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Authors
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Abstract(s)
Este estudo tem como objectivo estudar como alunos do 11.º ano integram a calculadora
gráfi ca na sua actividade no tema Funções Racionais, ou seja, como se caracteriza o processo de génese
instrumental. Procura dar resposta às questões: (a) Quais os esquemas instrumentais e de compreensão
algébrica que os alunos utilizam e como estes se relacionam? (b) Qual o papel do contexto de aprendizagem
no processo de génese instrumental?
Neste estudo adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com a realização de um estudo
de caso. As estratégias de recolha de dados foram a entrevista, observação de aulas e análise das produções
escritas dos alunos.
Os resultados indicam que os alunos integram a calculadora gráfi ca na sua actividade de forma signifi
cativa, tendo desenvolvido diversos esquemas instrumentais. Embora valorizarem a aplicação de esquemas
de compreensão algébrica, a utilização da máquina terá contribuído para o desenvolvimento
de esquemas mentais que permitem entender a Álgebra como um meio de representação. Verifi ca-se a
importância do contexto de aprendizagem, nomeadamente: o desenvolvimento de tarefas envolvendo
diferentes representações e a conversão entre elas; a discussão das tarefas usando uma calculadora gráfi ca
ligada ao viewscreen; a ênfase dada às limitações da tecnologia e à escolha da janela de visualização
Description
Keywords
Calculadora gráfica Génese instrumental Esquemas Aprendizagem das funções
Pedagogical Context
Citation
Almeida, A. & Oliveira, H. (2009). O processo de génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções no 11.º ano. Quadrante, 19(1,2), 87-118.