PURE > Dspace - Instituto de Educação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PURE > Dspace - Instituto de Educação by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- The learning impact of a redesign of an e-learning course on body composition with a focus on the learner and user experiencePublication . Andrade,Arthur Colaço Pires de; University of Lisbon; Institute of Education; Piedade,João Manuel NunesThis study investigates the effect of user experience design on the learning experience through an e-learning course developed in Articulate Rise. Using a quantitative, descriptive, and exploratory approach, I conducted a literature review on e-learning and user experience concepts, including instructional design methods such as the ADDIE framework, Cognitive Load Theory (CLT), Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML), and Situated Learning Theory (SLT). A systematic review of literature from 2010-2023 (n = 47) examined the effects of learning design choices on user experience (UX) and learning experience, assessment variables and methods, evidence-based UX and learning design strategies, and demographic factors. Finally, I conducted a survey with 16 respondents to assess the perceived technical and pedagogical usability of the course using the System Usability Scale (SUS) and an adapted Pedagogically Meaningful Learning Questionnaire (PMLQ). Results indicate that the course redesign enhanced the perceived usability and learning experience by adopting evidence-based instructional design and user experience principles, including iterative design. The study highlights the importance of integrating design elements such as interactive scenarios and multimedia components, which positively correlate with perceived added value and applicability. This research underscores the significance of technical and pedagogical usability in enhancing learning, contributing to the discourse on evidence-based approaches to designing meaningful digital learning experiences.
- Os MOOC na formação continuada de professores da área de STEAM : investigando experiências de aprendizagemPublication . Mandowsky,Denise; Universidade de Lisboa; Instituto de Educação; Agonacs,NikolettaO estudo tem como objetivo investigar a eficácia da experiência de aprendizagem dos professores em MOOC, especificamente voltado a abordagem STEAM. Além disso, procura fornecer insights que contribuam para o aprimoramento das estratégias de LEX design no desenvolvimento destes cursos e enriquecer a literatura existente sobre o tema. A recolha de dados e a sua análise segue um método misto, com análise qualitativa e quantitativa, dividida em duas etapas. Na primeira etapa, a recolha de dados qualitativos consistiu em entrevistas com especialistas do campo do UX e LEX design, residentes do Brasil e Portugal. Nesta etapa focou-se em validar o instrumento de recolha de dados. Já na segunda etapa, utilizou-se questionários aplicados aos professores, que atuam com a metodologia STEAM e que estão inseridos no contexto brasileiro. A análise dos dados qualitativos consistiu na transcrição e interpretação das respostas dos especialistas. A análise dos dados quantitativos consistiu na análise da estatística descritiva dos resultados obtidos. Os dados coletados apontam a necessidade de ajustes da avaliação heurística para melhor refletir a experiência dos utilizadores, como, por exemplo, a necessidade de melhoras a avaliação da acessibilidade, da interação com o tutor e colegas e da presença social. Como conclusão, a investigação reforça a importância do LEX design para garantir experiências de aprendizagem eficazes, além de propor recomendações de refinamento da avaliação heurística testada. O estudo também traz contribuições relevantes para o campo do design de aprendizagem, ao identificar áreas de melhorias nos MOOC voltados à formação contínua de professores, especialmente em termos de usabilidade e interação com a plataforma. Com base nos dados coletados e analisados, foi possível indicar oferecer sugestões práticas para o desenvolvimento de cursos online mais acessíveis e adaptados às necessidades dos professores.
- O jogo didático como estratégia de participação em projetos de arte comunitáriaPublication . Leite,Atilla Ramos; Universidade de Lisboa; Instituto de Educação; Paz,Ana Luísa Fernandes; Caetano,Ana Paula VianaO presente estudo aborda a temática dos processos artísticos e participativos em contextos comunitários. Por entender o tema da participação, e, mais precisamente o jogo como uma ferramenta catalisadora de aprendizagens, pretende-se investigar como o jogo se manifesta no trabalho desenvolvido dentro de uma associação comunitária de música. Neste contexto, tanto as estratégias, conjunto de ações que os professores utilizam em suas práticas, quanto o trabalho da associação, relação dos professores com os membros participantes da associação, a comunidade e os espaços, influenciam no resultado das ações educativas. Assim, o objetivo deste trabalho é o de compreender o uso do jogo dentro dos processos artísticos e participativos de uma associação comunitária. Para tanto, é relevante pensar as relações entre os membros da associação, em prol de seus objetivos, e a relação da associação com a própria comunidade. Portanto, este trabalho de investigação parte da compreensão de que tanto o contexto dos participantes quanto a relação entre os diversos membros da associação são elementos importantes para compreender as estratégias adotadas para alcançar os objetivos da associação. Olhar para as relações do professor com outros membros da associação é compreender que estas relações afetam a escolha das estratégias aplicadas nas ações educativas. O estudo pretende investigar uma associação comunitária em Barcelona observando os possíveis aportes do jogo às práticas dos professores. Além disso, esta investigação entende que estudar as estratégias de intervenção educativa considerando questões de gestão e organização dos grupos pode trazer contribuições para a dimensão participativa no campo dos projetos de arte comunitária. O estudo identificou que o jogo foi utilizado em diversos momento e com objetivos variados. Foram identificados quatro tipos de jogos e outras estratégias que integram as ações com o intuito de promover a participação nos ensa
- O papel do gestor na administração do sistema de formação profissional da marinha : um estudo de caso no observatório de qualidade da formação e na repartição de tecnologias de formaçãoPublication . Nunes,Madalena Fernandes Proença; Universidade de Lisboa; Instituto de Educação; Tinoca,Luís Alexandre da FonsecaO presente relatório de estágio denominado “O papel do gestor na administração do sistema de formação profissional da marinha: um estudo de caso no observatório de qualidade da formação e na repartição de tecnologias de formação”, insere-se no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação, e com o objetivo de realizar um estágio de natureza curricular, fui integrada na Direção de Formação, mais especificamente no Observatório da Qualidade da Formação e na Repartição de Tecnologias de Formação, para executar um conjunto variado de tarefas relacionadas com a formação técnica desenvolvida na licenciatura e aplicadas ao SFPM, designadamente nas áreas de: Desenvolvimento curricular e documentação de curso; e Avaliação da formação (avaliação interna, externa do SFPM). Numa primeira parte, o relatório apresenta a caracterização da estrutura e da cultura organizacional da DF, concluindo sobre a sua elevada formalização e centralização e a sua aproximação a uma cultura organizacional baseada nas regras. Numa segunda parte é apresentado um pequeno projeto de investigação realizado no OQF e na RTF, departamentos da DF na Marinha portuguesa, que tem como objeto de estudo o trabalho do gestor de formação. O estudo aborda uma abordagem qualitativa, utilizando métodos como entrevistas semiestruturadas com os gestores de formação e com um técnico adjunto da área, além da análise documental e da observação participante. Por fim, no terceiro capítulo é feita uma descrição das atividades e funções realizadas no decorrer do estágio curricular, bem como a reflexão das aprendizagens adquiridas.
- Ecos do uso das redes sociais na educação de adultos : um olhar sobre a cultura visual em PortugalPublication . Whitaker,Isabella; Universidade de Lisboa; Instituto de Educação; Caetano,Ana Paula Viana; Paz,Ana Luísa FernandesA constante aceleração do universo digital traz consigo desafios que tocam inúmeros cenários da vida contemporânea. Esta pesquisa tem como objetivo principal problematizar as relações e atravessamentos entre o uso das redes sociais e o desenvolvimento do pensamento crítico, perante as imagens que visualizamos diariamente, e identificar o papel da educação de adultos para a promoção deste pensamento crítico a partir do campo da Cultura Visual. Visa, ainda, compreender como o Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal estabelece ou não diretrizes no que diz respeito à promoção da literacia visual na educação de adultos, e identificar aproximações entre política pública e sua implementação. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, partindo de um cruzamento entre quadros teóricos das relações digitais, cultura visual e educação de adultos, seguido da análise documental do Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal e da análise de um projeto de promoção de literacia digital para adultos desenvolvido em Portugal. A partir da triangulação dessas análises, foi possível identificar a educação de adultos incorporando um papel significativo para a articulação do pensamento crítico e uma fragilidade no que diz respeito às diretrizes do Plano de Ação para a Transição Digital voltadas para a literacia visual e o pensamento crítico na educação de adultos. Ainda, constatou-se uma lacuna entre a proposta da política pública e sua implementação prática, que aparenta se originar a partir de desafios apresentados pelas novas exigências que as tecnologias demandam no campo da educação, bem como aparentes falhas na sua execução.
- Planos de contingência na educação frente à crise pandêmica da covid-19 : abordagens inovadoras no 1º CicloPublication . Cordeiro,Jucileide Pinheiro dos Santos; Universidade de Lisboa; Instituto de Educação; Viseu,Ana Sofia Alves da Silva CardosoO presente estudo tem como foco as abordagens inovadoras no 1º Ciclo de Ensino Básico das escolas públicas portuguesas na realização dos seus Planos de Contingência na Educação frente à crise pandêmica da Covid-19. O seu objetivo é estudar, analisar e refletir, com base em dados empíricos, como a escola reagiu à situação de crise e ao afastamento do contexto escolar físico e identificar abordagens inovadoras, tendo como parâmetro os Princípios do Design da Inovação Educacional da OCDE. Como metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa, com natureza interpretativa e descritiva, buscando-se compreensão dos fenômenos tal como são manifestados, sendo utilizado um estudo exploratório que se aproxima do estudo de caso. Para a recolha de dados, além das entrevistas semiestruturadas com quatro intervenientes-chave, também foi utilizada a pesquisa arquivística. Sendo uma investigação qualitativa, a técnica de tratamento de dados focou-se na análise de conteúdo, realizada por meio de dedução analítica. Identificou-se que, na perspetiva das participantes, as ações implementadas foram inovadoras no tocante ao envolvimento da equipe no qual sobressai o trabalho colaborativo, salvaguarda das aprendizagens dos alunos colocando o aluno no cetro do processo e inserção de novas tecnologias. No entanto, de acordo com a literatura, a inovação em educação vai além desses aspetos, uma vez que seu processo é um muito mais complexo, demanda tempo e planeamento.
- Inteligência artificial generativa no ensino básico e secundário em Portugal : perceção e uso por alunosPublication . Ribeiras,Célia Cristina Afonso da Silva Parente; Universidade de Lisboa; Instituto de Educação; Dorotea,Nuno Miguel Taborda CidA Inteligência Artificial Generativa (IAGen) invadiu o mundo na sua globalidade provocando as mais diversas reações. Ao nível da educação, é mais uma tecnologia digital inovadora que está e vai continuar a desafiar todos os envolvidos. A presente investigação visa analisar a perceção, aceitação e utilização da IAGen por alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, em Portugal. Face à rápida evolução e integração da IAGen no panorama educativo global, torna-se imperativo compreender como é que os alunos portugueses a percecionam e quais os fatores que influenciam a sua adoção e utilização. O estudo fundamenta-se no modelo teórico UTAUT2 (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2), com as suas dimensões Expetativa de Desempenho, Expetativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, com possível impacto na Intenção Comportamental e Frequência de Uso. Este estudo foi adaptado para incluir construtos adicionais como Inovação Pessoal, Confiança e Risco Percebido. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 478 participantes. Os dados, recolhidos entre janeiro e maio de 2024, foram analisados através do PLS (Partial Least Squares). Os resultados indicam uma perceção ainda limitada da IAGen entre os alunos, com uso predominante em tarefas escolares, especialmente na geração de texto. Das 13 hipóteses propostas, 6 foram confirmadas. O Hábito emergiu como o fator mais influente na intenção comportamental, seguido pela expetativa de desempenho, motivação hedónica e inovação pessoal. Mais uma vez o Hábito, bem como a Intenção Comportamental demonstram ter impacto significativo na Frequência de Uso. O estudo contribui para a compreensão da adoção da IAGen no contexto educativo português, oferecendo informações para apoio a políticas educativas e práticas pedagógicas inovadoras.
- Desenvolvimento da escrita criativa através das tecnologias digitaisPublication . Simões,Marisela Gonçalves; Universidade de Lisboa; Instituto de Educação; Piedade,João Manuel NunesO programa de Português do Ensino Básico preconizado nas Aprendizagens Essenciais (AE) e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), apresenta como um dos domínios a trabalhar a escrita. Espera-se que, ao final do 1.º ciclo, os alunos dominem técnicas básicas de escrita para diversos objetivos comunicativos. A integração curricular das TIC são um desígnio da União Europeia e do próprio governo português que o objetiva no documento Orientações Curriculares para as TIC. Os estudos mostram que a escrita criativa é uma importante estratégia de motivação dos alunos para a escrita, sobretudo pelo seu caráter lúdico. Assim, aplicámos um cenário de aprendizagem que fizesse os alunos terem contacto com atividades de escrita criativa, usando metodologias centradas no aluno em que o digital fosse uma ferramenta pedagógica. O nosso objetivo era procurar respostas para o problema que suscitou esta investigação - compreender de que forma as tecnologias digitais podem contribuir para a promoção e desenvolvimento da escrita criativa em alunos do primeiro ciclo do ensino básico (4.º ano). Assim, realizámos uma investigação de natureza qualitativa em que se aplicou pré-teste e pós-teste, inquérito por questionários e entrevistas aos alunos da turma que participou no projeto e à professora titular. Os resultados mostram que os alunos melhoraram o seu desempenho ao nível da escrita, se sentiram motivados e envolvidos. O impacto das tecnologias digitais na promoção e desenvolvimento da escrita criativa é bastante positivo.
- Os jovens e a biblioteca públicaPublication . Bragança, Joana Martins da Fonseca; Universidade de Lisboa; Instituto de Educação; Guimarães,Paula Cristina da Encarnação OliveiraO presente trabalho de projeto, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural, centra-se na questão do papel da Biblioteca Pública como influência nos hábitos de leitura dos adolescentes. Neste trabalho, pretende-se, através de um diagnóstico da situação, conhecer a realidade da instituição em estudo, no que diz respeito ao seu funcionamento e organização dos recursos existentes, com o fim de elaborar um plano de ação que permita reforçar e complementar a intervenção da instituição na melhoria dos seus serviços para o público adolescente. Procede-se a uma análise conceitual no campo da Educação e Formação, em particular, nas modalidades educativas da Educação Informal e Educação Não Formal, que permitem compreender e enquadrar a importância destas modalidades nas práticas formativas que uma biblioteca pode fornecer. Reflete-se ainda sobre um conjunto de elementos teóricos associados à Biblioteca Pública e o seu papel nos hábitos de leitura de uma sociedade. Com vista à elaboração de um diagnóstico de situação, foram utilizadas várias técnicas de recolha de dados, que permitiram, após a sua análise, a definição de necessidades prioritárias que permitem delinear as estratégias de atuação. O plano de ação proposto encontra a sua fundamentação, quer nos problemas identificados, quer nos elementos conceituais ligados a este projeto. As atividades remetem para uma melhoria dos serviços prestados pela instituição, para uma aproximação do público alvo e para a promoção de novas formas de incentivar os hábitos de leitura e frequentação da biblioteca.
- Realidade virtual no ensino superior : um caso de estudo na área das ciências financeirasPublication . Lourenço,Filipa Vieira; Universidade de Lisboa; Instituto de Educação; Pedro,Neuza Sofia Guerreiro; Oliveira,Nuno RicardoO presente trabalho de projeto analisou a integração da Realidade Virtual (RV) no Ensino Superior, com foco na área das ciências financeiras (Contabilidade), através da implementação de um estudo de caso inovador na Unidade Curricular Strategic Planning and Controlling da NOVA School of Business and Economics. Os objetivos foram proporcionar uma experiência de aprendizagem mais interativa, imersiva e prática aos estudantes e analisar o impacto de estudos de caso com recurso a RV nas percepções dos estudantes acerca da mesma, comparando as percepções registadas antes e após. Os objetivos foram cumpridos. O processo de recolha de dados envolveu uma turma de 40 estudantes que resultou em dois questionários baseados no modelo UTAUT. A análise dos questionários indicou que a experiência foi valorizada pela interatividade e pelo caráter inovador da abordagem, ainda que melhorias possam ser feitas na usabilidade e nas ferramentas de apoio ao trabalho colaborativo. Os resultados demonstram que apesar de algumas dificuldades na adaptação à plataforma e na comunicação digital entre grupos, os estudantes demonstraram-se receptivos à inovação e reconheceram o potencial da RV para complementar os métodos tradicionais de ensino. A simulação de dinâmicas empresariais permitiu aos estudantes explorar um cenário virtual imersivo, promovendo uma maior interação com os conteúdos e estimulando a colaboração entre equipas. A implementação do sistema revelou-se acessível, com poucos desafios técnicos. Conclui-se que a RV tornou o ensino mais dinâmico e próximo das exigências do mercado de trabalho. A investigação reforça a necessidade de continuar a explorar e aperfeiçoar o uso da tecnologia imersiva no Ensino Superior, garantindo a sua acessibilidade e eficácia pedagógica para diferentes áreas do conhecimento.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
