FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- O computador e o ensino da Matemática: Um processo de inovação, investigação e formação de professoresPublication . Ponte, João Pedro daEste trabalho dá conta de actividades e desenvolvidas em Portugal relativamente ao uso de computadores no ensino da Matemática. Analisam-se as principais oportunidades que o computador oferece para utilização educativa e discutem-se as respectivas potencialidades e condições de implementação.
- Project work with teachers involved in a program for the use of computers in educationPublication . Monteiro, Cecília; Ponte, João Pedro daThis research describes the evaluation of a teacher education program set up to foster the use of computers as a support for project work. The teachers, who got involved in the program mainly with the motivation of learning how to use computers, recognized changes in their attitudes and pedagogical practices.
- Students' views and attitudes towards mathematics teaching and learning: A case study of a curriculum experiencePublication . Ponte, João Pedro da; Matos, J.F.; Santos, Leonor; Guimarães, Henrique Manuel; Canavarro Teixeira, Ana PaulaThis paper describes a qualitative case study dealing with the views about mathematics teaching and learning held by students of a school involved in a experience of new curricula, stressing active methodologies and groupwork. At grade 7, the students noticed important differences in the mathematics classes and welcomed them. At grade 10, students had a general positive attitude towards mathematics but did not perceive major chnages. However, they were very concerned with the implications of this experience for their academic progression.
- Students’ strategies and reasoning processes in computer educational gamesPublication . Matos, José Manuel; Ponte, João Pedro daThis study concerns the use of concepts by children and their thinking strategies playing educational games involving the number concepts of factor, prime, negative number, order relation and approximation. The games were found to constitute a stimulating learning environment and to provide observers a window on students' thinking.
- Geometrical and numerical strategies in students' functional reasoningPublication . Ponte, João Pedro daThis paper reports results of a reaserch project on the reasoning processes used by students in handling numerical functions and interpreting Cartesian graphs. Functions are a central topic in the high school and college undergraduate mathematics curriculum. Many properties of numerical functions are naturally described by their graphs, thus making particularly relevant the dialetic between numerical and geometrical aspects. In this paper, functional reasoning refers to the mental processes associated with the classical notions of functional dependence -- that is, with the notion that in some circumstances the value assumed by a certain variable depends in a weel-defined way on the value taken by another variable.
- Teachers’ perceived roles of the computer in mathematics educationPublication . Ponte, João Pedro daThe reform movements concerned with innovative pedagogical approaches and the possibilities offered by information technologies rise new problems to inservice programs. These must give careful consideration to this pedagogical and cultural frame and to its inner dynimics. This study focus in the conceptions and attitudes of teachers involved in such a program regarding the educational role of the computer.
- Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratóriaPublication . Matos, Ana; Silvestre, Ana Isabel; Branco, Neusa; Ponte, João Pedro daO pensamento algébrico, mais do que manipular expressões e resolver equações, envolve as capacidades de estabelecer generalizações e relações, interpretar situações e resolver problemas. Este artigo apresenta três experiências de ensino que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Trata-se de estudos qualitativos e interpretativos realizados como investigações de professoras sobre a sua própria prática profissional. As experiências de ensino seguem uma abordagem exploratória e referem-se à aprendizagem da proporcionalidade directa (6.º ano), variáveis e equações (7.º ano) e relações funcionais (8.º ano). Os resultados mostram que, nesta abordagem, os alunos realizam aprendizagens significativas no seu pensamento algébrico.
- A gestão curricular em MatemáticaPublication . Nunes, Cláudia; Ponte, João Pedro daEste artigo analisa de que forma o professor faz a gestão do currículo de Matemática, em especial como utiliza o manual escolar no planeamento da sua prática lectiva e a avaliação para regular o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa e interpretativa. A recolha de dados inclui observação participante, entrevistas e recolha documental. Os resultados indicam que a gestão do currículo no contexto do grupo pode gerar tensões, em particular quando o professor toma decisões para a sua prática que divergem das tomadas no grupo. Mostram, igualmente como o professor gere o currículo compatibilizando as expectativas dos diferentes actores educativos (alunos e encarregados de educação) e as suas próprias expectativas.
- As calculadoras no ensino: Estudos sobre as concepções, as práticas e a formação do professor de MatemáticaPublication . Romano, Evangelina; Mercê, Célia; Ponte, João Pedro daEsta comunicação descreve dois estudos de um programa de investigação sobre o professor de Mate-mática e a tecnologia. Visam saber qual de que modo a calculadora comum (no ensino básico) e a calculadora gráfica (no secundário) está a ser integrada nas práticas profissionais e procuram também saber qual pode ser o papel da formação inicial e contínua. Os resultados de estudos de caso qualitativos indicam que há professores que usam a calculadora na sala de aula sem que isso signifique uma mudança nos objectivos, tarefas e práticas de ensino. Indicam, igualmente, que a cultura de escola e a formação podem ter uma influência importante sobre as concepções e as práticas dos professores.
- Números e álgebra no currículo escolarPublication . Ponte, João Pedro daEsta conferência tem por objectivo discutir os problemas que se colocam actualmente aos Números e Álgebra, dois temas que considero fundamentais no currículo da Matemática escolar, mas que pouca atenção têm tido na Educação Matemática em Portugal. Em primeiro lugar, analiso diversos aspectos que têm de ser tidos em conta na abordagem curricular dos conceitos numéricos e algébricos, incluindo os modelos intuitivos essenciais, as formas de representação fundamentais, o uso que se dá às tecnolo-gias e a natureza das actividades a realizar pelos alunos. Analiso igualmente algumas das principais dificuldades dos alunos na Aritmética e na passagem da Aritmética para a Álgebra, ou seja, aos problemas associados ao desenvolvimento do pensamento algébrico. Argumento, então, que no campo dos Números os principais problemas do currículo actual português prendem-se, por um lado, com a aprendizagem dos racionais, dada a insuficiente articulação entre as representações decimal e fraccionária e a reduzida atenção aos modelos intuitivos importantes para o desenvolvimento do conceito de número racional; prendem-se, por outro lado, com a visão redutora que prevalece quanto à actividade de aprendizagem do aluno, demasiado centrada no exercício e pouco atenta às potencialidades dos problemas e das explorações e investigações. Argumento, igualmente, que no campo da Álgebra, o principal problema do currículo português tem a ver com o seu quase desaparecimento como área bem definida, empobrecendo seriamente as experiências de aprendizagem de iniciação ao pensamento algébrico; daqui decorre uma variedade de problemas respeitantes aos contextos, representações, uso da tecnologia e actividades de aprendizagem. Argumento, finalmente, que pelos seus problemas específicos e pela evolução da sociedade, da educação e da tecnologia, estas questões devem merecer atenção central da educação matemática portuguesa.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »