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Advisor(s)
Abstract(s)
Os 100 primeiros dias de um Governo
correspondem a um tempo vital na construção de uma marca. Neste contexto,
os media assumem-se como guias de referência de uma opinião pública que vai
sendo estruturada em grande parte por
influência daquilo que os jornalistas escrevem. Para saber como é que a imprensa generalista mediatizou este período no que diz respeito ao XXI Governo Constitucional, analisamos todos
os textos noticiosos dos jornais generalistas que elegeram a ação dos governantes como frame principal. Este conjunto
de textos noticiosos totalizou um corpus
de 961 artigos jornalísticos e 2165 citações de fontes de informação. Dessa análise sobressai uma cobertura noticiosa intensa (publicam-se em média 2,4 textos
por dia), desenvolvida em textos de tamanho médio ou extenso, declinada maioritariamente pelo ângulo positivo, feita
em forma de notícia, refletindo mais de
metade dos textos acontecimentos previamente agendados pelos atores políticos.
Apesar do esforço deste Governo em proclamar um novo ciclo político afastado do
tópico da austeridade que havia dominado
o discurso político dos anos precedentes,
os jornalistas privilegiaram a tematização financeira e, quando o fizeram, criaram uma cobertura jornalística distinta
daquela que se constituiu como padrão da
actividade governativa dos restantes ministérios. Ano e meio depois do fim oficial do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, a imprensa
portuguesa continuou a encontrar nas finanças um tópico persistente. Tal aconteceu, porque o calendário político a isso o obrigou mas porque também os jornalistas não quiseram fazer desvios de rota.
Description
Keywords
Jornalismo político; 100 dias de governação; imprensa portuguesa; tematização; fontes de informação.