Reitoria (REIT)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Reitoria (REIT) by Title
Now showing 1 - 10 of 1359
Results Per Page
Sort Options
- 2D, 3D e vice-versa : Desenvolvimento de um projeto pedagógico na disciplina de Desenho A em colaboração com a Fábrica de Projetos do Museu Calouste GulbenkianPublication . Silva, Marta Maria Magalhães da; Palaré, Odete Rodrigues, 1971-O projeto pedagógico com o título “2D, 3D e vice-versa”, inserido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Ensino em Artes Visuais da Universidade de Lisboa, compreendeu uma componente prática sustentada pelo enquadramento teórico, seguindo a metodologia da investigação-ação. A experimentação prática do projeto decorreu nas turmas do 10.º Ano e 11.ºano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, no Colégio Valsassina, no ano letivo 2019/2020, no âmbito da disciplina de Desenho A. O projeto desenvolveu-se em torno de três questões investigativas. A primeira interroga-se sobre a relações que se estabelecem entre o desenho bidimensional e a realidade tridimensional, procurando explorar o impacto da introdução da experimentação e criação 3D na aprendizagem do desenho. O estudo dos sistemas percetivos – meios de acesso ao espaço e aos objetos – antecede e enquadra os vários sistemas de representação desenvolvidos ao longo da história do desenho. A segunda desafia à aplicação da metodologia da aprendizagem cooperativa ao universo da educação artística do século XXI. A terceira coloca em diálogo a educação formal – a Escola – e a não formal – Museu – com o objetivo de conceber experiências significativas no Museu, cujas aprendizagens se possam estender ao contexto da sala de aula. Através de quatro Unidades Didáticas que exploraram diferentes abordagens à relação 2D-3D e vice versa, com recurso ao desenho, experimentaram-se também diferentes formas de cooperação dentro e fora da turma, dentro e fora da escola. A observação direta, a análise de questionários aos alunos, realizados em vários momentos do projeto, e a avaliação dos produtos de aprendizagem obtidos fundamentaram as conclusões da investigação.
- "À caça das formas, à caça do detalhe"Publication . Lehrfeld, Mónica Bachofen; Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Por forma a poder demonstrar e constatar que o Desenho desenvolve a capacidade cognitiva do adolescente, foi realizado o presente relatório. Como ponto de partida para o presente Relatório foi formulada a questão: De que forma pode o Desenho contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos? Sendo o Desenho um dos elementos fundamentais na área curricular de Educação Visual, e de forma a poder conseguir ir ao encontro das capacidades e competências dos alunos do 7º Ano de escolaridade, foram propostas estratégias com vista a desenvolver nos alunos a aprendizagem e a prática do desenho de representação. Para responder à questão acima referida, foi realizado um levantamento das principais características psicológicas, académicas e motivacionais dos alunos da turma à qual a unidade curricular foi dirigida; um estudo sobre a escola e sobre as orientações curriculares de Educação Visual; um levantamento de métodos de ensino de Desenho já experimentados e de teorias de auto - aprendizagem. Foi utilizada, como principal metodologia, a aprendizagem por descoberta, apostando no desenho de representação como instrumento de investigação e conhecimento da realidade. Para além do Desenho, foi também integrada na unidade curricular a modelagem tridimensional. Foram selecionados os animais de pequeno e médio porte como tema. Foi possível concluir que a prática do desenho desenvolve na pessoa o pensamento perceptivo, contribuindo para um desenvolvimento integral da sua capacidade cognitiva. Foi também possível concluir que a criação plástica potencia o desenvolvimento afetivo e emocional do indivíduo e que o exercício do desenho desenvolve atitudes e hábitos importantes para uma vivência equilibrada da pessoa na sociedade atual. Verificou-se que, de forma geral, os alunos aprenderam a observar a forma, como meio, para ir à procura do detalhe e também a representarem de um modo mais natural todo o meio envolvente que os rodeia.
- À conquista da profundidade, da observação à animaçãoPublication . Horgan, Rita Ferreira Bowring; Costa, Henrique Antunes Prata Dias da, 1978-O presente relatório tem como fundamento despertar o interesse para o desenho de observação no jovem de final de terceiro ciclo. O típico aluno de 9ºano resiste ao exercício que o obriga a representar aquilo que vê. Existe geralmente uma desmotivação provocada pela suposta dificuldade desta prática. Assim o que se pretende é contrariar essa desmotivação através de uma metodologia que permita ao aluno a capacidade de transmitir com facilidade a ilusão da profundidade. Ao conquistar o espaço na folha de papel o aluno experimenta uma satisfação que promove a continuidade ao contrário da desistência. A partir de conceitos simples relacionados com a perceção visual desenvolve-se, nos jovens alunos que à partida não seguem os seus estudos na área das Artes Visuais, a sensibilidade para a realidade à sua volta, acreditando que desenvolvam novas formas de ver. Para isso recorre-se à prática do desenho de observação e numa segunda etapa à realização de um filme de animação Stop-Motion onde se aplicam os conteúdos desenvolvidos. Trabalha-se a capacidade de observar recorrendo ao universo lúdico da animação, colocando o aluno a utilizar em sala de aula um objeto do seu quotidiano, o telemóvel.
- À conversa com a poesia : uma experiência de escrita no 9º ano de escolaridadePublication . Capitão, Maria João Silva; Neves, Margarida Braga, 1959-; Jorge, CristíliaO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada descreve as fases de preparação e implementação de uma abordagem didática sobre o texto poético e posterior aplicação de um projeto de escrita de textos poéticos. Numa turma do nono ano do Agrupamento de Escolas São Julião da Barra, ao longo de cinco aulas de cem minutos, pretendeu-se trabalhar o texto poético a partir da análise de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen e de poemas que tematizam Luís Vaz de Camões e Os Lusíadas. Um dos propósitos da utilização de textos poéticos sobre Camões e sobre Os Lusíadas foi o de permitir reconhecer a intertextualidade com a epopeia portuguesa, matéria de estudo em aulas seguintes. Pretendeu-se, assim, preparar os alunos para a análise do poema épico, recordando elementos constitutivos de textos poéticos e analisando composições que fornecessem dados sobre Os Lusíadas e o seu autor. A metodologia adotada envolveu a aplicação de um exercício de diagnóstico para aferir dificuldades iniciais, de um exercício de aferição para análise dos efeitos produzidos com a abordagem didática, e de dois exercícios de compreensão oral. As aulas foram conduzidas de forma dinâmica, com vários momentos de análise de poemas em turma e de visionamento de excertos de documentários e de poemas lidos por autores. O Relatório demonstra, através dos exercícios de diagnóstico e de aferição, que houve uma melhoria nos resultados ao nível de interpretação de textos poéticos. Quanto à composição de textos poéticos, foi também notória uma melhoria ao nível da escrita e da superação das dificuldades nas estruturas propostas.
- À entrada : os estudantes da Universidade de Lisboa : números e figuras : 2003-2008Publication . Almeida, Ana Nunes de, 1957-; Oliveira, Valentina; Universidade de Lisboa. Reitoria
- Abordagem CTS no ensino e aprendizagem da engenharia genética numa turma de biologia do 12º anoPublication . Ribeiro, Filipe Casinhas; Chagas, Isabel, 1952-A Educação em Ciência e a literacia científica são essenciais a todos os cidadãos, para a tomada de decisões fundamentadas, participação em discussões científico-tecnológicas ou empregos directamente relacionados com a ciência e tecnologia. A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem sido uma das abordagens didácticas mais utilizadas na Educação em Ciência e a utilização de temas científicos controversos, e de conflitos entre a Ciência, Tecnologia e a Sociedade são reconhecidos como potencialmente motivadores e capazes de cativar o interesse dos alunos. A engenharia genética é um tema científico actual e apresenta-se como um tema bastante propicio à aplicação de abordagens CTS. Neste seguimento, foi realizada uma intervenção que pretendeu compreender as potencialidades da aplicação de várias actividades CTS, no ensino da engenharia genética e aumento da literacia científica, em alunos de Biologia do 12º ano. A intervenção realizou-se num colégio privado do distrito de Lisboa, numa turma de 22 alunos. As actividades aplicadas foram: Projecto de pesquisa orientada com elaboração de um póster e sua apresentação, visualização e discussão de vídeos sobre engenharia genética, discussão em turma sobre a ética da edição de genes em humanos e a preparação e realização de uma entrevista a um cientista. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, recorrendo a técnicas como a observação, questionários, grupos focais e recolha de documentos. Os resultados analisados indicam que as estratégias aplicadas potenciam a promoção da literacia científica, através do contacto directo com diversos aspectos da Natureza da Ciência e das suas relações com a Tecnologia e a Sociedade. A apreciação das actividades, por parte dos alunos, foi, no geral, bastante positiva. Contudo, foram evidenciadas, como principais dificuldades, a elevada complexidade de algumas das actividades propostas, bem como a falta de um documento orientador, pois estas exigiram um elevado grau de autonomia para a sua realização.
- Uma abordagem didática da literatura de viagens na disciplina de Literatura Portuguesa : leitura de peregrinação de Fernão Mendes Pinto, e de O Murmúrio do Mundo, de Almeida FariaPublication . Sousa, Ana Sofia Carvalho de, 1994-; Neves, Margarida Braga, 1959-; Duarte, Cristina, 1956-A intervenção didática apresentada neste relatório foi aplicada numa turma de Literatura Portuguesa do 10.º ano de escolaridade da Escola Secundária de Camões, no âmbito da prática de ensino supervisionada. No contexto do Módulo 2 do Programa da disciplina – Do Renascimento ao Pré-Romantismo, foi selecionada a obra Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto. Para uma leitura comparativa, selecionou-se a obra O Murmúrio do Mundo, de Almeida Faria, pela possibilidade de análise intertextual com a referida obra do programa. Este projeto teve como principal objetivo desenvolver capacidades de leitura de um texto literário, na medida em que os vários estudos realizados mostram as grandes dificuldades que os alunos revelam, mesmo no Ensino Secundário, no campo da leitura analítica e crítica. Assim, através de uma abordagem estrategicamente orientada das obras mencionadas, pretende-se apresentar uma proposta didática que contribua para desenvolver as capacidades dos alunos no tocante à compreensão de leitura. A intervenção foi desenvolvida em duas fases distintas, ao longo de seis aulas de noventa minutos: a primeira fase corresponde à leitura de excertos de Peregrinação, orientada por Guiões de trabalho; e a segunda à discussão e reflexão sobre relações intertextuais entre a obra do programa e O Murmúrio do Mundo. Para esta abordagem foram contempladas atividades diferenciadas, desde trabalhos de grupo, fichas de leitura e produções escritas, de modo a poder avaliar a compreensão dos textos em estudo através de diferentes elementos. Os resultados obtidos demonstram a dificuldade de leitura dos alunos, sobretudo dos textos que não são contemporâneos e que, por isso, não apresentam uma estrutura sintática nem um léxico que lhes é familiar, o que permite corroborar a ideia de que o ensino explícito de estratégias de compreensão de leitura se assume de enorme interesse e importância.
- Abordagem do tema da fundamentação moral no programa de filosofia do ensino secundárioPublication . Vargas, Sara Sofia Lúcio, 1991-; Barata-Moura, José; Ferreira, Maria Luísa Ribeiro, 1944-O atual Programa de Filosofia do Ensino Secundário desenvolve-se desde os problemas de teor prático, no campo da ação, em muito associados ao viver em sociedade, para uma abstração lógica, abordando racionalidade e o conhecimento. Todo o 10.º ano de escolaridade se estrutura em torno da ação humana. As aulas alvo do presente relatório dizem respeito à teoria ética de Kant, que se enquadra na dimensão ética da ação humana. Num primeiro momento, refletir-se-á sobre o papel do professor e o projeto pedagógico a desenvolver. Num segundo momento, tomar-se-á a fundamentação da moral enquanto problema filosófico, sem descurar a forma como este problema surge e é tratado no Programa. Num terceiro momento, descrever-se-á a sequência letiva de cinco aulas, levada a cabo no estágio no âmbito da Introdução à Prática Profissional, sobre a teoria ética de Kant como resposta ao problema da fundamentação da moral, analisando as características essenciais da escola e da turma, apresentando e justificando os objetivos das aulas, as estratégias tomadas, os materiais utilizados e a avaliação dos alunos.
- A abordagem natural e o ensino da gramática de língua inglesa no 1º CEBPublication . Jamacocean, Galina; Cavalheiro, Lili LopesO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), visa refletir não só sobre o ensino da língua inglesa através da Abordagem Natural, como também sobre a importância do ensino da gramática de forma implícita no 1.º CEB. Este trabalho foi elaborado no âmbito de Prática de Ensino Supervisionado (PES), que decorreu no Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) Nossa Senhora da Conceição junto de uma turma de 3.º ano de escolaridade no ano letivo de 2016/2017. Ao longo das dez aulas da PES foi possível lecionar a unidade didática “Green Day” que, por sua vez, foi cuidadosamente planificada considerando os documentos orientadores e os aspetos particulares dos alunos desta faixa etária. Do mesmo modo, todo o material didático foi selecionado e elaborado de forma a trabalhar diferentes domínios de referência: Domínio Intercultural; Léxico e Gramática; Compreensão Oral; Interação Oral; Produção Oral; Leitura e Escrita. Tendo isto em conta, considerou-se que a Abordagem Natural seria a mais adequada para esse fim. As principais características da Abordagem Natural permitiram também aplicar diferentes métodos no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente: o Total Physical Response (TPR); o Communicative Language Teaching (CLT); e o Task Based Language Teaching (TBLT) que, por sua vez, permitiram um maior envolvimento das crianças neste mesmo processo e uma maior facilidade no contato com a língua estrangeira durante a PES. De acordo com os resultados obtidos através da avaliação aplicada (grelha de observação e teste escrito), é possível verificar que as diversas atividades lúdicas desenvolvidas ao longo da PES proporcionaram um ambiente descontraído na sala de aula e motivaram os alunos para a aprendizagem. Desta forma, tal como previsto na teoria da Abordagem Natural, a comunicação livre ao nível básico foi promovida, indo assim ao encontro de um dos principais objetivos dos documentos orientadores.
- A abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programaçãoPublication . Santos, Miguel Jorge Ferreira dos; Piedade, João; Gomes, Luís Manuel dos SantosO presente relatório descreve o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido durante o ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária de Sacavém, numa turma do 10º ano da disciplina de Programação e Sistemas de Informação do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Após descrever o contexto escolar e social e apresentar o enquadramento curricular, detalho a planificação da intervenção. Para a estruturação das aulas, utilizei uma abordagem pedagógica recente no ensino da programação, designada por PRIMM. Descrevo a implementação da intervenção que ocorreu de 3 a 24 de março de 2022, onde assegurei o leccionamento das aulas do início do módulo 3 da disciplina relativo à programação estruturada. A intervenção foi precedida de uma avaliação diagnóstica realizada uma semana antes do seu início, terminando com uma avaliação sumativa e um questionário de avaliação da intervenção realizados na última aula. A dimensão investigativa centrou-se no problema de investigação “Qual o contributo da utilização da abordagem pedagógica PRIMM na promoção da aprendizagem inicial de programação estruturada em alunos do 10º ano de escolaridade ?”. No final conclui que a abordagem pedagógica PRIMM foi bem aceite pelos alunos e teve um impacto positivo no processo de aprendizagem inicial de programação estruturada.
