Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 15
  • Why are caring masculinities so difficult to achieve? Reflections on men and gender equality in Portugal
    Publication . Cunha, Vanessa; Rodrigues, Leonor Bettencourt; Correia, Rita; Atalaia, Susana; Wall, Karin
    The emergence of caring masculinities in many parts of the world has been assessed in several reports since the early 2000s, all of them highlighting the virtuous impact of this reshape in male identities and practices for gender equality improvements in societies (Connell 2003; Norwegian Ministry for Children and Equality 2009; Scambor et al. 2013; Levtov et al. 2015; Heilman et al. 2017; Santos et al. 2016; Wall et al. 2017). Indeed, after decades of women demanding equal rights and opportunities and for the end of male domination and its harmful costs in their lives, caring masculinities arise as a strong ally against hegemonic masculinity.
  • Como evoluíram as famílias em Portugal
    Publication . Atalaia, Susana; Wall, Karin; Cunha, Vanessa; Marinho, Sofia; Ramos, Vasco
    Em Portugal a dimensão média das famílias reduziu-se significativamente em 50 anos, passando de 3,8 pessoas por família, em 1960, para 2,6 pessoas, em 2011. O casal (com e sem filhos) continua a ser a forma predominante de organização da vida familiar (62% das famílias em 1960 e 59% em 2011). Nos últimos 50 anos assistiu-se ao aumento do peso relativo dos casais sem filhos (de 15% em 1960, para 24% em 2011), dos núcleos familiares monoparentais (de 6% em 1960, para 9% em 2011) e das pessoas que vivem sós (de 12% em 1960, para 20% em 2011) e à diminuição do peso das famílias complexas (de 15% em 1960, para 9% em 2011).
  • WHITE PAPER – Men and Gender Equality in Portugal
    Publication . Wall, Karin; Cunha, Vanessa; Atalaia, Susana; Rodrigues, Leonor Bettencourt; Correia, Rita; Correia, Sónia Vladimira; Rosa, Rodrigo
  • Políticas de apoio económico às famílias em 2013
    Publication . Wall, Karin; Leitão, Mafalda; Atalaia, Susana; Cunha, Vanessa
    Num contexto de crise económica agravaram-se as condições de vida das famílias portuguesas. Dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (INE, EU- SILC 2013) indicam que 18,7% da população portuguesa (cerca de dois milhões de pessoas) estava em risco de pobreza em 2012, mais 0,8 p.p. do que em 2011 (17,9%). A taxa de risco de pobreza era mais elevada nos menores de 18 anos (24,4%), nas famílias monoparentais (33,1%), nas famílias com duas (19,8%) ou três e mais crianças (40,4%) e nos desempregados (40,2%).
  • Policy Brief III - Principais conclusões e recomendações do Livro Branco. Homens e Igualdade de Género em Portugal
    Publication . Wall, Karin; Cunha, Vanessa; Atalaia, Susana; Rodrigues, Leonor Bettencourt; Correia, Rita; Correia, Sónia Vladimira; Rosa, Rodrigo
    No âmbito do projeto O papel dos homens na igualdade de género, foi lançado o primeiro de três Policy Brief previstos: Homens, papéis masculinos e igualdade de género. Este Policy Brief, desenvolvido em parceria pelo ICS-ULisboa e pela CITE e financiado pelo Programa EEA Grants e pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, faz o ponto da situação da igualdade de género em Portugal em domínios estruturantes da existência de homens e mulheres, como sejam o mercado de trabalho, os rendimentos/situação económica, a família e a educação. Com especial enfoque na condição dos homens, procura oferecer um retrato tão atual quanto possível da situação em cada um destes domínios a partir da análise secundária de indicadores-chave, tendo em linha de conta o género e o grupo etário. Adicionalmente apresenta ainda o cálculo da disparidade de género para cada indicador. Desenvolve também uma breve análise comparativa de um leque mais restrito de indicadores, de modo a aferir a posição relativa de Portugal face aos restantes países da União Europeia.
  • Livro Branco. Homens e Igualdade de Género em Portugal
    Publication . Wall, Karin; Cunha, Vanessa; Atalaia, Susana; Rodrigues, Leonor Bettencourt; Correia, Rita; Correia, Sónia Vladimira; Rosa, Rodrigo
    O principal objetivo do Livro Branco Homens e Igualdade de Género em Portugal é o de sintetizar informação considerada relevante sobre homens, papéis masculinos e igualdade de género e contribuir para a identificação de desafios e recomendações no âmbito deste tema, a debater e a ponderar por todas as entidades e atores sociais interessados na promoção da igualdade de género na sociedade portuguesa.
  • As Crianças e a Crise em Portugal: Vozes de Crianças, Políticas Públicas e Indicadores Sociais, 2013
    Publication . Wall, Karin; Almeida, Ana Nunes; Vieira, Maria Manuel; Cunha, Vanessa; Atalaia, Susana; Rodrigues, Leonor Bettencourt; Coelho, Filipa
    O relatório “As Crianças e a Crise em Portugal” tem como objectivo fazer um retrato aprofundado e actualizado sobre a infância em Portugal em período de crise. Apesar de se reconhecer o impacto dramático que a crise económica está a ter nas crianças e nas suas famílias, pouco se sabe sobre a situação real das mesmas e nada é dito sobre o que poderia ser feito para proteger os direitos e interesses das crianças no presente e no futuro próximo.
  • Policy Brief II - Homens e licenças parentais: quadro legal, atitudes e práticas
    Publication . Cunha, Vanessa; Atalaia, Susana; Wall, Karin
    O atual regime de ‘proteção na parentalidade’, implementado em 2009, constituiu uma viragem emblemática na política de licenças ao inscrever o direito fundamental à conciliação família-trabalho no âmbito de uma política de igualdade de género (ver Caixa 2). O reforço dos direitos do pai e o incentivo à partilha da licença parental inicial entre os progenitores são medidas que visam promover a igualdade entre homens e mulheres na articulação entre vida familiar e vida profissional. Se, por um lado, a nova lei permite aos homens a entrada na esfera doméstica por via dos cuidados aos filhos, por outro, possibilita às mulheres a manutenção do seu posto de trabalho, ao impedir que o nascimento de um filho afete a progressão na carreira profissional. Mas, ao premiar a partilha da licença parental entre os progenitores com um mês de bónus, as novas medidas vieram também promover o bem-estar do bebé, permitindo que este permaneça mais tempo sob o cuidado dos pais.
  • Observatório das Famílias e das Políticas de Família - Relatório 2012
    Publication . Wall, Karin; Atalaia, Susana; Leitão, Mafalda; Marinho, Sofia
    Neste terceiro relatório anual, o Observatório das Famílias e das Políticas de Família – OFAP prossegue a sua tarefa de analisar e divulgar as mudanças ocorridas nas dinâmicas familiares e nas políticas de família na sociedade portuguesa. Tal como nos relatórios anteriores, procurámos identificar o que mudou nestas dimensões da vida social durante o ano anterior (2012), não deixando de alargar o eixo temporal da análise ou de situar Portugal no contexto europeu sempre que os dados disponíveis o permitiram.
  • Família
    Publication . Wall, Karin; Cunha, Vanessa; Atalaia, Susana