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Abstract(s)
A investigação conduzida neste estudo integra-se no Programa de Avaliação Externa do "Processo de Aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas e agrupamentos de escolas, definido pelo Decreto-Lei nº 115-A/98 de 4 de Maio" e consiste numa caracterização do olhar dos presidentes das assembleias de escola (ou de agrupamentos de escolas), e, subsidiariamente, dos membros docentes desses mesmos colectivos, sobre o processo de reconfiguração da estrutura e da administração das respectivas escolas. Foi desenvolvido na sequência de um outro estudo extensivo mais amplo, onde se procedeu à caracterização de um ponto de situação do processo de aplicação do referido regime, com base em informação oriunda dos responsÔveis pela direcção executiva das escolas ou agrupamentos abrangidos (Afonso e Viseu, 2001).
Da amostra seleccionada no referido estudo (350 unidades) obtiveram-se respostas relativas a 148 unidades, as quais constituĆram a nova amostra utilizada no presente estudo, tendo-se obtido respostas relativas a 72 unidades, o que corresponde a uma taxa de retorno de 49%. Para alĆ©m dos dados referentes aos presidentes das assembleias de escola ou agrupamento, obteve-se ainda informação relativa a 383 membros docentes das referidas assembleias, o que corresponde a uma mĆ©dia de cerca de cinco docentes por unidade considerada. A informação recolhida refere-se a um nĆŗmero reduzido de escolas e agrupa! mentos, pelo que os dados só podem ser interpretados como tendĆŖncias que carecem de ulterior verificação.
A recolha de informação foi executada atravĆ©s da adaptação de parte do questionĆ”rio de opiniĆ£o anteriormente utilizado no estudo extensivo jĆ” referido e que tinha sido concebido a partir de conjuntos de proposiƧƵes sobre os efeitos do processo em termos da participação dos diversos actores nos processos eleitorais e nos órgĆ£os colegiais, em termos das consequĆŖncias para o funcionamento da organização e a qualidade do serviƧo, e em termos de questƵes crĆticas globais desencadeadas pelo o debate pĆŗblico sobre o processo em causa.
Concluiu-se que o olhar destes actores revela um envolvimento dos docentes neste processo que parece determinado por uma atitude genĆ©rica de reserva e precaução. Quanto ao envolvimento parental, a atitude destes inquiridos assume contornos claramente crĆticos e pouco favorĆ”veis, embora de forma menos acentuada no caso dos titulares do cargo de presidente da assembleia. A participação do pessoal nĆ£o docente Ć© objecto de uma avaliação favorĆ”vel, embora se reconheƧa um impacto reduzido nos respectivos desempenhos funcionais. Quanto aos alunos, a informação disponĆvel revela uma apreciação muito negativa e pessimista do seu posicionamento, marcado pelo desinteresse e alheamento face aos dispositivos de participação.TambĆ©m em relação aos serviƧos do MinistĆ©rio da Educação se colhe uma imagem negativa do respectivo desempenho, caracterizado por falta de iniciativa, ambiguidade, falta de clareza e de coordenação e inadequação de procedimentos, notando-se neste caso, posiƧƵes mais crĆticas por parte dos próprios titulares da presidĆŖncia das assembleias. JĆ” no que se refere Ć s autarquias a imagem obtida Ć© marcada pela reserva e prudĆŖncia em relação ao processo em curso. O impacto das transformação em apreƧo nĆ£o Ć© visto como muito significativo, predominando uma imagem de permanĆŖncia e continuidade, embora se assinalem mudanƧas no plano de uma maior ligação da escola ao seu contexto local, e no plano de uma acrescida democraticidade do funcionamento da organização. Finalmente no que respeita ao questionamento e debate polĆtico que tem envolvido este processo, a informação recolhida aponta para um moderado impacto crĆtico na opiniĆ£o destes profissionais.
Description
Keywords
Participação Gestão escolar Estudo extensivo Assembleia de escola Inquérito por questionÔrio
Pedagogical Context
Citation
AFONSO, Natércio, 1948- - Participação e funcionamento das escolas : o ponto de vista dos presidentes das assembleias : relatório sectorial 5 - inquérito por questionÔrio a uma amostra representativa dos presidentes e membros de Assembleias de escolas e agrupamentos do Continente. Lisboa : Centro de Estudos da Escola, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Lisboa, 2001. Relatório produzido no âmbito do Programa de Avaliação Externa do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das Escolas e Agrupamentos de Escolas definido pelo Decreto-Lei nº115-A/98, de 4 de Maio (Protocolo ME/FPCE de 28/4/1999)
Publisher
Centro de Estudos da Escola, FPCE-UL
