ICS - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ICS - Teses de Doutoramento by advisor "Almeida, Ana Nunes de"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Da violência conjugal às violências na conjugalidade : representações e práticas masculinas e femininasPublication . Casimiro, Cláudia; Almeida, Ana Nunes deDisponível no documento
- Estar online e offline: práticas e representações de mulheres portuguesas e italianas na sociedade digitalPublication . Giuseppi, Silvia Di; Almeida, Ana Nunes deNum contexto de sociedades reflexivas contemporâneas e intensamente marcadas pela difusão massiva das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC), este é um estudo sobre o quotidiano de mulheres na sociedade digital, em dois países do Sul da Europa (Portugal e Itália). Pretende-se descrever e compreender práticas e representações, em duas esferas de actividade (profissional, doméstica) de mulheres activas, entre os 25 e os 49 anos, com diferentes profissões e níveis de escolaridade, que vivem em conjugalidade e têm filhos. O trabalho de campo permitiu a construção de dois Grupos de mulheres para realização de entrevistas, com base no nível de escolaridade e no tipo de profissão: Grupo A – profissionais liberais-científicas e Grupo B – empregadas de serviços pessoais, comércio e escritório. Os estudos mais tradicionais focam o conceito da “conciliação” entre trabalho e vida privada das mulheres e os factores que as impedem de aceder a um real equilíbrio entre as diferentes actividades do seu quotidiano. Entretanto, a difusão massiva das tecnologias digitais vem perturbar categorias estabelecidas (por exemplo, entre esfera privada e esfera pública), pelo que trazer esta questão para a investigação permite enriquecer a abordagem com outras perspectivas. Assim, num cenário de desenvolvimento tecnológico dentro da família, torna-se interessante para a sociologia estudar o quotidiano das mulheres na sociedade digital. Como é que acedem e se apropriam das TIC no seu dia-a-dia? De que forma estas práticas esbatem as fronteiras público-privadas e perturbam o tradicional discurso sobre a “conciliação” entre vida privada e profissional? Que significados lhes atribuem? O uso das TIC facilita as actividades domésticas e os cuidados dos filhos? A presença das TIC no espaço doméstico suscita maior fragmentação ou maior agregação nas relações familiares? Eis algumas das questões a que queremos responder, contribuindo para o estudo do acesso e dos modos de utilização das TIC, por parte das mulheres, na sociedade contemporânea. Optou-se por uma metodologia qualitativa, através da realização de 44 entrevistas semi estruturadas, entre março e junho de 2017, a mulheres residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Roma. O tratamento da informação é suportado pelo software MaxQda®. Na seção final, são ilustrados 4 perfis-tipo de mulheres portuguesas e italianas com base na relação que se estabelece entre práticas e representações das TIC no quotidiano.
- Indivíduo e sexualidade : a construção social da experiência sexualPublication . Policarpo, Verónica; Almeida, Ana Nunes deEsta tese tem como objectivo conhecer as trajectórias sexuais dos portugueses e as formas plurais como são construídas. O conceito central que permitiu dar conta deste objectivo é o de experiência, de acordo com a teoria da experiência social de Dubet (1994, 2005), em conjugação com as teorias da acção social plural (Lahire, 2003) e a reflexão sobre a possibilidade de uma Sociologia do Indivíduo, apoiada em conceitos como o de prova (Martucelli, 2006). Tentou-se, pois, adaptar um modelo de acção social individual a um novo objecto de estudo (o comportamento sexual), em articulação com contribuições da sociologia da sexualidade, como os conceitos de scripts sexuais (Gagnon e Simon, 1973) e orientações íntimas (Bozon, 2001a). A tese central é a de que a experiência sexual do indivíduo pode ser explicada pelo sistema social em que este se insere, através das lógicas de acção que regem a sua conduta. A pesquisa empírica, desenvolvida em Portugal, inclui biografias sexuais de 15 homens e 20 mulheres, com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos, escolarizados, pertencentes às classes médias urbanas, que tiveram relações com pessoas do mesmo sexo e/ou sexo diferente. Estas escolhas têm fundamento numa importante hipótese teórica: a de que os processos de individualização, mais observáveis nos meios sociais mais escolarizados, influenciam a construção de uma experiência sexual plural, ao mesmo tempo que esta última também contribui para esse mesmo processo de individualização. Foi assim possível chegar a um modelo empírico de experiência sexual, a partir das três lógicas de acção: integração, estratégia e subjectivação. Cada uma pode ser descrita em três níveis: o das dimensões da vida pessoal, o da intensidade da adesão do actor à lógica em questão e o das modalidades de acção em cada lógica. Este modelo permitiu a construção de seis ideais-tipo de experiência sexual: convencional, alternativo-singular, marginal-diversificado, alternativo-diversificado, ambivalente e plural.
- Lei cigana : A matriz normativa da população portuguesa cigana : Um exemplo de pluralismo normativoPublication . Costa, Sónia Isabel Teixeira; Almeida, Ana Nunes de; Guibentif, PierreLei cigana é considerado o conjunto de regras e normas paralelo ao direito oficial, que serve para reger a vida familiar e social da população portuguesa cigana, sendo apenas valido no seio desta população. Perante uma situação de conflito entre os seus elementos, é necessário “Chamar as leis”, o que significa que deverá ser solicitada a intervenção de determinados elementos da população cigana a quem é reconhecida autoridade para resolverem as contendas, de acordo com a lei cigana. Uma ordem normativa de transmissão oral e independente do direito oficial que nem sempre está em consonância com este. Ora, esta investigação tem o objetivo de, por um lado, conhecer e compreender o código normativo que regula a atividade social da população portuguesa cigana e, por outro, compreender as dinâmicas de produção, reprodução e mudança desta ordem. Trata-se de uma pesquisa que cruza as abordagens teóricas no domínio da sociologia do direito com os estudos ciganos, na medida em que procura compreender a normatividade cigana à luz da sociologia do direito. Uma abordagem etnográfica impôs-se como a estratégia metodológica mais adequada na medida em que permitiu um aprofundamento na compreensão do objeto de estudo capaz de trazer novas dimensões e entendimentos sobre a realidade observada. Uma abordagem à escala nacional, que se socorreu de uma triangulação metodológica, composta por observação participante, entrevistas compreensivas e análise de conflitos. Deste modo, a pesquisa permitiu colocar a descoberto uma lei una, que assume diferentes práticas e entendimentos, reflexo da diversidade interna da população portuguesa cigana e de uma pluralidade de fatores que interagem entre si, cuja combinação alimenta processos de mudança social com diferentes ritmos.
- O papel do dinheiro na transição para a vida adulta : percursos e representaçõesPublication . Cachapa, Filipa Cristina de Mira Ferreira Marques; Almeida, Ana Nunes deEsta investigação toma como objecto de estudo os jovens e as suas representações sobre a adultícia, enquanto experiência de independência financeira, tendo como foco a entrada no mercado de trabalho. Através do uso de uma estratégia qualitativa e intensiva comparativa e em profundidade, de modo a aceder às representações sociais pela voz aos protagonistas da transição para a vida adulta: os jovens em vias de serem adultos – os adults to be. Procura retratar e compreender as representações dos percursos de transição para a vida adulta dos jovens universitários em Portugal e Itália
- Pequenos e grandes dias : os rituais na construção da família contemporâneaPublication . Costa, Rosalina Pisco; Almeida, Ana Nunes deSuscitada pela teorização sociológica recente em torno da desinstitucionalização, individualização e risco, esta tese questiona o que constrói a família contemporânea mais do que aquilo que a torna «efémera», «fluida» e «frágil». Num cenário «fragmentado», de famílias dotadas de «incerteza» e «instabilidade», guiadas por um tempo escasso e ritmo acelerado, menos numerosas, atravessadas pelos processos de privatização, sentimentalização e democratização, aspirando à autonomia e desvalorizando a perenidade em função das experiências do hic et nunc, como captar, hoje, a família? Das várias portas de entrada possíveis, e a partir dos contributos teóricos de David Morgan (1996; 1999), reconhecemos nas «práticas familiares», em concreto nos «rituais familiares», instrumentos teórico-conceptuais ao serviço da imaginação sociológica e capazes de captar os fluxos, a fluidez e o sentido da família contemporânea simultaneamente construídos pelo observador e protagonistas da acção. Retratar e compreender, por dentro e na sua diversidade, o lugar dos rituais familiares na construção da família contemporânea é o objectivo geral a que nos propomos. De modo específico e complementar, constituem ainda objectivos de investigação a inventariação e caracterização dos principais rituais familiares, e a revelação das relações ocultas e modos de articulação com estruturas e dinâmicas familiares, contextos sociais de pertença e dinâmicas de género. Metodologicamente, foi empreendida uma investigação de tipo qualitativo, intensivo e em profundidade com o objectivo de captar experiências e significados associados a práticas e representações pluridimensionais dos rituais familiares enquanto processos interactivos e significantes, simultaneamente localizados na cultura, história e biografia pessoal. Com recurso a entrevistas qualitativas de episódio (Flick, 1997) foram reunidas e analisadas em profundidade as narrativas contextualizadas de homens e mulheres a viver em contextos familiares diversificados e numa fase particular do curso de vida familiar, a de famílias com filhos pequenos. A partir da discussão teórica e empírica dos dados recolhidos, explorados com recurso a técnicas de análise de conteúdo qualitativa, conclui-se sobre a validade dos rituais familiares para captar a textura policromática da vida familiar e, ao mesmo tempo, a sua afirmação enquanto lugar de construção – para dentro e para fora – da família contemporânea, espaço simultaneamente físico, relacional e simbólico. É num puzzle complexo, cujas peças principais são as do tempo, espaço e emoção que temos, afinal, de procurar a resposta para o que confere o significado «especial» ao ritual familiar.