ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
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- Os 100 primeiros dias do XXI Governo Constitucional através da imprensa generalista: quando as finanças travam uma mudança de ciclo políticoPublication . Lopes, Felisbela; Santo, Paula EspíritoOs 100 primeiros dias de um Governo correspondem a um tempo vital na construção de uma marca. Neste contexto, os media assumem-se como guias de referência de uma opinião pública que vai sendo estruturada em grande parte por influência daquilo que os jornalistas escrevem. Para saber como é que a imprensa generalista mediatizou este período no que diz respeito ao XXI Governo Constitucional, analisamos todos os textos noticiosos dos jornais generalistas que elegeram a ação dos governantes como frame principal. Este conjunto de textos noticiosos totalizou um corpus de 961 artigos jornalísticos e 2165 citações de fontes de informação. Dessa análise sobressai uma cobertura noticiosa intensa (publicam-se em média 2,4 textos por dia), desenvolvida em textos de tamanho médio ou extenso, declinada maioritariamente pelo ângulo positivo, feita em forma de notícia, refletindo mais de metade dos textos acontecimentos previamente agendados pelos atores políticos. Apesar do esforço deste Governo em proclamar um novo ciclo político afastado do tópico da austeridade que havia dominado o discurso político dos anos precedentes, os jornalistas privilegiaram a tematização financeira e, quando o fizeram, criaram uma cobertura jornalística distinta daquela que se constituiu como padrão da actividade governativa dos restantes ministérios. Ano e meio depois do fim oficial do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, a imprensa portuguesa continuou a encontrar nas finanças um tópico persistente. Tal aconteceu, porque o calendário político a isso o obrigou mas porque também os jornalistas não quiseram fazer desvios de rota.
- Os 5 Homens Que Mudaram Portugal Para Sempre - Biografias Cruzadas : Do Berço à DemocraciaPublication . Nery, IsabelOs cinco homens que mudaram Portugal para sempre são os políticos responsáveis pela mudança mais importante da história moderna do País: a transição para a democracia. Aqui se conta como foram as suas vidas, os seus sucessos e insucessos, o que mais os marcou e o que os fez lutar – e como todos estes cinco homens se cruzaram nesse período extraordinário saído de quarenta anos de ditadura. Se Mário Soares regressa a Portugal quatro dias depois do 25 de Abril, Álvaro Cunhal chegará logo a seguir. Ambos tinham uma multidão à espera, mas cada um deu um rumo diferente à revolução. Enquanto os dois exilados testavam um lugar na vida portuguesa, Francisco Sá Carneiro era chamado do Porto a Lisboa para se reunir com Spínola, o presidente da Junta de Salvação Nacional. Por esses primeiros dias de liberdade, havia ainda espaço para a democracia cristã liderada por Diogo Freitas do Amaral. E embora António Ramalho Eanes estivesse em África no dia da revolução, o general ficaria para sempre associado ao 25 de novembro de 1975, quando a instabilidade do Verão Quente amaina e tudo, ou quase tudo, se clarifica… Soares, Cunhal, Sá Carneiro, Freitas do Amaral e Ramalho Eanes: sem estes homens, é difícil imaginar a nossa democracia.
- (A)Political administration? The public manager’s portrait and selection factorsPublication . Ferraz, DavidThis article addresses the issue of how political and administrative actors relate to each other, focusing on the selection of Senior Civil Servants as key actors to implement public policies. A literature review and documental analysis were carried out, and an on-line questionnaire was applied to Senior Civil Servants in managerial positions in Portugal between 2004 and 2011 (n = 964). The results show that, in all cases, the p-value was equal or less than .05 (p ≤ .05). The analysis allowed us to confirm two main criteria used for the selection of Senior Civil Servants (political and professional) and their respective factors. Despite indicating that the political criterion somehow plays a role in the selection of public officials in Portugal, the study could not confirm the hypothesis that political factors are predominant when hiring senior civil servants in the country.
- Abordagem crítica das parcerias público-privadas: as diferentes doutrinasPublication . Brito, Filipe Alexandre dos Santos de; Bilhim, João Abreu de Faria
- A abordagem televisiva dos incêndios florestais em Portugal: análise das peças dos noticiários televisivos da RTP e TVI em 2011Publication . Bento, Liliana Leonor Miranda; Sena, Nilza Mouzinho deEsta dissertação de Mestrado teve como principal objectivo analisar a cobertura noticiosa televisiva dos incêndios florestais em Portugal à luz da corrente pós-modernista, de modo a avaliar a informação transmitida sobre a temática em questão. A intenção fundamental deste trabalho de investigação foi compreender - para além do relato de factos relacionados com a protecção de pessoas e bens, em caso de incêndios florestais, característica das notícias televisivas - o peso e a importância dada ao património florestal português. Para isso, a metodologia aplicada foi a Análise de Conteúdo e a Entrevista qualitativa semi-estruturada. A principal conclusão desta dissertação é que a abordagem televisiva predominante é a de uma informação pós-modernista, centrada na espectacularização do fenómeno fogo e no drama humano. A floresta enquanto património ambiental, histórico e económico não é valorizada nas peças dos noticiários televisivos quer da RTP quer da TVI.
- About ChurningPublication . Alexandra Chinita Pirrolas, Olga; Correia, PedroThe term churn is usually associated to clients, that is, client-based churn, however, this essay focuses on the churning in human resources. Despite its complex and relevant nature, thephenomenon of churning in human resources remains a largely unexploited topic both by academics and researchers in the field of Human Resource Management.The purpose of this essay is to contribute to the expansion of the literature available on the subject matter, to help demystify the aforementioned given the multiplicity of available concepts attributed by several authors which in turn presents a degree of complexity for its implementation in Human Resource management.To understand the latter, its influence and the way organizations deal with this phenomenon are all crucial aspects in helping organizations take proper mitigation measures.Taking the aforementioned into consideration, this essay is subdivided in three sections, namely: • Churning in Human Resources; • The Categorization of Churning; • The Role of Organizations for the Mitigation of Churning.
- Absorptive capacity and cultural diversity in the restaurant sectorPublication . Moraes, Michelle; Carvalho, Inês; Silva, Bernardo; Correia, Antónia; Do Carmo, Manuel
- A ação do Estado em matéria de cibersegurança: Estudo de perceções no caso portuguêsPublication . Correia, Pedro; Santos, Susana Isabel da SilvaEste artigo aborda, tendo como caso de estudo a realidade portuguesa, a problemática das perceções sobre a ação do Estado em matéria de cibersegurança. São apresentados e contextualizados tópicos relevantes sobre a ação do estado e as políticas públicas. É dado ênfase aos problemas associados à privacidade, dados pessoais e bases de dados, bem como ao tema do cibercrime e suas tipologias. São relatados e analisados os resultados da pesquisa empírica realizada às percepções de 1.216 inquiridos. Por fim, é feita uma reflexão acerca da necessidade de incorporar as perceções dos cidadãos na ação do Estado em matéria de cibersegurança, face aos seus anseios de confidencialidade e segurança, à necessidade de consciencialização e uso equilibrado das novas tecnologias digitais, e à necessidade de um melhor conhecimento das leis e de reconhecimento da eficiência do Estado nestes domínios.
- A ação do Estado em matéria de cibersegurança: Estudo de perceções no caso portuguêsPublication . Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro; Santos, Susana Isabel da SilvaEste artigo aborda, tendo como caso de estudo a realidade portuguesa, a problemática das perceções sobre a ação do Estado em matéria de cibersegurança. São apresentados e contextualizados tópicos relevantes sobre a ação do estado e as políticas públicas. É dado ênfase aos problemas associados à privacidade, dados pessoais e bases de dados, bem como ao tema do cibercrime e suas tipologias. São relatados e analisados os resultados da pesquisa empírica realizada às percepções de 1.216 inquiridos. Por fim, é feita uma reflexão acerca da necessidade de incorporar as perceções dos cidadãos na ação do Estado em matéria de cibersegurança, face aos seus anseios de confidencialidade e segurança, à necessidade de consciencialização e uso equilibrado das novas tecnologias digitais, e à necessidade de um melhor conhecimento das leis e de reconhecimento da eficiência do Estado nestes domínios.
- A acção popular como instrumento de efetividade de democraciaPublication . Freire, Luciano Nunes Maia; Caeiro, Joaquim Manuel CrocaEste trabalho procura refletir sobre o papel da acção popular, nomeadamente sua importância e utilidade para a efectividade da democracia. Parte-se, principalmente, da teoria desenvolvida por Thomas Humphrey Marshall, para quem a cidadania pressupõe a conquista de três tipos de direitos: civis, políticos e sociais. Na sequência, traça-se um panorama histórico da cidadania no Brasil, de sorte a identificar as confluências e divergências entre a clássica trajetória da cidadania, desenvolvida a partir da teoria marshalliana, e a história da cidadania na realidade brasileira, bem como as possíveis causas dessa variação. Ademais, esta pesquisa pretende analisar o contexto histórico de criação da acção popular no Brasil, e se o conceito de cidadania, adotado para o manuseio da acção poular, esgota as possibilidade de participação popular na democracia do país. Por fim, discute-se a acção popular à luz do princípio da separação dos poderes, de forma a evidenciar a extensão e os limites do Poder Judiciário nessa seara. Baseando-se no referencial bibliográfico e documental pesquisado, pretende-se explicitar as razões pelas quais a acção popular, embora prevista formalmente, ainda não representa, na prática, um efetivo instrumento de efectividade da cidadania no contexto democrático brasileiro. Como resultado, levanta-se como hipóteses para tal problema: o contexto histórico de regulamentação da acção popular, a limitação do conceito de cidadania adotado para o uso da acção popular e a incipiência dos direitos civis, políticos e sociais, nomeadamente relacionados à participação popular, ao acesso à justiça e à educação.