Faculdade de Medicina Dentária (FMD)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Medicina Dentária (FMD) by Title
Now showing 1 - 10 of 760
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem biomimética em restaurações adesivas de dentes anterioresPublication . Faria, Susana Maria Florindo Santos; Carracho, José Fausto, 1975-O objectivo da elaboração deste trabalho foi o de apresentar uma revisão dos principais conceitos de restauração estética de dentes anteriores, seguindo os princípios da biomimética, ou seja, do respeito pela natureza das estruturas e da sua melhor preservação e quando necessário da sua replicação. Vários artigos foram revistos para se poder obter uma perspectiva histórica e ter assim um contexto temporal para as variadas opções de tratamento estético ao longo dos anos. À medida que foram surgindo mais opções e melhores, ao nível dos materiais que mimetizam a estrutura dentária perdida, assim se foi reencontrando um equilíbrio. Esse equilíbrio que sempre se quis alcançar com a restauração da estética, da estrutura e da função, mas que por vezes ficava comprometido por tratamentos pouco conservadores, parece hoje alcançado graças à grande evolução registada principalmente ao nível das propriedades físico-químicas das cerâmicas e dos sistemas adesivos. Espera-se contribuir, com este trabalho, para a identificação correcta, das opções de tratamento a eleger, mediante cada caso com que o clínico se depare no seu dia-a-dia.
- Abordagem do paciente com epidermólise bolhosa em Medicina DentáriaPublication . Costa, Diana Marques Fontes da; Tavares, Alda Reis, 1966-A epidermólise bolhosa (EB) representa um grande número de processos patológicos, clinicamente similares, que têm em comum a separação entre o epitélio e tecido conjuntivo subjacente e a formação de bolhas na pele e mucosas. É uma doença rara, que afecta igualmente todas as populações, grupos raciais e sexos, nascendo em Portugal, cerca de duas crianças por ano com esta patologia. A EB divide-se em quatro tipos principais de padrão genético (EB simples, EB juncional, EB distrófica e síndrome de Kindler), que incluem mais de 30 subtipos, dependendo das características histológicas, hereditariedade, localização anatómica, distribuição das lesões e morbilidade associada. O subtipo EB distrófica generalizada severa é o que apresenta lesões orais mais significativas, como bolhas e cicatrizes extensas, microstomia, anquiloglossia, obliteração vestibular e desenvolvimento de carcinoma das células escamosas. A EB juncional está particularmente associada a hipoplasia de esmalte. O desconforto e a dificuldade em realizar a escovagem dentária, assim como a dieta, aumentam o risco de cárie e doença periodontal nestes pacientes. Devido à severidade das lesões orais, o tratamento dentário pode ser complicado, sendo necessário adaptar os procedimentos à condição do paciente. Apesar do número de indivíduos diagnosticados com esta doença ser reduzido, torna-se necessário desenvolver uma abordagem multidisciplinar que inclua odontopediatras no diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas orais e dentários, que possam comprometer a qualidade de vida dos pacientes com EB.
- Abordagem não cirúrgica da sialolitíasePublication . Soares, Ana Sofia Malveiro; Jácome, Ana CristinaA sialolitíase é uma alteração obstrutiva das glândulas salivares, de origem multifatorial, que afeta cerca de 1,2% da população. Fatores relacionados com as características morfoanatómicas dos canais e composição da saliva condicionam uma maior prevalência desta patologia na glândula submandibular. O diagnóstico preciso permite selecionar o tratamento mais adequado, dentro de um largo espectro de opções, mais ou menos conservadoras. O número de complicações e reconhecido nível de morbilidade associados à sialoadenectomia têm motivado o desenvolvimento e aplicação de alternativas minimamente invasivas e mais conservadoras para resolução da obstrução. Atualmente existem técnicas não cirúrgicas intra (sialoendoscopia terapêutica e radiologia interventiva) e extracorpóreas (Sialolitotripsia por ondas de choque), que utilizadas em monoterapia ou combinadas, permitem uma abordagem da sialolitíase minimamente invasiva e eficaz, com preservação e possível restabelecimento da função glandular. Quando corretamente aplicadas nos casos indicados, apresentam taxas de sucesso elevadas, tanto na clearance do cálculo, como na remissão dos sintomas. Embora ainda pouco explorada, trata-se de uma área promissora, cujo potencial justifica futuras investigações.
- Abordagem terapêutica das lesões de mancha branca: revisão da literaturaPublication . Lopes, Diana Cristina Alves; Coelho, AnaIntrodução: A cárie dentária é uma das patologias mais comuns. A primeira manifestação de cárie é a lesão de mancha branca (LMB). Esta é definida como uma desmineralização da superfície e subsuperfície do esmalte, sem que ocorra cavitação e com potencial para ser revertida. As LMBs representam um problema estético e biológico, pelo que é extremamente importante que haja uma prevenção e um tratamento adequados. Objetivo: Identificar, descrever e analisar as abordagens terapêuticas existentes para o tratamento das LMBs. Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Pubmed/Medline e B-on com as palavras-chave: “white spot lesions”; “therapy”; “treatment”; “lesões de mancha branca”; “tratamento”; e “terapia”, conjugadas com os conectores boleanos “AND” e “OR”. Os critérios de inclusão foram: artigos sobre a espécie humana e com data de publicação nos últimos 10 anos. Foram considerados relevantes 48 artigos. Resultados: Dentro das abordagens terapêuticas para as LMBs incluem-se: abordagens não invasivas, com efeito remineralizante, como a instrução e motivação higiénica, fluoretos, fosfopeptídeos de caseína – fosfato de cálcio amorfo (CPP-ACP) e xilitol; abordagens minimamente invasivas, como a infiltração com resina, a microabrasão e o branqueamento; e abordagens invasivas, como a preparação dentária e restauração com compósito, facetas ou coroas. Conclusão: Para o tratamento das LMBs devem ser privilegiadas medidas não invasivas ou minimamente invasivas. Em LMBs iniciais, a aplicação de flúor é a opção que parece favorecer mais a remineralização da lesão. Já em LMBs mais avançadas, a infiltração com resina poderá ser benéfica na melhoria estética da lesão. Os tratamentos invasivos devem ser evitados e considerados como última opção. No entanto, são recomendados mais estudos que suportem melhor a decisão terapêutica das LMBs.
- Abordagem terapêutica de dentes permanentes com manchas e pigmentações em odontopediatriaPublication . Cabrita, Gisela Monteiro; Tavares, Alda Reis, 1966-A preocupação com a aparência dentária é cada vez mais importante e começa em idades cada vez mais precoce. As alterações da cor dentária são classificadas em intrínsecas e extrínsecas e o seu tratamento varia consoante a sua localização. As pigmentações extrínsecas devem ser removidas através de uma técnica de escovagem adequada e limpeza ultrassónica e profiláctica com pedra-pomes, enquanto que o recurso a técnicas mais avançadas são necessárias em presença de lesões intrínsecas. A microbrasão é uma técnica cujo sucesso está relacionado com a profundidade da pigmentação no esmalte. Baseia-se na aplicação de uma pasta composta por HCl e pedra-pomes. Quando a lesão é muito profunda ou quando a microabrasão é ineficaz, é necessário o recurso a tratamentos mais invasivos. Pode ser vantajoso associar esta técnica ao branqueamento. Em casos de pigmentações intrínsecas amareladas ou acastanhadas, o branqueamento pode solucionar o problema, sem ser necessário associá-lo à microabrasão. Pode ser feito no consultório ou em casa e os produtos usados podem ser à base de peróxidos, com concentrações variáveis. Outra forma de tratamento passa pela combinação de condicionamento ácido e branqueamento, finalizando com a aplicação de uma resina que vai ocluir as porosidades criadas, para prevenir novas pigmentações. Quando as lesões são profundas, impossibilitando a obtenção de bons resultados com a microabrasão, deve-se proceder à macroabrasão, ou seja, à remoção completa do tecido afectado seguida de restauração com resina composta. O objectivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura sobre a abordagem terapêutica de pigmentações dentárias que podem afectar dentes permanentes, no âmbito da odontopediatria, passando por uma breve descrição de cada tipo, suas manifestações, factores etiológicos, características clínicas e diagnóstico.
- Abordagens da fisioterapia no tratamento de disfunções temporomandibularesPublication . Caetano, Catarina Faustino de Azevedo da Silveira; Quaresma, Maria Carlos Cardoso Real DiasA dor associada às DTM durante a função e no repouso é a principal razão pela qual os pacientes procuram tratamento, sendo a sua redução o principal objetivo da terapia. A fisioterapia é uma das abordagens complementares de suporte no tratamento de DTM e tem como finalidade reduzir a dor musculo esquelética, inflamação e restaurar a função motora. O tratamento da DTM deverá incluir uma abordagem multidisciplinar e terapia comportamental. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia da fisioterapia na diminuição da dor cervico crânio-mandibular, libertação articular e recuperação da mobilidade articular em pacientes com DTM. Foi realizado um estudo observacional através da observação de série de casos de aplicação de fisioterapia em 15 pacientes diagnosticados com várias DTM. Os dados foram recolhidos recorrendo a uma ficha clínica adaptada através dos CDP/DTM, mapa de dor segundo Rocabado e cadeias fisiológicas de Busquet. Os pacientes foram acompanhados ao longo de várias sessões de fisioterapia, onde foram aplicados agentes físicos, exercícios terapêuticos, terapia manual (mobilização de tecidos moles e mobilização articular) e exercícios de autocontrolo, consoante as necessidades de cada um. Apesar de ser considerada uma amostra reduzida, foi possível verificar significância estatística em várias variáveis analisadas, nomeadamente na melhoria geral de dor muscular nos músculos mastigatórios, craniais e cervicais e nos ligamentos articulares (ligamento colateral lateral e posterior). Os movimentos excursivos mandibulares registaram valores de maior amplitude após a fisioterapia. Foi percetível a relação de dor do lado direito e lado esquerdo inicialmente, relação essa que deixou de existir após a fisioterapia. O tipo de DTM influenciou significativamente o número de sessões necessárias. O tratamento deverá centrar-se na mobilização e correto alinhamento dos segmentos estruturais relacionados com a ATM e deverá promover o estiramento das fibras musculares em tensão e libertação intracapsular. O paciente tem um papel fundamental no sucesso do tratamento.
- Acesso a cuidados de saúde oralPublication . Monteiro, Catarina Filipa Pereira Libânio; Bernardo, Mário Filipe, 1965-A saúde oral é uma parte fundamental da saúde geral e é essencial para o bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos. O acesso a cuidados de saúde é um pilar dos sistemas de saúde de todo o mundo. O acesso consiste em eliminar as barreiras económicas, sistemáticas, sociais, culturais e comportamentais de modo a tornar possível a utilização dos serviços de saúde pela população. Na presente monografia pretendeu-se analisar a questão do acesso a cuidados e serviços de saúde oral, caracterizando o mesmo em Portugal e em outros países do mundo. Nas última décadas verificou-se uma melhoria da saúde oral das populações em diversos países, no entanto ainda persistem muitos problemas a nível global. As doenças orais afetam sobretudo os grupos populacionais mais desfavorecidos e estão predominantemente relacionadas com desigualdades no acesso a cuidados de saúde oral. Apesar das doenças orais serem altamente prevalentes e necessitarem de tratamento, muitos indivíduos não consultam médicos dentistas devido às barreiras ao acesso a cuidados de saúde oral. Os custos económicos, a disponibilidade dos cuidados, o medo e a ansiedade dentária, a relação médico/paciente e a falta de perceção de necessidade, foram as principais barreiras identificadas. Neste sentido, muitos países desenvolveram programas de assistência com o objetivo de facilitar o acesso dos grupos mais vulneráveis a cuidados de saúde oral. A existência de necessidades de saúde oral não satisfeitas é ainda uma realidade que afeta milhares de indivíduos em todo mundo, que resulta essencialmente de um acesso inadequado a cuidados de saúde oral.
- Adesão a dentina afetada decídua: uma revisão da literaturaPublication . Pedroso, Ana Teresa Salvador; Tavares, Alda Reis, 1966-Os procedimentos restauradores em dentes decíduos destinam-se à manutenção dos mesmos em função na cavidade oral, até à sua esfoliação. Cada vez mais, tende-se para abordagens ultraconservadoras no tratamento de lesões dentinárias cavitadas. A dentina cariada possui duas camadas. A camada mais superficial, dentina infetada, é a zona de destruição e é removida aquando do tratamento. Por outro lado, a camada mais profunda, a dentina afetada, é um tecido passível de ser remineralizado. Este é o substrato maioritariamente encontrado após a remoção da lesão de cárie. A dentina afetada é diferente da dentina saudável, contendo os seus túbulos preenchidos com minerais resistentes a ácidos. Contudo, encontra-se parcialmente desmineralizada devido ao processo cariogénico e apresenta uma maior porosidade do que a dentina saudável devido à perda de mineral. Estas diferenças podem ter implicações na adesão à dentina afetada e comprometer a eficácia das restaurações adesivas. Desta forma, é essencial o uso de um sistema adesivo que se mostre eficaz neste substrato. O objetivo desta revisão narrativa sobre adesão a dentina afetada na dentição decídua é descrever, através da literatura existente, as estratégias adesivas a aplicar para uma melhor adesão a este substrato. Estão disponíveis dois sistemas adesivos que podem ser classificados de acordo com a sua interação com o substrato: o etch-and-rinse e o self-etch. Quanto à estratégia mais adequada à dentina afetada, os resultados obtidos pelos diversos estudos são controversos. Apesar dos sistemas self-etch terem sido propostos como uma escolha atrativa devido à menor sensibilidade da técnica e menor tempo clínico, foram obtidos maioritariamente melhores resultados quando utilizados sistemas etch-and-rinse. As explicações propostas divergem entre autores, existindo também aqueles que afirmam que ambos os sistemas produzem resultados semelhantes. Serão necessários mais estudos, principalmente clínicos, com protocolos uniformizados para se poder aferir a melhor estratégia adesiva para a dentina afetada.
- Adesão de cerâmicas de recobrimento a infraestruturas de zircóniaPublication . Martins, João Paulo Freitas Rodrigues, 1966-; Portugal, Jaime, 1969-The aim of this work was to characterize white and colored zirconia after different surface treatments and evaluate the effect of different surface treatments and different veneering techniques in the adhesion of zirconia. In the first study we apply hydrophobicity, roughness and crystallinity tests to characterize white and colored zirconia after different surface treatments (sandblasting, diamond bur and two acids). In the second study we quantify the adhesive strength as well as the type of failure on the interface after different surface treatments and two techniques for the application of the ceramic: conventional technique with brush and injection technique. Parametric and non-parametric statistical tests were used according to the type of data (alfa=0.05). The results of the first study show that the hydrophobicity was not influenced either by the type of zirconia (p=0.101) or by the coloring of the zirconia (p=0.186), while the surface treatment significantly influenced the hydrophobicity (p<0.001). The crystalline phase of the zirconia was changed by the type of zirconia and by the surface treatment applied, but the pigmentation of zirconia did not change the crystalline phase. Roughness was significantly changed depending on the type of zircónia (p=0.013) and the surface treatment (p<0.001). Coloring zirconia did not show significant differences on roughness (p=0.541). The conventional technique had better adhesion results than the injection method of applying the veneering ceramic (p<0.001). Neither of the surface treatments had influence on the adhesion of the veneering-zirconia (p= 0.095). Despite the hydrophobicity, crystallinity and surface roughness of the studied zirconia have been influenced by surface treatments. The bond strength of veneering ceramics to zirconia was not influenced by this factor.
- Adesão indirecta de brackets ortodônticos:estudo clínico e laboratorialPublication . Pereira, Rui, 1958-; Jardim, Luís, 1962-; Portugal, Jaime, 1969-A presente tese teve como objectivo comparar a técnica indirecta com a directa na adesão de brackets ortodônticos. Na técnica indirecta foram estudados os efeitos do material de impressão, das moldeiras de transferência e de diferentes adesivos. Foi estudado igualmente o efeito do envelhecimento, provocado pelo tempo que medeia entre a preparação dos brackets para a técnica indirecta e a sua cimentação (um dia versus 28 dias). Para tal foram desenhados dois estudos laboratoriais e um ensaio clínico. O primeiro estudo, efectuado em dentes bovinos, não revelou a existência de diferenças nos valores de adesão entre a técnica directa e a técnica indirecta. Na técnica indirecta foram avaliados; (i) dois materiais de impressão – um alginato e um poliéter, (ii) três moldeiras de transferência, (iii) três sistemas adesivos – um fotopolimerizável (Filtek Supreme XT FlowTM), um autopolimerizável (ConciseTM) e um no-mix (Sondhi Rapid SetTM). Não foram encontradas diferenças, em termos de valores de adesão, entre a utilização de impressões em alginato ou em elastómero, ou entre a utilização das diferentes moldeiras de transferência. O estudo demonstrou que os valores de adesão obtidos com a utilização do Filtek Supreme XT FlowTM foram estatisticamente superiores aos do sistema adesivo ConciseTM. O segundo estudo, executado em dentes humanos, identificou uma diminuição significativa dos valores de adesão obtidos pela técnica indirecta quando a cimentação dos brackets foi efectuada vinte e oito dias após a preparação dos brackets, com os valores de adesão significativamente inferiores aos proporcionados pela técnica directa. Neste estudo não foram encontradas diferenças significativas em termos de adesão entre a técnica directa e a técnica indirecta, quando efectuada um dia após a preparação dos brackets. O ensaio clínico não gerou evidência de diferenças entre a técnica directa e a técnica indirecta em termos de taxa de sobrevivência dos brackets.