Loading...
100 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 100
- O Estado Novo em questãoPublication . Domingos, Nuno; Pereira, Victor
- Uma nação sem sociedadePublication . Domingos, Nuno
- Portugal 2024, imaginado desde o 25 de AbrilPublication . Domingos, Nuno
- A experiência da ida ao cinema nos subúrbios de Lourenço MarquesPublication . Domingos, NunoNos subúrbios de Lourenço Marques, a ida ao cinema incluía-se entre os consumos culturais de um espaço urbano precário e instável, que crescia sob o domínio colonial português. Baseado num conjunto de testemunhos de indivíduos que durante o período colonial habitaram os bairros suburbanos da capital de Moçambique colonial, este texto procura interpretar o significado destes consumos, as suas funções e usos quotidianos.1 As imagens que chegavam às telas suburbanas dependiam das escolhas dos distribuidores e exibidores cinematográficos, bem como da ação dos vários mecanismos de censura mobilizados pela administração portuguesa. Nesta periferia, a ida ao cinema foi ainda condicionada por obstáculos materiais e preconceitos morais, que afastaram muitos habitantes das salas. Apesar destes bloqueios, a ida ao cinema foi para alguns dos moradores dos bairros suburbanos uma experiência extraordinária. As leituras e reações suscitadas por estes filmes nos bairros suburbanos revelam como a receção cinematográfica se encontrava incrustada nas práticas, representações e expectativas dos espectadores locais. Neste sentido, o subúrbio de Lourenço Marques foi um lugar de apropriação e ressignificação dos produtos de um comércio global.
- Ensaio Bibliográfico, “Amália Rodrigues e o século xx português”Publication . Domingos, Nuno
- Les reconfigurations de la mémoire du colonialisme portugais : récit et esthétisation de l’histoirePublication . Domingos, NunoL’empire colonial est un élément central de la construction officielle de l’identité nationale portugaise. Le processus d’indépendance des anciennes colonies après le 25 avril 1974 a conduit à la reconfiguration des manières de raconter le passé. Basé sur deux études de cas, cet article prétend analyser comment des nouvelles médiations et des nouveaux récits ont été utilisés pour reconfigurer cette mémoire. Le cas de la construction biographique du joueur de football mozambicain Eusébio da Silva Ferreira, le grand héros du football portugais, et l’analyse de l’héritage de l’architecture coloniale moderne portugaise visent à démontrer le rôle que ces récits produits dans des champs d’activités spécifiques ont joué dans le maintien d’un discours portant sur la grandeur coloniale, discours qui est lui-même une dimension de l’institutionnalisation de ces champs.
- "Dos Subúrbios da Lourenço Marques Colonial aos Campos de Futebol da Metrópole", uma Entrevista com Hilário Rosário da ConceiçãoPublication . Domingos, NunoEntrevistei Hilário Rosário da Conceição em 2007. Encontrava-me nessa altura a meio de um projecto de doutoramento sobre Lourenço Marques. O futebol oferecera-me um laboratório para estudar as dinâmicas desta cidade colonial, em especial a vida do seu subúrbio. Voltei a falar com ele, pelos mesmos motivos, em 2008. Mais recentemente, em Setembro de 2013, contactei-o para nova conversa, desta vez com vista a esta publicação nos Cadernos de Estudos Africanos. Hilário acedeu. Concordou também que utilizasse partes das entrevistas anteriores, em alguns aspectos mais precisas em relação ao conjunto de assuntos focados. O que se apresenta de seguida é uma montagem dessas três entrevistas. Todos estes encontros decorreram no café Bóia Verde, junto ao Estádio de Alvalade.
- Formas quotidianas da resistência africanaPublication . Domingos, Nuno; Silva, Rosa Cruz e
- A gourmetização da comida da pobreza. O presidium Slow Food do queijo SerpaPublication . West, Harry G.; Domingos, NunoEntre os novos participantes na secção "Presidium" da sexta edição da exposição internacional Cheese, realizada em Bra, Itália, entre 21 e 24 de Setembro de 2007 e organizada pela Slow Food, estiveram representantes do queijo Serpa, produto da região portuguesa do Alentejo. Num pequeno balcão refrigerado, ladeado por cartazes com imagens, o nome, a descrição e a contextualização do produto, estavam em exibição vários queijos. Em cima da bancada, folhetos em inglês e em português dispostos em pilhas de forma ordenada descreviam o Serpa como "um queijo de leite cru de ovelha feito com um coagulante de cardo". Os delegados do queijo Serpa convidavam os visitantes a provar o queijo. Alguns demoravam-se para ficar a saber mais acerca dos seus produtores e do seu projeto de constituir um presidium.
- As linguagens do futebol em Moçambique: colonialismo e cultura popularPublication . Domingos, Nuno