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FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Internacionais

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Recent Submissions

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  • Measuring the areas of golf greens and other irregular regions
    Publication . Martin, W. G.; Ponte, João Pedro da
    Good problems must appear fresh and natural to our students and must tickle their mathematical imaginations. In this article we examine one such "true life" problem that we have found stimulating.
  • Training elementary school teachers to use computers: With emphasis on Logo
    Publication . Davis, Edward; Helms, Jim; Norman, F. A.; Ponte, João Pedro da
    This paper describes a summer course for elementary and middle school teachers on instructional computing, with special attention to programming activities in Logo.
  • Evaluation of an instructional computing inservice course for elementary and middle school teachers
    Publication . Ponte, João Pedro da; Norman, F. A.; Davis, Edward; Eshun, Benjamim; Jensen, Robert
    The development and improvement of inservice courses in intructional computing has much to gain from the discussion in the mathematics education literature of theoretical orientations and evaluations of already implemented courses. This paper reports such an evaluation of a LOGO-based course for elementary and middle school teachers.
  • O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática
    Publication . Ponte, João Pedro da
    Na sua prática, os profissionais da educação defrontam-se com inúmeros problemas, muitos dos quais de grande complexidade. Em vez de esperar por soluções vindas do exterior, muitos deles têm procurado investigar directamente esses problemas. Este texto discute as características de tal tipo de pesquisa. A discussão é ilustrada pelo percurso de um grupo de professores de Matemática de diversos níveis de ensino e formadores de professores desta disciplina e cuja base fundadora é o interaccionismo simbólico. No entanto, a proximidade entre sujeito e objecto coloca ao investigador que se debruça sobre a sua própria prática problemas específicos, distintos dos problemas com que lida o investigador que estuda culturas de matriz diferente da sua. O texto analisa este e outros problemas epistemológicos, metodológicos e éticos que envolvem este tipo de pesquisa e discute as suas potencialidades como forma de construção de conhecimento válido sobre educação.
  • A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaboration
    Publication . Ponte, João Pedro da; Santos, Leonor
    This paper discusses how several teachers were involved in a distance in-service course inspired by the notion of teachers’ inquiry. The participants are middle and secondary school teachers who register and work with a partner. We provide case studies of three groups of teachers, tracing their professional development concerning mathematical investigations, reflection and collaboration practices. The three cases show strikingly different experiences. Some teachers adjusted well to the format and activities proposed but others had trouble in assuming an active role. We conclude that reading, discussing, doing open-ended tasks, reflecting and collaborating are powerful activities but require a specific readiness.
  • Analysing practice in preservice mathematics teacher education
    Publication . Ponte, João Pedro da; Brunheira, Lina
    This paper presents the case of a yearlong course based on fieldwork activities provided to secondary school mathematics preservice teachers, just before their student teaching practicum. The activities are a first experience in investigating professional practice—some concern the school as a whole, while others focus on the mathematics class. Using a qualitative and collaborative methodology, we discuss the implications of this work for preservice teachers’ education. We argue that such fieldwork activities may help prospective teachers in developing a professional discourse and in assuming a professional identity, acquiring new ways of expressing new educational ideas and assuming a new point of view about educational phenomena.
  • Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?
    Publication . Ponte, João Pedro da
    Este artigo analisa os desafios que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) colocam à formação de professores: Primeiramente, estuda o modo como as TIC marcam a sociedade atual, com efeitos profundos não só na vida econômica mas também na cultura e na identidade humana. A Internet, pontualmente, representa uma oportunidade além do acesso à informação, de produção e divulgação de materiais próprios, como também de interação. Posteriormente analisa o papel que estas tecnologias têm tido na escola e as dificuldades que têm surgido na sua integração. Após considera as alterações que as TIC estão trazendo ao trabalho dos professores e às suas relações com outros agentes educativos. Mais adiante apresenta alguns programas inovadores de formação inicial e contínua de professores, paradigmáticos dos rumos que actualmente pode assumir a formação e do seu paralelismo com os processos educativos em geral. Finalmente, apresenta algumas sugestões sobre os desafios para uma integração profunda e, ao mesmo tempo, crítica e de emancipação das TIC na atividade educativa.
  • Professores e formadores investigam a sua própria prática: O papel da colaboração
    Publication . Ponte, João Pedro da; Serrazina, Maria de Lurdes
    Este artigo analisa o percurso de um grupo de professores, educadores matemáticos e formadores que durante cerca de dois anos empreenderam um trabalho colaborativo conjunto. Inicialmente, o grupo assumia-se como um grupo de estudos, em torno do tema “O professor como investigador”, e a sua atenção foi-se centrando cada vez mais nos objectos a investigar – as práticas profissionais. Numa segunda fase, o grupo empreendeu colectivamente a elaboração de um livro sobre este tema. O artigo dá especial atenção às aprendizagens realizadas pelos participantes, às dificuldades por eles manifestadas e ao papel do trabalho colaborativo; conclui que a dinâmica de um grupo deste tipo evolui com o tempo, tal como os seus objectivos e modos de trabalho, sendo muito importante que exista uma liderança colectiva que procure integrar as contribuições de todos e prepare de modo cuidado as decisões fundamentais respeitantes à vida do grupo; refere que um ambiente de confiança e boas relações interpessoais têm de ser construídas e constantemente revitalizadas através da comunicação, do diálogo, da compreensão e do cuidado; finalmente, sublinha que o aproveitamento das capacidades individuais a favor do trabalho do grupo e das potencialidades do grupo para o dsenvolvimento dos seus membros constitui um elemento decisivo num trabalho colaborativo conjunto.
  • Development of pre-service mathematics teachers’ professional knowledge and identity in working with information and communication technology
    Publication . Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia; Varandas, José Manuel
    This paper describes the work undertaken in a course in communication and information technology in a pre-service program for secondary school mathematics teachers. This course aimed to help pre-service teachers develop a positive attitude regarding ICT and use it confidently. It focused on the exploration of educational software and of the Internet’s potential as a means of research and production of web sites. We discuss how the pre-service mathematics teachers evaluate their work concerning their commitment, difficulties they found, learning they identified, and personal relationship. We also analyse the effects of the course on the development of their professional knowledge and identity.
  • As equações nos manuais escolares
    Publication . Ponte, João Pedro da
    Este artigo identifica aspectos que foram mudando na abordagem das equações do 1º grau em quatro manuais escolares portugueses, um do fim do século XIX, outro de meados do século XX, outro da época da Matemática moderna (anos 70) e um da actualidade (anos 90). Os livros analisados testemunham uma evolução muito grande em pouco mais de mais de 100 anos, no nível etário dos alunos que estudam este conceito, na abordagem que se foi simplificando progressivamente, na relação com o leitor, do ponto de vista da visão da Matemática como uma disciplina com conexões múltiplas e em relação à variedade das tarefas propostas. Várias questões são sugeridas para trabalho futuro relativamente a este e outros conceitos do currículo, em Portugal e noutros países.