GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) by Title
Now showing 1 - 10 of 177
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação da “Multidimensional Peer Victimization Scale” para PortugalPublication . Veiga, Feliciano HenriquesNeste estudo, procedeu-se à adaptação portuguesa da “Peer Victimization Scale”, de Mynard e Joseph (2000). A amostra envolveu 279 alunos do ensino básico de escolas da periferia de Lisboa, com sujeitos do género masculino e feminino. A escala apresentou bons índices de consistência interna e, numa análise de componentes principais com rotação varimax, foram identificados quatro factores. No estudo da validade externa, os factores da escala apareceram correlacionados com os factores da “Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos” (EDEP). Os resultados sugerem que a “Multidimensional Peer Victimization Scale” apresenta boas qualidades psicométricas, podendo ser utilizado na investigação, para avaliar a vitimização entre alunos em escolas portuguesas.
- Adolescents' vocational identity: adaptation of the Occupational Identity Scale (OIS)Publication . Veiga, Feliciano Henriques; Moura, HéliaThe present study complements elements previously published (Veiga & Moura, 1999) about Melgosa’s (1987) Occupational Identity Scale (OIS), now adapted to the Portuguese population. The sample consisted of 547 7th-11th grade students of both sexes. The scale’s psychometric study included the factorial analysis of its main components with varimax rotation — which revealed four specific factors (diffusion, foreclosure, moratorium, achievement) — and establishing reliability coefficients for different groups of students. Several relevant statistical elements are presented, such as the mean and standard deviation for different groups (school grade and sex). External validity, assessed through the relation between the results obtained on the Occupational Identity Scale and the scores obtained on the Dellas Identity Status Inventory Occupation Scale (previously adapted to Portugal) (Taveira & Campos, 1987), revealed high correlations. The elements presented were consistent with those of the original version, corroborate the elements of the previously mentioned work and highlight, now in broader and consistent manner, the qualities of the OIS scale in different subject groups, as well as its utility for research and for educational intervention.
- Aggressive and non-aggressive rejected students: where are the differences?Publication . Ochoa Gonzalo, Musitu; Veiga, Feliciano Henriques; Herrero, Juan; Lila, MarisolEsta investigação pretendeu explorar os diferentes perfis de alunos rejeitados agressivos e não-agressivos de entre 1069 adolescentes entre os 12 e os 16 anos de idade. Reflectindo acerca dos factores que poderão contribuir para a pertença a uma ou outra categoria, distinguimos quatro conjuntos de factores: pessoais, familiares, sociais e de funcionamento escolar. Os factores pessoais incluem diversas dimensões do self (académica, familiar e social), depressão e stress percepcionado; os familiares englobam a comunicação familiar (pai-pai e pai-criança) e apoio familiar (de pais e de irmãos); os sociais incluem relações de apoio e acontecimentos de vida; os escolares abrangem as atitudes face à escola, o estatuto sóciometrico na sala de aula, e as percepções do professor sobre a adaptação psicossocial e escolar do aluno. Os resultados das análises MANOVA, ANOVA mostraram que os alunos agressivos e rejeitados diferiam dos alunos não-agressivos rejeitados e do grupo de controlo na medida em que possuem níveis mais pobres de funcionamento pessoal, familiar, social e escolar. Além disso, os resultados também mostraram o grau moderado de adaptação dos alunos alunos não-agressivos rejeitados em relação ao grupo de controlo.
- Alunos sobredotados vistos pelos professoresPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Moura, Hélia; Menezes, J.; Ribeiro, A.O objetivo geral do presente estudo foi analisar as percepções dos professores acerca dos alunos sobredotados.
- Analysing projects of professionalizing education: The challenge of qualityPublication . Hamido, Gracinda; Roldão, Maria do Céu; César, MargaridaThis work intends to describe the theoretical-conceptual design of an investigation whose main aim is to analyse and interpret an ongoing process of reconstruction of a teacher education curricular project (1st to the 4th grade teaching) as well as its bases. We use several theoretical frameworks that form three dimensions of analysis: curricular, organisational and personal / interpersonal. We are seeking to identify points and levels of intersection of these analysis dimensions, in search of a "pluralist" synthesis of several theoretical frameworks, that will provide conceptual consistency to the interpretations of the phenomenon under scrutiny.
- Antologia: VygotskyPublication . César, MargaridaTexto alusivo à comemoração do centenário do nascimento de Vygotsky.
- Aprendizagem e realização escolar dos jovens do ensino básico e secundárioPublication . Sá, Lurdes; Veiga, Feliciano HenriquesA presente investigação teve como objetivo geral analisar os processos de aprendizagem de alunos do 7º, 9º e 11º anos de escolaridade, e a sua relação com a realização escolar e ainda com factores específicos (escolares e familiares).
- Aspectos motivacionais dos alunos e do ambiente da aula: Variáveis do contexto escolarPublication . Antunes, Júlia; Veiga, Feliciano HenriquesEstudaram-se as relações entre a motivação escolar dos alunos e o ambiente de aula. A amostra foi constituída por 365 alunos de ambos os sexos e de diferentes anos de escolaridade (7º, 9º e 11º anos). Os instrumentos utilizados "Questionário de Motivação Escolar" e “Questionário de Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula” revelaram possuir qualidades psicométricas (fidelidade e validade). A análise dos resultados permitiu observar variadas correlações significativas entre as dimensões da Motivação e as dimensões do Ambiente da Sala de Aula; observou-se, ainda, a existência de diferenças significativas entre os grupos de alunos do 7º, 9º e 11º anos na Motivação Escolar e no Ambiente da Sala de Aula. Na Motivação Escolar, a análise de variância permitiu observar diferenças significativas entre os alunos do sexo masculino e feminino, favoráveis aos alunos do sexo masculino. Também, ao nível do Ambiente Sala de Aula se verificaram diferenças significativas entre o grupo dos alunos do sexo masculino e o do sexo feminino. Os resultados foram interpretados e permitiram elaborar sugestões de posteriores estudos.
- Aspirações profissionais e escolares em adolescentes de diferentes nacionalidades, níveis de instrução familiar e génerosPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Moura, Hélia; Rodrigues, Ana; Sá, LurdesEste estudo teve como objectivo proceder ao levantamento das expectativas escolares e das actividades profissionais, desejadas pelos jovens alunos, e analisar a relação que mantêm com variáveis sociais (nacionalidade), familiares, (nível de instrução dos pais), e pessoais (género). A amostra foi constituída por 318 sujeitos de diferentes anos de escolaridade, de escolas da Grande Lisboa. A análise dos resultados permitiu observar diferenças significativas nas expectativas profissionais em função das variáveis referidas, apresentando-se favoráveis aos grupos com melhores contextos de vida e de acordo com os estereótipos sociais. Os resultados foram interpretados num posicionamento cognitivo-social, tomando como suporte de discussão a sua comparação com investigações algo similares e remetendo para a necessidade de pesquisas específicas.
- O associativismo docente do ensino liceal português durante o período republicano e a sua imprensa. As representações dos professores sobre a profissão e a construção de identidadesPublication . Pintassilgo, JoaquimO presente artigo tem como finalidade o estudo do papel do associativismo docente e da sua imprensa no que diz respeito à produção de representações sobre a profissão docente e respectiva identidade no âmbito dos professores do ensino secundário. As perguntas para as quais procuraremos obter respostas são as seguintes: Quais as crenças e valores que se procuram partilhar? Que tipo de associativismo docente se pretende concretizar? Quais as preocupações, reivindicações e formas de luta que são esboçadas? As principais fontes deste trabalho são as publicações periódicas das três associações com actividade no período republicano. Essas publicações são a Revista do Ensino Médio e Profissional (1913-1916), órgão da Associação do Magistério Oficial dos Liceus e Escolas Industriais; a Revista dos Liceus (1916), órgão da Associação dos Professores dos Liceus do Norte; e o Boletim da Associação dos Professores das Escolas Industriais e Comerciais (1921-1927).
