación. En ese tiempo, varios autores, valorados por el régimen Nazi, hicieron adaptaciones de tragedias griegas. No siendo el mito una realidad petrificada en el tiempo, la plasticidad que lo caracteriza permite que sea aprovechado para la defensa de nuevos valores. Es nuestro objetivo mostrar cómo uno de esos autores, Hans Schwarz, eleva la figura secundaria de Casandra a protagonista, transformando el poder de su conocimiento en un importante vehículo de una ideología: el nacional-socialismo. Mediante una interacción entre el tiempo mítico y el tiempo presente, encontramos una Casandra defendiendo valores absolutamente esenciales para el III Reich y para su motivación ideológica, entre los cuales se destacan la exaltación del nacionalismo exacerbado, la justificación de la guerra contra los enemigos de la Patria y la proclamación de la sumisión necesaria y sacrificio del individuo a las exigencias de la Nación.
  • As mulheres troianas da Síria. Leituras contemporâneas da tragédia de Eurípides
    Publication . Vinagre, Sandra Pereira; Serra, José Pedro da Silva Santos
    A tragédia das mulheres troianas tem sido apreciada praticamente desde sempre e a partir do século XX deixa de ser novidade a representação da tragédia de Eurípides em contexto de guerra. No entanto, quando um grupo de mulheres sírias, refugiadas na Jordânia, sem qualquer experiência de actuação, apresenta ao público a sua própria leitura do drama clássico, intitulada Syrian Trojan Women e com encenação de Omar Abusaada, abre-se um novo capítulo na história da recepção do drama clássico e que assume contornos claramente políticos quando a peça é readaptada e transformada para a sua representação num palco ocidental, agora intitulada de Queens of Syria e com encenação de Zoe Lafferty. Partindo da análise destas duas peças de teatro, esta tese apresenta, por um lado, uma reflexão sobre o motivo da escolha de uma peça incluída no cânone ocidental para representação por um grupo de sírias, o modo como a abordagem terapêutica, que esteve na base do projecto inicial, se reflectiu nas modificações à peça clássica, substituindo-se o conceito de fidelidade pelo conceito de testemunho, e de como a sua transferência para um palco ocidental levou a um processo transformativo que é revelador da importância e influência de um específico contexto social e político e de uma mensagem única que se pretende transmitir e influenciar, afectando a análise de categorias trágicas como a culpa e a responsabilidade e inclusive conduzindo a uma inversão do processo da catarse. Por outro lado, esta tese analisa o modo como estas novas leituras da tragédia de Eurípides, apesar de representadas para um público do século XXI, se interligam com o momento da representação das tragédias na polis, através da procura da recuperação do elo entre o teatro e valores intrínsecos a um sistema democrático, responsabilizando-se directamente o público sobre o resultado das suas escolhas políticas num mundo cada vez mais globalizado. Persiste a procura da resposta à pergunta da esfinge, agora formulada de outra forma, consequência das dificuldades enfrentadas pelas mulheres sírias nos países de acolhimento: “What does it mean to be a human?”.
  • As mulheres troianas da Síria
    Publication . Vinagre, Sandra Pereira
    Pouco tempo depois do início da Guerra civil na Síria, o mundo assiste à diáspora de todo um Povo. É neste contexto que Omar Abusaada, dramaturgo sírio, reescreve a peça de Eurípides, As Troianas, em cuja representação as atrizes não são profissionais, mas antes sírias refugiadas. Substituindo as histórias de cada uma das personagens da peça original pelas histórias reais destas mulheres, assistimos à renovação da tragédia de Eurípides, num paralelismo evidente entre os sofrimentos das troianas e os das mulheres sírias. A este projeto seguiu-se a reescrita e representação de outras duas tragédias antigas, também com refugiadas como atrizes, projeto este que não só veio atestar, uma vez mais, a intemporalidade e universalidade das questões colocadas nas tragédias, como também veio contribuir para dar uma plataforma à voz destas mulheres e às suas histórias.
  • Cassandra: a voz de uma ideologia
    Publication . Vinagre, Sandra Pereira; Serra, José Pedro
    Não sendo o mito uma realidade petrificada no tempo, a plasticidade que o caracteriza permite que ele seja reaproveitado para se defenderem ou criticarem novos valores. Com a presente dissertação pretendemos mostrar como, nomeadamente a partir da peça Kassandra de Hans Schwarz, assistimos a uma reconfiguração do mito de Cassandra transformando o poder do seu conhecimento superior num importante veículo de uma ideologia, o nacional-socialismo. Mediante uma interacção entre o tempo mítico e o tempo presente, encontramos uma Cassandra que defende e reproduz valores absolutamente essenciais para o regime do III Reich e para a sua fundamentação ideológica, entre os quais a exaltação do nacionalismo exacerbado, a justificação da guerra contra os inimigos da Pátria e a proclamação da necessária sujeição e sacrifício do indivíduo às exigências da Nação.
  • Ecos de Cassandra num Auto de Gil Vicente
    Publication . Vinagre, Sandra Pereira
    O facto de os mitos estarem sempre em construção é algo que se torna particularmente importante e evidente em momentos de crise, colectiva e/ou individual, e em situações de mudança, ou mesmo de ruptura, com a tradicional ordem das coisas, procurando-se desta forma um novo sentido para elas. Ora, Gil Vicente, num momento transitório entre o fim da época medieval e o início do Renascimento, escolhe escrever uma peça que intitula de Sebila Cassandra, fazendo da figura mítica personagem principal do seu Auto. Com este artigo pretendemos procurar ecos da Cassandra clássica na Cassandra vicentina por forma a demonstrar como o contexto social e histórico da época do dramaturgo contribui, e de que forma, para a reconfiguração do mito. Procuraremos desta forma evidenciar como a literatura comparada continua a surgir como um espaço privilegiado de reflexão sobre o carácter histórico e social que envolve qualquer obra literária assim como as relações de interdisciplinaridade que promove.