DCS - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DCS - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Title
Now showing 1 - 10 of 110
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem na organização e no local de trabalho: estudo de caso na indústria de material eléctricoPublication . Bento, Sofia Coelho; Kovács, Ilona
- A banca e a emigração portuguesa : um percurso em vários momentos : sedução, colaboração e separação?Publication . Rosa, João Manuel Pedra de Oliveira; Peixoto, JoãoA temática que se desenvolve nesta tese de mestrado tem como objectivo principal estabelecer a relação entre a emigração portuguesa e as actividades internacionais da banca portuguesa. Efectua-se um levantamento sobre a inserção geográfica internacional da banca portuguesa, identificando-se todos os registos existentes sobre esses comportamentos. Concluído o levantamento, importa perceber quais as razões que foram determinantes para o percurso internacional da banca. A correlação entre a emigração e a internacionalização da banca é testada através da seguinte questão de investigação: a internacionalização da banca portuguesa esteve relacionada com os projectos de internacionalização dos agentes económicos portugueses, em particular os emigrantes, ou esteve associada a questões relacionadas com operações de capital, nos principais mercados financeiros mundiais. Outro dos objectivos deste trabalho prende-se com a estimação das remessas de emigrantes, não só numa perspectiva evolutiva, mas, também, da sua distribuição espacial. Foi dado um especial enfoque às remessas de emigrantes, na medida em que elas se constituíram como um dos motivos determinantes no despertar da análise sócio-económica sobre migrações internacionais. Analisam-se três aspectos fundamentais: a evolução das remessas de emigrantes, durante a segunda metade do século XX, e a sua distribuição pelos países de acolhimento; a existência, ou não, de correlação entre as variações nos montantes transferidos e a presença de estruturas bancárias nos países de acolhimento; e quais os factores que exercem maior influência sobre as remessas de emigrantes: questões sócio-económicas ou aspectos meramente financeiros.
- Call Centers: inovação tecnológica, manutenção das formas organizacionaisPublication . Marques, Ana Paula Fernandes; Santos, Maria João Nicolau dosUma das problemáticas mais discutidas no seio da sociedade da informação é a subsistência de alguns dos aspectos mais negativos da sociedade industrial, apesar de toda a evolução tecnológica que tem acontecido nos últimos anos. Um desses aspectos é a organização do trabalho e os efeitos que tem nos trabalhadores. Na época áurea do Taylorismo/Fordismo os trabalhadores das linhas de montagem apresentavam níveis elevados de alienação, por um lado, devido ao trabalho ser repetitivo e destituído de qualquer incentivo à criatividade, e por outro, por via das suas qualificações serem muito poucas e logo escassearem oportunidades de vida alternativas. Hoje em dia, embora diferentes, perduram muitas linhas de montagem. Diferentes algumas delas, porque a automatização é omnipresente, porque a produção é especializada ou flexível e, sobretudo, porque os trabalhadores têm qualificações elevadas e projectos de vida paralelos. O presente trabalho, constituído por um estudo de caso efectuado numa empresa prestadora de serviços de call center, tenta justamente analisar a organização do trabalho na linha de atendimento, e verificar de que modo os operadores, força executante dos serviços prestados, são afectados por essa organização, na postura que têm perante o trabalho e o emprego.
- O capital intelectual e a gestão do conhecimento: estudo de caso na industria hoteleiraPublication . Ramos, Pedro Manuel da Costa; Kovács, IlonaA introdução do conceito de Capital Intelectual no mundo empresarial representa um considerável avanço na valorização do indivíduo enquanto parte integrante da cadeia de valor organizacional, dado que marca o início de uma nova era cujo enfoque se encontra no elemento humano, no conhecimento e nos activos intelectuais, um pressuposto essencial da nova economia baseada no conhecimento. A crescente preocupação no seio das organizações em desenvolver modelos que permitam aferir a eficácia dos seus métodos de gestão e a eficiência dos seus recursos humanos, quer de um ponto de vista operacional, quer estratégico, remete-nos para a problemática do tema objecto de estudo. Este estudo pretende avaliar o grau de convicção que as práticas associadas a este modelo produzem, não só nos indivíduos, como também nas organizações. Os efeitos e resultados não se encontram inteiramente comprovados, ou pelo menos conhecidos, principalmente do ponto vista do tecido empresarial português, nomeadamente quanto à forma de implementação, organização, gestão e de condicionantes à mudança. Assim, de forma a compreender estes efeitos e conhecer resultados, foi realizado um estudo de caso numa empresa do sector da hotelaria.
- Cidadão deficiente: que igualdade de oportunidades no acesso ao emprego?Publication . Silva, Maria Cristina Figueiredo da; Kovacs, Ilona
- Competências e práticas salariaisPublication . Castro, Maria de Fátima de Carvalho Menezes e; Kovács, IlonaO desenvolvimento de competências nas empresas está intimamente ligado à sua capacidade de organização estratégica e inovação em matéria da Gestão de Recursos Humanos. O termo qualificações começa a dar lugar ao novo conceito de competências que tem um sentido mais amplo, envolvendo a formação escolar, profissional, a experiência, e novas atitudes perante o trabalho. O posto de trabalho desenvolve-se, segundo esta nova óptica, para a organização, onde, um conjunto de atitudes e requisitos de acção exigem, da parte da empresa e do trabalhador uma polivalência e flexibilidade qualitativa. O sistema de remunerações deve estar ligado ao desenvolvimento de competências, permitindo por si próprio, como força impulsionadora, a implementação da mudança organizacional rumo ao modelo da gestão pelas Competências. O presente trabalho desenvolve a teoria segundo a qual o trabalhador precisa de estar motivado para ser capaz de enfrentar o novo modelo de competências. Essa motivação deve ser desenvolvida pela empresa, e o trabalhador também deve ser capaz de encontrar a auto-motivação que lhe permita tornar-se mais activo na sua profissionalização. É muito importante o sistema remuneratório que a empresa promove, pois nele o trabalhador pode encontrar o feed-back do seu empenho e esforço. Ou até, através dele, desenvolver a vontade de aprendizagem permanente. São estudadas as competências conceptuais, técnicas e interpessoais, que correspondem aos conhecimentos teóricos da profissão, aos conhecimentos organizacionais, ao domínio dos métodos de trabalho e das ferramentas, e às capacidades e atitudes. Percebe-se em todo o estudo que o modelo de competências se adapta aos novos modelos Antropocêntricos de Gestão que centram os recursos humanos na unidade produtiva. E que, para alcançar bons resultados em competências e práticas salariais competitivas, esses modelos devem evoluir em concordância e lógica.
- Condições de implementação dos sistemas antropocêntricos de produção: estudo de caso no sector da metalomecânicaPublication . Ferreira, Pedro Jorge Nunes; Kovács, IIonaAs alterações recentes do contexto social e económico em que se movimentam as empresas fez emergir a necessidade de repensar os modelos de organização e os princípios de gestão. É na sequência deste debate que surgem os sistemas antropocêntricos de produção (SAP). Contudo, a sua eficácia ainda não foi completamente comprovada pela realidade empresarial, nomeadamente a portuguesa, salientando a necessidade de perceber quais as resistências ao seu sucesso. Este trabalho procura dar um modesto contributo nesse sentido. Ou seja, o seu principal objectivo passa por perceber quais as condições, resistências e facilidades para a introdução de uma abordagem do trabalho e da organização mais centrada no factor humano. Para atingir este objectivo, é realizado um estudo de caso no sector da metalomecânica.
- As condições de trabalho e emprego no sector da distribuiçãoPublication . Carvalho, Dora Maria Fonseca Castelo Dias desector da distribuição tem estado, desde a década de 1990, associado à criação de emprego em Portugal e, por sua vez, à expansão de formas flexíveis de tempos de trabalho e de vínculos contratuais. Alem disso, a organização do trabalho difere significativamente daquela que prevaleceu no comércio tradicional, aproximando-se de um modelo organizacional que se pode designar de neo-taylorista. O presente trabalho pretende analisar quais as implicações destas mudanças nas condições de trabalho. Conclui-se, a partir da análise de dados recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado a trabalhadores de duas empresas do sector, bem como do conteúdo de entrevistas, que o sector da distribuição emprega sobretudo força de trabalho feminina e jovem. Esta encontra-se particularmente abrangida por elevados níveis de precariedade emprego, baixas remunerações, trabalho sequencial, rotineiro, de pobre conteúdo e intensivo, fracas oportunidades de qualificação técnica e de progressão profissional. Na tentativa de responder às exigências dos consumidores, mas também de aumentar os períodos de venda (facturação) e a competitividade, os hipermercados têm vindo a estender os períodos de abertura e a apostar na flexibilidade de tempo de trabalho. Verifíca-se, porém, que esta prática gera dificuldades na articulação com os restantes tempos da vida dos trabalhadores, designadamente na gestão e organização da vida familiar. Este facto assume particular relevo entre as trabalhadoras que exercem a função de operadoras de caixa, quer porque se trata da profissão mais abrangida pela flexibilidade de horários, quer porque as representações sociais tradicionais em tomo das relações de género se reflectem ainda numa divisão do trabalho doméstico e familiar assimétrica.
- Cooperativas de consumo em Portugal. O percurso para a integração económica.Publication . Granado, Cristina Margarida Martins Serra; Quintela, João Granjo Pires
- Crescimento económico moderno: perdas de bem-estar e qualidade de vida.Publication . Soares, António Adelino Abrantes de Almeida; Cerdeira, Maria da Conceição dos Santos
