Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A arquitetura e os sentidos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Arquitetura e os sentidos_BrunaEstrela.pdf18.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O tema desta dissertação teórica – A Arquitetura e os Sentidos: perceção auditiva na leitura arquitetónica – surge da necessidade e vontade antiga de compreender a relação humana na perceção do meio arquitetónico. A experiência sensorial humana, complexa e intrínseca ao Homem, assenta em pilares estruturados, recorrendo a experiências, memórias e noções culturais distintas. Muitas pessoas, desprovidas do sentido básico da cadeia hierárquica sensorial – a visão – acabam por intensificar a sua conexão ao meio, recorrendo aos demais sentidos. A audição na arquitetura está ligada à acústica dos espaços, à sonoridade que os materiais materializam, à relação entre a arquitetura, a música e a espiritualidade. Pretende-se comprovar a veracidade destes dados recorrendo a obras ímpares que revelam o sentido de experiência sensorial. Pondera-se sobre a noção de perceção arquitetónica e como esta se desenvolve em questões de harmonia, proporção, na memória e sentido de identidade, na conetividade empática, na criação de atmosferas e nos traços do tempo – como elementos que encaminham a uma complexa experiência multissensorial. Deste modo, segue a investigação dos sentidos ouvidos, examinando os seus impactos físicos, emocionais e sensoriais. Incidindo em questões associadas à importância do som em arquitetura, a aplicação/seleção de materiais em arquitetura que estimulam o ouvido humano a (re)conhecer espaços com primazia; a relação sonora entre o interior e o exterior; a importância da psicologia associada à arquitetura; a individualidade acústica desenvolvida em espaços de cariz musical e espiritual. Exemplos ilustrativos destes tópicos são as três obras analisadas: Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa (Porfírio e António Pardal Monteiro), Oceanário de Lisboa (Peter Chermayeff) e Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas). O estudo avançado destes três casos é dividido em seções distintas: a primeira numa base formal, concreta e puramente técnica, a segunda associada a um cariz poético, sensorial e com uma vertente subjetiva induzida pelo espaço arquitetónico. Este processo caracteriza-se por ser encantadoramente desafiante, numa busca incessante de material que fundamente a necessidade de a arquitetura ser uma arte inclusiva, abraçando a comunidade e tornando todos os Homens parte integrante do meio. Pretende-se desta forma facultar aos executantes de arquitetura o material que os estimule a pegarem no potencial que têm à sua volta e criarem obras inclusivas e com significado – transcendestes ao olho humano.
ABSTRACT : The theme of this theoretical dissertation - Architecture and the Senses: auditory perception in architectural reading - arises from the ancient need and desire to understand the human relationship in the perception of architectural environments. Human sensory experience, complex in nature and intrinsic to humankind, lies on structured pillars and resorts to different experiences, memories and cultural beliefs. Those who are deprived from the basic sense of the sensorial hierarchical chain - the sight – end up intensifying their connection to the environment by using their other senses. The sense of hearing in architecture is directly linked to space accoustics, to the sound of materials as well as to the relationship between architecture, music and spirituality. This dissertation intends to prove the veracity of these data by using unique works that reveal the meaning of sensory experiences. Considerations are made on the notion of architectural perception and its development in matters of harmony, proportion, memory and sense of identity, empathic connectivity, the creation of atmospheres and the traces of time – as elements that lead to a complex multisensory experience. Thus, this investigation proceeds on to discuss the heard senses through the examination of their physical, emotional and sensory impacts by focusing on the following: issues associated with the importance of sound in architecture; the application/selection of materials in architecture that stimulate the human ear to (re)discover spaces with primacy; the sound relationship between the interior and the exterior; the importance of psychology associated with architecture; and the acoustic individuality developed in spaces of musical and spiritual nature. Core examples of these topics are the three works analysed: the Aula Magna of the Rectory of the University of Lisbon (Porfirio e António Pardal Monteiro), the Lisbon Oceanarium (Peter Chermayeff) and the Church of the Sacred Heart of Jesus (Nuno Teotónio Pereira and Nuno Portas). The advanced study of these three cases is divided into two distinct sections: the first, more formal objective and purely technical in nature; the second, more poetic, sensory and subjective induced by the architectural space. This process can be described as charmingly challenging given its underlying incessant search for material which justifies the need for architecture to be an inclusive art able to embrace communities and to make humankind an integral part of its environment. This work intends to provide architecture performers with material that encourages them to take the potential around them and create their own inclusive and meaningful works of art - transcendent to the human eye.

Description

Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura com a especialização em Interiores e Reabilitação do Edificado

Keywords

Arquitetura e os sentidos Memória espacial Perceção arquitetónica Som do espaço Materiais na arquitetura Architecture and the senses Spacial memory Architectural perception Sound of space Material in architecture

Pedagogical Context

Citation

ESTRELA, Bruna Silva - A arquitetura e os sentidos : perceção auditiva na leitura arquitetónica. - Lisboa : FA; 2020. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura

CC License