GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 177
Results Per Page
Sort Options
- Disciplina Materna, Autoconceito e Rendimento EscolarPublication . Veiga, Feliciano HenriquesO presente estudo analisa a relação entre a disciplina materna, o autoconceito e o rendimento escolar, numa amostra de 217 alunos, com idades entre os 11 e os 17 anos.
- Desenvolvimento cognitivo e percurso escolarPublication . César, Margarida; Esgalhado, AnaO objectivo principal deste trabalho é o de relacionar os dados obtidos através de uma prova de desenvolvimento cognitivo (ECDL) com o aproveitamento escolar. Utilizou-se uma amostra de 252 alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade. Existe uma evolução do desenvolvimento cognitivo em função da idade; uma análise mais fina permite identificar três padrões para este mesmo desenvolvimento, que se diferenciam pelo seu ritmo. Mostramos ainda algumas relações entre sucesso escolar e desenvolvimento cognitivo.
- Comunicación familiar y autoconcepto: Una aproximación psicosocialPublication . Ochoa Gonzalo, Musitu; Vazquez, Sofía Buelga; Perez, Fernando García; Peirats, Enrique Berjano; Diez, Javier Pons; Veiga, Feliciano Henriques
- Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecidoPublication . César, Margarida; Camacho, Helena; Marcelino, TeresaEste trabalho pretende relacionar os resultados obtidos numa prova colectiva de desenvolvimento cognitivo - ECDL - Echelle Collective de Développement Logique - com alguns índices de sucesso escolar. Foi utilizada uma amostra de um meio sócio-culturalmente desfavorecido, o que permite comparar estes resultados com outros de estudos anteriores, realizados em meios com características diferentes.Os resultados mostram, como seria de esperar, que o desenvolvimento cognitivo evolui em função da idade. Porém, num meio desfavorecido há menor número de sujeitos que atingem o estádio das operações formais. Nesta amostra não encontrámos uma relação tão forte, como em estudos anteriores, ente o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar.
- Teste de definir valores morais de James Rest: Pode ser usado na investigação moral portuguesa?Publication . Lourenço, Orlando; César, MargaridaO desenvolvimento moral tem sido um tema dominante de pesquisa no domínio psicológico e educacional. A entrevista moral de Kohlberg é reconhecida como envolvendo grande complexidade, já que faz apelo a distinções muito subtis entre estrutura e conteúdo. O Teste de Definir Valores Morais de Rest (DIT - "Defining Issues Test") é aceite como um instrumento fiável e válido de avaliação do desenvolvimento do raciocínio moral, embora mais simples que a metodologia de Kohlberg. Actualmente, o DIT é o teste mais utilizado na avaliação do juízo moral dos sujeitos. O objectivo central deste estudo foi experimentar uma tradução portuguesa do DIT numa amostra transversal constituída por 109 crianças do 8.º ano de escolaridade, 69 jovens do 11.º ano, 123 estudantes universitários, 49 adultos diplomados (juristas e professores de Filosofia), e 7 trabalhadores indiferenciados. Os scores obtidos no DIT pelos nossos sujeitos foram comparados com os apresentados em outros estudos. Os resultados mostram que os dados portugueses são consistentes com os dados normativos reportados por Rest .Isto significa que a nossa tradução do DIT pode ser usada, com alguma cautela, na investigação moral portuguesa.
- Disrupção Escolar dos Jovens em Função da Idade e do AutoconceitoPublication . Veiga, Feliciano HenriquesO objectivo do presente estudo foi a análise dos efeitos principais e da interacção das variáveis idade e autococneito na disrupção escolar professada pelos jovens.
- Escolhas vocacionais: Primeiros dados dum estudo longitudinalPublication . César, MargaridaO principal objectivo deste trabalho é estudar o modo como os jovens portugueses fazem as suas escolhas vocacionais. Para tal, procedeu-se a um estudo longitudinal, entre 1984/85 e 1990/91, utilizando duas coortes. Todos os jovens responderam, anualmente, a um questionário. Além disso, 100 jovens que frequentavam o 9.º ano de escolaridade ou que o frequentariam caso não tivessem abandonado os estudos, foram escolhidos para ser entrevistados. Este estudo pretende determinar os factores mais relevantes nas escolhas vocacionais que os jovens fazem e relacioná-las com o insucesso escolar. Considerando a escolha vocacional um processo que decorre ao longo do tempo, procurámos acompanhá-lo e, assim, compreender melhor os mecanismos em jogo e os pontos mais determinantes em termos de decisão. Nesta comunicação apresentaremos uma primeira análise dos resultados, tendo em conta os estudos quantitativos e qualitativos efectuados. Pensamos que a discussão alargada dos resultados obtidos poderá ser útil para todos os que trabalham no domínio da Psicologia Educacional e da Orientação Vocacional e que pretendem implementar uma colaboração mais eficiente entre a Psicologia e a Educação.
- Escala de Disrupção Escolar Inferida pelos Professores (EDEI): Construção e ValidaçãoPublication . Veiga, Feliciano Henriques
- Introdução a "Transgressão e Autoconceito dos Jovens na Escola: Investigação diferencial"Publication . Veiga, Feliciano Henriques
- Autoconceito e Rendimento dos Jovens em Ciências e Matemática: análise por grupos com diferente valorização do sucessoPublication . Veiga, Feliciano HenriquesA relação entre o auto-conceito e o rendimento escolar tem sido objeto de vários estudos. O problema em estudo consistiu na seguinte questão: que relação existe entre o autoconceito e o rendimento escolar dos jovens a ciências e a matemática, considerando os sujeitos por grupos de pertença a diferentes contextos de pressão cultural para o sucesso académico (ano escolaridade, NSE, zona geográfica, sexo, idade).
