Loading...
90 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 90
- The tattooed young body: a body still under suspicion?Publication . Ferreira, Vítor Sérgio
- Entrevista a Vítor Sérgio FerreiraPublication . Ferreira, Vítor Sérgio; Dionísio, BrunoA 23 de abril de 2019, entretive uma longa conversa com Vítor Sérgio Ferreira, no seu gabinete de trabalho no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Durante duas horas, falámos das suas referências inspiradoras na sociologia, das fachadas e dos bastidores do seu trajeto académico e profissional, do que o anima e o desanima na vida académica, do que está feito e do que está por fazer no diálogo entre sociologias da juventude e da educação, dos enigmas sociológicos desvendados e por desvendar. Licenciado e doutorado em Sociologia pelo ISCTE, Vítor Sérgio Ferreira é investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde é vicecoordenador do Observatório Permanente da Juventude e coordenador do grupo de investigação LIFE – Percursos de Vida, Desigualdades e Solidariedades. Autor de Marcas que demarcam: tatuagem, body piercing e culturas juvenis (Imprensa de Ciências Sociais, 2008), uma referência nos estudos de sociologia do corpo e da juventude, Vítor Sérgio Ferreira preserva, como área de afeição e de eleição, a sociologia da cultura. À espessura temporal do seu percurso profissional, iniciado há 25 anos, alia-se uma densa e intensa atividade científica, bem patente nos desafios de investigação que foi abraçando, quer em virtude de diversas solicitações institucionais, quer estimulados pela curiosidade pessoal por mundos desconhecidos. Dos seus trabalhos sobressaem estudos sobre jovens, gerações, estilos e transições de vida, criação e criatividade artística, e seus interfaces com as políticas públicas e os mundos da escola, do trabalho e da empregabilidade. Entre as suas publicações mais recentes destacam-se os livros Geração Milénio? Um Retrato Social e Político (Imprensa de Ciências Sociais, 2017), Juventude(s) do local ao nacional, que intervenção? (Afrontamento, 2019) e Pesquisar jovens: caminhos e desafios metodológicos (Imprensa de Ciências Sociais, 2017).
- Posfácio. Um olhar sobre os jovens como sujeitos de políticas e sociologias públicasPublication . Ferreira, Vítor Sérgio
- A tatuagem e o body piercing como arte corporal de ética da dissidênciaPublication . Ferreira, Vítor SérgioA estética da divergência, que caracteriza a corporeidade extensivamente marcada com recurso à tatuagem e ao body piercing, configura uma forma de demarcação estilística através da qual alguns jovens constroem e dão a (re)conhecer não só a sua identidade pessoal, mas também o modo como percebem e se relacionam com o mundo. Implica uma performance estética que excorpora uma homóloga atitude ética, consubstanciando um sentido de desafiliação perante a ordem cultural e social estabelecida. Trata-se de uma ética de dissidência que reclama uma remoralização da vida quotidiana no sentido de conquistar um espaço social de existência no mundo, onde seja possível viver o compromisso com um corpo, uma identidade e um estilo de vida que se pretende alternativo aos disponibilizados pelo atual supermercado de estilos, em condições de autenticidade, respeito e liberdade individual.
- Marcas que demarcam: tatuagem, body piercing e culturas juvenisPublication . Ferreira, VitorA difusão da tatuagem e do body piercing tem sido visível em Portugal, nomeadamente entre as gerações mais jovens. Não sendo recente, o culto destas formas de expressão corporal tem merecido, ao longo do tempo, mais atenção da psicologia ou da psiquiatria do que da sociologia. Marcas que demarcam propõe-se então compreender e interpretar sociologicamente os sentidos que os jovens de hoje investem na modificação do corpo através da tatuagem e do body piercing, deslindando o papel destes recursos na produção e manutenção de identidades e sociabilidades.
- A pele hipertatuada sob os olhares dos outrosPublication . Ferreira, Vítor Sérgio
- Tatuagem, body piercing e a experiência da dor: emoção, ritualização e medicalizaçãoPublication . Ferreira, Vítor SérgioConfigurando uma experiência física que desafia tabus físicos e sociais, a marcação do corpo através da tatuagem e body piercing tem sido bastante explorada no espaço público mediatizado em função das questões da dor voluntária e dos riscos de saúde individual e pública implicados. Ao pânico moral que já envolvia estas práticas, associadas a comportamentos tidos como socialmente desviantes, psico-patológicos ou criminosos, junta-se-lhes outra espécie de pânico social, o «pânico higienista», associado ao receio de contrair doenças infecto-contagiosas, ou de reagir aos materiais ou tintas encarnados. No sentido de ir além destes discursos, este artigo pretende analisar: por um lado, como os consumidores actuais de tatuagem e body piercing lidam com a dor que lhe está associada, que emoções enquadram essa sensação e que estratégias convocam no seu controlo; por outro lado, como é que os produtores de tatuagem e body piercing, perante novas e mais alargadas clientelas, lidam com exigência de disciplinas sanitárias na sua prática profissional. Em termos metodológicos, a informação empírica apresentada no artigo foi obtida em situação de entrevista em profundidade, de natureza biográfica, semi-estruturada na sua preparação e semi-diretiva na sua aplicação, a portadores de corpos multitatuados e multiperfurados, profissionais ou apenas consumidores de tatuagem e body piercing. Quinze entrevistados com diferentes perfis sociais foram recrutados em estúdios de tatuagem e body piercing de Lisboa e arredores, depois de intenso trabalho etnográfico nesses mesmos espaços.
- Jovens: dinâmicas demográficas e participativasPublication . Vieira, Maria Manuel; Ferreira, Vítor Sérgio; Pinho, FilipaO decréscimo do peso da população jovem no total da população tem vindo a constituir um dos traços estruturantes da sociedade portuguesa desde a viragem do milénio, tendência que adquire intensidades e respostas diferenciadas à escala municipal.
- Embodying the European in the mirror: corporeal biographies of Brazilian trans and travestis sex workers in LisbonPublication . Pessoa, Emerson; Ferreira, Vitor SérgioThe aim of this article is to understand the construction of corporeal bi ographies of Brazilian trans women and travestis sex workers who travel to Portugal and/or the European continent. By corporeal biographies we mean the entanglement between the process of body modification and the process of social production of subjectivities during their travels through different social, geographical and historical contexts. The analysis is based on data from comprehensive in-depth interviews with fourteen participants, oriented by a sociology of the individual and the body. Mobility to and through Europe proved to be a significant turning point in their life courses, as it led tothe accumulation of economic, social and cultural capital, which is transformed into different types of body and symbolic capital. At the same time, transnational mobility changes the heritage of dispositions related to gender expressions and models of femininity, which are differentiated by factors defined by the subject’s body and by generational issues. While geographical transits give substance to different corporeal biographies, they all ultimately converge towards the acquisition of symbolic capital, represented by the embodiment of resources and symbols perceived as aspects of glamour and luxury in the European sex work field
- Cultura e Criatividade. Relatório de Projecto Youth WikiPublication . Vieira, Maria Manuel; Ferreira, Vítor Sérgio; Ferreira, Tatiana