FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais
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Recent Submissions
- O processo de génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções no 11.º anoPublication . Almeida, Ana Cristina; Oliveira, HéliaEste estudo tem como objectivo estudar como alunos do 11.º ano integram a calculadora gráfi ca na sua actividade no tema Funções Racionais, ou seja, como se caracteriza o processo de génese instrumental. Procura dar resposta às questões: (a) Quais os esquemas instrumentais e de compreensão algébrica que os alunos utilizam e como estes se relacionam? (b) Qual o papel do contexto de aprendizagem no processo de génese instrumental? Neste estudo adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com a realização de um estudo de caso. As estratégias de recolha de dados foram a entrevista, observação de aulas e análise das produções escritas dos alunos. Os resultados indicam que os alunos integram a calculadora gráfi ca na sua actividade de forma signifi cativa, tendo desenvolvido diversos esquemas instrumentais. Embora valorizarem a aplicação de esquemas de compreensão algébrica, a utilização da máquina terá contribuído para o desenvolvimento de esquemas mentais que permitem entender a Álgebra como um meio de representação. Verifi ca-se a importância do contexto de aprendizagem, nomeadamente: o desenvolvimento de tarefas envolvendo diferentes representações e a conversão entre elas; a discussão das tarefas usando uma calculadora gráfi ca ligada ao viewscreen; a ênfase dada às limitações da tecnologia e à escolha da janela de visualização
- Percursos de identidade do professor de Matemática em início de carreira: O contributo da formação inicialPublication . Oliveira, HéliaNeste artigo pretende-se analisar a contribuição da formação inicial no processo de construção da identidade profissional de duas professoras de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, no decurso dos seus três primeiros anos de carreira. A metodologia adoptada nesta investigação situa-se no paradigma interpretativo, assumindo o estudo de caso como design. Os estudos de caso basearam-se, essencialmente, na análise de um conjunto de entrevistas com carácter biográfico realizadas ao longo de três anos lectivos consecutivos. A primeira parte da apresentação dos resultados diz respeito aos casos das duas professoras, e onde se dá a conhecer as suas motivações para a profissão e as suas perspectivas sobre a formação inicial. Numa segunda parte, descrevem-se as dinâmicas identitárias profissionais que foram descortinadas para cada professora e analisa-se a contribuição da formação inicial nas várias vertentes dessas dinâmicas. Este estudo vem mostrar que a identidade é um processo idiossincrático, complexo e multidimensional, no qual a biografia tem um papel muito importante. As duas professoras, embora tendo experimentado a mesma formação inicial, que ambas valorizam, acabam por desenvolver identidades profissionais distintas. Isto decorre, em parte, do facto de essa formação ser compreendida e vivida de diversas formas de acordo com o percurso pessoal de cada uma delas. Neste estudo observa-se, ainda, que a formação inicial, mesmo nos moldes em que existe e à qual podem ser apontadas diversas insuficiências, é passível de interpelar significativamente alguns jovens, mas não o faz de igual modo para todos. Apontam-se, por fim, algumas condições a garantir na formação inicial que se afiguram de particular relevância na construção da identidade profissional do jovem professor de Matemática.
- O trabalho em colaboração entre professores de Matemática do ensino secundário num contexto de mudança curricularPublication . Santos, LeonorEste artigo decorre de uma investigação sobre o trabalho colectivo desenvolvido por um grupo de três professoras de Matemática do ensino secundário num contexto de reforma curricular. Com este estudo pretendeu-se compreender as características deste tipo de trabalho e a sua relação com as práticas desenvolvidas ao nível individual. O trabalho colegial embora complexo e exigente, favorece o desenvolvimento de um sentido comum partilhado de currículo e as mudanças de prática sustentadas numa concepção colectiva de autonomia. Os contextos de prática individual e colegial não se substituem, mas antes complementam-se e reforçando-se mutuamente.
- O desenvolvimento profissional do professor de MatemáticaPublication . Ponte, João Pedro daO professor é hoje visto como um elemento-chave do processo de ensino-aprendizagem. Sem a sua participação empenhada é impossível imaginar qualquer transformação significativa no sistema educativo. Este artigo apresenta diversos conceitos fundamentais relativos à identidade do professor -- conhecimento profissional, reflexão, desenvolvimento profissional -- e aborda a sua relação com a didáctica da Matemática.
- O conceito de função no currículo de MatemáticaPublication . Ponte, João Pedro daEste artigo apresenta alguns dos aspectos mais salientes da história e da natureza do conceito de função, bem como das suas ligações com as outras ciências e da sua utilização para o estudo de situações da realidade. O problema do seu enquadramento didáctico é equacionado em termos da natureza e generalidade do conceito, das suas formas de representação e do tipo de actividades a desenvolver pelos alunos, discutindo-se ainda as implicações derivadas da moderna tecnologia.
- A modelação no processo de aprendizagemPublication . Ponte, João Pedro daUm modelo é uma descrição simplificada duma situação, real ou imaginária. Particularmente importantes são os modelos matemáticos, que utilizam como base a linguagem e os conceitos desta ciência. Este artigo apresenta alguns exemplos de actividades de modelação e discute o seu possível papel no processo de aprendizagem desta disciplina.
- A Matemática não é só cálculo e mal vão as reformas curriculares que a vêem como simples disciplina de serviçoPublication . Ponte, João Pedro daEste artigo discute o papel da disciplina de Matemática no currículo escolar, criticando a ênfase excessiva no cálculo e a sua redução a simples disciplina de serviço.
- Novas tecnologias na aula de MatemáticaPublication . Ponte, João Pedro daAs novas tecnologias computacionais (NT) assumiram um papel de primeiro plano no ensino da Matemática na última década. Este artigo ilustra o partido que se pode tirar, em diferentes níveis de ensino, de materiais já perfeitamente testados, largamente disponíveis e susceptíveis de generalizada utilização.
- O computador como ferramenta: uma aposta bem sucedidaPublication . Ponte, João Pedro daTanto em Portugal como noutros países, uma das propostas inovadoreas que mais se tem divulgado relativamente ao papel educativo do computador é a sua utlização como ferramenta de trabalho. O computador seria assim usado pelo aluno com propósitos específicos, como escrever um textos, fazer um gráfico, ou consultar um conjunto de dados, no cntexto de actividades e projectos da mais diversa natureza. Trata-se de uma proposta que se procura diferenciar de outras perspectivas como a alfabetização informática, o ensino assistido por computador, ou a sua utilização como super audio-visual (Ponte, 1988b). Neste texto abordam-se algumas questões decorentes desta proposta inovadora, discutindo a sua fundamentação teórica e referindo os resultados de investigações já realizadas.
- O início da carreira profissional de professores de Matemática e CiênciasPublication . Ponte, João Pedro daOs primeiros anos da profissão docente são muito importantes no desenvolvimento do conhecimento e identidade profissional do jovem professor. Este artigo caracteriza a situação e os problemas vividos por jovens professores diplomados pela FCUL. A metodologia de investigação inscreve-se num quadro interpretativo, sendo baseada em estudos de caso. Os resultados sugerem que há muitos aspectos bem conseguidos no modo como os jovens professores se integraram na atividade das escolas, o que se atribui (i) ao facto do estágio constituir uma experiência reconhecida por todos os jovens professores como muito positiva; (ii) às iniciativas tomadas por algumas escolas, de enquadramento dos novos professores, que envolvem aspectos formais e informais; (iii) à formação inicial recebida, e (iv) à participação em atividades de índole associativa e de investigação. No entanto, os casos também sugerem que a formação ministrada no 4.º ano não conseguiu fazer passar a mensagem da importância da teoria e da reflexão teórica na prática profissional do professor. Os jovens professores deste estudo revelam, apesar das diversas dificuldades, um significativo gosto pela sua profissão. Em alguns casos, evidenciam também uma atitude de empenhamento na sua formação e na procura de informação relevante para a sua atividade docente. Indicam ter, por vezes, projetos profissionais que apontam para a sua valorização profissional.