Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 13
  • Encenar Jorge Ferreira de Vasconcelos, hoje
    Publication . Pereira, Silvina
    O texto dramático é naturalmente destinado à representação, sendo por isso inseparável da prática teatral que cada época reinventa e da leitura pessoal e criativa do encenador que o leva à cena. Deste modo, a visão cénica é sempre impregnada de elementos subjectivos (gosto, formação e experiência artística) que, neste caso concreto, conduziram também, e desde logo, a determinadas opções dramatúrgicas. Estudar e encenar as comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos, dando palco, corpo e voz às personagens do seu teatro, revelou ser uma experiência cultural interdisciplinar, de intensa e rigorosa fruição técnica, estética e ética. Neste estudo falar-se-á essencialmente do trabalho de dramaturgia realizado com os seus textos, da encenação da Comedia Eufrosina (1995), da Comedia Ulysippo (1997), das leituras cénicas da Comedia Aulegrafia (2008 e 2009) e das versões juvenis da Eufrosina (2011 e 2014), lembrando o desafio que constitui encenar o seu teatro
  • Dramas imperfeitos: teatro clássico português: um repertório a descobrir
    Publication . Pereira, Silvina, 1956-
    Este conjunto de textos configura um corpus e uma história do teatro português do século XVI. Centra-se em figuras e obras praticamente ausentes dos nossos palcos, sejam elas mais ou menos conhecidas. Aqui propõem-se e acentua-se um novo olhar sobre este repertório, mediante a perspectiva da cena, sustentada na investigação e criação artística.
  • Lope, leitor de Jorge Ferreira de Vasconcelos
    Publication . Pereira, Silvina
    Este trabalho toma como ponto de partida uma afirmação de Eugenio Asensio, segundo a qual o maior admirador de Jorge Ferreira de Vasconcelos e das suas comédias teria sido Lope de Vega, facto que se comprova analisando as afinidades apontadas por aquele estudioso entre a Eufrosina (1555) e a Dorotea (1632) e, em certa medida até, com a Aulegrafia (1619). Outros pontos de contacto entre a vida e a obra destes dois grandes vultos do teatro ibérico, serão aqui focados no sentido de se perceber de que maneira se processou a recepção das obras do comediógrafo quinhentista português por Lope de Vega.
  • A Paz no Teatro Romano de Lisboa: um repertório clássico no palco mais antigo da cidade
    Publication . Pereira, Silvina; Fernandes, Lídia
    A reabertura do Museu de Lisboa - Teatro Romano com um novo percurso museográfico, em Setembro de 2015, justifica uma apresentação e reflexão sobre a programação que reintroduziu o reportório do teatro clássico no palco mais antigo da cidade (o edifício musealizado remonta aos inícios do século I d.C.). As autoras destacam, em 2016, o ciclo de conferências Lusitânia Teatral e a encenação da obra A Paz, criada por Aristófanes no século IV a.C. Partindo desta última, abordam as questões cénicas colocadas pela adaptação e representação de textos clássicos.
  • Jorge Ferreira de Vasconcelos - Introdução
    Publication . Pereira, Silvina; Pérez Isasi, Santiago
  • O Misantropo no Teatro Romano de Lisboa: quando a criação artística se encontra com a investigação académica
    Publication . Pereira, Silvina
    Estudo que tem como ponto de partida a experiência in loco de encenar duas peças do repertório antigo nas ruínas do Teatro Romano de Lisboa – A Paz de Aristófanes, em 2016, e O Misantropo de Menandro, em 2017 –, uma prática cénica pensada, contextualizada e estruturada num binómio que alia a investigação académica com a criação artística. Promove-se ainda uma deambulação sobre a comédia enquanto género, a transmissão da teoria e prática cénica antiga, e a recepção da herança teatral greco-latina pelo teatro renascentista português.
  • Francisco de Holanda (1517/18-1584): arte e teoria no renascimento europeu
    Publication . Deswarte-Rosa, Sylvie; Berbara, Maria; Haas, Bruno; Custódio, Delmira Espada; Redondo Cantera, María José; Tudela, Almudena; Trigueiros, António Miguel; Jordan Gschwend, Annemarie; GHISETTI GIAVARINA, Adriano; Buescu, Ana Isabel; De Laurentis, Elena; Desterro, Maria; Marías, Fernando; Almeida, Isabel Adelaide; Lousa, Teresa; Zanatta, M.L.; Conceição, Margarida Tavares da; Sousa, Luis; Cardim Ribeiro, José; Henriques, Francisco; Pereira, Silvina Martins; Moreira, Rafael; Serrão, Vítor; Viggiani, Daniela; Loureiro, Rui Manuel Taveira de Sousa; Tarrío, Ana María S.; Pereira, Fernando
  • Aristófanes na Universidade de Lisboa: uma experiência pedagógica e artística
    Publication . Pereira, Silvina
    If we take as a starting point the idea that a dramatic text is one meant to be performed, inseparable from the staging practices that each period reinvents, and that the best way to study it is through the experience of attending a performance, there is no better option for university students than providing them the possibility to enter that world. The course Encenação do Teatro Clássico (The Staging of Classical Drama), taught to the students of the Faculty of Letters of the University of Lisbon in 2012, culminated with the public performance of Aristophanes’ play Peace, at the Salão Nobre of the University of Lisbon on December 17, 2012. This article is a refl ection upon this challenging, though fruitful, pedagogical and artistic experience.