| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.06 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No presente estudo procurou-se recolher dados relevantes decorrentes da experiência de estudantes
que frequentaram um curso pós-graduado em e-learning, na área da educação. O estudo explora a relação entre
as expectativas dos estudantes e os seus níveis de satisfação num curso de Mestrado desenvolvido em 2010-
2012. Procurou-se conhecer os motivos da opção dos estudantes pelo curso em e-learning, assim como
caracterizar os seus níveis de expectativas iniciais e de satisfação. Procurou-se igualmente apurar os níveis de
satisfação relativos aos itens que compõe cada dimensão e verificar como estas dimensões se relacionam entre
si. Assumindo-se uma abordagem metodológica quantitativa, o estudo teve como participantes o grupo de
estudantes que frequentou o curso em análise, aos quais foram aplicados dois questionários (no início e no final
do curso). A análise dos dados foi realizada numa perspetiva multidimensional, considerando 9 dimensões:
design e currículo do curso; coordenação; corpo docente e tutores; conteúdos programáticos; materiais
disponibilizados; metodologias de trabalho; sistema de avaliação; serviços de apoio e infraestruturas
tecnológicas. Os níveis de expetativas e de satisfação dos estudantes revelaram-se francamente favoráveis e
indicadores de uma positiva experiência no curso. Reconhece-se que as diferentes dimensões se correlacionam
entre si, com implicações diferenciadas nas estratégias de aperfeiçoamento, assim como se entende que esta
investigação permite contribuir para a promoção da qualidade e do sucesso das iniciativas de e-learning no
Ensino Superior.
Description
Keywords
E-learning Ensino superior Estudantes Expetativas Satisfação
Pedagogical Context
Citation
Lemos, S., & Pedro, N. (2013). Expectativas e satisfação dos estudantes em cursos em e-learning no ensino pós-graduado. ETD - Educação Temática Digital, 15(1), 107-126.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
