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DTAUD - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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  • Design, conforto e aeronáutica
    Publication . Tão-Lindo, Rosa Branco Silvestre; Marcelino, José Rui de Carvalho de Castro Mendes
    Viajar de avião, é algo que, no passado só era possível para um grupo de pessoas muito reduzido. No entanto, graças à crescente procura, à evolução tecnológica, ao consequente aumento da oferta e à diversidade de preços atualmente existentes - incluindo o das empresas low cost - esta opção tornou-se muito mais acessível. Assim, cada vez mais pessoas passam a utilizar este meio de transporte, o que também começa a gerar problemas que anteriormente não eram tão visíveis e que requerem uma reflexão adicional. O volume do tráfego aéreo intensificou-se rapidamente nos últimos anos. O número de voos de longo curso cresceu de forma considerável e a distância aérea percorrida sem interrupções, com o consequente aumento do número de horas na duração dos voos continua a aumentar. No entanto, e por razões económicas, o conforto da Classe Económica pode não ter vindo a acompanhar este crescimento e por isso prevêse que não esteja a corresponder às necessidades dos passageiros durante essas longas horas de voo. Este trabalho procura responder às necessidades de quem viaja regularmente em Classe Económica proporcionando-lhe um maior conforto físico e mental. É neste contexto que se desenvolve a presente investigação, aplicando metodologias do Design de Produto no desenvolvimento de um kit de complementos para o passageiro, melhorando a sua experiência de viagem. São desenvolvidas várias propostas de possíveis conceitos através de esboços que posteriormente deram origem a maquetes de estudo. Seguidamente, foram elaborados um conjunto de protótipos que permitiram uma validação real do projecto. Os protótipos foram testados num banco de avião real, assim como numa viagem com uma duração de duas horas e trinta minutos. Com base nos resultados desta análise a autora desenvolveu uma segunda iteração de produtos e um conjunto de recomendações para futura investigação nesta área.
  • Revitalização e reabilitação de conjuntos turísticos aliados ao golf no pós crise
    Publication . Lopes, Mónica Luísa Matos Abelho de Sousa; Costa, João Pedro Teixeira de Abreu
    Cada vez mais temos vindo a assistir a um interesse pelos impactos e implicações que projetos e intervenções no território podem provocar e alterar os mesmos, quer a curto, médio ou longo prazo. Torna-se cada vez mais importante optar por soluções e estratégias de valorização territorial, como a reabilitação e revitalização incorporando a sustentabilidade como instrumentos estratégicos que procuram dar resposta a um território ou edificado mais coeso e de qualidade, preservando e valorizando a sua memória e identidade. Um conceito que cada vez mais tem se tornado sustentável é o turismo na medida em que o seu desenvolvimento tem o dever de ajudar a manter as características de uma dada região, utilizando os recursos locais de forma a tornar-se um fator de expansão económico, cultural e financeira enriquecedor da região. Tornou-se assim indispensável para o desenvolvimento deste trabalho o conhecimento e analise de definições e conceitos, como as estratégias de intervenção, a importância do turismo no desporto refletido nos conjuntos turísticos, permitindo assim a aplicação na proposta urbana e edificado. No âmbito do Projeto Final de Mestrado elaborou-se uma proposta de intervenção ao nível urbano e arquitetónico que passa pela intervenção num conjunto turístico com campo de golfe que atualmente se encontra em abandono, tornando-se assim um dos objetivos a reativação e reabilitação do conjunto turístico, pormenorizando um edificado, promovendo a médio e longo prazo, um melhor desempenho económico e menor impacte ambiental através de ferramentas de eficiência. O turismo é um sector que tem ostentado elevadas taxas de crescimento nas últimas décadas e fator de destaque neste tipo de estratégias urbanas, o edificado em intervenção torna-se por esse motivo um ponto chave para a expansão deste tipo de conjuntos devido à sua localização e função.
  • Logradouro, pátio e vila
    Publication . Vieira, Fernando José Besteiro; Pernão, João Nuno Carvalho; Mendes, Maria Manuela Ferreira, coorientador
    O título Logradouro, Pátio e Vila, condensa todo o significado e alcance que o presente Projeto Final de Mestrado assume, na simplificação de duas designações e na sua respetiva sucessão gramatical. Assim, e por Logradouro identificamos empiricamente o vazio interior definido pelos edifícios que constroem os nossos quarteirões. Espaços que por norma suscitam uma leitura de profunda descaracterização, não lugares, um território da cidade de caráter residual. Já por Pátio e Vila, entendemos um espaço habitado, enclausurado por de trás dos edifícios que dão cara às nossas cidades, nomeadamente segregados em contexto de Logradouro. A sua natural ocultação faz deles espaços íntimos e misteriosos, pequenas aldeias separadas da perceção da cidade. Este trabalho procura na sua essência apresentar soluções para o problema estrutural da escassez de habitação em Portugal, vinculando o Logradouro como o território urbano atualmente a explorar e a revitalizar, e o modelo de Pátio e Vila por sua vez, como uma estratégia de valor na sua regeneração.
  • A arquitetura e os sentidos
    Publication . Estrela, Bruna Silva; Sousa, Maria da Soledade Gómez Paiva de
    O tema desta dissertação teórica – A Arquitetura e os Sentidos: perceção auditiva na leitura arquitetónica – surge da necessidade e vontade antiga de compreender a relação humana na perceção do meio arquitetónico. A experiência sensorial humana, complexa e intrínseca ao Homem, assenta em pilares estruturados, recorrendo a experiências, memórias e noções culturais distintas. Muitas pessoas, desprovidas do sentido básico da cadeia hierárquica sensorial – a visão – acabam por intensificar a sua conexão ao meio, recorrendo aos demais sentidos. A audição na arquitetura está ligada à acústica dos espaços, à sonoridade que os materiais materializam, à relação entre a arquitetura, a música e a espiritualidade. Pretende-se comprovar a veracidade destes dados recorrendo a obras ímpares que revelam o sentido de experiência sensorial. Pondera-se sobre a noção de perceção arquitetónica e como esta se desenvolve em questões de harmonia, proporção, na memória e sentido de identidade, na conetividade empática, na criação de atmosferas e nos traços do tempo – como elementos que encaminham a uma complexa experiência multissensorial. Deste modo, segue a investigação dos sentidos ouvidos, examinando os seus impactos físicos, emocionais e sensoriais. Incidindo em questões associadas à importância do som em arquitetura, a aplicação/seleção de materiais em arquitetura que estimulam o ouvido humano a (re)conhecer espaços com primazia; a relação sonora entre o interior e o exterior; a importância da psicologia associada à arquitetura; a individualidade acústica desenvolvida em espaços de cariz musical e espiritual. Exemplos ilustrativos destes tópicos são as três obras analisadas: Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa (Porfírio e António Pardal Monteiro), Oceanário de Lisboa (Peter Chermayeff) e Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas). O estudo avançado destes três casos é dividido em seções distintas: a primeira numa base formal, concreta e puramente técnica, a segunda associada a um cariz poético, sensorial e com uma vertente subjetiva induzida pelo espaço arquitetónico. Este processo caracteriza-se por ser encantadoramente desafiante, numa busca incessante de material que fundamente a necessidade de a arquitetura ser uma arte inclusiva, abraçando a comunidade e tornando todos os Homens parte integrante do meio. Pretende-se desta forma facultar aos executantes de arquitetura o material que os estimule a pegarem no potencial que têm à sua volta e criarem obras inclusivas e com significado – transcendestes ao olho humano.
  • Reabilitação habitacional
    Publication . Degues, Bárbara Antunes da Cunha Agre; Lopes, Alberto Flávio Monteiro
    A contemporaneidade está totalmente intrínseca no próprio arquiteto, assim como simultâneamente prezar o construído pelos antepassados, permitindo a convivência entre as realidades arquitetónicas. Esta condição torna a tarefa de arquitetar num desafio mais rigoroso e sensível, em que interesses e princípios atuais se interligam com a identidade e memória de um lugar. Neste trabalho, a proposta visa reabilitar o edifício do antigo Recolhimento de São Cristóvão, inserido no bairro da Mouraria, cuja construção original remonta à época medieval, durante o período islâmico. Pretende-se criar uma intervenção, coerente com a identidade e a memória das preexistências, mantendo o uso habitacional. Percebe-se que a habitação de antigamente, tinha um sentido para a sociedade. Atualmente esse mesmo espaço surge com uma filosofia para a sociedade vigente. Sendo assim, introduzindo uma nova tendência que surge nas grandes cidades. Criou-se um espaço de Co-working, nas áreas compartilhadas do edifício residêncial, onde o morador pode exercer a sua profissão, sendo liberal ou empresarial.
  • Projetar com cor, cor e matéria
    Publication . Fernandes, David Manuel Agostinho de Sousa; Pernão, João Nuno de Carvalho; Matias, Patrícia Guimarães Cabrita, coorientadora
    presente Projeto Final de Mestrado tem como objetivo a proposta arquitetónica de um equipamento de saúde, através da aplicação dos conceitos da Luz, da Cor e da Matéria, que se revelam como os principais métodos e ferramentas, para o desenvolvimento e conceção desta proposta que se situa na freguesia de Marvila, em Lisboa. Situada na zona oriental da cidade de Lisboa, Marvila revela um passado com imensos marcos históricos e com um cariz industrial que ainda permanece. Esta zona encontra-se fragmentada e descaracterizada por consequência da desativação industrial e, por essa razão existem diversos problemas que necessitam de ser resolvidos. Ainda assim evidencia diversos pontos de interesse com imensos benefícios, e por meio da sua requalificação urbana, Marvila retorna a integrar-se na cidade de Lisboa. Com a inserção do Equipamento de Saúde, que tem como objetivo servir a população residente e não residente, irá conceder-se uma nova vida ao local, com a promoção e o rejuvenescimento de Marvila. Irá então atrair novas pessoas à freguesia, impulsionando uma diversidade, como a integração, uma interação e convivência social, que outrora existia em Marvila. O Projeto Final de Mestrado encontra-se estruturado por duas componentes de trabalho, sendo a primeira componente a teórica e a segunda componente a prática. Na componente teórica não só foram desenvolvidos os conceitos de Luz, Cor e Matéria, como também o de Arquitetura para Espaços de Saúde. Esses conceitos revelaram-se cruciais para adquirir os conhecimentos sobre estes temas, de maneira a que no processo de elaboração do projeto este se apresente como funcional, lógico e concebível. Relativamente à componente prática, foram exercidos diversos estudos de vários espaços de saúde, seguindo todo o desenvolvimento do equipamento de saúde e quais as soluções ideais, bem como quais as estratégias de luz, cor e matéria que foram implementadas, chegando-se assim à melhor solução de projeto. De seguida, foi realizada uma análise e investigação sobre a freguesia de Marvila, finalizando-se com uma descrição sobre o projeto e todo o processo de trabalho para a conceção do mesmo.
  • Re) pensar o Prenda
    Publication . Barra, João Rafael Barradas; Oliveira, Francisco Carlos Almeida do Nascimento
  • O aqueduto das águas livres como elemento dinamizador e regenerador do eixo Lisboa-Sintra
    Publication . Benali, Karim Daniel Cunha Ait; Santos, João Rafael Marques
    O Aqueduto das Águas Livres construído no século XVIII com a finalidade de abastecer a cidade de Lisboa em água potável é uma obra notável de engenharia hidráulica e arquitectónica, que dada a sua grandiosidade e o seu valor patrimonial foi classificado como monumento nacional. Não obstante este facto, tem vindo ao longo dos anos a ser menosprezado como património de indiscutível valor histórico e cultural que é, especialmente depois de ter deixado de transportar as suas águas até à cidade de Lisboa, em meados do século passado. Neste trabalho pretende-se não só requalificar este majestoso equipamento de extensão notável que percorre cinco municípios, como também revalorizá-lo, podendo servir para coser territórios desconexos devido à sua qualidade de elemento agregador. O seu valor histórico poderia também congregar e realçar todo o património cultural da região que atravessa. Dada a sua intrínseca ligação com a estrutura hidrológica, ecológica e morfológica da cidade, assume-se que a recuperação do Aqueduto poderia levar à sua reintegração na cidade. A nível urbanístico, admitindo esta infraestrutura como paisagem, pretende-se que sirva como charneira para organizar tecidos urbanos. Tendo em vista os objectivos acima delineados, procedeu-se em primeiro lugar a uma análise histórica, cultural e arquitectónica do Aqueduto e da sua relação com a evolução da cidade e das suas infraestruturas. Interpretou-se depois o território atravessado por este equipamento público, visando a identificação dos seus riscos e das suas debilidades, mas igualmente das suas valências e oportunidades. De seguida, estabeleceram-se pontes entre o conhecimento da paisagem e os corredores verdes, procurando respostas para a criação de um novo espaço livre que potencie e divulgue o património cultural existente. O trabalho proposto resultou na elaboração de uma estratégia territorial que permite dinamizar as áreas atravessadas pelo Aqueduto. Inferiu-se que a construção de um sistema de parques híbrido, conectado por um novo Corredor Verde, prolongando o existente, de Lisboa até à Amadora, aliado a uma estratégia de mobilidade suave com uma nova rede de pontos notáveis de interesse cultural, irá articular tecidos urbanos actualmente fragilizados e desconexos, reforçando assim a ligação entre a cidade e os territórios periurbanos e rurais. Este corredor seguirá o trajecto do Aqueduto até à sua intersecção com a ribeira de Carenque, e, através da criação de um Parque Linear ao longo deste curso de água, requalificará a nível ambiental o vale que atravessa e fomentará a preservação e divulgação do património cultural do Aqueduto até ao local da sua génese na Mãe de Água Velha.