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- Matéria-Prima, vol.5, nº1 (Jan./Abr. 2017)Publication . Queiroz, João; Eça, Teresa; Khalil, Sahar F.; Adel, Dina; Silva, Leide Fausta Gomes da; Souza, Marise Berta de; Goes, Jaildon Jorge Amorim; Sousa, Ana; Calado, Margarida; Ferreira, Nuno Miguel Gonçalves Pinto; Monego, Sónia; Goulart Da Silva, Tharciana; Lampert, Jociele; Albino, Maria Teresa; Rodrigues, Luís; Reis, Jorge dos; Soares, Lara Natacha Ferreira; QUATTRER, MILENA; Santos, Carolina Pereira dos; Mello, Regina Lara Silveira; Cerqueira, Fátima Nader Simões; Gil, Carla Marina Fernandes; Souza, Ana Sofia Santos de; Pitta, Eduardo José dos AnjosAs técnicas de expressão são processos de expansão. A humanidade alargou o seu perímetro de retenção de ideias, de impressão ritual, de invocação memorial, através dos primeiros materiais plásticos, incisões, manchas, escarificações, desenhos. Assim o homem cresceu, dentro da sua mente, e a sua mente cresceu fora do homem: a linguagem sobrevive-nos, permite a transmissão de aquisições, veicula a cultura de geração em geração, está na base da civilização. A expansão humana consolida-se pelas técnicas de reprodução, mas com um preço: o da emancipação das coisas em relação aos homens. A linguagem pensa-nos. Os artefactos que produzimos exercem sobre nós estranhos poderes, as mercadorias são valorizadas tanto ou mais que as pessoas, o humano é desvalorizado na razão inversa. As pessoas querem parecer-se com imagens, mapas de bits que encantam. As tecnologias, essas expansões, sabem para onde se dirigem, sem olhar aos humanos: o vivo é dispensado, em benefício de um algoritmo de computação, de um bot, de um ser sem corpo e por isso sem necessidades. Um ser que ganha sempre. A interrogação sobre os conteúdos é hoje a interrogação sobre um real digitalizado, transformado em código. Este é um dos espaços que merece uma atenção particular na Educação Artística: pode-se pensar do outro lado do código?
- Gama, nº18 (Jul./Dez. 2021)Publication . Queiroz, João; Martínez Gómez-de-Albacete, J.F; Blasco, Lourdes S.; Grabowski, Ariadne F. de Souza; Corrêa, Ronaldo de Oliveira; Prieto, Margarida; Gonçalves, Sandra Maria Lúcia; Brächer, Andréa; Puerta-Varó, Raquel; Trindade, António Oriol; Cartaxo, Zalinda; Costa, Diana; Garcez, Luciane Ruschel Nascimento; Ramalho E Oliveira, Sandra Regina; Farina, Mauricius; Moreira, Raquel; Lee, Milly Man Hwa; Arantes, Priscila Almeida Cunha; Rodrigues, Luís; Almeida, TeresaO número 18 da revista Gama apresenta 16 artigos respondendo ao desafio a editorial lançado por esta revista. Trata-se de apresentar a obra de artistas contemporâneos ou mais antigos numa perspetiva de um resgate patrimonial, uma revisitação valorizadora do seu testemunho artístico.
- Gama, nº15 (Jan./Jun. 2020)Publication . Queiroz, João Paulo; Pinto, Ana Lúcia; Tapadas, Sandra; Trindade, António Oriol; Rita, Dora Iva; Marques, Ines Andrade; Charréu, L.; Rodrigues, Luís; Marcela, Maria José; Martín de Madrid, Paula Santiago; Moreira, Raquel; Mello, Regina Lara Silveira; Gonçalves, Sandra; Rahim, Shakil Y.; Tourón, Sónia; Barreiro, Maria Covadonga; Sampaio, Valzeli; Cidade, DanielaDa representação renascentista surge e propõe-se a sua vista condicionada dentro dos arranjos óticos da perspetiva. O personagem espectador começa a organizar o plano da representação.Do lado oposto, do seu antagonista, tem-se o autor, o novo narrador visual, o artista que se propõe revisitar. A proposta é de visita gentil e reveladora dos menos conhecidos e porventura mais valiosos. Trata-se de mergulhar na obra e trazer à luz o seu artífice, exercício repetido nos dezasseis artigos que compõem o número 15 da Revista Gama, dedicada ao resgate.
- Gama, nº4 (Jul./Dez. 2014)Publication . Queiroz, João; Silva, António Fernando; Dias, Aline Maria; Simão, Luciano Vinhosa; Correia, Carlos; Avelar, Daniela Cavalin; Gois, Wilma Farias; BRONZE, MANUELA; Geraldo, Sheila Cabo; Nicolaiewsky, Alfredo; Freitas, Juliana Alvarenga; Coimbra, Prudência Antão; Coutinho, Maria Eduarda de Sousa; Pelayo, Maria Raquel; De Santana Silva, Marilda; Barachini, Teresinha; Pereira, Rômulo do Nascimento; Páscoa, Luciane Viana Barros; Menegaz, Gilberto; Soares, Margarete Barbosa Nicolosi; Brächer, Andréa; Rodrigues, Luís; Aguilar Moreno, Dra. Marta; Melo, Venise; Silveira, Luciana Martha; Gonzaga, R.M.; Oliveira, Vanessa Bortucan de; Frazão, Carla Maria Reis VieiraO quarto número da Revista GAMA percorre, no campo dos Estudos Artísticos, instâncias de memória e de enraizamento, problematizando o futuro através das questões resgatadas, de ontem. Dá-se seguimento ao rumo inicial desta revista, onde artistas escrevem sobre obras de outros artistas, mas agora tem-se uma melhor delimitação e focagem no que respeita ao uso criativo ou acidental da diacronia e suas interligações potenciadoras: o arquivo, a obra recordada, o registo, o projeto, a reativação, a meta-linguagem, a identidade. A Revista GAMA segue um caminho prudente, como o de um alpinista que, ao subir, procura registar na memória os pontos de referência do seu caminho, pontos que lhe possam vir a ser úteis, mais tarde, na descida. Aqueles que sobem, nesta revista, podem ser uns, e os que descem, podem ser outros, de outra geração. Os pontos de referência permanecem, à espera da sua utilidade. Este conjunto de artigos traduz um posicionamento geral de grande atenção aos referentes históricos e técnicos, com uma sensível preocupação pela recuperação e preservação dos objetos e criadores interventivos. Através do olhar dos criadores de hoje, a criatividade mantém-se ativa e interventiva, para ser fonte de recomeços que se anunciam.
- Gama, nº1 (Jan./Jun. 2013)Publication . Queiroz, João; Rauscher, Beatriz; Oliveira, Ronaldo Alexandre de; Stratico, José Fernando Amaral; Betrán Torner, María; Silveira, Luciana Martha; Oliveira, Daniele Gomes de; Lopes, Almerinda; Domínguez Muñino, Javier; Lopes, Renata P. Albuquerque; Didone, Fabiana Machado; Mallent, Marta Marco; Fullaondo Zabala, Usoa; Blauth, Lurdi; Leal, João; Hupe, Ana Luiza Ferreira; Garcia Gil, Teresa Fernanda; Soto Solier, Pilar Manuela; Cerqueira, Fátima Nader Simões; Rodrigues, Luís; Frazão, Carla Reis; Ribeiro, Walmeri; Magalhães, Cláudio José; Batista De Assis, Sissa Aneleh; Prates, Katia Maria Kariya; Oliveira Junior, Antonio Wellington de; Fazzolari, Cláudia; Picchia Zanoni, Fábio de Godoy del; Viladomiu Canela, Àngels; Freitas, Marcos Paulo Martins de
- Gama, nº14 (Jul./Dez. 2019)Publication . Queiroz, João; Ferrão, Hugo; Rodrigues, Luís; Assis, Ana Cláudia; Souza, Beatriz Adeodato Alves de; Paz Mardones, Fernando David; Conceição, Alexandra Castro; Weymar, Lúcia Bergamaschi Costa; Dias, Giulia Solera; Almozara, Paula; Gonçalves, Sandra M. Lúcia Pereira; Charréu, L.; Sapede, Fábio; Souza, Marcela Antunes de; Pacheco, Rui Manuel Malveiro; PEREIRA, CLAUDIA; Nogaledo Gómez, Laura; Barachini, TeresinhaA revista Gama parece agir como um revelador de imagens latentes: a sua ação é uma ativação social, sempre de reforço simbólico, que permite auxiliar a discernir, e a identificar, aquilo a que todos chamamos de arte. É um projeto de legitimação apoiado nos criadores: que sejam os artistas a apontar os caminhos da arte, onde eles se escondem, onde ela pode passar a ser. Como em Espinosa, na ‘Ética,’ a arte pode ser uma ‘qualia’ de uma substância potente, que ao ser percebida e reconhecida, nas páginas do número 14 da revista Gama, nos seus 16 artigos, se percebe como coisa, ocorrência valiosa, ou melhor, ‘valente.’
- Matéria-Prima, vol.5, nº3 (Set./Dez. 2017)Publication . Queiroz, João; Rodrigues, Luís; Duarte Piña, Olga María; López Carrasco, Carmen; Dias, Andreia; Rocha, Ana; Lampert, Jociele; Sousa, Ana; Duarte, Maria Luísa; Ferreira, Joana Simões; Lima, Carla; Ramos, Maria da Conceição Fernandes; Silva, Leide Fausta Gomes da; Figueiredo Vieira Da Cunha, Eduardo; Cidade, Daniela Mendes; Rocha, Ana Mafalda Conde da; Cabeleira, Helena; Schvambach, Janaina; Oliveira, Elisabete Silva; Campos, Ricardo; Huerta, RicardArte invisível: A relação entre arte e sociedade é mediada pelos artistas e pelos educadores. Entre uns e outros há um segredo que nenhum deles partilha. Os artistas conseguem ensinar as gerações que ainda não nasceram, os educadores conseguem dar sentido aos novos públicos que já nasceram, aqui e agora, e formar os novos artistas. Não devia ser assim tão difícil falar de arte, ou melhor, de educação artística. Poderia ser mais transparente a sua necessidade, devia ser óbvia a sua utilidade, devia ser evidente o seu benefício. Porque é tão elusiva? Porque foge do aprisionamento das didáticas? A chave encontra-se do lado dos professores, pela razão de serem eles a formar os públicos e a formarem os próprios artistas de entre estes públicos. A exigência torna-se clara, o investimento na formação exige novidade, introspeção, inovação, crítica, criaçã. A educação artística olha-se de modo renovado, espantado, interventivo, inovador: está tudo por fazer, suspeitam os seus agentes, ao mesmo tempo que os decisores dela desinvestem continuadamente, visando indicadores contáveis. As cargas horárias são reduzidas, confunde-se criatividade com empreendedorismo, cultura com capital. Tem-se assim um contexto de crise na Educação Artística, que é também o desafio. Para isso pede-se um professor que possa ser ao mesmo tempo artista e criador, uma formação mais profissionalizada nos domínios artísticos, uma maior intervenção dos artistas junto das escolas, um apoio às redes colaborativas e às intervenções de disseminação.