IE - GIETS - Artigos em Revistas Internacionais
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Recent Submissions
- A Inserção das Tecnologias Digitais no Currículo do Ensino Médio/Secundário: Brasil e PortugalPublication . Martins Junior, Luiz; Martins, Rosa; Costa, Fernando Albuquerque; Dias, JuliceO currículo e as tecnologias digitais no campo da educação têm sido, nos últimos anos, pontos de tensões entre professores/as, gestores/as das políticas educacionais e também entre estudantes. A inserção das tecnologias digitais no contexto do Ensino Médio é uma demanda pautada desde o início dos anos 2000, e perpassa tanto os conhecimentos e habilidades necessários para a vida societária do século XXI, como também envolve as formas interativas e comunicacionais que circunscrevem as culturas da juventude. Este texto tem como objetivo analisar o papel da inserção das tecnologias digitais no currículo do Ensino Médio/Secundário em contextos culturais e educacionais distintos, quais sejam, Brasil e Portugal. A discussão ora em tela é resultado de uma pesquisa de Doutorado em Educação realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cujo estudo de cunho qualitativo, desenvolve análise pós-crítica que toma como unidade de análise documentos oficiais e curriculares que orientam a política educacional nos dois países. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Veiga Neto (2002), Rodriguez (2006), Almeida e Valente (2011), Macedo e Macedo (2012), Costa (2016), dentre outros. A pesquisa nos permite afirmar que as tecnologias potencializam o ensino e se configuram, no micro espaço que é a sala de aula, em práticas pedagógicas que estimulam os estudantes a analisar e conhecer o espaço onde vivem. Podem também contribuir para influenciar nas distintas dimensões socioculturais da vida de cada um e de todos os adolescentes e jovens, no trabalho profissional e no aperfeiçoamento e qualificação da ciência.
- The effects of 4C-ID model approach on acquisition and transfer of knowledge about electric circuitsPublication . Melo, Mário; Lobato Miranda, GuilherminaThis paper reports the first results of an experimental research, carried out in a private school with 9th grade students, where the 4C/ID-model was used for teaching and learning electric circuits. We describe the principles and features of the instructional model, that is suitability for the teaching and learning of complex knowledge and skills and yet their permeability to develop digital educational resources and learning environments. We analyse the preliminary experimental results in terms of students’ performance (both reproduction and learning transfer), mental effort and instructional efficiency. We also suggest clues to future research.
- The contribution of digital technologies to the involvement of parents in school life of their children: The case of African minoritiesPublication . Cruz, Maria João; Lobato Miranda, GuilherminaUsing digital technologies as a means to promote parental involvement has been a practice used in projects in different countries. Parental involvement has been studied as a factor contributing to the academic achievement of learners, although some ethnic minorities face barriers to this involvement. This article presents the current state of a research, carried out in the context of a PhD. It used the digital technologies that are present at schools, as a privileged means of training parents of African minorities in the scope of the language of schooling, in order to support their involvement in the school life of their children. The authors used an action-research methodology with a variety of data collection instruments: biographical interviews, naturalistic observation, research diary and field notes. The results show that parents became more involved in their children's school activities and began to better understand their lives inside school.
- Desenvolvimento e validação de uma prova de avaliação das competências iniciais de programaçãoPublication . Costa, Joana Martinho; Miranda, Guilhermina LobatoAtualmente verifica-se a insuficiência de instrumentos de avaliação validados que possam mensurar as diferentes etapas de aprendizagem inicial de programação. Por este motivo desenvolvemos uma prova a partir da Taxonomia de Bloom que permite comparar o desempenho dos alunos independentemente da linguagem de programação com que iniciaram a sua aprendizagem. A prova apresenta questões de escolha múltipla para os quatro níveis iniciais e questões de desenvolvimento para os dois últimos níveis. Após a sua construção, foi validada por 12 especialistas e submetida a um grupo-piloto (N=29) para analisar a fiabilidade e dificuldade dos itens. Obtivemos um alfa de 0,837 e correlação positiva entre todos os itens da prova e o total dos itens com nível de significância p<0,05. As diferenças entre a frequência de respostas corretas nos itens são estatisticamente significativas (Q(12)=76,767; n=29; p=0,000). Estes resultados demonstram que a prova é válida, fiável e discriminativa.
- Algorithm-Aided Design with Python: Analysis of Technological Competence of SubjectsPublication . Pontes, Thiago; Celani, Gabriela; Lobato Miranda, GuilherminaDifficulties in learning computer programming for novices is a subject of abundant scientific literature. These difficulties seem to be accentuated in students whose academic choice is not computation, like architecture students. However, they need to study programming, since it is part of the new academic curricula. The results presented here are part of a PhD research, which investigates the achievement motivation and the acquisition and transfer of programming knowledge from an online environment designed on the basis of the 4C-ID instructional design model. These results are a sociodemographic analysis, and the technological competence of these subjects. We concluded that most of the students of our sample do not know how to auto assess their ICT expertise level, because they believed that they had sufficient computational knowledge for their needs. However, most of them told that they had difficulties creating codes. However, they recognized the importance of learning to program, thought it was valuable for architectural students, and felt motivated to acquire this new skill.
- Validação em Língua Portuguesa da Escala de Motivação de RealizaçãoPublication . Pontes, Thiago; Lobato Miranda, GuilherminaO objetivo deste trabalho foi validar uma Escala de Motivação de Realização, como primeira aplicação a estudantes portugueses e brasileiros, que aprendem programação informática em 3D. A escala original em língua inglesa foi traduzida para português de Portugal e Brasil, retrovertida para inglês, por falantes das três línguas, até chegar à versão aplicada à nossa amostra, composta por 204 estudantes, 102 brasileiros e 102 portugueses. Determinámos três índices: (i) A Sensibilidade dos itens, (ii) A Validade Fatorial recorrendo à Análise Fatorial Exploratória (AFE) com Rotação Varimax, (iii) e o Alfa de Cronbach. Os resultados podem ser considerados positivos. Os itens revelaram boa ou muito boa sensibilidade; a AFE sugere que a estrutura fatorial proposta pelo modelo teórico não se confirmou na nossa amostra; os Alfas de Cronbach podem ser considerados bons.
- Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internetPublication . Viana, Joana; Costa, Fernando Albuquerque; Peralta, HelenaNeste texto apresentam-se os resultados de uma investigação realizada com o objetivo de estudar as a aprendizagens que são realizadas por sujeitos adultos em contextos online, de caráter não formal. Com uma abordagem investigativa de vertente qualitativa, inquiriram-se adultos utilizadores regulares da Internet através da distribuição de um questionário online. Verificou-se que, em contextos online, as aprendizagens realizadas são, na maioria, de caráter predominantemente declarativo, relativas ao contexto pessoal dos aprendentes, essencialmente em ambientes online relativos ao domínio da informação e realizam-se de acordo com uma estratégia centrada no processo, em que a tomada de decisões é realizada no decurso da ação e baseia-se na pesquisa e nos resultados que daí decorrem, ou seguindo orientações sob a forma de guião ou tutorial.
- Expectativas e satisfação dos estudantes em cursos em e-learning no ensino pós-graduadoPublication . Lemos, Susana; Pedro, N.No presente estudo procurou-se recolher dados relevantes decorrentes da experiência de estudantes que frequentaram um curso pós-graduado em e-learning, na área da educação. O estudo explora a relação entre as expectativas dos estudantes e os seus níveis de satisfação num curso de Mestrado desenvolvido em 2010- 2012. Procurou-se conhecer os motivos da opção dos estudantes pelo curso em e-learning, assim como caracterizar os seus níveis de expectativas iniciais e de satisfação. Procurou-se igualmente apurar os níveis de satisfação relativos aos itens que compõe cada dimensão e verificar como estas dimensões se relacionam entre si. Assumindo-se uma abordagem metodológica quantitativa, o estudo teve como participantes o grupo de estudantes que frequentou o curso em análise, aos quais foram aplicados dois questionários (no início e no final do curso). A análise dos dados foi realizada numa perspetiva multidimensional, considerando 9 dimensões: design e currículo do curso; coordenação; corpo docente e tutores; conteúdos programáticos; materiais disponibilizados; metodologias de trabalho; sistema de avaliação; serviços de apoio e infraestruturas tecnológicas. Os níveis de expetativas e de satisfação dos estudantes revelaram-se francamente favoráveis e indicadores de uma positiva experiência no curso. Reconhece-se que as diferentes dimensões se correlacionam entre si, com implicações diferenciadas nas estratégias de aperfeiçoamento, assim como se entende que esta investigação permite contribuir para a promoção da qualidade e do sucesso das iniciativas de e-learning no Ensino Superior.
- Efeitos da formação na auto-eficácia e na utilização educativa das TIC pelos professores: estudo das diferenças entre regimes formais e informais de formaçãoPublication . Pedro, N.; Piedade, JoãoO presente artigo pretende apresentar os resultados de um estudo desenvolvido com um grupo de 103 professores de uma escola pública do ensino básico e secundário Português onde se procurou analisar os efeitos da formação frequentada na área das TIC, especificamente, sobre o sentido de autoeficácia de utilização dos computadores e o índice de utilização das tecnologias nas práticas docentes, considerando distintamente os efeitos do número de ações de formação frequentadas (fator quantitativo) e o impacto atribuído a essas ações de formação na prática profissional (fator qualitativo). Pretende-se ainda no presente trabalho explorar a existência de efeitos associados ao formato das ações de formação frequentadas, sobre os mesmos construtos em análise, considerando ações desenvolvidas em regime formal/creditado e em regime informal. Os resultados tendem a evidenciar que o nível de impacto atribuído às ações de formação frequentadas influencia favorável e significativamente os níveis de utilização e o sentido de autoeficácia dos professores, o mesmo não se verifica relativamente ao número de ações de formação frequentadas. Registam-se também variações significativas associadas aos regimes de formação analisados.
- Telemóveis, professores e encarregados de educação: tecnologias na comunicação escola-famíliaPublication . Pedro, N.; Soares, PaulaAssume-se como área temática a utilização dos telemóveis em contexto escolar especificamente, o seu papel no suporte e melhoria da comunicação estabelecida entre professores e encarregados de educação. O estudo desenvolvido apresenta uma natureza exploratória e procurou: a) perceber como podem as tecnologias móveis suportar novos padrões e maiores níveis de regularidade na comunicação estabelecida entre diretor de turma e encarregados de educação; e b) analisar as vantagens e desvantagens associadas à mobilização de tais tecnologias no suporte à comunicação escola-família. O projeto desenvolveu-se numa escola portuguesa com uma turma do 5º ano durante o ano letivo de 2010/2011, especificamente, através da exploração do envio de SMS/MMS como meio complementar de informação e de comunicação entre escola e família.
