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  • :Estúdio, nº36 (Out./Dez. 2021)
    Publication . Queiroz, João; Márquez Casero, María Victoria; Vázquez Carpio, Leticia; Moreira, Raquel; Casanova Fernández, Ramón; Ramón Soriano, María del Mar; Oliveira, Bruno Marcelino de; Llobet, Jasmina; Fernandez Pons, Lluís; Barbeito Andrés, Leticia; Araujo, Fernanda M. O.; Toda, Egidio Shizuo; Elidio Adão, Edson; Furegatti, Sylvia; Stoco, Sávio Luís; Maneschy, Orlando; Ferreira, Joseane Alves; Marques, Jane Aparecida; Macedo, Daniela Remião de; Vázquez Carpio, Leticia Azahara; Zanón Cuenca, María José; Mengual, Imma
    A inovação integra a manifestação artística de um modo que parece ser-lhe essencial. É uma renovação constante, de dentro para fora, reconstrói-se e restrutura-se quase em permanência, interrogando paradigmas. As novas formulações as próprias categorias e géneros são reformulados em permanência, reorganizados e reconstruídos. A complexidade adensa-se com as estruturas organizadas de salvaguarda, de acervo e de disseminação, partilhando-se a autoria em direção a um coletivo cultural e civilizacional. Os artigos reunidos neste número 36 da Revista Estúdio propõem uma abordagem entre pares: são, como aqui é apanágio, os próprios artistas que escolheram e analisaram as obras dos seus companheiros de profissão que aqui são apresentados
  • Gama, nº6 (Jul./dez. 2015)
    Publication . Queiroz, João; Freitas, Marcos Paulo Martins de; BRONZE, MANUELA; Arçari, André Nascimento; Pohlmann, Angela Raffin; Teixeira, Henrique Augusto Nunes; Silva, Joana Raquel Barroso de Carvalho e; Amarante, Joana Aparecida da Silveira do; Gobatto, Marcelo Roberto; Demarchi, Rita de Cássia; Rey Villaronga, Gonzalo José; Mata Piñeiro, Manuel; Kanaan, Helena Araújo Rodrigues; Reis, Jorge dos; Albuquerque, Isabel; Belo Gonçalves, Marcela; Jerônymo, Ciliani Celante Eloi; Simões, Diana Margarida Rocha; Wandekoken, Katler Dettmann; Sousa, Cinara Barbosa de; Nascimento, Cinthya Marques do; Maneschy, Orlando; Pinto, Paulo Emílio Macedo; Elias, Cláudia Dias; Fonseca, Lúcia; Robinson Achutti, Luiz Eduardo; Villeroy Corona, Marilice; Viruete, Joaquín Escuder
    Crescer na intervenção e na comunicação é um dos objetivos da Revista Gama, estudos artísticos. Promove-se a comunicação, formal, dentro das regras da comunicação académica, através de textos cuja característica comum é serem escritos por artistas, sobre a obra de outros artistas. Este foi o critério base que inspirou o projeto das iniciativas associadas ao Congresso CSO (criadores sobre outras obras), que já completou seis anos de disseminação. A Revista Gama singularizou-se por convocar artistas e obras que de algum modo estariam esquecidos, desconhecidos, ou ainda pouco divulgados. Obras cuja execução tem raízes em passados mais ou menos recentes, mas que pelo excesso de discursos na contemporaneidade, não obtiveram a divulgação desejada. Este é um propósito de intervenção no conhecimento patrimonial: as obras existem, foram executadas, enriquecem o nosso património, mas há que as fazer funcionar, dar a conhecer, aos outros artistas, aos especialistas, ao grande público. Assim se reuniram neste número 6 da Revista Gama vinte e quatro artigos originais, procurando-se, na sua sequência e articulação, algumas relações de pertinência e afinidade. Olhares sobre arquivos, sobre acervos, sobre coleções, conjuntos muitas vezes fechados e em perigo de esquecimento, ou de incompreensão: uma entrada discreta que se abre para o interior de uma câmara escura, que é um espaço cheio de imagens por revelar.
  • :Estúdio, vol.7, nº14 (Abr./Jun. 2016)
    Publication . Queiroz, João; Salteiro, Ilidio; Tosetto, Guilherme Marcondes; Martins, Marta; Lopes, Almerinda; Radulescu De Barrio De Mendoza, Mihaela; Cirillo, Aparecido José; López López, Marta; Grigolin Moraes, Fernanda; Pérez Suárez, Ventura Alejandro; García Rotger, Carmen Elena; Hidalgo Valencia, Isabel; García Lema, Natalia Desirée; Loeck Hérnandez, Juan; Corbato, Román; Correia, Carlos; Coimbra, Prudência Antão; Nicolaiewsky, Alfredo; Maneschy, Orlando; Castro Silva, João; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Prieto, Margarida P.
    Criação, da emancipação ao resgate A criação pode traduzir-se como a transformação de pensamento em coisa. Quando os materiais ganham um sentido mercê de uma reorganização, uma intenção, esses materiais podem ser lidos.A arte tem uma prerrogativa sobre a utilidade: dispensa-a ontologicamente. Mas essa utilidade contraria-se na sua materialidade: qualquer peça de arte, aclamadamente inútil no seu valor facial, encontra-se ancorada na utilidade das máquinas e dos suportes que permitem a sua exibição. Na arte contemporânea costuma ser preciso ligar um aparelho. E a arte, parecendo cada vez mais livre e emancipada, exige cada vez mais cadeias de produção, divisão do trabalho, mercadorias, utilidades. Os 17 artigos reunidos neste número 14 da revista Estúdio abrangem as relações e as distâncias, os materiais e as pessoas, os vínculos temporários que suportam novos pensamentos. Fica patente, neste itinerário pleno de ligações entre pessoas, culturas, passados e presentes, a arte: uma ligação intermitente com os objetos, os materiais, que ora se tornam vestígios, ora cifrados, ora mediatizadores de uma ligação mais profunda que radica na condição humana.
  • :Estúdio, vol.9, nº23 (Jul./Set. 2018)
    Publication . Queiroz, João; Rizolli, Marcos; Susigan, Cristina; López López, Marta; Prieto, Margarida P.; Huete Iglesias, Julia; Mol, Bárbara; Carvalho, José Marcos Cavalcanti de; Domínguez Muñido, Javier; Loureiro, Domingos; Ramón Soriano, María del Mar; Herberto, Luís; Castro Silva, João; Vieira, Karine Gomes Perez; Elorza Ibáñez De Gauna, Concepción; Cancio, Arturo; Maneschy, Orlando; Cidade, Daniela Mendes; Velloso, Beatriz Pimenta; Zaranza, Raylton
    Às vezes as palavras podem ser escondidas antes de ser ditas, cabendo ao artista, ou ao poeta, a capacidade de as revelar. São coisas difíceis, pois tratam-se de coisas de difícil acesso, apenas franqueadas pelos poetas e artistas. E estes artistas, convocados por outros artistas, se anunciam vivos pelo olhar da afinidade, pela convergência para lá do visível, pela cumplicidade assinalada. Assim se reunem os artigos deste número da revista Estúdio 23.
  • :Estúdio, vol.7, nº13 (Jan./Mar. 2016)
    Publication . Queiroz, João; Maneschy, Orlando; Sobral, Keyla Tikka; Rizolli, Marcos; Rahim, Shakil Y.; Rodrigues, Ana Leonor Madeira; Garrido Román, Mar; Girardi Piva, Márcia Helena; Palmela, Ana Sofia Ré de Oliveira; García-Perera, José-Manuel; Marques, Tatiana Lee; Schultz Myczkowski, Rafael; Valesini, María Silvina; Khouri, Omar; Souza, João Wesley de; Romero Baamonte, M Eugenia; Hernández Simal, Iratxe; Farina, Mauricius; Serrano-León, David; Herres Terraza, Cristiane; Spínola Elías, Yolanda; Obradó-Santaoliva, Emilia; Figueiredo Vieira Da Cunha, Eduardo; Ramos, José Artur; Salteiro, Ilidio; Castro Silva, João; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Prieto, Margarida P.
    A revista Estúdio inaugura neste começo do seu sétimo ano de existência uma periodicidade mais exigente: publica-se agora com um ritmo trimestral. No número 12 da Estúdio tinha-se lançado o tema “Identidade”. A muito boa resposta que o tema suscitou levou-nos a desdobrar a publicação dos artigos selecionados em dois números consecutivos da revista. Assim tem-se no presente uma segunda identidade. Fala-se de variabilidade e de identidade, sendo uma condição da outra. Neste ponto é pertinente recorrer a Darwin, que dscreve este olhar dividido, no capítulo 5 de a origem das espécies, no capítulo intitulado “Leis da variação.” Aí Darwin interroga-se sobre a duplicidade disfórica entre um antepassado comum — sinal do idêntico — e os dois tipos de diferenciação: as diferenças antigas e tornadas mais ou menos permanentes, que ocorreram antes de mudanças climáticas ou ambientais, e as diferenças que florescem nas partes mais recentes dos corpos — os caracteres específicos. Na Estúdio não estudamos propriamente seres vivos, mas sim discursos. Mas como as espécies, há troços do discurso que antecedem as mudanças ambientais (por exemplo, idiomas, algumas regras gerais comportamento) e outros, específicos, que sucedem às mudanças ambientais e contextuais. Assim os artigos aqui reunidos dão testemunho de uma referencialidade comum, profunda, antiga, e ao mesmo tempo de uma diversidade discursiva, que corresponde às suas diferenças contextuais. A identidade engana os incautos: o que ela mostra é o que ela esconde. Escondido atrás de ti, estão os que te chamam, os que te interpelam, os que te preenchem o sentido. Este, pleno, parece formar-se no outro. Afinal, os indivíduos podem ser como as palavras: o seu significado depende de todas as outras ausentes
  • Croma: vol.3, nº5 (Jan./Jun. 2015)
    Publication . Queiroz, João; Martín-Sánchez, Olegario; Palazón Cascales, Bartolomé; Vidal Vidal, José Manuel; Redondo-Arolas, Mar; Freixa, Pere; Prates, Katia Maria Kariya; Guixà, Ricardo; Dias, Lincoln Guimarães; Castellanos Vicente, María; López Páez, M. Montserrat; Maio, Ana Zeferina Ferreira; Aulicino, Marcos Rodrigues; Oliveira, Ronaldo Alexandre de; Soares, Lilian de Carvalho; Gonçalves, Thaís; Sixtos Cesteros, Rita; Aguilar Moreno, Dra. Marta; Vasconcelos, Flávia Maria De Brito Pedrosa; Guillermina Valent, María; Rauscher, Beatriz; López Diezma, Luís Ángel; PAGATINI, RAFAEL; Teixeira, Henrique Augusto Nunes; Radulescu De Barrio De Mendoza, Mihaela; Gonzales Mendiburu, Rosa; Grando, Angela; Tavares, Reginaldo da Nóbrega; Rahim, Shakil Y.; Maneschy, Orlando
    Como é característica fundadora do projeto CSO – criadores sobre outras obras – os artistas são aqui convidados a comunicar o seu conhecimento sobre outros artistas, dentro de um descentramento que toma os idiomas ibéricos como uma plataforma territorial de emergência, e de resistência, também. É uma área cultural periférica, alternativa, que se afirma em crescente grandeza. Dentro deste dispositivo comunicativo, a revista Croma delimita mais ainda o seu tema, nos artistas que de algum modo fazem incorporar a implicação social, a interação e a criação e formação de novos públicos como um dos componentes estruturantes da sua obra. Surgem na Croma obras intervenientes, que provocam, e que convocam, que estabelecem pontes, ou que as ameaçam. São obras em que a componente relacional (N. Bourriaud) ou formativa e integradora (P. Freire) assumem uma atualidade constante e renovada. Os artigos reunidos neste quinto número da Revista Croma propõem, no seu conjunto uma intenção de proximidade, de confronto com realidades, de inconformismo, de procura e de questionamento identitário. Dos seus múltiplos países e das suas diversificadas abordagens a variadas técnicas, os vinte e cinco artigos aqui apresentados complementam o poder do desassossego e da inquietação poética: os artistas falam connosco, através de outros artistas, que os souberam ver e ouvir.
  • Croma: vol.5, nº10 (Jul./Dez. 2017)
    Publication . Queiroz, João; Maneschy, Orlando; Pereira, Teresa Matos; Lópes Páez, M. Montserrat; Gonçalves, Flávio; Padilla Machó, Oscar; Paraguai, Luisa; Pires, Susana Maria; RAMÍREZ-DOMÍNGUEZ, SARA; GONZÁLEZ PALACIOS, MARÍA DEL ROCÍO; Corbato, Román; Silva, Thais Gomes da; Azevedo De Souza, Samara; Rita, Dora Iva; Loureiro, Domingos; Geraldo, Sheila Cabo; Suniaga Marín, Susana
    Cidadania e arte, uma questão de revolução. A perfeição do gosto académico reproduz a perfeição do Estado absoluto, a disciplina é descoberta e lança mão de toda a coreografia: os gestos significam, e por isso os gestos são determinados no novo ballet da política esclarecida. Então como é que a revolução chega às artes? Precisamente por as artes funcionarem a um ponto tão modelar e exigente, nas academias, que vão ser chamadas a fornecer novos espelhos da nova perfeição programática. Quando a revolução começa a anunciar-se, os artistas vão reivindicar a representação apolínea da revolução, perfeita como as artes decorativas, como as alamedas de Versailles. Neste número da revista Croma apresenta-se uma seleção de artigos que, além de tratarem a obra de artistas pelo olhar de outros artistas, fazem-no apontando perspetivas implicadas, comprometidas, relacionais.
  • :Estúdio, vol.4, nº8 (Jul./Dez. 2013)
    Publication . Ramos, José Artur; Queiroz, João; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Fernández-Fariña, Almudena; Barbosa, Álvaro; Delgado, Antonio; Cirilo, Aparecido José; Tejo, Carlos; Rocha, Cleomar; Paiva, Francisco; Alvelos, Heitor; Meana, Juan Carlos; Serra, P.; Escuder Viruete, Joaquín; Montoya Hortelano, Josep; Rekalde, Josu; Veneroso, Maria Do Carmo De Freitas; Villeroy Corona, Marilice; Salvatori, Maristela; Febrer Martín, Mònica; Marcondes, Neide; Sacramento, Nuno; Maneschy, Orlando
    Neste número temático da revista Estúdio lançou-se o desafio aos criadores e artistas para debaterem e estudarem a obra de seus companheiros de profissão, outros artistas, dentro do tema da paisagem.Poderemos, a posteriori, agrupar os 39 artigos, aqui aprovados e apresentados, segundo quatro eixos temáticos: a. Testemunho da paisagem; b. Perda da paisagem; c. Paisagens urbanas; d. Sustentabilidade. No primeiro núcleo, testemunho da paisagem, consideramos os artigos que refletem sobre artistas cuja obra integra uma componente contemplativa, onde se sente a busca de um sentido profundo. No segundo núcleo, perda da paisagem, poderemos agrupar os artigos que se debruçam sobre formas de resgate de algo que se sente estar perdido. Reflete-se sobre os vestígios de um mundo antigo, sem quebras, sem separações entre o homem e a natureza, ou sobre a nostalgia da sua recuperação através de uma redenção introspetiva. No terceiro núcleo, paisagens urbanas, encontramos artigos que meditam sobre a textura ambiental urbana e sobre os meios de simulação inerentes aos recursos cenográficos presentes nos espaços públicos e partilhados por um elo social: os espaços codificados. No quarto núcleo acompanhamos a tendência mais ou menos ativista, onde o artista carrega o peso do perigo, a ameaça sobre os sistemas vivos, e receia o fim das paisagens. A sustentabilidade exige agilidade e alterações nos estilos de vida, exige uma economia reinventada. Agruparam-se assim os artigos seguindo uma teia de afinidades, sendo decerto uma organização segundo critérios de oportunidade temática: encontrar texturas globais no tecido do discurso sobre arte, nos textos dos artistas
  • :Estúdio, nº33 (Jan./Mar. 2021)
    Publication . Queiroz, João; Marcondes, Neide; Marcondes Martins, Nara Silvia; Viladomiu Canela, Ángels; Marques, Ines Andrade; Cantalozella, Joaquim; Corujo, Cecília; Perez, Karine; Del Río Comesaña, Diego; Charréu, L.; Santiago Martín De Madrid, Paula; Maneschy, Orlando; Santos, Thayfani Eduarda; Almozara, Paula; Frade, Isabela; Zielinsky, Mônica; Loureiro, Domingos; David, Diana
    Dentro do imaginário, movido de dentro, pelos artistas, sente-se uma falta emergente de conteúdo artístico. A arte torna-se ressonância de desamor, encerra um vazio interior, esvaziado o humanismo e a vontade de partilha. Impõe-se um rasgar de imaginários, pois existe uma fome de imaginação, uma carência generalizada de arte, devido talvez a uma profunda ausência de amor. É uma crise epidémica, quase ausência generalizada de saúde, falta de relação, de calor, e de pulsão. Em fundo, a profunda solidão, a frieza e o mal-estar da vida urbana e moderna. O desafio é manter a comunicação, chegar ao outro, amar. Será uma proposta a colocar aos artistas, esta proposição de um imaginário de resgate. Afinal de que se trata, este “imaginário de resgate”? Trata-se de um desejo pelo imaginário, uma vontade de comunicar, uma pulsão de partilha, uma verdade a colocar em comum. É um verdadeiro caminho, trilhado pelos homens desde que há pensamento, e desde que há pensamento artístico. Em comum, uma inclinação para uma beleza, para um valor em comum, para uma descoberta das formas, para uma concretização plástica, material, do que é sonhado e pensado como mais belo. Para este número 33 da Revista Estúdio foram selecionados 15 artigos que tomam como escopo o olhar de artistas sobre outros artistas, num olhar de resgate entre criadores.
  • :Estúdio, vol.10, nº28 (Out./Dez. 2019)
    Publication . Queiroz, João; Lopes, Almerinda; Hernández Simal, Iratxe; caseirao, armando; Rodríguez Cañestro, Sheila; Garcerá Ruiz, Javier; Cole, Ariane Daniela; Maneschy, Orlando; Stoco, Sávio Luis; Lesnovski, Ana Flávia Merino; Larín, Letícia; Cantalozella, Joaquim; Rodrigues, Teresa Palma; Padilla Machó, Oscar; Viruete, Joaquín Escuder; Linhares, Mário; Corujo, Cecília; Alberti, Raquel Sampaio; Esther Santamaría Fernández, Ana
    Nunca como agora se conviveu com tanta invisibilidade: as imagens são hegemónicas, omnipresentes, e por isso invisíveis. Já não são dramáticas, são virais. São baratas, pervasivas, instantâneas. Aceites no seu valor micro, as imagens são monetizada, transformadas em liquidez. As imagens, cada vez mais visíveis, são por isso invisíveis. De certo modo poderemos acompanhar estas perplexidades na presente edição, onde os artistas são desafiados à visibilidade, através dos artigos aqui reunidos.