FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Internacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Internacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Analysing practice in preservice mathematics teacher educationPublication . Ponte, João Pedro da; Brunheira, LinaThis paper presents the case of a yearlong course based on fieldwork activities provided to secondary school mathematics preservice teachers, just before their student teaching practicum. The activities are a first experience in investigating professional practice—some concern the school as a whole, while others focus on the mathematics class. Using a qualitative and collaborative methodology, we discuss the implications of this work for preservice teachers’ education. We argue that such fieldwork activities may help prospective teachers in developing a professional discourse and in assuming a professional identity, acquiring new ways of expressing new educational ideas and assuming a new point of view about educational phenomena.
- Aprender matemática investigandoPublication . Rocha, Alexandra; Ponte, João Pedro daEste estudo tem por objectivo verificar o alcance da realização de um conjunto de investigações matemáticas junto de alunos do 7.º ano de escolaridade. Em especial, pretende-se saber se os alunos evidenciam novos conhecimentos e capacidades matemáticas e novas concepções e atitudes em relação à Matemática e à sua aprendizagem nesta disciplina. Trata-se de um estudo sobre a prática profissional, de natureza qualitativa-interpretativa, baseada em dois estudos de caso de alunos de diferente nível de desempenho. Os dados foram recolhidos por observação participante, entrevistas, questionários e documentos produzidos pelos alunos. Os resultados evidenciam que a realização de investigações matemáticas constitui uma situação nova para os alunos, que mostram compreender de forma progressiva o seu papel neste tipo de tarefa. Apesar de ambos os alunos fazerem em certos momentos raciocínios que constituem provas matemáticas, nenhum deles chega a desenvolver uma compreensão clara da necessidade da demonstração. Na realização das tarefas propostas ambos tiram partido dos seus conhecimentos matemáticos prévios e mostram aprender diversos conceitos. Além disso, ambos mostram adesão a este tipo de tarefa, que sentem favorecer a sua aprendizagem. Sem abandonar muitos dos traços da sua visão da Matemática, passam a vê-la de modo mais dinâmico e a ver-se a si próprios num papel mais activo na exploração de situações matemáticas. O estudo mostra a necessidade de experiências mais continuadas e aprofundadas, recorrendo a uma maior diversidade de tarefas, para promover aprendizagens e mudanças mais profundas nas concepções dos alunos.
- Auto-avaliação regulada em Matemática: dizer antes de fazerPublication . Santos, Leonor; Pinto, JorgeEsse artigo diz respeito a um estudo desenvolvido com alunos do ensino secundário em Matemática, onde se introduziu ao longo de todo um ano lectivo uma prática intencional de avaliação reguladora. Esta prática consistiu numa estratégia pedagógica em que os alunos tinham de interpretar a tarefa proposta, descreverem por escrito a estratégia de resolução e posteriormente resolverem-na. Coube ao professor dar feedback às produções dos alunos, variando ao longo do ano a sua incidência. Optou-se por uma metodologia interpretativa, recorrendo-se à observação, com registo áudio, e à análise documental das produções dos alunos, do diário de bordo e reflexões do professor. Este estudo evidencia que esta estratégia é potenciadora de aprendizagem, contribui para os alunos reformularem raciocínios erróneos e evita a persistência de erros ou incompreensões. Por ser contrária a uma prática corrente, levanta contudo dificuldades aos alunos e desafia o professor a reflectir e a interagir com outros.
- Communication in the classroom: Practice and reflection of a mathematics teacherPublication . Martinho, Maria Helena; Ponte, João Pedro daThis paper discusses the conceptions, practices and reflections about practices of a mathematics teacher, Maria, with respect to classroom communication and their change during the activity of a collaborative project involving a researcher and two other mathematics teachers. The case study of this teacher, who teaches at grades 5-6, draws on interviews and participant observation of the collaborative project meetings. The results show the relevance of the project to develop the teacher’s understanding of communication issues in her classroom, putting her practices under scrutiny, and developing richer communication processes between her and her students.
- Desenvolvimento do conhecimento matemático do futuro professor de matemática com apoio das TICPublication . Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro daO estagiário de Matemática, frequentemente, experienciou situações de aprendizagem muito diversas das recomendações curriculares actuais. É o caso de Fábio, que, no início do seu estágio, propõe aos alunos sobretudo exercícios e usa apenas quadro e giz. Considerando que é a partir da prática que o conhecimento didáctico se reformula, este artigo analisa a influência de um dispositivo de formação integrando as TIC (email e fórum) no desenvolvimento de aspectos desse conhecimento – tarefas a propor e formas de usar materiais tecnológicos. O estudo de caso deste estagiário, qualitativo e interpretativo, baseia-se em entrevistas e na análise da documentação gerada no dispositivo de formação. Os resultados mostram que as TIC permitiram a partilha e a discussão de experiências da sala de aula e o trabalho conjunto com outros estagiários e os seus orientadores. Este estagiário passou a propor aos alunos, para além de exercícios, tarefas mais abertas e mais desafiantes e a proporcionar-lhes a exploração de materiais tecnológicos. As suas reflexões acerca das tarefas e das formas de integrar os materiais tecnológicos nas suas aulas contribuíram para ampliar o seu conhecimento didáctico e para ver a própria prática como terreno de aprendizagem.
- Development of pre-service mathematics teachers’ professional knowledge and identity in working with information and communication technologyPublication . Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia; Varandas, José ManuelThis paper describes the work undertaken in a course in communication and information technology in a pre-service program for secondary school mathematics teachers. This course aimed to help pre-service teachers develop a positive attitude regarding ICT and use it confidently. It focused on the exploration of educational software and of the Internet’s potential as a means of research and production of web sites. We discuss how the pre-service mathematics teachers evaluate their work concerning their commitment, difficulties they found, learning they identified, and personal relationship. We also analyse the effects of the course on the development of their professional knowledge and identity.
- A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaborationPublication . Ponte, João Pedro da; Santos, LeonorThis paper discusses how several teachers were involved in a distance in-service course inspired by the notion of teachers’ inquiry. The participants are middle and secondary school teachers who register and work with a partner. We provide case studies of three groups of teachers, tracing their professional development concerning mathematical investigations, reflection and collaboration practices. The three cases show strikingly different experiences. Some teachers adjusted well to the format and activities proposed but others had trouble in assuming an active role. We conclude that reading, discussing, doing open-ended tasks, reflecting and collaborating are powerful activities but require a specific readiness.
- As equações nos manuais escolaresPublication . Ponte, João Pedro daEste artigo identifica aspectos que foram mudando na abordagem das equações do 1º grau em quatro manuais escolares portugueses, um do fim do século XIX, outro de meados do século XX, outro da época da Matemática moderna (anos 70) e um da actualidade (anos 90). Os livros analisados testemunham uma evolução muito grande em pouco mais de mais de 100 anos, no nível etário dos alunos que estudam este conceito, na abordagem que se foi simplificando progressivamente, na relação com o leitor, do ponto de vista da visão da Matemática como uma disciplina com conexões múltiplas e em relação à variedade das tarefas propostas. Várias questões são sugeridas para trabalho futuro relativamente a este e outros conceitos do currículo, em Portugal e noutros países.
- O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de variável em alunos do 8.º anoPublication . Matos, Ana; Ponte, João Pedro daEste estudo aborda a relação entre a resolução de tarefas de investigação e exploração, envolvendo relações funcionais, e o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 8.º ano, dando especial atenção ao modo como estes interpretam e utilizam a linguagem algébrica. A metodologia, de índole qualitativa e interpretativa, é baseada em dois estudos de caso de alunos que viveram uma unidade de ensino de 16 aulas, que incluiu os temas sequências de números, funções e equações do 1.º grau. A recolha de dados envolveu duas entrevistas (uma realizada antes e outra depois da unidade de ensino), a observação participante de aulas pela professora, registada no seu diário de bordo, e os registos escritos pelos alunos. Os resultados da investigação sugerem que a ênfase no estudo de relações funcionais, com base em tarefas de exploração e investigação, promove o desenvolvimento de significado para a linguagem algébrica e a construção de uma visão mais ampla sobre o uso da símbolos.
- Estudos de caso em educação matemáticaPublication . Ponte, João Pedro daOs estudos de caso têm conhecido uma assinalável popularidade na investigação em Educação Matemática. Têm grandes potencialidades mas também os seus problemas. Este artigo discute o que caracteriza esta abordagem e como é que ela se distingue de outras formas de conduzir a investigação; qual é a natureza do conhecimento assim produzido, principalmente quando inserido numa perspectiva interpretativa; e quais os critérios de qualidade a usar para apreciar o seu valor. Um estudo de caso é caracterizado como incidindo numa entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o seu “como” e os seus “porquês”, fazendo justiça à sua unidade e identidade próprias. Assume-se como uma investigação particularística, procurando descobrir o que nela há de mais essencial e característico. Um estudo de caso pode com vantagem apoiar-se numa orientação teórica bem definida; além disso, pode seguir uma perspectiva interpretativa, que procura compreender como é o mundo do ponto de vista dos participantes ou uma perspectiva pragmática, tendo em vista proporcionar uma perspectiva global, tanto quanto possível completa e coerente do objecto de estudo. O artigo defende que as qualidades específicas essenciais de um estudo de caso incluem uma definição clara do objecto de estudo, a evidência dos aspectos característicos fundamentais do caso e o facto de este acrescentar conhecimento ao conhecimento já existente.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
