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- Ngodo e marrabenta: disputas, apropriações e ressignificações musicais no sul de Moçambique (1940-1975)Publication . Pereira, MatheusNgodo e marrabenta são palavras que, Para um público não familiarizado com a história e as práticas culturais moçambicanas da região sul do país, soam bastante misteriosas. Não é possível explica- -las em apenas um parágrafo. Seus significados cambiantes ao longo do século XX, assim como a complexidade das relações sociais, políticas e culturais que rodeiam o ngodo e a marrabenta, serão explorados ao longo do texto. Porém, cabe apresentar, de antemão e minimamente, o que ambas significam. A mbiÌa (no plural, timbila) é uma espécie de xilofone, denominada corriqueiramente pelos Portugueses ao longo do século XX como marimba, muito comum no grupo étnico chopi, que ocupa, principalmente, a região de ZavaIa. Possui diferentes tamanhos e afinações. A mbila foi usada em orquestras, compostas também por tambores e bailarinos, financiadas pelos chefes chopi, e funcionavam, desde pelo menos meados da primeira metade do século XIX, como um importante demarcador de pertencimento cultural empregado nas apresentações do ngodo (no plural, migodo). O ngodo é "um conjunto de canções e instrumentos organizados em uma composição".3 A apresentação de um ngodo, com seus diferentes movimentos, compostos por dança, canções (chamadas de mzeno) e instrumentos, era previamente elaborada Por um compositor, que a coordenava e comandava.
- História social de um documento global: trajetórias do filme 25 e a escrita da história da África pós-colonial (Moçambique, Brasil e Europa - 1974-2019)Publication . Pereira, MatheusO artigo analisa as trajetórias da realização do filme 25 e os caminhos que levaram ao Arquivo Edgard Leuenrouth (AEL), localizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a terem sob seus domínios o vasto acervo documental e imagético da produção. O artigo também aborda as consequências e desafios da escrita da história da África provocados pela incontornável pulverização dos acervos documentais sobre o passado africano existente em arquivos ao redor do globo. Realizado por José Celso Martinez Corrêa e Celso Luccas, ambos do grupo dramatúrgico brasileiro Teatro Oficina, com apoio financeiro português, inglês, belga, francês e moçambicano, o filme é, ao mesmo tempo, um registro da independência de Moçambique, uma imaginação visual anticolonial para o país independente e uma proposta de construção de um futuro pós-colonial global. Pensando o 25 e uma vasta gama de documentos relacionados ao filme a partir da história social, o artigo aborda questões referentes a produção cinematográfica no contexto da independência moçambicana e a escrita da história da África durante e depois da formação das nações no continente. As dificuldades contemporâneas em se ter acesso aos arquivos nos/dos países africanos acarreta a necessidade de uma escrita da história da África pós-colonial que leve em consideração o internacionalismo das dinâmicas da formação das nações no continente. Nesse sentido, o artigo analisa o 25 como uma maneira de debatermos o estudo do passado africano durante e depois das descolonização e os arquivos e o que salvaguardar ou não em seus espaços como uma maneira de produzir uma história da nação.
- Cultura popular e identidades Colonialismo-tardio, pós-colonialismo e cultura popular nos subúrbios de Maputo: um olhar a partir da marrabenta (1945-1987)Publication . Pereira, MatheusNeste artigo, trilhando um caminho preliminar sobre uma vasta bibliografia que têm se assomado na última década, pretendo explorar alguns aspectos referentes as pesquisas que abordam aspectos das transformações cotidianas na vida de homens e mulheres dos subúrbios de Maputo, a “música popular” urbana, o surgimento de uma classe de músicos moçambicanos, como Alexandre Langa e Fany Mpfumo, e de ritmos musicais, como o smanje-manje e a marrabenta. O recorte cronológico proposto é justificado no sentido de buscar abarcar uma visão a partir “de baixo”. Nesse sentido, a análise que proponho parte do pressuposto de abordar a bibliografia existente a partir de suas interpretações – ou não – de aspectos socioculturais das perspectivas dos próprios sujeitos sociais no passado. O objetivo é de apresentar um olhar para a vida daqueles que não necessariamente estiveram envolvidos diretamente com as transformações políticas e econômicas pelas quais passou Moçambique durante esse período e que não necessariamente estiveram em acordo com os esforços de rupturas promovidos pelas lideranças dos movimentos que estiveram na dianteira da alternação do poder colonial para o que foi desenvolvido no período pós-colonial. Nesta empreitada, tento seguir alguns dos traços que trilhei ao longo das minhas investigações recentes, que, resumidamente, se concentraram em analisar as maneiras pelas quais formas de dançar e cantar das populações africanas sul-moçambicanas interagiram com o colonialismo português ao longo da primeira metade do século XX (Pereira, 2019a, 2019b). Avançando cronologicamente para o período pós-1945, marcado por intensas transformações, busco analisar os subúrbios da capital moçambicana, os novos ritmos musicais que pululavam nas esquinas, bares, associações, quintais, e outros espaços de interação entre mundos distintos existentes na periferia da capital, as formas de lazer e as ideias sobre o lazer, suas relações com o mundo do trabalho, com o desenrolar das causas nacionalistas e com os projetos pós-coloniais. O texto é composto por três partes. Na primeira apresento algumas questões sobre os contextos históricos e problematizações historiográficas sobre o colonialismo e o póscolonialismo no sul de Moçambique. Em seguida, exploro questões sobre o debate bibliográfico existente ao redor da noção de “cultura popular” para os estudos do passado africano e das pesquisas existentes sobre aspectos artísticos da produção moçambicana, enfocando nos trabalhos existentes sobre o ritmo musical marrabenta. Por último, apresento algumas reflexões e questões que pretendo desenvolver nos próximos anos.
- Biografias, histórias de vida e trajetórias africanas: aproximações a um debate teórico-metodológicoPublication . Pereira, Matheus; Nascimento, Washington
- Introdução - História social, capitalismo global e mundos do trabalho: entrelaçamentos e convergências historiográficasPublication . Lacerda, David P.; Pereira, Matheus; Silva, Nauber Gavski DaO objetivo primordial desta coletânea é apresentar ao público um conjunto de investigações recentes em história social, produzidas no Brasil, que se lançam à observação de determinados contextos na África e nas Américas. Os capítulos a seguir examinam, sob ângulos diversos, uma variedade de temas e objetos situados em espaços e temporalidades inscritos nos quadros do capitalismo global.
- ApresentaçãoPublication . Pereira, Matheus; Filho, Silvio de Almeida Carvalho; Nascimento, Washington
- Liberdades fraturadas: diálogos cruzados em história socialPublication . Lacerda, David P.; Pereira, Matheus; Silva, Nauber Gavski DaO que significava a liberdade para aqueles que viveram a escravidão, sua abolição e o período subsequente, que estiveram sob o jugo do colonialismo e puderam conhecer a independência? Os artigos que compõem esta coletânea, escritos por jovens pesquisadores da história social, buscam respostas para esta questão examinando diferentes tempos e lugares. Na África e nas Américas, o mundo que se constituiu depois do domínio senhorial e colonial manteve várias formas de coerção ao trabalho e impôs muitas limitações à tão sonhada liberdade. Do século XIX aos nossos dias, a reprodução das desigualdades sociais e a restrição de direitos tolheram as possibilidades daqueles que queriam ser livres. Colhidas em fontes diversas, essas experiências fraturadas de liberdade oferecem aqui matéria para muitas reflexões: sobre a história, sobre a pesquisa histórica e sobre a vida contemporânea. Um livro para ler e que faz pensar.
- Apresentação. Dossiê especial: América Latina - Moçambique / Moçambique - América LatinaPublication . Dorella, Priscila Ribeiro; Pereira, Matheus
- Pegadas no rio, sombras no tempo: biografias, histórias de vida e trajetórias africanasPublication . Pereira, Matheus; Filho, Silvio de Almeida Carvalho; Nascimento, Washington
