Browsing by Author "Marcondes, Neide"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Amazônia : os novos viajantes, os artistas da madeiraPublication . Marcondes, NeideIn today’s world, there is a main concern ecological issue. In contemporary art, we highlight two Brazilian artists that we evidenced in the Amazônia Exhibition 2018, Novos Viajantes at MUBE- Museum of Sculpture and Ecology in São Paulo, Brasil. Maurício Adinolfi and Fernando Limberger, they work with recyclables materials and green sculpture. Both act as educators and environment activists, elaborate installation and interventions with inventive poetic language as well as creative images that tells their world outlook
- Croma: vol.3, nº6 (Jul./Dez. 2015)Publication . Queiroz, João; López López, Marta; Façanha, Ana Cristina Mendes; Tedesco, Elaine Athayde Alves; Barbosa, Iracema; Rampin, Priscila; Mello, Regina Lara Silveira; De Araújo Santos, Eriel; Rey Villaronga, Gonzalo José; França, Cláudia Maria; Almozara, Paula; González Vida, María Reyes; Wosniak, Fabio; Lampert, Jociele; Rojas-Redondo, Carlos; Lara-Barranco, Paco; Borges, Carlos Eduardo Dias; Tomé, Joana; Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira; Cartaxo, Zalinda; Pereira, Teresa Matos; Rodrigues, Teresa Palma; Resende, Rafael; Paim, Cláudia Teixeira; Marcondes, Neide; Marcondes Martins, Nara Silvia; Montoya Hortelano, Josep; Delgado, AntónioHá um compromisso entre o artista e a sociedade. Não é possível retirar a arte do seu contexto social. Neste projecto, em que se desafiam os criadores a pesquisar a obra de outros criadores, reúnem-se aqueles artigos que melhor demonstram a responsabilidade e a solidariedade entre os criadores e os seus pares sociais. São obras, artistas, projetos, plataformas de intervenção, projetos que enfatizam as relações sociais como suporte. Sob esta temática geral foram reunidos 25 artigos para este número 6 da Revista Croma, em linhas de exploração variadas e mantendo a elevada internacionalização da revista: mais de noventa por cento das publicações são exógenas à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa ou do CIEBA, a sua unidade de investigação. Este é um indicador procurado e atingido de modo consistente em todos os exemplares publicados até hoje, e que se espera poder afirmar com continuidade. As diferentes perspetivas apresentadas nos variados artigos expõe a obra de autores que exploram dimensões relacionais ou perante as quais o espectador é convocado a deslocar o seu posicionamento, a desassossegar-se. A implicação surge como resultado da articulação expressiva dos recursos mais variados, em constante mistura, exibindo o modo como as dimensões materiais e ideais são fundadoras das diversas propostas. Nesta revista não há indiferença, há diferenças.
- Croma: vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2018)Publication . Queiroz, João; PARDO, BEATRIZ CAVIA; Cancio, Arturo; Sousa, Ana Matilde Diogo de; Morell Rovira, Jordi; Kerinska, Nikoleta Tzvetanova; García Calvente, Pablo; Gordeeff, Eliane Muniz; Cantalozella, Joaquim; Negre, Marta; Mibielli, Bruna Penna; Marcondes, Neide; Marcondes Martins, Nara Silvia; Neves, Sónia Patrícia Inácio; Valesini, María Silvina; Rodrigues, Manoela Dos Anjos Afonso; Bacildo, Walter Costa; Cirillo, José; Braga, Márcia Machado; Rodrigues, Teresa Palma; Nery, Roseli Aparecida da SilvaAstúcias para uma implicação. A proposta é de convocar o público, transportá-lo para dentro da obra, implicá-lo, transformá-lo, modificá-lo. O mundo global comporta ameaças sociais, culturais, ecológicas, identitárias. As obras contemporâneas recorrem a todos os possíveis suportes, e fazem das tecnologias mais um tecido discursivo de mediação. O que importa é fazer chegar as notícias, que tendem a ser más. A crise atual potencia talvez uma maior criatividade e uma menor arrogância retórica. Todos podem passar a intermediar o processo artístico, de dentro para fora.
- :Estúdio, Ano 1, nº2 (Dez. 2010)Publication . Carvalho, Fernanda; Barachini, Teresinha; Cápua, Clara de; Meana Martínez, Juan Carlos; Matias, Pedro Miguel; Müller, Maristela; Silveira, Luciana Martha; Reis, Vítor Dos; Ribeiro, Martha de Mello; Ortuzar González, Mónica; Gamito, Maria; Amarante, Joana Aparecida da Silveira do; Fregoneis, Gabriela P.; Rodríguez Caldas, María del Mar; Negre Busó, Marta; Cantalozella, Joaquim; Garcez, Luciane Ruschel Nascimento; Makowiecky, Sandra; Santiago Martín De Madrid, Paula; Queiroz, João; Dias, Fernando; Ramos, José Artur; Maio Dias Veloso, Maria Fernanda; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Salvatori, Maristela; Febrer, Mònica; Marcondes, Neide; Serra, J. Paulo; Fernandez Fariña, Almudena; Villeroy Corona, Marilice
- :Estúdio, nº30 (Abr./Jun. 2020)Publication . Queiroz, João Paulo; González Reyes, Amaya; Nicolaiewsky, Alfredo; Coppoli, Carolina; Costa, Diana; Mendia, Edurne; Marques, Ines Andrade; Postiga, Ivan; Ramos, Maria; Tomé, Joana; Martín, Jon; Paraguai, Luisa; Barreiro, María Covadonga; Tourón, Sonia; Marcondes, Neide; Marcondes Martins, Nara Silvia; Gomes, Paulo; Fuentes Cid, Sara; Cortizas, OlallaNesta edição da Revista Estúdio reunimos 14 artigos dos artistas e criadores, ao mesmo tempo que recordamos Josep Montoya, de Barcelona, membro da Comissão Científica do Congresso CSO: Criadores Sobre outras Obras e par académico da Revista Estúdio, que não resistiu à COVID-19. Habituado a acompanhar em Lisboa os Congressos Criadores Sobre outras Obras, Pep deixou obra escrita tanto sobre os seus mestres, como sobre os seus alunos. O desafio do Congresso foi fértil junto da sua generosidade.
- :Estúdio, nº33 (Jan./Mar. 2021)Publication . Queiroz, João; Marcondes, Neide; Marcondes Martins, Nara Silvia; Viladomiu Canela, Ángels; Marques, Ines Andrade; Cantalozella, Joaquim; Corujo, Cecília; Perez, Karine; Del Río Comesaña, Diego; Charréu, L.; Santiago Martín De Madrid, Paula; Maneschy, Orlando; Santos, Thayfani Eduarda; Almozara, Paula; Frade, Isabela; Zielinsky, Mônica; Loureiro, Domingos; David, DianaDentro do imaginário, movido de dentro, pelos artistas, sente-se uma falta emergente de conteúdo artístico. A arte torna-se ressonância de desamor, encerra um vazio interior, esvaziado o humanismo e a vontade de partilha. Impõe-se um rasgar de imaginários, pois existe uma fome de imaginação, uma carência generalizada de arte, devido talvez a uma profunda ausência de amor. É uma crise epidémica, quase ausência generalizada de saúde, falta de relação, de calor, e de pulsão. Em fundo, a profunda solidão, a frieza e o mal-estar da vida urbana e moderna. O desafio é manter a comunicação, chegar ao outro, amar. Será uma proposta a colocar aos artistas, esta proposição de um imaginário de resgate. Afinal de que se trata, este “imaginário de resgate”? Trata-se de um desejo pelo imaginário, uma vontade de comunicar, uma pulsão de partilha, uma verdade a colocar em comum. É um verdadeiro caminho, trilhado pelos homens desde que há pensamento, e desde que há pensamento artístico. Em comum, uma inclinação para uma beleza, para um valor em comum, para uma descoberta das formas, para uma concretização plástica, material, do que é sonhado e pensado como mais belo. Para este número 33 da Revista Estúdio foram selecionados 15 artigos que tomam como escopo o olhar de artistas sobre outros artistas, num olhar de resgate entre criadores.
- :Estúdio, vol.10, nº26 (Abr./Jun. 2019)Publication . Queiroz, João; Villeroy Corona, Marilice; López Villar, Rebeca; Cartaxo, Zalinda; García Calvente, Pablo; Costa, Sara Antunes Prata Dias da; Sanzo San Martín, Irantzu; Marcondes, Neide; Marcondes Martins, Nara Silvia; Anes Silveira, Rodolfo Nuno; Pereira, Teresa Isabel Matos; BRONZE, MANUELA; Sousa, Carolina O. Marques de; Vigna, Carolina; Brächer, Andréa; Brandão, Cláudia Mariza Mattos; FABRIS, Yasmin; Corrêa, Ronaldo de Oliveira; Lima, Thomaz Carvalho; Loureiro, Domingos; Torres, Sofia; Gordeeff, Eliane MunizSobre arte e viagem pode-se estabelecer um paralelo continuado, irónico, expressivo. Entre as duas, a síntese do signo, a justaposição associativa. A viagem mostra o mundo, a viagem mostra quem somos. A caminho se desenha, se imagina, se fantasia, se mente. Neste ensejo, e neste mote da descoberta, se apreentam os 16 artigos que compõem o número 26 da revista Estúdio.
- :Estúdio, vol.2, nº3 (Verão 2011)Publication . Queiroz, João; Fernández-Fariña, Almudena; Barbosa, Álvaro; Ramos, José Artur; Maio Dias Veloso, Maria Fernanda; Alvelos, Heitor; Serra, J. Paulo; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Villeroy Corona, Marilice; Febrer Martín, Mònica; Marcondes, Neide; Sacramento, Nuno
- :Estúdio, vol.2, nº4 (Inverno 2011)Publication . Queiroz, João; Fernández-Fariña, Almudena; Barbosa, Álvaro; Ramos, José Artur; Maio Dias Veloso, Maria Fernanda; Alvelos, Heitor; Serra, J. Paulo; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Villeroy Corona, Marilice; Salvatori, Maristela; Febrer Martín, Mònica; Marcondes, Neide; Sacramento, Nuno
- :Estúdio, vol.3, nº5 (Verão 2012)Publication . Queiroz, João; Ramos, José Artur; Barbosa, Álvaro; Sacramento, Nuno; Salvatori, Maristela; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Marcondes, Neide; Maio Dias Veloso, Maria Fernanda; Villeroy Corona, Marilice; Alvelos, Heitor; Serra, PauloNo estúdio, saindo para o exterior pode-se ver o próprio estúdio. Um estúdio como o de Velázquez, de onde o pintor saiu para nos mostrar o seu interior, e onde ele pinta, ele próprio. Neste Estúdio saímos todos para o exterior e mostramos os estúdios dos outros criadores. Este olhar mostra um rosto humano, fala dos homens, das suas diferenças, das suas identidades, riquezas e fraquezas. Sair do Estúdio é repetir uma passada começada no início da modernidade e que se desenrola, atenta à crítica pós estrutural. Olhar de fora pode ser ofuscante, se o olhar de fora for ideológico, ilusório. Se o olhar de fora for conformista e imaginar interditos, haréns e odaliscas, escravas e eunucos, tapeçarias e especiarias. Neste Estúdio sai-se lá para fora e vê-se o estúdio de longe: é um lugar de criação. É um privilégio poder ver o estúdio de longe, de sítios apartados. Com esse fulgor desejamos conhecermo-nos melhor, com uma nova vontade, com ganas. Visto de longe o Estúdio chama: está frio do lado de fora, e lá dentro ama-se.
