Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Gama, nº12 (Jul./Dez. 2018)Publication . Queiroz, João; Teixeira, Maria Odete Monteiro; Trindade, António Oriol; Alves Nunes Dos Santos, Lauer; Araújo, Viviane Gil; Costa, Sara Antunes Prata Dias da; Karwatzki Chagas, Walter; Blauth, Lurdi; Marques, Ines Andrade; Sant'anna, António Carlos Vargas; Vasconcelos, Edmilson Vitória de; Oliveira, Daniele Gomes de Oliveira; Cardoso, Angela Maria Gonçalves; Valente, António; Ambrosio, Eliana Ribeiro; Rizzoli, Marcos; Carvalho, José Marcos Cavalcanti de; Mello, Regina Lara Silveira; Santos, Rogério Pereira dos; Camnev, Larissa; Geirinhas, Alice; Zanatta, Claudia Vicari; Braga, Márcia; Schreiner, CláudiaO tropicalismo arranca em 1967, através do corpo: a música de Caetano Veloso e Gilberto Gil, os vestíveis de Hélio Oiticica, as propostas teatrais de José Celso Martinez Corrêa e os cenários de Hélio Eichbauer. Hoje as coisas são um pouco mais complexas. Em tempo de redes sociais, os aspirantes ao poder fazem uso da sua imediatez para suscitarem reações epidérmicas, superficiais, populistas e de grande instantaneidade. A boçalidade triunfa nas caixas de comentários, e com mais alguns perfis falsificados podem manipular-se plebiscitos, movimentos secessionistas, ou, e também censurar-se exposições de arte. Nesta variação do fascismo, a epiderme eletrificada das redes sociais estrutura-se como uma poderosa arena onde se aparenta uma falsa democracia. Talvez a arte continue a ser um reduto para reflexão, mas vemos que a censura se manifesta hoje de modo talvez mais eficaz, silenciando artistas e professores, através da pressão mediatizada, da emoção do momento. Para isto é necessária a atenção consciente da arte, dos artistas, e também dos arte-educadores: enfrenta-se uma massa cada vez mais informe, alienada e despojada de reflexão para além do imediato.
- :Estúdio, vol.10, nº26 (Abr./Jun. 2019)Publication . Queiroz, João; Villeroy Corona, Marilice; López Villar, Rebeca; Cartaxo, Zalinda; García Calvente, Pablo; Costa, Sara Antunes Prata Dias da; Sanzo San Martín, Irantzu; Marcondes, Neide; Marcondes Martins, Nara Silvia; Anes Silveira, Rodolfo Nuno; Pereira, Teresa Isabel Matos; BRONZE, MANUELA; Sousa, Carolina O. Marques de; Vigna, Carolina; Brächer, Andréa; Brandão, Cláudia Mariza Mattos; FABRIS, Yasmin; Corrêa, Ronaldo de Oliveira; Lima, Thomaz Carvalho; Loureiro, Domingos; Torres, Sofia; Gordeeff, Eliane MunizSobre arte e viagem pode-se estabelecer um paralelo continuado, irónico, expressivo. Entre as duas, a síntese do signo, a justaposição associativa. A viagem mostra o mundo, a viagem mostra quem somos. A caminho se desenha, se imagina, se fantasia, se mente. Neste ensejo, e neste mote da descoberta, se apreentam os 16 artigos que compõem o número 26 da revista Estúdio.
- Investigando pelo desenho # dissimular o espaço com texturas : riscas e formasPublication . Costa, Sara Antunes Prata Dias daO presente artigo apresenta parte de uma investigação de doutoramento que analisa o espaço através do desenho. Neste artigo, analisam-se especificamente quatro desenhos, que exploram como certas texturas com riscas e formas têm a capacidade de confundir e dissimular o espaço. Apresenta-se e enfatiza-se a metodologia utilizada nestes desenhos, referindo ainda alguns resultados alcançados. Fazem-se ainda algumas referências comparativas a outros espaços ou criações que recorrem a este mesmo tipo de texturas para confundir o espaço. Como resultados alcançados apresentam-se os próprios desenhos do espaço, com estas texturas, bem como algumas reflexões sobre a sua eficácia a dissimular o espaço.
- O espaço para além da forma - uma investigação pelo desenhoPublication . Costa, Sara Antunes Prata Dias daO presente artigo apresenta parte de um processo de investigação de Doutoramento que analisa alterações não formais no espaço, através do desenho, explorando igualmente o próprio processo de desenho em si. O espaço escolhido para a investigação é um espaço mínimo interior, ou melhor um pressuposto espaço arquitectónico levado a um mínimo. Nesta investigação procura-se explorar como se altera o espaço através de variações de luz, sombra, texturas e reflexos, ou seja, factores que não alteram a sua configuração física, mas que alteram totalmente a maneira como o espaço é percepcionado e sentido. Como metodologia, privilegiou-se a análise directa do espaço, desenho à vista, utilizando-se o desenho como processo de investigação, registando as variações, que vão sendo induzidas metodicamente e propositadamente no espaço, de modo a chegar a algumas conclusões.
- Expressão múltipla VI : desenho aplicado e teoria e prática do desenho : atas das conferências : 2022Publication . Costa, Henrique; Ramos, José Artur; Manteigas, Beatriz; Romãozinho, Ana; Quintas, Catarina; Elias, Frederico; Passarinho, Hugo; Santos, João Bernardo dos; Santos, José Márcio; Costa, Olavo; ALFAIATE, RITA; Faria, Alberto; Cravo, Ana; Lanita, Ana; caseirao, armando; Castro, Cristina; Conceição pereira, Maria; Torres, Gabriela; Regatão, J. P.; Revez, José Manuel; Matos, Mariana Oliveira; Costa, Sara Antunes Prata Dias daFoi apresentada em linha no dia 13 e 14 de dezembro de 2022 a sexta edição do Colóquio Expressão Múltipla: Teoria e Prática do Desenho. Esta edição é marcada por um desdobramento do colóquio em dois momentos distintos e complementares - o Colóquio Expressão Múltipla: Desenho Aplicado e o Colóquio Expressão Múltipla: teoria e prática do Desenho. Se o Colóquio Expressão Múltipla já se edificou enquanto plataforma para pensar a teoria e a prática do Desenho, surge agora a vertente do Desenho Aplicado. Importa referir que esta adição desponta em grande parte por uma direção tomada pelos alunos dos diversos ciclos de estudo do ensino superior, que os liga a secções do desenho próximas de áreas como o Desenho Digital, Banda Desenhada, Concept Art, Ilustração, Desenho em Realidade Virtual, Desenho de reconstrução, Desenho Científico, entre tantos outros tipos de Desenho Aplicado. Por Desenho Aplicado entende-se então um tipo de desenho abrangente que não sendo necessariamente um fim em si mesmo, vai contribuir para o desenvolvimento de outras áreas.