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- Young people and sex education: knowledge, sources and resourcesPublication . Ferreira, Tatiana; Vieira, Maria Manuel; Vilar, Duarte; Cunha, Vanessa; Pelixo, Paulo
- Da crise à pós-crise: os objetivos de desenvolvimento sustentável e a situação das crianças e dos jovens adolescentes em cinco países europeusPublication . Cunha, Vanessa; Vieira, Maria Manuel; Atalaia, Susana; B. Correia, Rita; Ferreira, Tatiana
- As Crianças e a Crise em Portugal: Vozes de Crianças, Políticas Públicas e Indicadores Sociais, 2013Publication . Wall, Karin; Almeida, Ana Nunes; Vieira, Maria Manuel; Cunha, Vanessa; Atalaia, Susana; Rodrigues, Leonor Bettencourt; Coelho, FilipaO relatório “As Crianças e a Crise em Portugal” tem como objectivo fazer um retrato aprofundado e actualizado sobre a infância em Portugal em período de crise. Apesar de se reconhecer o impacto dramático que a crise económica está a ter nas crianças e nas suas famílias, pouco se sabe sobre a situação real das mesmas e nada é dito sobre o que poderia ser feito para proteger os direitos e interesses das crianças no presente e no futuro próximo.
- Jovens e Educação Sexual: conhecimentos, fontes e recurso [Relatório preliminar]Publication . Ferreira, Tatiana; Vieira, Maria Manuel; Vilar, Duarte; Cunha, Vanessa; Pelixo, PauloO presente relatório preliminar reúne os resultados do estudo “A educação sexual dos jovens portugueses 10 anos depois - conhecimentos e fontes”, realizado no âmbito de uma parceria entre investigadores de três instituições: o ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o CLISSIS - Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, da Universidade Lusíada, e a APF - Associação para o Planeamento da Família. O estudo, iniciado em 2019 e agora concluído, pretendeu apurar os conhecimentos, as fontes de informação e os recursos dos/as jovens a frequentar o ensino secundário no que diz respeito à sexualidade. Tratou-se da 2ª edição de um estudo realizado em 2008 pelo ICS e pela APF, que então contou com a colaboração de 62 escolas portuguesas e 2621 alunos/as de todas as regiões do país. Mais de dez anos depois, pretendeu-se com esta 2ª edição apurar também o atual impacto da Educação Sexual Escolar, assim como de fontes de informação alternativas/complementares, sobre os comportamentos sexuais e afetivos dos jovens. Com efeito, desde 2008, a sociedade portuguesa conheceu profundas mudanças na vida dos/as jovens, entre as quais se contam o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos (Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto), a crescente digitalização dos quotidianos juvenis e, no momento do inquérito que serve de base ao estudo, o contexto pandémico e o “dever geral de recolhimento domiciliário” imposto à população residente no contexto do Estado de Emergência. Por seu turno, foi criada no sistema de ensino a nova componente de currículo Cidadania e Desenvolvimento, resultante do DL n. 55/2018, de 6 de julho, que implementa a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania nas escolas. A sexualidade é, justamente, um dos domínios que constituem a componente curricular desta área. Motivos mais do que relevantes para o lançamento deste novo estudo, que agora se dá a conhecer. Este relatório preliminar visa apresentar o conjunto da informação coligida, de forma simples e visualmente atrativa, para um público alargado. A sua redação estrutura-se em seis partes: as cinco primeiras acompanham de perto a estrutura do inquérito que serviu de base ao estudo; a sexta oferece um conjunto de Infografias que dão destaque a alguns dos resultados mais relevantes do estudo de forma sintética e apelativa. Com autonomia entre si e relativamente ao relatório, as Infografias são elementos particularmente interessantes para efeitos de divulgação e dinamização de sessões sobre as temáticas que abordam.
- Jovens e educação sexual: contextos, saberes e práticasPublication . Vieira, Maria Manuel; Vilar, Duarte; Cunha, Vanessa; Ferreira, Tatiana; Pelixo, Paulo; Pinto, Paula; Sampaio, Ana; Pereira, Dulce Gamito
- Impactos da crise nas crianças portuguesas : indicadores, políticas, representaçõesPublication . Wall, Karin; Almeida, Ana Nunes de; Vieira, Maria Manuel; Cunha, Vanessa; Bettencourt Rodrigues, Leonor; Coelho, Filipa; Leitão, Mafalda; Atalaia, SusanaDar visibilidade aos quotidianos infantis e ao modo como estão a ser afectados pela crise significa, antes de mais, ouvir as próprias crianças e conhecer as suas experiências. É este o primeiro e o principal propósito deste estudo. Partindo do princípio de que as crianças são actores competentes, com direito a exprimir-se livremente sobre as questões que lhes respeitam (cf. art. 12.º da Convenção sobre os Direitos da Criança), nele se pretende dar voz, de forma aprofundada e criteriosa, às perspectivas e às opiniões das crianças sobre a crise e os seus impactos. Muitas vezes esquecidas ou marginalizadas num debate público que privilegia a palavra dos adultos, dar-lhes voz é reconhecer a sua autonomia como produtoras de discursos coerentes sobre a realidade que as envolve. Um segundo propósito é o de analisar, a partir de estudos recentes e de dados estatísticos disponíveis, a situação actual da infância na sociedade portuguesa e as políticas públicas com impacto nas crianças e nas famílias com crianças. Procura-se, nesta análise mais abrangente, realçar a evolução de alguns indicadores-chave ao longo dos últimos anos no contexto da crise económica e das medidas de austeridade.