FC-DI - Master Thesis (projects)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FC-DI - Master Thesis (projects) by Title
Now showing 1 - 10 of 432
Results Per Page
Sort Options
- Accessible VR: Investigating Auditory Object Representations for Blind PeoplePublication . Nogueira, Rodrigo Henriques; Guerreiro, João Pedro Vieira; Rodrigues, André Filipe Pereira, 1991-As virtual reality (VR) is typically designed in terms of visual experience, it poses major challenges for blind people to understand and interact with the environment. To address this, we propose a design space to explore how to augment objects and their behaviours in VR with a nonvisual audio representation. It intends to support designers in creating accessible experiences by explicitly considering alternative representations to visual feedback. To demonstrate its potential, we recruited 16 blind users (8 for each scenario) and explored the design space under two scenarios in the context of boxing: understanding the location of objects (the opponent’s defensive stance) and their movement (opponent’s punches). We found that the design space enables the exploration of multiple engaging approaches for the auditory representation of virtual objects. Our findings depicted shared preferences but no one-size-fits-all solution, suggesting the need to understand the consequences of each design choice and their impact on the individual user experience.
- Accipiens cognitorPublication . Vieira, Inês Alexandra Pereira; Martins, Francisco Coimbra; Silva, João Carlos Balsa da, 1965-Organizações em todo o mundo têm-se apercebido que para estar na linha da frente do mercado é imperativo que se adoptem medidas para tomarem decisões rápidas e eficazes. Decisões certas e informações consistentes podem facilitar o processo de tomada de decisão. Organizações, funções e departamentos procuram aplicações de Business Intelligence para produzirem informação de uma forma eficiente e rápida tendo o menor custo possível, podendo assim explorar novas oportunidades em crescimento, e desta forma ganhar vantagem competitiva. Este relatório descreve a implementação de uma solução de Business Intelligence, designada de Accipiens Cognitor, que responde às necessidades comerciais e financeiras dos clientes que possuem a solução ERP da Vantyx Systems (Accipiens). O Accipiens Cognitor surge como uma decisão estratégica que visa a disponibilização de informação indispensável para a promoção do crescimento do negócio, o seu completo entendimento e a partilha de uma visão única ao nível da Direcção de topo. Adicionalmente, responde às necessidades das equipas de gestão, promovendo a organização de meios para enfrentar os desafios com que a mesma se depara. A implementação desta solução de Business Intelligence, responde à operacionalidade do negócio e promove o alinhamento de toda a organização para a criação sustentada de valor.
- Accipiens mobilePublication . Baião, David José Pinto; Costa, António Casimiro Ferreira da, 1968-; Craveiro, Rui MiguelO objectivo deste projecto consiste no desenvolvimento de um protótipo de um cliente de uma aplicação de crédito especializado, em ambiente móvel, adaptando uma concretização já existente de uma aplicação Web. Como tal, foi necessário desenhar e concretizar uma arquitectura de software que pudesse oferecer o suporte ideal para plataformas deste tipo, prevendo a disponibilidade da aplicação em estado desconectado e lidando com a contenção de recursos, própria dos dispositivos alvo deste tipo de aplicações. Neste sentido, foi definido um modo de armazenamento local de informação, na forma de uma base de dados relacional, concretizando um acesso a esta. Foi necessário ter em conta a realidade imposta neste ambiente de desenvolvimento, nomeadamente na escolha de aproximações que revelassem comportamentos computacionalmente leves. De forma a permitir a coerência entre os dados armazenados localmente com a informação existente num sistema de back-end, foi explorada a sincronização através dos Sync Services for ADO.NET, desde a arquitectura existente nesta framework, até à definição e implementação das várias políticas de resolução de conflitos no momento de aplicação dos registos entre os dois repositórios de informação. No entanto, foi acrescentada alguma lógica de apoio não prevista pela framework, como por exemplo, a definição de um algoritmo de atribuição de intervalos de identificadores. Para permitir o processamento na aplicação, foi implementada uma camada de lógica de negócio que tirou partido da manipulação de dados armazenados, através da tecnologia LINQ adaptada a ambientes móveis. Como forma de interacção com o utilizador final, foi construída uma interface gráfica que segue o padrão Model-View-Presenter, separando os controlos gráficos da lógica associada a estes, e seguindo a perspectiva de supervisão do controlador, explorando técnicas de Data Binding existentes na Compact Framework.
- ADEQUAÇÃO TÉCNICA DE PLATAFORMAS E-LEARNING À REALIDADE DA FCULPublication . Pereira, Jorge Miguel Alves Sá; Neto, João Pedro; Rosa, Pedro Miguel Gomes SilvaEste documento descreve o trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto em Engenharia Informática (PEI) do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). O projecto centra-se na adequação de plataformas e-learning À realidade da FCUL. Deste modo o candidato teve de analisar a realidade da faculdade, as plataformas existentes e as quais satisfazem as necessidades da instituição, e ainda sugerir a eventualidade de aquisição de infra-estruturas para garantir um serviço de qualidade aos mais de três mil utilizadores da plataforma. Um dos objectivos principais do projecto era a implementação de uma solução que gerisse toda a parte de administração de utilizadores, disciplinas e projectos na plataform Moodle de forma automatizada. A solução foi desenvolvida com o intuito de integrar o site de gestão da FCUL, utilizando como linguagens de programação PHP, SQL, HTML, JavaScript e AJAX. A aplicação permite que sejam criadas disciplinas, projectos e utilizadores de forma simples e eficaz. A comunicação com a plataforma Moodle é realizada através de uma API em SOAP para a troca de informação entre o Moodle e o site de gestão.
- Administração de Base de Dados Oracle e Desenvolvimento de Metodologias de SuportePublication . Salvador, Nuno de Jesus; Maria, Nuno Miguel de Sousa; Reiser, Hans PeterEste documento descreve o projecto realizado no âmbito da disciplina Projecto em Engenharia Informática do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Actualmente, para grande parte das organizações, a sua competência técnica reside no conhecimento adquirido pelos seus técnicos. A rotação dos recursos humanos acaba por ameaçar as valências e capacidade das empresas. Torna-se assim necessário consolidar o conhecimento, partilhando-o e armazenando-o, para que a empresa se mantenha competitiva e possa apresentar uma solução rápida e compatível com as exigências dos seus clientes. Actualmente, no mercado, existem diversas soluções e plataformas de Service Desk e Bases de Conhecimento, quer comerciais quer ”open-source”, que endereçam esta problemática. No entanto, apesar de algumas destas serem bastante evoluídas, não é vulgar encontrar um software que permita a gestão dos pedidos de intervenção bem como o armazenamento, de forma estruturada, das acções e soluções adoptadas para cada incidente. Este projecto teve como objectivo o desenvolvimento de uma aplicação que permita por um lado, gerir o trabalho desenvolvido ao longo de uma intervenção, através do registo das actividades que vão sendo realizados e, por outro, com este registo, criar uma Base de Conhecimento que relacione a informação de forma inteligente, evite duplicações, e que possibilite uma pesquisa fácil com resultados relevantes. O protótipo resultado do processo de desenvolvimento, a KD, que integra duas aplicações, Mantis e MediaWiki, com outros componentes desenvolvidos `a medida, permitiu aumentar a eficácia na resolução de incidentes no ambiente onde foi instalado, havendo ainda, no entanto, margem para progressão e melhorias.
- Advanced Blacklisting: Aperfeiçoamento de Algoritmos para Deteção de Correspondências em Listas de Pessoas Politicamente Expostas (PEP)Publication . Ferreira, Bárbara Filipa Felizardo; Antunes, Luís Alberto dos Santos, 1967-O objetivo deste trabalho consiste em aprimorar o algoritmo de correspondência de nomes para superar as atuais limitações, utilizando a Distância de Levenshtein como base. Ao utilizar este algoritmo isoladamente verificou-se uma grande ineficácia, resultando numa taxa de falsos positivos de 99 %. Para solucionar este desafio, a Distância de Levenshtein foi combinada com três métricas: Jaro-Winkler, N-Gram e Similaridade de Cosseno. Um experimento adicional com a técnica Soft TF-IDF foi efetuada para comparar com os métodos anteriores. A melhor combinação foi a Distância de Levenshtein com N-Gram, apresentando-se mais eficaz na deteção de correspondências, considerando os parâmetros utilizados. A combinação com Jaro-Winkler obteve uma taxa de falsos positivos de 14 %, mas teve dificuldade com nomes em ordens diferentes. A Similaridade de Cosseno apresentou uma taxa semelhante à do N-Gram (25 %), mas ocorreu uma alteração no valor dos pesos das funções. O Soft TF-IDF, teve eficácia na identificação de similaridade, mas obteve uma taxa de falsos positivos de 45 %, tornando-o o menos eficiente. O conjunto de dados inicial era pequeno, pelo que foi necessário realizar um teste com um conjunto maior onde o algoritmo eleito obteve uma taxa de falsos positivos de 13 % e um tempo de processamento de 49 minutos, confirmando a sua robustez e escalabilidade. Deste modo, ocorreu uma melhoria uma melhoria mínima de 75 % em relação à taxa inicial de falsos positivos, beneficiando o vendedor e o cliente, ao garantir um programa eficiente.
- Agile Cybersecurity Application Performance MonitoringPublication . Dinis, Rodrigo Ferreira; Ferreira, Pedro Miguel Frazão Fernandes; Alegria, JoséAltice Portugal’s Chief Information Security Officer (CISO) receives a Daily Security Brief (DSB), a daily report with concise information on the state of cybersecurity in the organization. The report is developed by ROBOCISO2, a Robotic Process Automation (RPA) system that aggregates a set of risk vectors and generates a PDF document. The objective of this project is to monitor applications supporting the cybersecurity systems and present the performance of applications in the DSB in a clear and summarized way, in this way, the CISO effectively knows that the tools are functional. Allied to the fact that a monitoring system has been set up, the systems administrators of each application are alerted if their performance is not as expected and the CISO is alerted when there is a critical failure in the infrastructure. APMSEC is a system that monitors applications and the environment in which they are inserted, using the Elastic Stack observability modules. Subsequently, the system synthesizes the information to be integrated into the DSB. The APMSEC system thus helps the CISO to be informed about the state of the cybersecurity infrastructure without having to worry about the fact that applications can fail and the failure remains unnoticed.
- Agregação de dados com a metáfora da Rosa dos VentosPublication . Carreira, Mauro André Chande; Ferreira, António Manuel Silva, 1974-; Afonso, Ana Paula Pereira, 1965-A rosa dos ventos é um tipo de gráfico radial muito usado em meteorologia para representar ventos dominantes num dado local, agregando múltiplos registos de velocidade e direção recolhidos ao longo de um período de tempo, por exemplo num ano. Neste trabalho, a rosa dos ventos é utilizada para representar dados agregados relacionados com trajetos pessoais, sendo que um trajeto é uma sequência de pontos geográficos que possuem uma data, hora e velocidade instantânea. Este projeto foi dividido em três objetivos: a criação de uma biblioteca que permite criar rosas dos ventos; a criação de uma aplicação que permite representar dados de trajetos pessoais; e testes com utilizadores. A biblioteca rosa dos ventos foi criada de forma a que haja bastante controlo sobre o desenho de uma rosa dos ventos e dos possíveis elementos circundantes da mesma. A aplicação rosa dos ventos, permite a visualização de trajetos num mapa e possibilita a interação com esses trajetos, estes são suscetíveis ao clique sendo esta a interação que despoleta a criação de um gráfico rosa dos ventos que representa informação relacionada com o ponto geográfico clicado. Assim, a rosa gerada mostra as direções dos trajetos que cruzam uma região circular centrada nesse ponto. A rosa também permite ver qual a origem e o destino dos trajetos, recorrendo a setas em redor do gráfico. É possível alterar o raio de agregação de uma rosa e o período de agregação mostrando, por exemplo, apenas trajetos efetuados de manhã. Finalmente, é possível ter mais que uma rosa dos ventos no ecrã, permitindo a comparação de gráficos. Foram realizados testes com utilizadores, tendo para tal sido criada uma aplicação para recolher dados da sua prestação. Os resultados indicam que os erros foram quase inexistentes e os tempos de resposta tiveram uma mediana de 18 segundos. Pode, portanto, considerar-se que a rosa dos ventos, no contexto de interpretação de trajetos num mapa, possui um nível de complexidade de leitura baixo, pelo que se considera que pode ser útil na análise de cenários semelhantes e no apoio à decisão.
- An API For Building Artificial Worlds For Machine Learning Using BlenderPublication . Cruz, Vasco Duarte Ribeiro de Caires Calheiros; Langlois, ThibaultVirtual technologies are a facet of advancement that permeates almost all major fields in our world, from physics simulations to videogames and movies, urban design and engineering to rocket science, all make use of this wonderful and powerful tool. One such field is Machine Learning. This project aims to leverage said virtual technologies to help such a field in the shape of an object identification model being developed by Thibault Nicolas Langlois. This is done by using a tool such as Blender and a language such as Python to create an API that leverages both in order to facilitate the procedural generation of virtual worlds. By generating said worlds and taking snapshots of them with the rendering power of Blender, this project aims to help generate vast amounts of data that can be catalogued and sent to feed said models. To do this, the API was constructed in a way that allows for modular adaptation to whatever purpose it is to be used for, all while containing an example focused on city generation. This can help guide others intending on using the API, on how to adapt it to their use case. This proved to be extremely complex and arduous, requiring many hours of work and lines of code written. The scale of the endeavour was vast and required a lot to reach the state it currently presents itself in. It also presented how capable and versatile the technology can be, giving many a tool to the user’s disposal, as well as the developer. This proves the path forward for testing many aspects of products or experiments is indeed virtualization as it has shown to be capable enough in providing the tools necessary to emulate even the most complex scenarios, all while potentially saving numerous amounts of investment and time, depending on the scale of the products taking advantage of it.
- An Implementation Framework for Emotion Based Adaptive AgentsPublication . Neves, Pedro Brilhante das; Gaspar, Graça; Morgado, Luís Filipe GraçaEstá a ser desenvolvido, na unidade de investigação LabMAg, o projecto \AutoFocus: Adaptive Self-Improving Multi-Agent Systems", no qual o presente trabalho de mestrado se enquadra. O projecto AutoFocus tem como objectivo a implementação de sistemas multi-agente baseados em entidades autonómicas capazes de comportamentos auto-optimizados e adaptativos. A noção de computação autonómica, tal como outras noções que também implicam computação pró-activa, baseia-se em entidades autónomas que agem activamente no sentido de alcançar os seus objectivos e que têm a capacidade de se adaptar dinamicamente a mudanças no seu ambiente, restringidas por limites de tempo e de recursos. Na abordagem do projecto AutoFocus essa adaptação a mudança, assim como a regulação das capacidades dos agentes, e resultante da combinação de aspectos cognitivos com aspectos de base emocional. O modelo de agente subjacente ao projecto AutoFocus e o Modelo de Agente de Fluxo. A tarefa a que correspondeu este projecto de mestrado, consistiu em desenvolver uma plataforma de implementação para o Modelo de Agente de Fluxo. Pretendeuse com esta plataforma disponibilizar uma ferramenta que permita a rápida implementação de agentes baseados neste modelo bem como a sua monitorização. O trabalho desenvolvido consistiu na análise e desenho, orientado a objectos, implementação e teste dos componentes desta plataforma.
