IE - GIDC - Artigos em Revistas Nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IE - GIDC - Artigos em Revistas Nacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- A natureza da ciência nos currículos de ciências. Estudo do currículo de Ciências Naturais do 3.º ciclo do ensino básicoPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, AnaO estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial veiculado no currículo de Ciências Naturais do 3.º ciclo do ensino básico português contempla a natureza da ciência. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein e na conceptualização de Ziman sobre a construção da ciência. O estudo usou uma metodologia mista e seguiu um processo dialéctico entre o teórico e o empírico. Os resultados do estudo mostraram que a construção da ciência está, em geral, presente no currículo mas que a dimensão sociológica externa é a única dimensão com elevado estatuto. Este baixo estatuto geral atribuído à natureza da ciência é reforçado com a elevada ausência, no currículo, de relações intradisciplinares entre conhecimentos científicos e metacientíficos. Os resultados evidenciaram ainda que o Ministério da Educação deixa implícitos para os professores, mesmo quando eles estão presentes, não apenas os conhecimentos metacientíficos a apreender e as competências metacientíficas a desenvolver, mas também as relações intradisciplinares entre conhecimentos científicos e metacientíficos. Encontraram-se diferenças entre os dois documentos do currículo – Competências Essenciais e Orientações Curriculares – que evidenciam processos de recontextualização. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.
- D. Carlos de Bragança, um Rei que se tornou pioneiro da Oceanografia em Portugal: Recursos para o ensino das ciênciasPublication . Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Pereira, GonçaloO caso histórico de D Carlos de Bragança, Rei de Portugal de 1889 a 1908, um Oceanógrafo pioneiro, serve como ponto de partida para a exploração, tanto em contextos formais (ex. sala de aula) como não formais (ex. museu) de temas relacionados com a classificação biológica, métodos de colheita de espécimes e ilustração biológica (desenho por observação). As actividades propostas centram-se no trabalho do Rei D Carlos, que se dedicou ao estudo da fauna costeira Portuguesa, são dirigidas aos alunos de Biologia do Ensino Secundário e ajudam o aluno a desenvolver um conhecimento aprofundado acerca da natureza da ciência e dos métodos de pesquisa, promovendo também uma maior consciência acerca das complexas interacções que se estabelecem entre a ciência e a sociedade. Este conjunto de actividades inclui uma tarefa inicial, em sala de aula, de orientação para o tema, dois workshops desenvolvidos no Aquário Vasco da Gama e uma tarefa final, na sala de aula, de consolidação das aprendizagens. Nas tarefas de sala de aula, os estudantes analisam excertos de documentos históricos originais acerca do trabalho do Rei, com o objectivo de discutir e reflectir acerca da natureza da ciência. No Aquário, os estudantes participam activamente em actividades relacionadas com a classificação biológica e o desenho por observação. Todos os estudantes envolvidos (N=28) consideraram este projecto relevante para a aprendizagem das ciências, referindo não só a sua importância para a aquisição de conhecimentos, como para o aumento da compreensão acerca da natureza da ciência. Como consideração final, salientamos a importância do desenvolvimento de actividades baseadas na história da ciência como um veículo promotor da motivação e de uma efectiva aprendizagem das ciências, assim como para a promoção de uma parceria mais estreita entre as escolas e os museus de ciência.
- Investigação e Inovação Responsáveis em contexto educativo: perceções de alunos e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades propostas no âmbito do Projeto IRRESISTIBLEPublication . Azinhaga, Patrícia Fialho; Marques, Ana Rita; Reis, PedroO Projeto IRRESISTIBLE surge com o intuito de envolver professores, alunos e o público no processo de Investigação e Inovação Responsáveis. O projeto visa o desenvolvimento, em sala de aula, de módulos sobre temas científicos relevantes, desenhados segundo a abordagem Inquiry Based Science Education. Tendo como finalidade conhecer as perceções de alunos e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades sobre tópicos científicos segundo uma perspetiva de Inovação e Investigação Responsáveis em contexto sala de aula, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos alunos e professores envolvidos na implementação dos módulos desenvolvidos pelo parceiro português, cujas transcrições se submeteram a análise de conteúdo. Recorreu-se ainda a um questionário do tipo Likert para medir as atitudes dos alunos acerca da investigação e inovação na sociedade atual.
- Professores como ativistas: impacte da participação no Projeto IRRESISTIBLE no desenvolvimento profissional e pessoal dos professores da CoP PortuguesaPublication . Marques, Ana Rita; Azinhaga, Patrícia Fialho; Reis, PedroO projeto IRRESISTIBLE surge com a finalidade de envolver professores, alunos e público no processo de Investigação e Inovação Responsáveis. Através do projeto pretende-se que os alunos investiguem sobre um tema científico atual e produzam uma exposição final capaz de alertar e educar a comunidade. O processo de planeamento, construção e dinamização da exposição é assumido como uma estratégia de ativismo em contexto escolar. O apoio de professores a iniciativas desta natureza tem-se revelado difícil, existindo diversos fatores que se constituem como obstáculos a práticas escolares direcionadas para o desenvolvimento da cidadania ativa dos alunos. Tendo como finalidade conhecer o impacte da participação no IRRESISTIBLE no desenvolvimento profissional e pessoal dos professores que integram a comunidade de prática portuguesa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas cujas transcrições foram submetidas a análise de conteúdo.
- Difusión de Experiências de Educación Científica para la Ciudadanía. Propuesta de un MOOCPublication . Blanco-López, Ángel; Reis, Pedro; España-Ramos, Enrique; Oliva-Martínez, José María; Franco-Mariscal, Antonio Joaquín; Jiménez-Liso, RutO presente artigo centra-se num curso online massivo aberto (MOOC, Massive Open Online Course) sobre uma variedade de abordagens de educação científica para a cidadania. Apresentam-se as principais características deste curso e o público a que se destina. Com este curso pretende-se, em primeiro lugar, explorar uma via alternativa para divulgar pesquisas em didática das ciências experimentais segundo uma perspectiva CTS e ao mesmo tempo promover a colaboração entre grupos de investigação de várias universidades de Portugal e Espanha. Em segundo lugar, pretende-se analisar o possível impacto que este curso pode ter nas perceções dos participantes sobre as finalidades da educação científica para a cidadania e sobre as abordagens de ensino apresentadas. Segundo a perspetiva metodológica da investigação baseada em design, discute-se a conceção, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação deste curso. Os resultados desta investigação devem ser vistos segundo três pontos de vista: o MOOC como um produto em si mesmo e o seu valor para a formação dos professores, o seu possível impacto nas pessoas às quais se destina e os resultados da coordenação e colaboração entre as diferentes equipas de investigação no desenho e desenvolvimento do curso.
- Interactive exhibition on climate geoengineering: empowering future teachers for sociopolitical actionPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroThe present case study, involving 19 pre-service teachers, intends to identify the potentialities and the limitations associated with the development of interactive exhibitions on socio-scientific issues as a strategy to empower future teachers for sociopolitical action. An interactive scientific exhibition developed accordingly to the IRRESISTIBLE project module "Geoengineering: Climate Control?" sought to create opportunities for students to work collaboratively, to take responsibility and to participate in activism initiatives. The results suggest positive impacts on students’ scientific knowledge, exhibitions’ development skills and empowerment for action. The main difficulties are focused on group work and time management. This pedagogical initiative allowed the development of competences considered important for citizens’ scientific literacy and active involvement in sociopolitical action.
- O desenvolvimento de atividades investigativas com recurso à Web 2.0 no âmbito da investigação e inovação responsáveisPublication . Dias, Carla Pacífico; Reis, PedroUma educação científica que se restrinja à transmissão do conhecimento científico torna-se insuficiente para capacitar os alunos como cidadãos ativos capazes de planear e realizar ações democráticas visando a resolução responsável de problemas sociais. O objetivo deste estudo, seguindo uma Metodologia Design Based Research, desenvolvido no contexto do Projeto IRRESISTIBLE financiado pela UE, foi desenvolver conhecimento sobre o impacto das atividades IBSE - integrando ferramentas da Web 2.0 - no desenvolvimento de conhecimentos e competências necessárias para uma cidadania ativa em investigação e inovação responsáveis sobre questões sociocientíficas (QSC). O estudo permitiu obter diferentes estratégias didáticas para a educação científica no ensino básico e novos conhecimentos sobre o desenvolvimento dessas estratégias no contexto escolar.
- O PROJETO “HANDS-ON REMOTE”1 – ATIVIDADES EXPERIMENTAIS A DISTÂNCIAPublication . Reis, Pedro; Baptista, Mónica; Tinoca, Luís; Kampschulte, Lorenz; Karcz, Wojciech; Pellowski, Marion; Voss, Miriam; Zahler, AdamO trabalho prático (atividades práticas realizadas pelos estudantes) e a experimentação (atividades práticas onde os estudantes podem introduzir alterações em algumas variáveis e observar o efeito dessas alterações em alguns fenómenos) são componentes importantes da prática escolar geral e essenciais para a aprendizagem de conceitos e processos de ciência, tecnologia e engenharia (Lytvyn et al., 2020). No entanto, durante as restrições impostas pelo Covid-19, estas práticas educacionais eram impossíveis de realizar presencialmente nas escolas. Esta situação proporcionou um bom contexto e pretexto para a exploração de boas alternativas educativas para estas atividades presenciais. O principal objetivo do projeto “Hands-on-Remote” é melhorar as competências digitais de professores e estudantes e fornecer aos professores recursos gratuitos para que possam reagir de forma flexível, com abordagens inovadoras e conceitos de alta qualidade em vários cenários pandémicos. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto.
- Panorama sobre questões socioambientais e educação CTS: indicativos em teses e dissertações em educação em ciências no BrasilPublication . Medeiros Da Fonseca, Eril; Duso, Leandro; Reis, PedroA articulação entre a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e questões socioam- bientais é de extrema importância para promover uma compreensão mais ampla e crítica das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. A Educação CTS envolve uma abordagem interdisciplinar que busca desenvolver o pensamento crítico, a ética e a responsa- bilidade social dos estudantes em relação às questões científicas e tecnológicas que afetam a sociedade e o meio ambiente. Assim, o presente trabalho apresenta uma pesquisa documental, do tipo qualitativa, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES sobre questões socioambientais e educação CTS, tendo como objetivo da pesquisa descrever um panorama das pesquisas em educação em Ciências no Brasil que articulam a educação CTS com as questões socioambientais. Como procedimento analítico optamos pela Análise Textual Discursiva que proporcionou a sistematização das in- formações, com o intuito de explicá-las sem generalizações. No total, foram encontradas 12 dissertações de mestrado acadêmico, 18 dissertações de mestrado profissional, e 5 teses de doutorado. As pesquisas que fazem parte do corpus de análise, tiveram diferentes focos de análise e resultados que diferem uns dos outros que foram agrupados de acordo com sua na- tureza e conteúdo específico de sua abordagem a partir de elementos semelhantes: i) mudança de comportamento frente a questão socioambiental; ii) importância do conhecimento científico e dos recursos didáticos para promover a aprendizagem; iii) propostas a partir do contexto e com foco em implicações sociais.
- Avaliação de um modelo pedagógico de educação para a Cidadania Ambiental por alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . MONTE, TERESA; Reis, PedroEste artigo avalia a implementação de um modelo pedagógico de educação para a Cidadania Ambiental no 1.o Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal (alunos entre seis e dez anos). O objetivo foi testar o modelo em contexto real escolar, de modo a ser avaliado pelos próprios alunos, procurando responder às seguintes questões de investigação: (1) Quais as perceções dos alunos do 1.o CEB sobre as atividades de Cidadania Ambiental realizadas?; e (2) Quais as aprendizagens que resultaram das atividades de Cidadania Ambiental realizadas? Esta testagem constitui uma das iterações de uma Investigação Baseada em Design destinada a conceber um Modelo Pedagógico de Educação para a Cidadania Ambiental no 1.o CEB em Portugal. A implemen- tação do modelo pedagógico foi realizada em quatro escolas públicas do 1.o CEB, num total de 23 turmas (orientadas por 23 professoras) e cerca de 500 alunos, distribuídos pelos 4 anos de escolaridade. Com base em observação direta, notas de campo e entrevistas semiestruturadas realizadas aos alunos, procurou-se identificar as suas perceções acerca das atividades de Cidadania Ambiental realizadas e as aprendizagens que resultaram dessas atividades. De um modo geral, os alunos, após a realização das atividades de Cidadania Ambiental, desenvolveram competências de Cidadania Ambiental, mudaram os seus comportamentos e atitudes e demonstraram vontade em participar de forma mais ativa na resolução de problemas ambientais locais em conjunto com a comunidade escolar e local, tendo ficado, desta forma, mais empoderados para a ação.
