Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 13
  • Alterações climáticas e as crianças: novas vulnerabilidades
    Publication . Fonseca, Susana; Delicado, Ana; Rowland, Jussara; Schmidt, Luísa; Almeida, Ana Nunes de
    É reconhecido pela comunidade científica que as alterações climáticas terão, como uma das suas consequências mais visíveis, a ocorrência com maior frequência e intensidade de eventos climáticos extremos. Estes eventos poderão, em muitos casos, resultar em desastres ou catástrofes de dimensão significativa, cujos impactos se farão sentir de forma mais intensa sobre os grupos mais vulneráveis, entre eles as crianças. No caso de catástrofe, as crianças são um dos grupos mais vulneráveis. As suas características especificas em termos físicos, emocionais/psicológicos e educacionais, associadas a fatores como a idade, o género, as condições de saúde, o acesso a recursos, o ambiente construído em que vivem ou as redes de sociabilidade, colocam-nas habitualmente numa situação de grande dependência e vulnerabilidade. Isto mesmo é reconhecido pela agência das Nações Unidas encarregue de trabalhar com as crianças – a UNICEF – que assumiu recentemente a necessidade de reforçar o seu trabalho e intervenção sobre o tema das alterações climáticas, por o considerar como uma das grandes ameaças aos direitos das crianças no presente e, em particular, no futuro. Os resultados a apresentar estão integrados no projeto de investigação CUIDAR – Culturas de resiliência à catástrofe entre crianças e jovens, financiado pelo programa Horizon 2020, que está a ser desenvolvido no ICSUlisboa,em parceria com o Reino Unido, Espanha, Itália e Grécia.
  • Including children in the governance of urban risks
    Publication . Delicado, Ana; Rowland, Jussara; Fonseca, Susana; Almeida, Ana Nunes de; Schmidt, Luísa
    Although children are often taken as a target group in urban disaster prevention and management, they are seldom considered in terms of active participation in preparedness and response to emergencies. However, it is crucial to hear their voices in order to address their specific needs and vulnerabilities and harness their capabilities in terms of building community resilience. CUIDAR Cultures of Disaster Resilience amongst Children and Young People is a European project (funded by the Horizon 2020) that aims: (1) to understand children's experiences of disasters; the impact on their lives, their resilience and the longer-term recovery process; (2) to discover how children can best be supported in disasters and how to enhance their resilience to future emergencies; (3) to influence emergency policy and practice to better meet the needs and build the resilience of children and young people. This project is led by the University of Lancaster (UK) and has the participation of a Portuguese team from the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon. This presentation aims to present some preliminary findings of this project, in particular of the Portuguese case study. More specifically, this presentation will first give an overview of the discourses on the roles ascribed to children in urban disaster risk reduction, based on content analysis of prevention programs and disaster response policies and exploratory interviews with national and local stakeholders and policy makers in this field (civil protection at the national and local level, Ministry of Education).
  • Crianças e Jovens na Redução de Risco de Catástrofe. Policy Brief Observa
    Publication . Delicado, Ana; Rowland, Jussara; Ribeiro, Sofia; Almeida, Ana Nunes; Schmidt, Luísa; Fonseca, Susana
  • Generational Gaps and Paradoxes Regarding Electricity Consumption and Saving
    Publication . Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Correia, Augusta; Fonseca, Susana
    In a time of economic crisis the need to adopt energy conservation practices comes to the fore. It is helpful to evaluate the role of young people as both consumers and potential agents of change bridging the gap between school and family to encourage lower household energy consumption. Based on two surveys of parents and students of a secondary school in Lisbon, plus in-depth interviews with parents, this article analyzes the complexity of this challenge, highlighting adults' perceptions of their children's contribution to energy saving. Results show that parents see young people as major energy consumers. Young people's engagement with electronic equipment as essential components of their lifestyles and their belief in technology as a solution to energy problems thwart them from being promoters of energy saving. In this context of scarcity, parents try to protect their children's well-being and opportunities in life by accepting their children's unrestricted energy use.
  • Em busca de práticas sustentáveis: a influência das crenças, dos valores e das atitudes ambientais nos comportamentos de uso de energia
    Publication . Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Caeiro, Tiago; Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Correia, Augusta; Fonseca, Susana
    O estudo que se apresenta é parte integrante do projeto Net Zero Energy School: Reaching the community, cujo objetivo é identificar como as perceções e os comportamentos relativos à energia, conjuntamente com a caracterização de parâmetros físicos do espaço, podem contribuir para uma maior eficiência no consumo de energia numa escola secundária de Lisboa, recentemente requalificada. Os principais resultados, obtidos através de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra representativa de 731 estudantes do 3º ciclo e do ensino secundário, mostram a forte influência do género, da idade e da classe social nas representações e práticas de uso de energia. As raparigas apresentam uma representação mais tradicional da energia, sobretudo associada à luz e à eletricidade e ao uso de equipamentos domésticos, atribuem maior importância à conservação de energia e uma maior preocupação com o ambiente e com a diminuição do consumo de energia no país. Por outro lado, os rapazes têm um conhecimento mais preciso sobre o uso e as fontes de energia, mas parecem menos sensibilizados em relação ao tema em contexto doméstico. A dimensão central de explicação das práticas de eficiência energética, identificada através de um modelo de equações estruturais, refere-se às atitudes pró-ativas de conservação dos recursos naturais e de prevenção das alterações climáticas as quais, por sua vez, são formadas a partir da influência do contexto familiar na exposição ao tema da energia e nos valores altruístas e tradicionais. O planeamento da intervenção escolar para a mudança de comportamento deve tomar em conta estes resultados, nomeadamente, a necessidade de continuadamente expor os alunos a informação precisa sobre a energia, de fomentar uma monitorização ativa dos consumos e das formas eficientes de uso deste recurso.
  • Consulta Pública sobre energia e Clima: a opinião dos portugueses
    Publication . Schmidt, Luísa; Delicado, Ana; Fonseca, Susana
  • Net Zero energy schools: resultados gerais de um inquérito em contexto escolar sobre atitudes, representações e práticas de uso de energia
    Publication . Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Almeida, Sílvia; Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Fonseca, Susana; Correia, Augusta
    Este relatório apresenta os resultados gerais de um inquérito em contexto escolar sobre as representações, crenças e práticas de uso de energia dos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário de uma escola pública em Lisboa. O referido inquérito enquadra-se no projecto “NET ZERO ENERGY SCHOOLS: Reaching the community”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologias (FCT) e pelo Programa MIT-Portugal.
  • World Wide Views. Consulta Pública sobre Energia e Clima: A opinião dos portugueses
    Publication . Schmidt, Luísa; Delicado, Ana; Fonseca, Susana
    Em junho de 2015 realizou-se uma consulta pública mundial, World Wide Views sobre clima e energia, cujos principais objetivos foram: Suscitar o interesse dos cidadãos pelo problema das alterações climáticas, informá-los sobre os assuntos que estão a ser negociados e envolvê-los no debate sobre as soluções nacionais e internacionais; Fazer ouvir a voz dos cidadãos, recolhendo as suas opiniões sobre as decisões a serem tomadas na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), que se realizará em Paris, em Dezembro de 2015; Informar os decisores presentes na cimeira sobre as opiniões e expetativas dos cidadãos em relação às decisões tomadas na COP21, que irão afetar a vida de todos. Os resultados deste debate global de cidadãos estão disponíveis online e foram comunicados não só aos negociadores da COP21, mas também a governos, funcionários da administração, instituições europeias e das Nações Unidas, autoridades locais, empresas, etc. Esta consulta pública foi promovida pelo secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a Comissão Nacional Francesa para o Debate Público, o Danish Board of Technology Foundation e a Missions Publiques, com o apoio do Governo Francês, anfitrião da Convenção das Partes de 2015 - COP21. Este policy brief apresenta os resultados da consulta pública em Portugal e compara-os com os resultados obtidos a nível mundial e na União Europeia.
  • "Sem ela era complicado viver”: Representações, crenças e práticas juvenis sobre o consumo de energia
    Publication . Correia, Augusta; Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Fonseca, Susana; Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Almeida, Sílvia
    A questão energética é presentemente um dos maiores desafios da actualidade e das futuras gerações. O impacto do consumo de energia no ambiente e a necessidade de a garantir a milhões de pessoas em todo o mundo, tornam imperativo utilizar a energia de forma mais eficiente nos países industrializados e facilitar o acesso a este recurso às populações dos países em vias de desenvolvimento, de forma a reduzir a pobreza e melhorar as condições de vida. Nos países industrializados torna-se crucial conhecer as representações, crenças e valores sobre energia, uma vez que estes afectam a forma como os indivíduos se posicionam face ao consumo e utilização de energia. Neste contexto, os jovens assumem um papel estratégico, dada a sua capacidade de influência, tanto junto dos pais, avós e restantes familiares, como junto dos seus pares e até das gerações procedentes.