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DG - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in Portuguese Journals

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Recent Submissions

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  • O papel da gastronomia na marca do destino turístico
    Publication . Tiago, Flávio Gomes Borges; Veríssimo, José Manuel; Costa, Susana Goulart; Tiago, Teresa Borges
    Este trabalho procura explorar o significado da comida local e o papel desta no reforço da identidade, autenticidade e património cultural que pode ser englobado na experiência turística partilhada de um destino, retirando partido da integração de três perspetivas distintas da comida local: a histórica gastronómica, como elemento de riqueza cultural (Everett & Aitchison, 2008); a valorização da gastronomia pelos habitantes e pelos turistas partilhadas nas redes sociais (D. Kim, Jang, & Adler, 2015).
  • Supervisão das empresas de seguros integradas em grupos de seguradoras
    Publication . Barroso, Maria de Nazaré Esparteiro
    Todas as empresas de seguros, quando consideradas individualmente, estão sujeitas à supervisão pelas entidades competentes do Estado -membro de origem, de acordo com as normas estabelecidas por esse Estado, tomando em consideração o disposto nas directivas comunitárias..
  • Supervisão dos conglomerados financeiros
    Publication . Barroso, Maria da Nazaré Esparteiro
    Por diversas ordens de razões assistiu-se a um aumento da relação entre banca e seguros e, através de processos de fusões, aquisições ou alianças estratégicas, ao crescimento dos conglomerados financeiros que provocaram, entre outras importantes mudanças, alterações profundas nos sistemas tradicionais de distribuição de seguros. Estes grupos, com uma estrutura complexa, vêm criar necessidades de supervisão adicionais. Embora, a nível europeu, exista uma tendência para a desregulamentação. a protecção dos clientes depositantes, tomadores de seguro, investidores em geral - deve levar a que as autoridades de supervisão competentes tomem medidas que visem regulamentar a solvência dos conglomerados. Neste sentido, a supervisão solo-plus dos conglomerados financeiros
  • Supervisão das empresas de seguros integradas em grupos de seguros
    Publication . Barroso, Maria de Nazaré Esparteiro
    As directivas comunitárias sobre seguros exigem que todas as empresas de seguros disponham de provisões técnicas, incluindo provisões matemáticas, suficientes para fazer face aos compromissos assumidos. Estas provisões devem estar devidamente representadas por activos equivalentes, de acordo com o tipo de operações que as empresas efectuam e de modo a garantir, além da rendibilidade, a segurança e a liquidez desses investimentos. Além das provisões técnicas, as empresas de seguros devem dispor de uma margem de solvência e de um fundo de garantia mínimo. Todas as empresas de seguros, enquanto empresas consideradas individualmente, estão sujeitas à supervisão pelas entidades competentes do Estado—membro de origem, de acordo com as normas estabelecidas por esse Estado, tomando em consideração o disposto nas directivas comunitárias. A essas entidades compete assegurar a supervisão da solidez financeira das empresas de seguros, nomeadamente no que se refere à constituição das provisões técnicas e à sua representação por activos congruentes e ainda à situação de solvência das empresa.
  • Motivos para o lançamento de ofertas públicas iniciais em Portugal
    Publication . Duque, João; Febra, Ligia
    O acesso a novas formas de financiamento, o aumento da liquidez das acções, o aumento da eficiência da monitorização da empresa, o aumento da reputação, o aumento do tipo de incentivos à disposição da empresa para estimular os empregados, a sobrevalorização das acções no Iongo prazo, e a redução do custo de capital são as principais razões sugeridas pela literatura para as empresas lançarem uma Oferta Pública lnicial (OPI). Para a identificação das razões para o lançamento de uma OPI em Portugal recorremos à analise factorial de componentes principais utilizando três amostras para um período de 12 anos. Uma das amostras é constituída por 71 empresas cotadas, outra por 32 empresas não cotadas, e a outra constituída pela totalidade das empresas. Os resultados sugerem que as empresas portuguesas efectuam OPI's com vista ao acesso a uma nova forma de financiamento e ao consequente equilíbrio da sua estrutura de capital com recurso a um mais baixo custo do crédito. As empresas ao lançarem a OPI pretendem aumentar a sua reputação, e por essa via, obter maiores resultados no mercado do produto.
  • Competências de autodesenvolvimento e metodologias PBL num curso de contabilidade : perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores
    Publication . Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.
    Neste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um estudo de caso de uma IES profissionalizante, recorremos à técnica da entrevista junto dos docentes e entidades empregadoras, e à técnica do questionário junto dos restantes participantes. Os resultados conseguidos com os alunos, diplomados e docentes conduzemnos a sustentar que as metodologias PBL contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais, essencialmente ao nível da utilização de recursos e da construção do conhecimento. Mais ainda, parece-nos possível sustentar a possibilidade de inserir nas teorias existentes, a lógica do empreendedorismo, como motivada pelas metodologias PBL. Nos empregadores, detectámos uma persistente tendência em não reconhecerem a metodologia como directamente responsável por uma melhoria de competências pessoais dos diplomados, exceptuando-se uma valorização de fundamentações mais consistentes e de atitudes mais confiantes. O trabalho reflecte ainda sobre o problema da identificação de competências que assegurem as necessidades de um mercado de trabalho multifacetado baseado em estudos e resultados concretos.
  • The container terminal characteristics and customer’s satisfaction
    Publication . Caldeirinha, Vitor; Felício, J. Augusto; Dionísio, Andreia
    This paper attempts to evaluate and understand the port sector senior managers’ perception relative to the influence of the port characteristics and specific container terminals in customers’ satisfaction. The SEM (Structural Equation Modelling) methodology is used to confirm the investigation model. The sample is composed by 151 valid responses, each one of them regarding a specific terminal of a set of 12 Portuguese and Spanish container terminals. The results confirm the influence of the port and container terminal characteristics in customer’s satisfaction.
  • Força de gestão de recursos humanos: exploração teórica e validação empírica no setor hoteleiro
    Publication . Gomes, Jorge F.S.; Bentes, Luísa; Correia, Anabela
    A Gestão Estratégica de Recursos Humanos coloca a tónica na forma como o sistema de GRH é crítico para a eficácia organizacional. Apesar dos estudos teóricos e empíricos sobre o potencial da GRH no aumento do desempenho e eficácia das organizações, ainda há uma significativa falta de conhecimento no que respeita ao funcionamento dessa associação. Atendendo a esta problemática, Bowen e Ostroff (2004) introduziram o conceito de sistemas de GRH fortes. Estes sistemas comunicam mensagens claras e não ambíguas sobre o conteúdo da GRH, que orientam o comportamento dos colaboradores para o alcance dos objetivos organizacionais. São propostos nove atributos, agrupados em três clusters: distintividade, consistência e consenso. Com base em entrevistas semiestruturadas a diretores de recursos humanos de sete grandes cadeias hoteleiras situadas em Portugal, analisou-se a forma como estas empresas encaram a GRH, mais especificamente se nestas empresas a GRH pode ser considerada forte. Os dados foram comparados com as proposições teóricas de Bowen e Ostroff (2004), e verificou-se que dos nove atributos propostos pelos autores, apenas alguns têm apoio empírico. Os atributos que menos se evidenciam são: compreensibilidade, validade, e justiça. Conclui-se que estas empresas ainda têm um papel importante a desenvolver sobretudo no que respeita a estes aspetos menos valorizados.
  • Um «framework» para a gestão do conhecimento nas organizações
    Publication . Oliveira, Mirian; Caldeira, Mário
    A gestão do conhecimento continua a ser um desafio acadêmico e empresarial. Muitas organizações têm dificuldade em implementar com sucesso projectos de gestão do conhecimento. Este trabalho de investigação tem como objectivo analisar os aspectos considerados na literatura como associados a iniciativas de gestão do conhecimento e apresentar um framework que permita integrar esses diferentes aspectos. Este enquadramento poderá ser utilizado como referencial para a implementação e desenvolvimento de projectos de gestão de conhecimento.