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- A influência do comportamento do gestor de topo (empresário) e da opção de estratégia na estrutura financeira e no desempenho da empresa. O caso das médias empresas.Publication . Felício, José Augusto de Jesus; Ferreira, Rogério FernandesPara a elaboração do trabalho de investigação, sobre "A influência do comportamento do gestor de topo ( empresário) e da opção de estratégia na estrutura financeira e no desempenho da empresa. 0 caso das médias empresas", estabeleceu-se como objectivo essencial verificar em que medida a tipologia do gestor (oito variavéis), identificada por caracteristicas de comportamento, personalidade, especialização e demográficas, de empresas predominantemente industriais pertencentes a diferentes sectores de actividade, e a op~ao de estrategia (dez variaveis), identificada por opções de transação, inovação, diversificação e expansão, influenciam a estrutura financeira (quatro variaveis), identificada pela estrutura de capital, estrutura de endividamento e estrutura de investimento, e o desempenho (cinco variavéis), medido este em termos de rendibilidade, índice de crescimento e rotação do activo. 0 estudo realizou-se com base numa amostra de 132 médias empresas portuguesas, referente ao periodo de 1990 a 1997, distribuídas pelos sectores da alimentação com 16 empresas, têxteis e confecção com 57 empresas, química e plásticos com 27 empresas e metalúrgia e metalomecânica com 32 empresas. 0 inquérito-questionário foi enviado a 1288 empresas, correspondentes ao universo. Os dados a partir dos quais se procedeu à análise, utilizando como técnicas estatisticas o test t, o metodo da regressão linear múltipla e a análise da correlação canónica, com base no SPSS, permitiram, no essencial, tudo o indica, comprovar cinco das hipóteses formuladas: a) a tipologia do gestor influencia a estrutura financeira das empresas, qualquer que seja o sector de actividade o que nao se verificou no caso da amostra global. Contudo, a intensidade e tipo de relação demonstram variar consoante a especificidade do negócio; b) da mesma forma, a opção de estratégia influencia a estrutura financeira das empresas; c) a opçao de estratégia influencia o desempenho, verificando-se, no entanto, importantes diferenças quanto ao tipo de relações, consoante as orientações de estratégia das empresas, no sentido da expansão, diversificação ou transação, e o sector de actividade; d) comprova-se existir relação de influência entre a estrutura financeira eo desempenho, qualquer que seja o sector de actividade e referente a amostra global. No entanto, a intensidade e tipo de relação variam consoante a especificidade do negócio; e) comprova-se existir relação de influência entre a tipologia do gestor e a opção de estratégia, considerando a amostra global e as amostras parciais por sector de actividade, exceptuando o sector da alimentação por, neste caso, a amostra ser de reduzida dimensão. Da mesma forma, a intensidade e tipo de relação varia consoante a especificidade da actividade. Nao se comprovou, de forma evidente, a existencia de rela~ao de influencia entre a tipologia do gestor e o desempenho das empresas, tanto no que respeita as empresas que constituem a amostra global como por sector de actividade .
- Arquitectura industrial : uma abordagem : Central TejoPublication . Kong, Mário Say Ming; Mesquita, Marieta DáEm Lisboa o processo de Industrialização só arrancou verdadeiramente na segunda metade do século XIX, com a construção de fábricas ao longo da frente marginal, para o Ocidente, desde Boavista prolongando-se pelo vale de Alcântara e para o Oriente, desde Xabregas ao Poço de Bispo, penetrando pelo vale de Chelas. A existência de terrenos planos em geral resultantes de aterros, as ligações fluviais, e mais tarde, as ferroviárias justificam a localização de grande número de unidades industriais. O prolongamento da industrialização até à primeira década do século XX, permitiu que se produzissem exemplos mais interessantes de arquitectura industrial. Neste contexto, destaca-se, entre outros, o edifício da Central Tejo, situado na Junqueira, pela sua grandeza e pelo seu aspecto singular. O presente estudo tem como objectivo abordar as relações entre o percurso evolutivo e a metodologia analítica dos factores organizativos fundamentais que actuam no edifício- A Central Tejo. INDUSTRIAL ARCHITECTURE - AN APPROACH- CENTRAL TEJO
- A Inserção Profissional dos Beneficiários Rendimento Mínimo GarantidoPublication . Moreira, Amílcar Manuel Reis; Pereirinha, José A.A inserção profissional dos grupos socialmente desfavorecidos é um dos principais desafios que se põe aos modernos Estados-Providência. Em Portugal, o RGM marca uma nova forma de abordar esta questão, com o Estado e a Sociedade a assumirem responsabilidade de desenvolver uma intervenção mais sistematizada no sentido de criar oportunidades de inserção profissional para os beneficiarios da medida. O objectivo desta dissertação é a criação de um modelo analítico e metodológico que permita analisar os processos de inserção dos beneficiários do RMG, com especial incidência sobre a concepção de inserção profissional privilegiada pelos actores institucionais. Para isso realizou-se um estudo de caso na CLA Lisboa Renovada.
- Contributos para o estudo da formação de médicos em Moçambique no pós-independência : estudo de casoPublication . Sousa Júnior, Fernando Vítor de; Ferrínho, PauloO conceito de desenvolvimento evoluiu da concepção puramente económica para uma lógica socio-económica, caracterizando-se actualmente por uma crescente preocupação pelo desenvolvimento humano, sendo a Educação e a Saúde factores preponderantes para o desenvolvimento humano de um país, em virtude dos seus efeitos terem retornos duradouros a longo prazo, elevando os padrões de vida das populações (Capítulo 1 — Parte I). O presente estudo tem por base as conclusões de inúmeros estudos — teóricos e empíricos que apontam para a evidência de que o investimento em capital humano proporciona tais retornos. Contudo, as teorias neoclássicas do Capital Humano tendem a encarar o indivíduo como um agente económico isolado, motivado apenas por critérios racionalistas e utílitarístas. Pretende-se chamar a atenção para a necessidade de uma análise mais abrangente do todo económico. Esta visão tem particular interesse em Africa onde a concepção racional do Homo oeconomicus é habitualmente confrontada pela "irracionalidade" do Homo afhcanus (Capítulo 2 — Parte I). Neste sentido, em Moçambique, a formação de médicos (educação formal) tem desempenhado um papel relevante na medida em que contribui de forma decisiva para a melhoria do bem-estar social. Desde a independência assiste-se a várias transformações ao nível da Saúde e da Educação, resultantes dos constrangimentos provocados pela conjuntura política, bem como da imposição de reformas institucionais. Este trabalho visa identificar a contribuição das incitações públicas e privadas, nacionais e internacionais para a evolução das políticas de formação médica. Ao comparar as motivações actuais dos estudantes para a formação face às expectativas iniciais e a realidade dos recém-graduados, pretende-se avaliar alguns dos factores de sucesso e insucesso da formação de médicos. Para a consecução dos objectivos delineados efectuou-se um Estudo da Caso em Moçambique, com a aplicação de três tipos de instrumentos de investigação: análise documental, entrevistas seml-estruturadas e questionários de aplicação directa (Parte II). Os resultados obtidos apontam para uma coincidônda das expectativas dos estudantes face à decisão em investir em capital humano e as que estiveram na base da formação dos actuais recém-graduados. Todavia, verificou-se que para os estudantes a importância do Estado no desenvolvimento do sector da Saúde é cada vez menor, propondo antes uma articulação entre várias instituições. Constatou-se ainda uma dualidade de objectivos, na medida em que pretendem alcançar o bem-estar social e maximizar o óptimo individual. Da análise de todo o trabalho concluí-se que o desenvolvimento só poderá ser conseguido se o crescimento económico for acompanhado da melhoria das condições de vida. nomeadamente, através de investimento em capital humano, concretamente, na educação e na saúde. O Estudo de Caso provou que em Moçambique os estudantes da FMM e recémgraduados encaram a sua formação como um contributo ao desenvolvimento (Parte III).
- Condições de implementação dos sistemas antropocêntricos de produção: estudo de caso no sector da metalomecânicaPublication . Ferreira, Pedro Jorge Nunes; Kovács, IIonaAs alterações recentes do contexto social e económico em que se movimentam as empresas fez emergir a necessidade de repensar os modelos de organização e os princípios de gestão. É na sequência deste debate que surgem os sistemas antropocêntricos de produção (SAP). Contudo, a sua eficácia ainda não foi completamente comprovada pela realidade empresarial, nomeadamente a portuguesa, salientando a necessidade de perceber quais as resistências ao seu sucesso. Este trabalho procura dar um modesto contributo nesse sentido. Ou seja, o seu principal objectivo passa por perceber quais as condições, resistências e facilidades para a introdução de uma abordagem do trabalho e da organização mais centrada no factor humano. Para atingir este objectivo, é realizado um estudo de caso no sector da metalomecânica.
- Plataforma de suporte ao desenvolvimento e composição de malhas de protocolosPublication . Miranda, Hugo Alexandre Tavares; Rodrigues, Luís
- Motor gráfico tridimensional orientado para jogosPublication . Ribeiro, Alexandre Alves Gomes; Cunha, João
- A intervenção dos municípios na gestão do sistema educativo local: competências associadas ao novo regime de autonomia, administração e gestãoPublication . Pinhal, João; Viseu, SofiaO novo regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, instituído pelo decreto-lei n.º 115-A/98, de 4 de Maio, atribui aos municípios um conjunto de novas competências, das quais três se encontram já em execução: a participação no órgão de direcção das escolas e dos agrupamentos de escolas; a intervenção no processo de constituição de agrupamentos de escolas; e a criação de conselhos locais de educação. O presente estudo visou obter informações sobre o modo como os municípios do continente estão a corresponder a estas novas competências e procurou encontrar variedades de actuação, determinadas por características particulares dos diferentes municípios. O estudo foi conduzido por inquérito a todos os municípios do continente, realizado entre Outubro de 2000 e Janeiro de 2001, ao qual respondeu o número significativo de 163 municípios (59% do total). Pode dizer-se que os municípios estão a corresponder ao que foi determinado pela lei. As assembleias de escola e de agrupamento têm, em geral, representantes autárquicos (salvo 4%, onde isso ainda não se passa); a quase totalidade dos agrupamentos entretanto criados teve o parecer favorável dos municípios; há já uma maioria de municípios em que os conselhos locais de educação estão criados ou em fase de criação. Há, contudo, diferenças interessantes entre os diferentes municípios, no que respeita ao modo com estão a cumprir as novas competências e às opiniões que têm sobre os processos e os resultados da sua implantação. Por exemplo, são notórias diferenças associadas a distintas orientações políticas sobre o processo de incremento dos poderes locais em matéria de educação, bem como diferenças resultantes da complexidade dos sistemas educativos concelhios ou da desigual capacidade financeira e organizacional dos municípios. Apesar de ter sido realizado quando o funcionamento do novo regime jurídico ainda tinha pouco tempo de vigência, o estudo permitiu propor pistas de reflexão para o desenvolvimento do sistema de administração local da educação. É sobretudo de sublinhar a necessidade de atribuir coerência às competências e papéis dos diferentes intervenientes, numa altura em que aumentam os poderes autárquicos, em que a escola também ganha mais autonomia e em que se instalam os conselhos locais de educação.
- Forum/RAAG: da informação à regulaçãoPublication . Dinis, Luís LeandroO presente relatório realizado no âmbito do Programa de Avaliação Externa do “Processo de Aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão aprovado pelo Decreto-Lei nº 115-A/98 de 4 de Maio” incidiu sobre as mensagens colocadas na página “Forum-RAAG”, promovida pela Unidade de Acompanhamento e Apoio à aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das Escolas, localizada no Webbsite do Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação. A realização do estudo teve por objectivo a identificação das modalidades e conteúdos das funções desenvolvidas por aquele dispositivo de informação no quadro do acompanhamento e apoio à aplicação do Decreto-Lei nº 115-A/98. O “corpus” objecto do estudo é constituído pelas 809 mensagens colocadas naquela Página da Internet no período de 30 de Março de 1999 a 17 de Abril de 2000. As mensagens, depois de organizadas e editadas em formato adequado ao seu tratamento informático, foram objecto de análise de conteúdo. A análise de conteúdo realizada, traduzida na produção de indicadores de natureza qualitati-va e na geração de medidas de estatística descritiva, é apresentada seguindo registos diferentes, mas complementares: a) identificação e descrição em termos qualitativos das principais funções desempenhadas pela Página enquanto instrumento ao serviço da Unidade de Acompanhamento; e b) identificação e descrição, em termos quantitativos, da importância que a Página teve para os seus diversos utilizadores, aferida pelo grau de utilização, pelos assuntos abordados e sua distribuição ao longo do tempo, e ainda pelos tipos de utilização que lhe foi dada. Relativamente ao primeiro tipo de abordagem foi possível identificar quatro grandes funções desempenhadas pela Página: 1) Forum de Discussão; 2) Balcão de Atendimento da Adminis-tração; 3) Consultório Jurídico, e 4) Instrumento de Regulação. A mais importante de todas elas, do ponto de vista da dinâmica relacional entre o centro e a periferia da administração do Sistema Educativo e consequentemente para o processo de aplicação do Decreto-Lei nº 115-A/98 foi a função de Instrumento de Regulação. Com efeito é possível identificar uma lógica de permanente produção de orientações (sobre a forma de esclarecimentos, sugestões, opiniões, afirmação de concordância/discordância) por parte da Unidade de Acompanhamento que transcendeu a mera informação e que se traduziu na in-vasão muitas vezes das áreas de competência e autonomia das escolas. No segundo tipo registo, de índole mais quantitativa, a análise dos indicadores estatísticos mostra uma relação estreita entre as características e modo de utilização e funcionamento da Página e a agenda do processo de aplicação do Decreto-Lei nº 115-A/98. Revela, tam-bém, os professores (do ensino secundário) como os utilizadores mais frequentes.As mensagens centram-se prioritariamente nas questões relacionadas com os processos eleitorais e os órgãos de gestão. Por outro lado, o objecto das mensagens mais frequentes en-contra-se relacionado com questões de natureza jurídico-administrativa. A distribuição das mensagens/comunicações, consideradas as diversas categorias utilizadas, confirma a predominância da utilização da Página como Instrumento de Regulação, aspecto realçado pela circunstância de, genericamente, em alguns tipos de comunicação e para determinados conteúdos, as mensagens/comunicações da Unidade de Acompanhamento não encontrarem relação directa com as questões colocadas pelos outros autores. Esta última situação objectiva uma segunda lógica de funcionamento da Página: aparente-mente, a prestação de informações e/ou a produção de orientações, pela Unidade de Acom-panhamento, são realizadas a partir do seu próprio entendimento do que é importante in-formar e/ou regular e não tanto em resposta às necessidades manifestadas por quem as solicita.
- Participação e funcionamento das escolas: o ponto de vista dos presidentes das assembleiasPublication . Afonso, Natércio; Viseu, SofiaA investigação conduzida neste estudo integra-se no Programa de Avaliação Externa do "Processo de Aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas e agrupamentos de escolas, definido pelo Decreto-Lei nº 115-A/98 de 4 de Maio" e consiste numa caracterização do olhar dos presidentes das assembleias de escola (ou de agrupamentos de escolas), e, subsidiariamente, dos membros docentes desses mesmos colectivos, sobre o processo de reconfiguração da estrutura e da administração das respectivas escolas. Foi desenvolvido na sequência de um outro estudo extensivo mais amplo, onde se procedeu à caracterização de um ponto de situação do processo de aplicação do referido regime, com base em informação oriunda dos responsáveis pela direcção executiva das escolas ou agrupamentos abrangidos (Afonso e Viseu, 2001). Da amostra seleccionada no referido estudo (350 unidades) obtiveram-se respostas relativas a 148 unidades, as quais constituíram a nova amostra utilizada no presente estudo, tendo-se obtido respostas relativas a 72 unidades, o que corresponde a uma taxa de retorno de 49%. Para além dos dados referentes aos presidentes das assembleias de escola ou agrupamento, obteve-se ainda informação relativa a 383 membros docentes das referidas assembleias, o que corresponde a uma média de cerca de cinco docentes por unidade considerada. A informação recolhida refere-se a um número reduzido de escolas e agrupa! mentos, pelo que os dados só podem ser interpretados como tendências que carecem de ulterior verificação. A recolha de informação foi executada através da adaptação de parte do questionário de opinião anteriormente utilizado no estudo extensivo já referido e que tinha sido concebido a partir de conjuntos de proposições sobre os efeitos do processo em termos da participação dos diversos actores nos processos eleitorais e nos órgãos colegiais, em termos das consequências para o funcionamento da organização e a qualidade do serviço, e em termos de questões críticas globais desencadeadas pelo o debate público sobre o processo em causa. Concluiu-se que o olhar destes actores revela um envolvimento dos docentes neste processo que parece determinado por uma atitude genérica de reserva e precaução. Quanto ao envolvimento parental, a atitude destes inquiridos assume contornos claramente críticos e pouco favoráveis, embora de forma menos acentuada no caso dos titulares do cargo de presidente da assembleia. A participação do pessoal não docente é objecto de uma avaliação favorável, embora se reconheça um impacto reduzido nos respectivos desempenhos funcionais. Quanto aos alunos, a informação disponível revela uma apreciação muito negativa e pessimista do seu posicionamento, marcado pelo desinteresse e alheamento face aos dispositivos de participação.Também em relação aos serviços do Ministério da Educação se colhe uma imagem negativa do respectivo desempenho, caracterizado por falta de iniciativa, ambiguidade, falta de clareza e de coordenação e inadequação de procedimentos, notando-se neste caso, posições mais críticas por parte dos próprios titulares da presidência das assembleias. Já no que se refere às autarquias a imagem obtida é marcada pela reserva e prudência em relação ao processo em curso. O impacto das transformação em apreço não é visto como muito significativo, predominando uma imagem de permanência e continuidade, embora se assinalem mudanças no plano de uma maior ligação da escola ao seu contexto local, e no plano de uma acrescida democraticidade do funcionamento da organização. Finalmente no que respeita ao questionamento e debate político que tem envolvido este processo, a informação recolhida aponta para um moderado impacto crítico na opinião destes profissionais.
