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- Burnout profissional em professores portugueses : representações sociais, incidência e preditoresPublication . Marques-Pinto, A.; Silva, Adelina Lopes da, 1945-Os professores encontram-se entre os profissionais sujeitos a níveis mais elevados de stress, sendo igualmente o seu grupo profissional aquele em que os sintomas de exaustão emocional e de despersonalização, próprios do síndroma de burnout, se revelam mais frequentes em alguns países. Com este trabalho procuramos dar um contributo para o estudo do burnout profissional dos professores portugueses, da sua incidência e desenvolvimento ao longo da carreira docente, e da sua compreensão num quadro transacional em que se destacam as variáveis de stress e coping e se propõe uma articulação com as representações sociais que os docentes constroem do burnout na sua profissão (capítulos dois e três). Pretendendo afirmar a relevância de uma abordagem societal do burnout, começamos por analisar o fenómeno do burnout profissional dos professores no quadro da teoria das representações sociais. Os dois estudos empíricos desenvolvidos (capítulo três), envolvendo mais de 900 professores portugueses, permitiram-nos reconstruir e caracterizar três grandes representações sociais do burnout na docência - burnout como doença, burnout como desadaptação e burnout como absentismo – sugerir diferentes tendências de relação entre estas representações sociais e as estratégias de coping utilizadas pelos docentes em situação de stress profissional e propor as representações sociais do burnout como doença e como absentismo como variáveis moderadoras da relação entre o coping e o burnout. Seguidamente (capítulo quatro), debruçamo-nos sobre os problemas da incidência e dos preditores do burnout profissional dos professores. O estudo empírico realizado com uma ampla amostra de docentes (N=777) da zona da DREL, revelou alguns indicadores preocupantes de mal-estar profissional: 54% dos professores inquiridos percepcionam a sua profissão como uma actividade muito ou extremamente geradora de stress; 6.3% evidenciam graves sintomas de burnout, encontrando-se numa situação que diríamos de burnout pleno; e cerca de 30% apresentam sintomas preocupantes e um elevado risco de evoluírem para um quadro de burnout pleno. Este estudo veio corroborar a relevância de uma conceptualização e prevenção multidimensional do burnout ao identificar preditores diferenciados para cada uma das três dimensões que caracterizam este síndroma: a exaustão emocional configura-se como uma reacção ortodoxa ao stress profissional; o valor preditivo das variáveis de coping relativamente à perda de realização pessoal no trabalho alerta-nos para a importância das estratégias e competências profissionais tendo em vista uma melhoria do sentido de auto-eficácia profissional; finalmente a despersonalização revela-se como a mais complexa das três dimensões do burnout, sendo de destacar o valor preditivo que as estratégias de coping de negação e evitamento e as representações sociais do burnout como desadaptação e como absentismo assumem na sua explicação. Este estudo permitiu-nos igualmente clarificar o papel disfuncional que as estratégias / estilos de coping de negação e evitamento assumem na relação stress – burnout, potenciando os sentimentos de exaustão emocional e de despersonalização e diminuindo a realização pessoal no trabalho. Permitiu-nos ainda analisar o papel das representações sociais do burnout no processo de stress - coping – burnout, destacando a sua relevância para uma compreensão acrescida da dinâmica conducente ao uso de padrões de coping disfuncionais e, muito em particular, à dimensão de despersonalização do burnout: as atitudes de despersonalização parecem ser em grande medida reguladas pelas representações sociais do burnout como desadaptação e como absentismo. No final do trabalho (capítulo cinco) fazemos uma reflexão crítica sobre a prevenção do burnout pensada a nível da formação de professores, tendo em conta as limitações dos habituais programas de prevenção e tratamento do burnout profissional e as principais implicações dos resultados dos estudos empíricos que este trabalho inclui.
- Psychometric Assessment of the Physicians’ Job Demands and Resources ScalePublication . Moreira, Sérgio; Oliveira, Sofia; Vala, Jorge; Costa-Lopes, Rui; Marques-Pinto, A.Job demands and resources have been consistently associated with the burnout syndrome in physicians, however the literature points to a lack of robust measures to assess these job characteristics across various medical specialties. This study aimed to develop a theoretically and empirically grounded physician-specific job demands and resources self-report measure – the Physicians’ Job Demands and Resources Scale. Relevant dimensions of physicians’ job demands and resources were identified, corresponding measurement items were generated and pre-tested, and the factor structure of the resulting 44 items was tested with a sample of 9,176 Portuguese physicians. The results of EFAs and CFAs with two random split samples provided consistent evidence of a nine-factor structure with 38 of the 44 items. Importantly, the nine-factor structure is consistent with the dimensions identified in the literature. The paper discusses the theoretical and practical impacts of the scale.
- Does Our Age Affect the Way we Live? A Study on Savoring Strategies Across the Life SpanPublication . Marques-Pinto, A.; Oliveira, Sofia; Santos, Andrea; Camacho, Cláudia; Silva, Débora Pires; Pereira, Mónica SofiaThis study set out to explore the savoring strategies used by adolescents, adults and the elderly with a view to contributing to theory on age and savoring. A sample of 1018 Portuguese participants (n=114 adolescents in the 3rd cycle of basic education; n=474 adolescents in secondary education; n=311 adults; and n=119 older adults), answered the Positive Experiences Questionnaire, a self-report questionnaire with open-ended questions on savoring strategies used to prolong or intensify the positive emotions associated with positive events, in addition to their respective efcacy. The data content analysis showed that participants use complex strategy patterns to up-regulate their positive emotional experiences, comprising cognitive, behavioral, interpersonal, volitional and sensory strategies. Age diferences in savoring were identifed, with the adolescents mostly referring to interpersonal strategies, namely taking care of relationships, and the adult and elderly participants predominantly recalling cognitive strategies, more specifcally sharing with others and having thoughts of faith or thankfulness, respectively. The majority of participants considered the savoring strategies used to be efcacious and no signifcant associations were found between the lifespan groups in this regard. These fndings may further the understanding of documented diferences in subjective well-being across the life-span and inform intervention eforts in this domain. The article closes by suggesting directions for future studies.
- Avaliação de programas: Modelos e aplicações aos programas de Aprendizagem Sócio EmocionalPublication . Marques-Pinto, A.; Alvarez, Maria-João
- COVID-19 and lockdown, as lived and felt by university studentsPublication . Branquinho, Cátia Sofia dos Santos; Guedes, Fábio Botelho; Cerqueira, Ana; Marques-Pinto, A.; Branco, Amélia; Galvão, Cecília; Sousa, Joana; Goulao, Luis F; Bronze, MR; Viegas, Wanda; Matos, Margarida Gaspar deIn the last 2 years, the COVID-19 pandemic has spread all over the world, forcing the closure of universities, among other unusual measures in recent history. (1) Background: This work is based on the study HOUSE-ULisbon, a survey carried out during the second confinement (March-May 2021) in Portugal with the collaboration of all the Faculties of the University of Lisbon (UL). The present work aims to explore gender differences in how first-year college students experienced and felt COVID-19 and the second confinement. (2) Methods: A questionnaire was carried out. In total, 976 university students (19.66 years (SD = 4.033); Min = 17 and Max = 65) from the first year of the UL were included, of which 69.5% (n = 678) were female, and 30.5% were male (n = 298). SPSS v. 26 was used for quantitative data and MAXQDA 2020 for qualitative data. (3) Results: Overall, students reported various symptoms of physical and mental discomfort (especially females). Statistically significant differences were found in the problems that could arise from the pandemic, such as the prevalence of higher anxiety and worries by females, and online gaming by males. In coping strategies, differences were found in leisure and family relationships, with greater difficulty on the female side. Social interaction was perceived as difficult or very difficult by both genders. As strategies for future pandemics, they highlighted a concerted effort between the government and media in the transmission of messages to the population, facilitating information, knowledge and adoption of protective behaviors. (4) Conclusions: These results are important data for activating or maintaining resources and services for first-year university students, who in some university institutions were supported during the pandemic by psychological, material (e.g., computers, internet), and financial support measures, which are now diminished or extinct. The impacts on their lives will certainly not be extinguished post-pandemic, and health, education, and public policy measures should be prioritized for this group. These results are important data for activating resources and services for students, informing health and education professionals, and supporting public policies.
- O que pensam e esperam os professores da Psicologia: uma reflexãoPublication . Simas, Fátima Maria; Miranda, Guilhermina Lobato; Marques-Pinto, A.; Carvalho, Maria Antonieta; Rafael, ManuelEste artigo reflecte a experiência docente dos autores na disciplina de Psicologia Educacional, integrada na formação de professores de 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Apoia-se em dados recolhidos junto dos formandos, em distintos momentos do seu percurso formativo, relativos a expectativas, preocupações e interesses face à psicologia, bem como à utilidade dos conhecimentos adquiridos para a prática pedagógica. A amostra foi constituída por professores em formação inicial (a nível da componente teórica e do estágio) e em profissionalização em serviço. Os dados foram recolhidos no início e no termo da componente teórica da formação e durante o estágio profissional. Espera-se que esta reflexão possa constituir um contributo para a identificação de necessidades na perspectiva da formação contínua de professores.
- The role of professional calling and student cyberbullying on teachers’ presenteeism and productivity lossPublication . Ferreira, Aristides I.; Almeida, Inês Tomás Ribeiro de; Ferreira, Paula; Salgado Pereira, Nádia; Veiga Simão, Ana; Marques-Pinto, A.; Barros, AlexandraThe teaching profession has always been recognized as one that requires a greater vocational calling. However, education professionals have had to adapt to and manage phenomenons which have arisen due to more demanding work contexts that require them to participate in work, even when they are ill (presenteeism), and to a global-wide digital transformation. Such phenomenons include cyberbullying, which has proliferated in school environments. It is crucial to understand the impact this type of phenomenon can have on these professionals. Accordingly, the main objective of this study was to identify the needs felt by teachers to deal effectively with incidents of cyberbullying and its potential impact on and reduce presenteeism. Two studies were developed, with the intention that the hypotheses posed by the quantitative study could be enriched with the inferences drawn from the qualitative study. A sample of 542 middle school teachers responded to questionnaires and 63 participated in interviews. The results showed that teachers’ professional calling led to a lower loss of productivity, due to a lower frequency of presenteeism. This effect was more pronounced in the presence of cyberbullying observation. This study provides a contribution to the calling and presenteeism literature since it focuses on the impact of observing cyberbullying on sickness presence. It is relevant because by knowing the demands that teachers feel and the resources they lack, it is possible to implement tailored intervention and prevention programs to help professionals deal with cyberbullying.
- Chronic conditions and school participation of first-year university students: HOUSE ULisbon studyPublication . Cerqueira, Ana; Guedes, Fábio Botelho; Marques-Pinto, A.; Branco, Amélia; Galvão, Cecília; Sousa, Joana; Goulao, Luis F; Bronze, MR; Viegas, Wanda; Gaspar, Tania; Godeau, Emmanuelle; Matos, Margarida Gaspar deStudents with chronic conditions (CC) tend to experience several barriers in terms of their school participation and performance. Therefore, the present study aims to explore the factors related to the time of diagnosis of CC (recent/non-recent), the barriers to participation and academic success (health condition, people's attitude towards CC and school physical environment), the physical and mental health (physical/psychological symptoms and concerns) and school-related variables (relationship with teachers and peers), regarding the school participation of first-year students with CC. This work is part of the HOUSE-Colégio F3 Project, University of Lisbon, which includes 1143 first-year university students from 17 Faculties and Institutes of the University of Lisbon. In this specific study, only the subsample of 207 students with CC was considered, 72.4% of which were female, aged between 18 and 54 years (M = 20.00; SD = 4.83). The results showed that students with a recent diagnosis of CC and students with school participation affected by the CC were those who presented more negative indicators regarding barriers to school participation, physical and mental health, and school-related variables. A greater impact of CC in terms of school participation was associated with having a recent diagnosis, with people's attitude towards CC and with the health condition as barriers, with more psychological symptoms and worse relationships with teachers and peers. This is a relevant message for the organization of health services for students with CC at the beginning of their university studies, especially since they are often displaced from home and managing their health conditions alone (in many cases, for the first time).
- Educação Sexual: Atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portuguesesPublication . Alvarez, Maria-João; Marques-Pinto, A.Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores (N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line, analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes gerais sobre a ES, o conhecimento, o conforto e a disponibilidade para a ensinar, a importância atribuída a diversos tópicos de ES e o nível de escolaridade em que devem ser introduzidos. Os professores revelaram atitudes ainda mais positivas do que em estudos anteriores. Consideraram ter um conhecimento, um conforto e uma disponibilidade moderados, realidade que se mantém inalterada na última década. Ao contrário de estudos anteriores, o início da ES foi proposto mais precocemente, entre o pré-escolar e o 5º ano.1 A perspectiva de ES defendida revela um modelo médico-preventivo, valorizando-se mais a saúde sexual e menos o comportamento sexual e as questões de género. A percepção de formação considerada suficiente, a erotofilia e pontualmente o sexo feminino destacam-se na adopção de uma perspectiva abrangente de ES. A análise de resultados foi, sempre que possível, comparada com resultados de estudos similares realizados no Brasil.
- Estudo do pensamento do professor na fase interactiva do ensinoPublication . Marques-Pinto, A.; Silva, Adelina Lopes da, 1945-O nascimento do paradigma do pensamento do professor, em meados da década de setenta, veio revolucionar o estudo dos processos ensino-aprendizagem até então dominado pela investigação processo/produto. Com o desenvolvimento deste paradigma, a investigação educacional inflectiu no sentido da adopção de perspectivas qualitativas, mediacionais e ecológicas, mediante as quais procura compreender e explicar o processo ensino-aprendizagem de acordo com o mundo de significados singulares que o caracteriza. Neste contexto, muitos investigadores têm encarado a fase interactiva do ensino como cenário privilegiado para o estudo dos processos e produtos de pensamento do docente. Enquadrando-se no paradigma do pensamento do professor, o presente trabalho tem por objectivos gerais a exploração e descrição de variáveis significativas no domínio do pensamento interactivo do docente e o estudo de algumas relações entre essas variáveis. Perfilhando uma perspectiva construtivista do processo ensino-aprendizagem, procura-se integrar a problemática do pensamento interactivo do docente num quadro mais amplo fazendo apelo aos conceitos de emoção e de desenvolvimento cognitivo e à metáfora do professor como solucionador de problemas sociais. Esta investigação baseia-se essencialmente na análise aprofundada de um número restrito de casos - dez professoras do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário - e no recurso a metodologias qualitativas. De acordo com as exigências metodológicas da investigação qualitativa, utilizou-se uma diversidade de procedimentos de recolha e de análise de dados dos quais se destacam o processo de estimulação da recordação, a análise de conteúdo e as análises de frequências, de correlações e classificatória hierárquica.