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Abstract(s)
Este e-book apresenta um estudo original sobre a investigação realizada em contexto de elaboração de teses de doutoramento, na área da Educação/Ciências da Educação e em universidades portuguesas, entre 2000 e 2012, sobre políticas públicas de educação. O estudo examina o modo como as políticas vêm sendo abordadas nessa modalidade de concretização da pesquisa educacional e põe em evidência a emergência de um espaço de conhecimento analítico (adverso a perspetivas racionalistas e ao projeto normativo) e de carácter não disciplinar, no qual as políticas públicas são compreendidas como processos e produtos que abrangem e excedem as orientações para a ação emanadas do governo e da administração do Estado.
A publicação inclui uma nota de apresentação, na qual o autor traça o objectivo e a metodologia do estudo, e três capítulos. No primeiro, faz uma caracterização de cerca de meia centena de teses, atendendo às principais questões que abraçam, ao seu universo conceptual e principais eixos de análise. No segundo, procede a uma análise interpretativa que incide sobre: os temas das teses; as dimensões da análise, destacando os fenómenos sociais, políticos e culturais, que tendem a ser recorrentemente considerados na construção das problemáticas e dos objetos de estudo; os referenciais teóricos e metodológicos das teses. No terceiro capítulo, de natureza conclusiva, equaciona as características do conhecimento de natureza analítica sobre políticas públicas de educação gerado em Portugal, desde a viragem do século. A obra é prefaciada por João Barroso.
Description
Keywords
Política educativa Teses de doutoramento Educação - Investigação
Pedagogical Context
Citation
CARVALHO, L. M. (2014). A construção de conhecimento sobre políticas públicas de educação em Portugal : um estudo descritivo e interpretativo de teses de doutoramento realizadas na área científica da educação, em universidades portuguesas (2000-2012). Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.