Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.43 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta publicação resulta de uma solicitação da Direção-Geral da Educação (DGE) e visa sinalizar os 25 anos do Programa ‘Territórios Educativos de Intervenção Prioritária’
(TEIP), desenvolvido pelo Ministério da Educação, com o propósito de melhorar a qualidade das aprendizagens, prevenir e reduzir o abandono precoce, o absentismo e
a indisciplina, em espaços educativos formais frequentados por populações socialmente vulneráveis.
Assumindo o formato de e-Book interativo, este trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa)
que atuam como peritos no acompanhamento de escolas TEIP integradas na Redescola do IE-ULisboa, a quem coube aleatoriamente estudar os casos selecionados.
Os estudos de caso que aqui se apresentam dão eco a experiências bem-sucedidas, pretendendo-se que sejam ilustrativos do trabalho desenvolvido nas 136 escolas
TEIP atualmente existentes em Portugal, no quadro do TEIP3.
Os estudos de caso (Capítulos 3 a 12) basearam-se em análise de documentos internos das escolas (e.g., Planos de Melhoria, Projeto Educativo, Relatórios Semestrais,
Fichas de Medidas) e documentação proveniente do acervo cedido pela DGE. Foi também reunida informação mais aprofundada sobre as ações que as escolas
identificaram como sendo de sucesso, a qual foi objeto de sistematização através de um instrumento criado pela equipa (Ficha de Medida). Complementarmente,
procedeu-se à realização de entrevistas focus group, em que participaram atores diversificados de cada escola (membros dos órgãos de gestão, elementos da equipa
TEIP, professores e alunos). Uma vez realizada a coleta de dados e efetivada a análise, procedeu-se à elaboração de ‘Guiões de filmagens’ que foram orientadores
do trabalho de recolha de testemunhos vídeo-gravados que integram esta publicação.
Para além dos 10 casos analisados, o e-Book contém uma contextualização teórica e conceptual do Programa TEIP (Capítulo 1), e apresenta de modo conciso
o funcionamento do Programa, bem como o seu modo de organização e de operacionalização (Capítulo 2). O e-Book termina com um capítulo conclusivo.
Description
Keywords
Políticas de discriminação positiva Territórios Educativos de Intervenção Prioritária - TEIP Melhoria de escola Inovação Equidade
Pedagogical Context
Citation
Costa, E., & Almeida, M. M. (Coords.). (2022). 25 anos do Programa TEIP em Portugal. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.