Browsing by Issue Date, starting with "2024-02-08"
Now showing 1 - 10 of 35
Results Per Page
Sort Options
- Castelos do salPublication . Costa, Rita Lopes de Vasconcelos Macedo; Oliveira, Margarida Maria Garcia Louro do Nascimento e; Oliveira, Francisco Carlos Almeida do Nascimento eA vila de Santa Maria, localizada a sul da ilha do Sal em Cabo Verde, anteriormente uma colónia portuguesa, teve a sua origem na exploração e comércio de sal. Inicialmente povoada por um grupo de colonos das ilhas de Boavista e São Nicolau, juntamente com escravos africanos, a região enfrentou períodos de crise ao longo da sua história. A evolução da vila foi gradual, mas marcada por períodos de crescimento, especialmente a partir de 1969, com a construção do primeiro alojamento local. Desde então, o turismo tornou-se a principal fonte de subsistência da população. No entanto, esse processo evolutivo revelou uma fragmentação e distanciamento entre a população local e o setor turístico, acompanhado por uma carência de instalações públicas que impulsionem dinâmicas sociais e culturais na comunidade. O projeto “Castelos do Sal” surge da necessidade de abordar essas problemáticas, procurando uma maior harmonia entre as duas realidades e promovendo investimento tanto a nível urbano quanto arquitetónico na população local. A intervenção proposta abrange dois lotes ao longo da entrada da vila, iniciando a norte e terminando a sul, próximo ao pontão da praia de Santa Maria. No âmbito urbano, foi realizada uma requalificação do espaço público por meio da criação de um percurso urbano, visando promover a qualidade ambiental e encontros entre os indivíduos. No âmbito arquitetónico, para superar as lacunas identificadas, foi concebido um equipamento abrangente, englobando apoio educativo para as crianças locais, exploração da arte através da cultura, um espaço dedicado à pesquisa e conservação marinha, um mercado ao ar livre para venda de produtos, também servindo como espaço de convivência, e habitação temporária de apoio aos equipamentos. A relação urbana estabelecida entre o percurso contínuo e a nova malha criada integra as áreas urbanas previamente desconexas, atuando como eixo de conexão, tendo sempre em consideração a preservação da identidade e cultura cabo-verdiana, bem como dos valores partilhados.
- ISBE & Cochrane Portugal Newsletter nº 276: O tratamento de variações assintomáticas da frequência cardíaca aumenta o riscoPublication . Carneiro, António Vaz; Rachadell, Juan; Lupi Manso, NunoEsta Newsletter (NL) resulta de uma parceria entre o Instituto de Saúde Baseada na Evidência e a Cochrane Portugal, e tem como objectivo disponibilizar informação sobre áreas importantes para a prática clínica, com base na melhor evidência científica disponível. São incluídos estudos relevantes, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática, resumidos numa óptica de suporte à decisão. É dada prioridade a estudos de causalidade incluindo-se ainda, quando justificado, estudos qualitativos e metodológicos, assim como revisões científicas. O conteúdo da NL é da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).
- Palácio da Quinta do CaupersPublication . Rodrigues, José Pedro da Costa Tavares Monteiro; Crespo, José Luís MouratoTem-se vindo a notar uma crescente aposta na reabilitação do edificado existente em detrimento da construção nova devido a diversas questões de natureza social e urbana, ainda mais acentuada no que diz respeito ao património histórico, sinais evidentes da resposta de uma sociedade que começa a aperceber-se do potencial deste tipo de edifícios para finalidades que, além de economicamente viáveis, contribuem diversificadamente para a regeneração urbana. Este trabalho tem por objetivo elaborar uma dissertação sobre a reabilitação e ampliação do edifício-sede da junta de freguesia de Carnide também designado por Palácio da Quinta do Caupers, atual Quinta das Pimenteiras, edifício classificado sob o regime de proteção patrimonial, assim como a requalificação dos espaços públicos a ele associados, vindo ao encontro das atuais diretivas camarárias. Procura-se igualmente demonstrar que reabilitar é o primeiro passo em prol de uma cidade sustentável, viva e com memória, memória que é um dos atributos fundamentais que distingue o ser humano do animal. A continuidade da habitação ou adaptação do uso de um edifício histórico para atividades atuais não destrutivas é a melhor forma de recuperar e conservar as suas características, permitindo, pois, o usufruto e a compreensão da arquitetura setecentista a contento de todos, utentes diretos e cidadãos em geral. No que concerne à intervenção arquitetónica, esta consiste numa reabilitação e ampliação do edifício-sede da junta de freguesia de Carnide, atualmente mais dedicado à área administrativa, no pressuposto de esta passar a integrar uma futura extensão ao edificado, mantendo as fachadas existentes, dando assim primazia ao seu valor histórico, patrimonial e arquitetónico, privilegiando estes valores em relação à função burocrática e administrativa, consolidando desta forma uma ampliação dotada de uma estética contemporânea que ficaria dedicada a novas valências e melhoria da funcionalidade própria, resultando uma maior ligação à comunidade, no respeito e consideração da problemática contemporânea da intervenção em património construído, através de uma componente interdisciplinar entre a Arquitetura, História e Reabilitação.
- Estudo de casos de osteoartrite na articulação interfalângica proximal em equinosPublication . Bastos, Pedro Manuel de Almeida Lima Tavares; Vitorino, Tomé António Fino; Tilley, Paula Alexandra Botelho Garcia de Andrade PimentaOs problemas articulares, principalmente a Osteoartrite (OA), são responsáveis pela perda de performance e reforma antecipada dos animais. Pensa-se que o trauma é o fator desencadeante desta doença, contudo a sua etiologia não é totalmente conhecida. A OA caracteriza-se pela detioração da cartilagem articular e por alterações ósseas e nos tecidos moles periarticulares. Relativamente ao diagnóstico, este é feito com base nos sinais clínicos e na resposta aos bloqueios perineurais ou intra-articulares. O raio X é o meio de diagnóstico complementar mais utilizado para avaliar e confirmar a presença de OA. Ao longo deste estudo, numa amostra composta por 8 cavalos com OA na articulação IFP, foi realizado o exame clínico, composto pelo exame estático, palpação, teste de mobilidade, exame dinâmico e teste de flexão. Também foi realizado o exame radiológico. Deste modo, através da avaliação dos sinais clínicos e alterações radiográficas, este estudo teve como principais objetivos a compreensão dos sinais clínicos mais comuns e a análise dos sinais radiográficos mais frequentes em cavalos em plena utilização desportiva. Na maioria dos casos, detetaram-se alterações radiográficas antes de o equino apresentar qualquer sinal clínico, salientando a importância da avaliação radiográfica para a deteção mais precoce da presença de OA na articulação IFP. Foi ainda notória a congruência entre o grau de claudicação e o estado de gravidade da doença de OA na articulação IFP. Portanto, os sinais clínicos não deixam de ser importantes para avaliar a presença de OA e acompanhar o seu desenvolvimento. Os sinais clínicos mais comuns foram a presença de claudicação, com resposta positiva ao teste de flexão ativa e pior desempenho em círculo quando o membro lesado se encontrava no lado de fora e o aumento do contorno da região da quartela. Por sua vez, os sinais radiográficos mais comuns foram a presença de lise óssea e a existência de Osteófitos e Entesiófitos. De referir que em todos os casos as lesões foram nos membros anteriores e que estas se localizaram maioritariamente no aspeto medial da articulação
- Terra e Locus: sistematização da construção tradicional na reabilitação do interior.Publication . Vasconcelos, Afonso Perloiro Morgadinho Pablo; Bastos, Miguel Baptista; Crespo, José LuísO interior apresenta-se atualmente esbatido no panorama arquitetónico nacional, tendo sido alvo de despovoamento acentuado e de uma sucessiva descaracterização da arquitetura tradicional. É neste sentido que surge o presente trabalho, que visa propor novas abordagens e estratégias para a requalificação do tecido urbano deste território, através do desenvolvimento e aplicação de um sistema construtivo adaptado e sustentável, empregue na reabilitação de um lote habitacional no interior Alentejano. Este sistema construtivo, enraizado no legado da construção tradicional, parte dos princípios da arquitetura vernacular, utilizando os recursos naturais existentes no local de intervenção e desenvolvendo um conjunto de ferramentas projetadas para balizar o ato de projetar, com o intuito de fomentar a criação de uma linguagem arquitetónica coletiva, aplicável em qualquer tipo programa. O modelo proposto contempla diversos aspetos da sustentabilidade na arquitetura e procura dar resposta a alguns dos problemas inerentesaos sistemas construtivos convencionais através da pesquisa e aprofundamento de estratégias existentes, baseadas na construção em taipa. Desta forma, procuram-se explorar conceitos tais como a pré-fabricação e o arrefecimento passivo de forma a desenvolver um sistema sustentável e replicável, que possibilite a reabilitação sistemática dos territórios degradados, potenciando o seu rejuvenescimento como centros urbanos.
- Reabilitação do Quartel do Regimento de Lanceiros Nº2Publication . Neves, Teresa Lamego; Reis, Nuno Miguel Gomes Arenga da CruzEste trabalho foca-se na Reabilitação da área em que o Quartel do Regimento de Lanceiros nº2 (QRL2) está localizado. A estratégia de intervenção parte da premissa de preservar o Edifício Principal reabilitando-o, e, demolindo os armazéns a Sul promovendo a Renovação e Reabilitação de toda a área urbana do Quartel. Conceitos como Conservação e Restauro serão também abordados. Propomos a transformação do Edifício Principal do QRL2 em alojamentos vocacionados para a autonomização de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos em situação de acolhimento, sendo este o mote para o trabalho apresentado. A presença destes jovens na Calçada da Ajuda poderá Revitalizar a área circundante e integrar a juventude na comunidade local. O programa proposto inclui Alojamentos de Autonomização, um Centro Cultural e outro Social e Recreativo e ainda edifícios de Habitação Coletiva. Através desta diversidade de usos procura-se transformar o território do QRL2 numa zona urbana com vivência comunitária, destacando conceitos como Bairro, Comunidade e Vizinhança. O conceito de Repetição foi utilizado através da criação de células-tipo atendendo à grande extensão do Edifício Norte.
- Memórias materiaisPublication . Gonçalves, Simão Roque; Nunes, Jorge Luís FirminoO património arquitetónico, que se vincula intimamente à memória, apresenta diferentes perceções culturais. Abordando ambos os conceitos de um ponto de vista histórico-filosófico (dimensão social) e fenomenológico (dimensão individual, que ressalva a perceção e a experiência do tempo e espaço), apresentar-se-ão as respetivas perceções culturais do Ocidente e Oriente. Posteriormente, demonstrar-se-ão as influências e diferenças culturais entre as práticas de preservação do património arquitetónico, passando por um período em que tais práticas foram transculturais, remontando à natureza simbólica do homem primitivo, e como foram antagonizadas no choque cultural dos séculos XIX e XX, quando a tentativa de universalização das práticas imposta pelos princípios eurocêntricos pôs em causa questões de autenticidade. Num gesto conclusivo, conjugando a intuição religiosa oriental com a metafísica ocidental, procurar-se-á compreender a dimensão intangível inerente aos conceitos de memória e património. Esta incompreensão, patente na dialética existencialista entre a tradição e o moderno, reflete a instabilidade conceitual de património e o dilema espiritual do homem ocidental contemporâneo que, desfazendo-se com a tradição – com o passado onde reside a memória –, desfez-se com o sentido que o interpela a preservar o que lhe pertence – o seu património arquitetónico.
- O belo em Tomás de Aquino e a sua presença na arquitectura paisagista portuguesaPublication . Pinto, Manuel António Alves; Serrão, Adriana Veríssimo; Marques, José Viriato SoromenhoA presente dissertação procura mostrar afinidades entre o pensamento de Tomás de Aquino em torno da ideia de belo e a presença desta concepção na fundação da escola portuguesa de arquitectura paisagista. A primeira parte incide sobre a temática belo, a par do modo como um autor da estirpe intelectual de Tomás de Aquino ousou abordá-la, ainda jovem frade dominicano, pela mão do seu mestre e protector Alberto Magno, ao descobrir o pensamento expresso por um enigmático seu congénere neoplatónico sobre o mesmo tema oito séculos antes, cujo nome a História registou como Pseudo Dionísio Areopagita. A segunda ocupa-se da exposição da presença do núcleo fundamental do pensamento de Aquino sobre a referida temática na arquitectura paisagista portuguesa, destacando-se o papel crucial que coube a Francisco Caldeira Cabral, enquanto seu fundador e pioneiro deste novo ramo das belas-artes em Portugal, bem como a alguns dos seus mais dilectos seguidores, casos de Gonçalo Ribeiro Telles e de Fernando Santos Pessoa. A parte final incide numa apreciação ao declínio da arquitectura paisagista no mundo, bem como no nosso país, ao qual se associa o estado de degradação ecológica de que o Planeta está sendo vítima.
- Habitar com desconhecidosPublication . Miranda, Dora Isabel Simões; Crespo, José LuísEm 1966, o antropólogo Edward T. Hall desenvolveu a teoria de que os seres humanos mantêm entre si distâncias diferentes, dependendo do seu nível de intimidade. Estas distâncias íntimas, pessoais, sociais ou públicas, como o nome indica, variam também de acordo com o lugar ou situação social. Isto significa que em espaços públicos observamos mais distâncias de teor público, e em espaços mais contidos observamos mais interações de caráter íntimo ou pessoal. Mas o que acontece quando dois desconhecidos têm de partilhar um espaço de teor íntimo? Quais são as implicações no desenho desse espaço? É por essa premissa que se guia este trabalho, que investiga os quartos partilhados das residências de estudantes da Universidade de Lisboa. Tal investigação evidencia um problema: as residências públicas da Universidade de Lisboa regem-se pela mesma tipologia há décadas, adaptando-a ligeiramente, sem grandes mudanças. Há que entender a razão de não haver uma evolução notável de tipologias, e se este é, de facto, o modelo mais adequado às necessidades dos estudantes da atualidade. Com base nas áreas de estudo adjacentes à proxémia e à comunicação não verbal, juntamente com o contributo dos alunos alojados nas residências e a opinião dos arquitetos responsáveis por alguns dos casos de estudo, é possível entender como as restrições do regulamento afetam o desenho destes espaços. Por isso mesmo, são propostas pequenas soluções que vão ao encontro do regulamento e contribuem para um melhor bem-estar e respeito do espaço privado de cada habitante na tipologia construída, bem como sugestões de novas tipologias, que, se necessário, questionam determinados critérios do regulamento.
- Design de calçado de moda para utilizadores masculinos com pé planoPublication . Belo, Inês Maria Lima Carrilho Madeira; Montagna, Gianni; Rebelo, Francisco dos SantosEste projeto nasce da falta de oferta na área do calçado para consumidores com a patologia do pé plano. Como tal, este projeto debruça-se na busca de soluções para quem sofre desta patologia, com mais foco no público masculino, dado que além de terem esta falta de oferta, também existe muito mais oferta para calçado feminino que masculino. Dado isto, é importante criar possíveis soluções para o problema em questão. Este projeto será composto por várias partes, sendo elas de caráter investigativo, mais teórico, passando para uma investigação mais prática para conhecer os processos de criação de calçado, finalizando com a realização do projeto principal. Como solução, o projeto será a criação de um modelo com pelo menos um protótipo confecionado.