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Advisor(s)
Abstract(s)
Dar visibilidade aos quotidianos infantis e ao modo como estão a ser
afectados pela crise significa, antes de mais, ouvir as próprias crianças e
conhecer as suas experiências. É este o primeiro e o principal propósito
deste estudo. Partindo do princípio de que as crianças são actores competentes,
com direito a exprimir-se livremente sobre as questões que lhes
respeitam (cf. art. 12.º da Convenção sobre os Direitos da Criança), nele se
pretende dar voz, de forma aprofundada e criteriosa, às perspectivas e às
opiniões das crianças sobre a crise e os seus impactos. Muitas vezes esquecidas
ou marginalizadas num debate público que privilegia a palavra
dos adultos, dar-lhes voz é reconhecer a sua autonomia como produtoras
de discursos coerentes sobre a realidade que as envolve.
Um segundo propósito é o de analisar, a partir de estudos recentes e
de dados estatísticos disponíveis, a situação actual da infância na sociedade
portuguesa e as políticas públicas com impacto nas crianças e nas
famílias com crianças. Procura-se, nesta análise mais abrangente, realçar
a evolução de alguns indicadores-chave ao longo dos últimos anos no
contexto da crise económica e das medidas de austeridade.
Description
Keywords
Crianças - Portugal Crise económica - Portugal
Pedagogical Context
Citation
Wall, K., Almeida, A. N. de, Vieira, M. M., Cunha, V. (Coord.) Rodrigues, L., Colho, F., Leitão, M., Atalaia, S. (2015). Impactos da crise nas crianças portuguesas : indicadores, políticas, representações. (Observatórios ICS; 2). Lisboa: ICS.Imprensa de Ciências Sociais