Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-22"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- How phenotypic convergence arises in experimental evolutionPublication . Simões, Pedro; De mendonça fragata almeida, Inês; Santos, Josiane; Santos, Marta A.; Santos, Mauro; Rose, Michael R.; Matos, MargaridaEvolutionary convergence is a core issue in the study of adaptive evolution, as well as a highly debated topic at present. Few studies have analyzed this issue using a "real-time" or evolutionary trajectory approach. Do populations that are initially differentiated converge to a similar adaptive state when experiencing a common novel environment? Drosophila subobscura populations founded from different locations and years showed initial differences and variation in evolutionary rates in several traits during short-term (∼20 generations) laboratory adaptation. Here, we extend that analysis to 40 more generations to analyze (1) how differences in evolutionary dynamics among populations change between shorter and longer time spans, and (2) whether evolutionary convergence occurs after 60 generations of evolution in a common environment. We found substantial variation in longer term evolutionary trajectories and differences between short- and longer term evolutionary dynamics. Although we observed pervasive patterns of convergence toward the character values of long-established populations, populations still remain differentiated for several traits at the final generations analyzed. This pattern might involve transient divergence, as we report in some cases, indicating that more generations should lead to final convergence. These findings highlight the importance of longer term studies for understanding convergent evolution.
- Repercussões oculares de diabetes Mellitus em cães e gatos : estudo de 32 casos clínicosPublication . Martins, Diogo Carvalho; Delgado, Esmeralda Sofia da CostaA Diabetes Mellitus (DM) é uma doença relativamente comum nos cães e gatos que pode causar repercussões oculares. As alterações que podem ser encontradas são ao nível da quantidade e qualidade da lágrima, diminuição ou aumento da pressão intraocular, alterações da córnea, depósitos lipídicos, alterações da lente e polineuropatias. O presente estudo teve como principal objetivo determinar a prevalência de cada repercussão ocular relacionada com a DM, numa amostra de cães e gatos. A amostra incluiu pacientes diabéticos que apresentavam uma ou mais alterações oculares, recebidos no Hospital Escolar Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária da Faculdade de Lisboa entre o mês de junho de 2011 e o mês de junho de 2018. Para cada animal foi recolhida e analisada a espécie, raça, idade, sexo, tempo decorrido desde o diagnóstico de DM e o aparecimento de uma repercussão ocular, se a DM estava controlada, valores do teste de Schirmer, pressão intraocular, repercussões oculares observadas, presença de doença sistémica concomitante, se realizou cirurgia no caso de ocorrência de cataratas diabéticas e, em caso afirmativo, se o animal recuperou a visão. Um total de 27 canídeos e 5 felídeos preencheram os requisitos de inclusão no estudo. A maioria dos cães eram de raça indeterminada (37%) e todos os gatos eram da raça Europeu Comum. As repercussões oculares encontradas foram: cataratas diabéticas (cães: 89%, gatos: 0%), uveíte (cães: 74%, gatos: 40%), queratoconjuntivite seca (cães: 22%, gatos: 80%), glaucoma (cães: 11%, gatos: 0%), distrofia lipídica (cães: 11%, gatos: 0%), polineuropatia diabética (cães: 11%, gatos: 40%) e queratite de exposição (cães: 7%, gatos: 0%). Todos os canídeos que realizaram cirurgia de cataratas por facoemulsificação ficaram visuais. Nos canídeos, verificou-se um maior tempo decorrido entre o diagnostico de DM e o aparecimento de repercussões oculares em animais com DM controlada versus não controlada (x2=5, p< 0.05). As repercussões oculares relacionadas com esta doença podem afetar vários constituintes do globo ocular, causado desconforto, perda de visão e consequentemente qualidade de vida. O reconhecimento e tratamento atempado destas repercussões é essencial para a obtenção de um bom prognóstico, logo todos os animais diabéticos deveriam realizar exames oftálmicos completos com alguma regularidade.
- Intervenção de reabilitação na manutenção militarPublication . Paisana, Ana Catarina Antunes; Pernão, João Nuno de Carvalho; Crespo, José Luís Mourato, coorientadorNas cidades actuais, e como consequência do processo de desindustrialização, encontram-se espaços fabris e antigos complexos industriais abandonados e esquecidos, como é o caso da Manutenção Militar de Lisboa, na Freguesia do Beato. Com base nesta realidade, e numa abordagem teórico-prático, impõe-se a necessidade de compreender conceitos como a industrialização e a Arquitectura Industrial, como o processo de origem desta problemática; o Património, como aquilo que ficou deste processo; a Arquitectura Simbiótica, como forma de intervir no edificado e regenerar a cidade; e também, dentro desta temática sobre a intervenção do legado industrial, torna-se importante perceber como criar espaços habitáveis em ambientes industriais, pelo que é necessário abordar os conceitos sobre os elementos caracterizadores do espaço arquitectónico (Luz, Cor e Matéria). Para a elaboração desta investigação, foi necessário analisar o local em termos históricos, sociais e urbanos de forma a relacionar da melhor forma os conceitos anteriores com o lugar, desenvolvendo-se uma proposta urbana e arquitectónica que valorize o Beato e a Manutenção Militar, tornando-a num polo atractivo da cidade de Lisboa. A proposta de intervenção urbana visa ligar, novamente, as pessoas com o rio, através da criação de uma ponte aérea pedonal, que liga o Bairro Madre Deus com o novo parque urbano que irá surgir em frente à Manutenção Militar. Ao nível arquitectónico procura-se, e respondendo às necessidades da comunidade residente, reabilitar e reprogramar uma das antigas fábricas da Manutenção Militar, com a implementação de um Centro Intergeracional.
- Redescobrir o MarãoPublication . Vieira, Amaro Tuna; Farias, Hugo José Abranches Teixeira Lopes; Nunes, Jorge Luís Firmino, coorientadorFace ao panorama nacional de desertificação do interior, que vai assumindo proporções cada vez mais alarmantes, muitas são as estratégias criadas pelos municípios portugueses como forma de dinamizar as suas regiões da melhor maneira possível. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Vila Real decidiu criou uma série de 5 circuitos que permitem aos visitantes explorar o património existente dentro dos seus limites administrativos. Na impossibilidade de abordar todos, é escolhido o Circuito do Mineiro, situado em plena serra do Marão, englobando as aldeias de Vila Cova e Mascoselo. Este trabalho propõe assim a reabilitação e requalificação deste circuito através de um rol de estratégias delineadas no projeto. Esse projeto abordará não só a reabilitação de pontos estratégicos, situados tanto nas aldeias como ao longo do percurso, bem como a construção de um leque de infraestruturas que possam servir um programa de turismo rural, pretendendo reforçar a interligação entre visitante e visitado, dando a conhecer um pouco da cultura tradicional transmontana.
- Projetar com cor, cor e matériaPublication . Fernandes, David Manuel Agostinho de Sousa; Pernão, João Nuno de Carvalho; Matias, Patrícia Guimarães Cabrita, coorientadorapresente Projeto Final de Mestrado tem como objetivo a proposta arquitetónica de um equipamento de saúde, através da aplicação dos conceitos da Luz, da Cor e da Matéria, que se revelam como os principais métodos e ferramentas, para o desenvolvimento e conceção desta proposta que se situa na freguesia de Marvila, em Lisboa. Situada na zona oriental da cidade de Lisboa, Marvila revela um passado com imensos marcos históricos e com um cariz industrial que ainda permanece. Esta zona encontra-se fragmentada e descaracterizada por consequência da desativação industrial e, por essa razão existem diversos problemas que necessitam de ser resolvidos. Ainda assim evidencia diversos pontos de interesse com imensos benefícios, e por meio da sua requalificação urbana, Marvila retorna a integrar-se na cidade de Lisboa. Com a inserção do Equipamento de Saúde, que tem como objetivo servir a população residente e não residente, irá conceder-se uma nova vida ao local, com a promoção e o rejuvenescimento de Marvila. Irá então atrair novas pessoas à freguesia, impulsionando uma diversidade, como a integração, uma interação e convivência social, que outrora existia em Marvila. O Projeto Final de Mestrado encontra-se estruturado por duas componentes de trabalho, sendo a primeira componente a teórica e a segunda componente a prática. Na componente teórica não só foram desenvolvidos os conceitos de Luz, Cor e Matéria, como também o de Arquitetura para Espaços de Saúde. Esses conceitos revelaram-se cruciais para adquirir os conhecimentos sobre estes temas, de maneira a que no processo de elaboração do projeto este se apresente como funcional, lógico e concebível. Relativamente à componente prática, foram exercidos diversos estudos de vários espaços de saúde, seguindo todo o desenvolvimento do equipamento de saúde e quais as soluções ideais, bem como quais as estratégias de luz, cor e matéria que foram implementadas, chegando-se assim à melhor solução de projeto. De seguida, foi realizada uma análise e investigação sobre a freguesia de Marvila, finalizando-se com uma descrição sobre o projeto e todo o processo de trabalho para a conceção do mesmo.
- Comparison of heart measurements in thoracic radiographs before and after the treatment of pulmonary edema in dogs with degenerative mitral valve disease : a retrospective study of 18 clinical casesPublication . Pinto, Inês Isabel Ramos; Damoiseaux, Cecile; São Braz, Berta Maria Fernandes FerreiraThe Degenerative Mitral Valve Disease (DMVD) has the highest prevalence of all canine heart diseases accounting for 75-80% of the cases of dogs with cardiac disease. DMVD is characterized by having an evolutive nature. As the disease progresses the microscopic and macroscopic alterations of the mitral valve’s apparatus become more severe and gradually start preventing the valve’s normal function. One of the complications that may occur is the development of pulmonary edema. Overt pulmonary edema occurs when the capacity of the pulmonary lymphatic system is exceeded, leading to an increase in the extravascular water content of the lungs. The etiology and consequently the cure for DMVD are not currently known, hence the importance of understanding and developing tools that allow the monitoring of the disease. Even though the best way to assess and confirm the diagnosis of DMVD is through echocardiography, this exam requires additional expertise to be performed and interpreted, as well as substantial financial costs to the owner. Simultaneously, radiography of the thorax is widely available and cost-effective, which justifies the interest in studying the evolution of the radiographic measures Vertebral Heart Score (VHS) and Vertebral Left Atrium Size (VLAS) in dogs with DMVD. This retrospective study aims to compare heart measurements in thoracic radiographs before and after the treatment of pulmonary edema in 18 dogs with DMVD that were submitted to consultation in a french veterinary referral center. The main conclusion of this study is that the size of the left atrium and the cardiac silhouette decreases after the resolution of cardiogenic pulmonary edema when compared to the dimensions during its occurrence. Furthermore, this decrease in the left atrium’s size is detectable using the VLAS method, which confirms its value in monitoring the progression of the disease. Consequently, it is possible for those who do not have access to an echocardiographic exam, to use the VLAS method to follow the evolution of the left atrium’s size throughout the progression of DMVD. It was also verified that VLAS measurements have a positive correlation with echocardiographic measures of the left atrium, implying that when one increases the other does so as well, and vice-versa.