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Recent Submissions
- Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na Didática da Economia e ContabilidadePublication . Rodrigues, Ana Luísa; Cabrito, BelmiroNeste primeiro número dos Cadernos de Mestrado, reunimos um conjunto de contributos acerca de metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem no âmbito da Didática da Economia e da Contabilidade, que decorreram dos relatórios de prática supervisionada de diplomados do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade. Este mestrado, único no nosso país, confere a habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento 430 – Economia e Contabilidade. Para além das aprendizagens e desenvolvimento de competências pedagógicas e didáticas e metodologias de ensino nas diferentes unidades curriculares que constituem o plano do curso, essas aprendizagens são aplicadas nas unidades de Iniciação à Prática Profissional, realizadas numa escola secundária sob a supervisão de um professor cooperante. São abordadas metodologias de trabalho cooperativo e a avaliação formativa com o recurso a tecnologias digitais, as virtualidades e potencialidades do trabalho de projeto e caso de estudo, o desenvolvimento de competências de pensamento crítico e o papel que pode desempenhar na aprendizagem a pedagogia intercultural.
- Administração e política educacional. Um percurso de investigaçãoPublication . Barroso, José JoãoA presente seleção de textos marca um percurso de investigação em administração e política educacional entre 1996 e 2018. Através da leitura dos seis textos selecionados é possível traçar uma panorâmica dos resultados obtidos com as principais investigações em que o autor esteve envolvido neste período, desde uma perspetiva mais histórica, sobre a génese e evolução da organização pedagógica dos liceus, em Portugal, até uma revisão teórica dos diferentes aspetos relacionados com a regulação das políticas e da ação pública em educação. Ao longo deste percurso, a escola como objeto de estudo ocupa um lugar central quer no quadro de diferentes políticas que visaram a sua organização e gestão quer no quadro de políticas mais vastas que tiveram por objetivo a administração do sistema educativo. A apresentação é precedida de um comentário do Professor José Alberto Correia onde são analisados de maneira pormenorizada os diferentes textos e produzida uma leitura crítica sobre o percurso investigativo do autor.
- 25 anos do Programa TEIP em PortugalPublication . Costa, Estela; Almeida, MartaEsta publicação resulta de uma solicitação da Direção-Geral da Educação (DGE) e visa sinalizar os 25 anos do Programa ‘Territórios Educativos de Intervenção Prioritária’ (TEIP), desenvolvido pelo Ministério da Educação, com o propósito de melhorar a qualidade das aprendizagens, prevenir e reduzir o abandono precoce, o absentismo e a indisciplina, em espaços educativos formais frequentados por populações socialmente vulneráveis. Assumindo o formato de e-Book interativo, este trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) que atuam como peritos no acompanhamento de escolas TEIP integradas na Redescola do IE-ULisboa, a quem coube aleatoriamente estudar os casos selecionados. Os estudos de caso que aqui se apresentam dão eco a experiências bem-sucedidas, pretendendo-se que sejam ilustrativos do trabalho desenvolvido nas 136 escolas TEIP atualmente existentes em Portugal, no quadro do TEIP3. Os estudos de caso (Capítulos 3 a 12) basearam-se em análise de documentos internos das escolas (e.g., Planos de Melhoria, Projeto Educativo, Relatórios Semestrais, Fichas de Medidas) e documentação proveniente do acervo cedido pela DGE. Foi também reunida informação mais aprofundada sobre as ações que as escolas identificaram como sendo de sucesso, a qual foi objeto de sistematização através de um instrumento criado pela equipa (Ficha de Medida). Complementarmente, procedeu-se à realização de entrevistas focus group, em que participaram atores diversificados de cada escola (membros dos órgãos de gestão, elementos da equipa TEIP, professores e alunos). Uma vez realizada a coleta de dados e efetivada a análise, procedeu-se à elaboração de ‘Guiões de filmagens’ que foram orientadores do trabalho de recolha de testemunhos vídeo-gravados que integram esta publicação. Para além dos 10 casos analisados, o e-Book contém uma contextualização teórica e conceptual do Programa TEIP (Capítulo 1), e apresenta de modo conciso o funcionamento do Programa, bem como o seu modo de organização e de operacionalização (Capítulo 2). O e-Book termina com um capítulo conclusivo.
- Autonomia e autoavaliação da escola : análise de processos de regulação - Linha de pesquisa/UIDEF "Forças de mudança em educação"Publication . Costa, Estela; Almeida, MartaInscrito na linha de pesquisa da UIDEF ‘Forças de Mudança em Educação’, este e-book congrega estudos realizados no Instituto de Educação sobre a avaliação das escolas enquanto prioridade das políticas educacionais, com uma função estruturante na regulação dos sistemas educativos. O e-book inclui um capítulo inicial da autoria das coordenadoras desta publicação, onde se equaciona a avaliação à luz dos processos de reconfiguração da ação do Estado, assinalando processos evolutivos de uma regulação burocrática para lógicas de regulação pós-burocrática em que a avaliação se configura como um instrumento de regulação pelo conhecimento. A obra é prefaciada por Natércio Afonso.
- Custos dos estudantes do ensino superior português - Relatório CESTES 2: Para a compreensão da condição social e económica dos estudantes do ensino superiorPublication . Cerdeira, Luisa; Cabrito, Belmiro; Tomás Vargues Patrocínio, José; Machado, Maria de Lourdes; Brites, Rui; Curado, Ana Paula; Manso, Marta; Doutor, CatarinaO relatório do projeto CESTES 2 apresenta os resultados de um questionário aplicado em 2015/2016 a uma amostra representativa e estratificada de estudantes do ensino superior a nível nacional, envolvendo estudantes do ensino público, privado, universitário e politécnico. Neste estudo encontram-se dados que permitem caracterizar a condição socioeconómica dos estudantes do ensino superior e conhecer os custos de educação e de vida que os estudantes enfrentam durante a frequência do Ensino Superior, tendo em conta o impacto do tipo de instituição, curso, área científica e região onde o estudante se encontra inscrito.
- PISA - Programme for International Student Assessment: Um Instrumento de Regulação da Educação: Compilação de Estudos (2008-2017)Publication . Carvalho, Luís MiguelOs cinco textos reunidos neste e-book, gerados na sequência de estudos realizados no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa entre 2008 e 2017, tratam o Programme for International Student Assessment (PISA) enquanto instrumento de regulação baseado no conhecimento. Tomando-o como um analisador de continuidades e mudanças nos processos de regulação política e social da educação, os textos respondem, por isso, a uma interrogação comum e central: como participa o PISA nos processos de ordenação, coordenação e controlo do setor da educação? Consequentemente, os textos versam fenómenos relacionados com a produção, a circulação e o uso ativo de racionais, de resultados e de análises gerados no contexto do PISA. O primeiro texto apresenta os principais elementos do quadro concetual que orienta o conjunto dos estudos. Os segundo e terceiro textos abordam o tema da regulação transnacional da educação, analisando os elementos cognitivos e normativos sobre educação que o PISA ativa, bem como a evolução observada nos modos de intervenção da OCDE, desde 2000, no que respeita a modalidades de produção, de troca e de difusão de conhecimento pericial. Os textos quatro e cinco versam as apropriações do PISA nos contextos nacionais: um, considera os processos de reinterpretação e de recontextualização presentes na circulação dos resultados do PISA em vários países europeus, ao longo de seus três primeiros ciclos; outro, a trajetória da receção do PISA, em Portugal, entre 2000 e 2015.
- Knowledge and regulatory processes in health and education policiesPublication . Barroso, José João; Carvalho, Luís Miguel
- A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012)Publication . Carvalho, Luís MiguelEste e-book apresenta um estudo original sobre a investigação realizada em contexto de elaboração de teses de doutoramento, na área da Educação/Ciências da Educação e em universidades portuguesas, entre 2000 e 2012, sobre políticas públicas de educação. O estudo examina o modo como as políticas vêm sendo abordadas nessa modalidade de concretização da pesquisa educacional e põe em evidência a emergência de um espaço de conhecimento analítico (adverso a perspetivas racionalistas e ao projeto normativo) e de carácter não disciplinar, no qual as políticas públicas são compreendidas como processos e produtos que abrangem e excedem as orientações para a ação emanadas do governo e da administração do Estado. A publicação inclui uma nota de apresentação, na qual o autor traça o objectivo e a metodologia do estudo, e três capítulos. No primeiro, faz uma caracterização de cerca de meia centena de teses, atendendo às principais questões que abraçam, ao seu universo conceptual e principais eixos de análise. No segundo, procede a uma análise interpretativa que incide sobre: os temas das teses; as dimensões da análise, destacando os fenómenos sociais, políticos e culturais, que tendem a ser recorrentemente considerados na construção das problemáticas e dos objetos de estudo; os referenciais teóricos e metodológicos das teses. No terceiro capítulo, de natureza conclusiva, equaciona as características do conhecimento de natureza analítica sobre políticas públicas de educação gerado em Portugal, desde a viragem do século. A obra é prefaciada por João Barroso.
- Escola e comunidade : laboratórios de cidadania globalPublication . Gonçalves, Susana; Sousa, FlorbelaEsta obra pretende ser um contributo para o melhor conhecimento do estado de arte no estudo e debate sobre as questões da cidadania e da educação para a cidadania no mundo global, social, económica e politicamente interconectado. A preparação das gerações futuras para viverem de forma sustentável, pacífica e produtiva não é uma preocupação recente, sempre esteve presente nas práticas educativas e sempre esteve subjacente aos sistemas e projectos educativos. A cidadania é um elemento integrante das ideologias e políticas educativas. O que há de novo é o sentido de urgência com que esta preocupação surge actualmente. As considerações teóricas, estudos empíricos e projectos de intervenção aqui apresentados são um bom indicador da preocupação que o tema da cidadania global suscita na comunidade académica portuguesa, seguindo aliás uma tendência mundial contemporânea.